O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Maria Amélia 09/05/2023

"O arroz de Palma", de Francisco Azevedo ??

"O texto ?Família é prato difícil de preparar?, extraído do primeiro capítulo do livro, começou a circular de forma espontânea pelas redes sociais e transformou o livro em um fenômeno do boca a boca ? prova, talvez, de que família é mesmo prato de complicadíssima elaboração e que, como diz o velho cozinheiro Antonio, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, temos de experimentar e comer."

Leticiaos 10/05/2023

Lindo
Que livro lindo!
Gostoso, pra ler com calma e se deliciar com a poesia...
Achei emocionante, cativante, leitura leve que não dá vontade de terminar.

Larissa 19/05/2023

Encantador!
?Familia é prato que emociona e a gente chora mesmo, de alegria, de raiva, de tristeza.?

100 anos completos de história de uma família portuguesa, que veio morar no Brasil logo após o casamento da matriarca.

Anos vivenciados ou contados ao narrador, que nos aproxima da complexidade e naturalidade do enredo de sua família (e da nossa própria), com uma imensidão de detalhes.

Um livro para entender que ?familia é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete? e, por esse motivo, deve ser aproveitada, saboreada e comida ao máximo.

Nani84 18/06/2023

Que livro mais lindo, poético e sentimental. Veio para confirmar que eu amo sagas familiares. Por enquanto o melhor do ano, aqueceu meu coração.

Luciana 19/06/2023

Emocionante!
Confesso que tenho preconceito com literatura nacional por conta das leituras obrigatórias no ensino médio. Peguei esse romance por indicação do canal Literapia e uns buquês de etcetera, e valeu muito a leitura! Escrita poética intercalando entre presente e passado contando a história de uma família durante 100 anos narrado por Antônio aos 88 anos de idade.
Em vários momentos é possível se colocar no lugar dos personagens com as situações que vivemos no núcleo familiar. É possível se emocionar e dar algumas risadas. Toda família tem suas superstições: a família do Antônio criou a sua com o arroz da tia Palma.

Vitor 07/08/2023

Um amor de livro
Arroz de Palma é um livro afetuoso. É amor em forma de livro. Singelo, meigo, intenso, forte? Mistura de sentimentos mas, acima de tudo, um retrato familiar interessante e comovente.

Com tranquilidade, o autor nos leva numa viagem no tempo diante da narração de uma personagem riquíssima, Antônio.

Mesmo com a escrita em alguns momentos até rebuscada, a literatura de Francisco não é excludente, não repele, pelo contrário. A riqueza atrai por casar perfeitamente com todos os detalhes da historia e de nos colocar ali dentro da cabeça do narrador-personagem.

Um livro médio em tamanho, mas grande em intenções.

Dribuen 27/08/2023

Um livro muito afetuoso e extremamente poético!
Para ser lido aos poucos, apreciando a forma especial como o autor descreve momentos corriqueiros da vida!

Virgí­nia 13/09/2023

?Família é prato que emociona?
Termino este livro com lágrimas nos olhos?
Tudo nele é poesia. Tudo nele mexe comigo. A imigração Portugal-Brasil, a culinária, o amor, a tia Palma e os pensamentos do Antônio. Que livro lindo. Que afago no coração.

?Família é prato que emociona?

Silvia Schiefler 31/10/2023

Família... prato difícil de se preparar.
Mais uma história linda de um autor brasileiro... "Arroz de Palma" é o primeiro de uma tetralogia... Narrativa encantadora, poética e que recomendo para quem gosta de belas histórias. "Afluentes de um só rio somos todos, eu disse a ela. Artérias de uma só veia que deságua no coração: a veia artística. Criadores de nós mesmos nos inventamos e reinventamos sem trégua, diariamente. A cada experiência, boa ou má, nasce um outro eu de nossa própria autoria. Família é prato difícil de se preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema."

Maria.Thereza 21/11/2023

Maravilhoso. Uma mistura de gabriel garcia marquez e valter hugo mae ? esse livro eh poesia pura !! E faz a gente se apegar aos personagens como se fossemos da familia ?familia somos todos?. Eu amei demais , a passagem do tempo, as gerações de personagens?

Paula 02/12/2023

Maravilhoso.
_" quem, por mais sábio e letrado, ousará organizar o arquivo pessoal? As tristezas por ordem alfabética? As alegrias por ordem cronológica? As amizades por ordem de chegada? Ou pelo grau de importância? Canseira inútil. Em que pasta ficariam nossos sonhos, os nossos feitos, as nossas frustrações?"
Primeira vez que leio uma obra do Franscisco Azevedo. Foi uma bela surpresa. Que delicioso enredo de uma família, e o estilo lírico desse autor. Completamente apaixonada.
Como disse a Letícia Wierzchowsky sobre a obra, " uma história de família como um almoço de domingo ". É assim mesmo que a gente se sente.

Paola.Fico 29/12/2023

Resenha
O livro retrata as historias das gerações de uma família vinda de Portugal ao Brasil ao longo de um século.
Observamos o desenrolar das experiências vivenciadas pelo narrador contando as historias de sua familia.

Fernanda 03/01/2024

Família é prato difícil de se preparar
Família, amor e o sagrado.
Os 3 principais itens para se temperar o arroz de Palma.
O livro conta a história de quatro gerações de uma família portuguesa que imigra para o Brasil no sec XX. Ao longo da trama, o autor narra os relacionamentos interpessoais dos personagens e o mais intrínseco e cru do ser humano de uma forma deliciosa de ser lida, repleta de brincadeiras com as palavras, analogias à culinária e especialmente ao arroz de Palma.
Há uma conexão imediata com o leitor pois a família de Antonio poderia facilmente ser a minha ou a sua. Além disso, a escrita é tão linda que às vezes parece poesia, sempre com versos enfeitados pela rica língua portuguesa.
Vale a pena saborear essa história que é prato cheio pra quem ama ler.

LudGuiotti 04/01/2024

História Familiar
Interessante, porém nada que te faça querer devorar o livro em um dia. Uma nota 8.5/10.0. Um livro para ser lido sem pressa, um pouco por dia, familiarizando com os personagens. Melhora nas últimas 50 páginas.