O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Denise.Mineiro 08/03/2023

Amei muito? a narrativa de Francisco Azevedo é sublime, poética e encantadora!!!! O livro narra a saga de uma família que em busca de uma vida melhor migra de Portugal para o Brasil. Antônio aos 88 anos é o responsável por nós contar a história da família? os encontros, as brigas, as pazes, os casamentos, os divórcios, os nascimentos, as mortes? e no decorrer desta narrativa vamos nos envolvendo com as histórias da família, nos alegrando e nos emocionando? afinal ?Família é um prato difícil de preparar?.

Nota 10,0

thapark 20/10/2020

Uma história ordinária, escrita de forma extraordinária, é o que você vai encontrar neste belo livro de Francisco Azevedo.
Contada em primeira pessoa, a história de Antônio, que se compreende a partir da família, se revela através do relato de suas memórias.
É impossível não se identificar nas páginas em que ele divide fatos, intimidades e sentimentos.

site: @livros_e_dicas

vanessaferreiralopes 03/04/2023

A ausência de floreios dos defeitos às escancaras de seres humanos - obviamente - imperfeitos pra contar a história de uma família de origem portuguesa em presente, passado e futuro ???

@eusoudanivieira 29/12/2021

O Arroz de Palma
Comecei este livro sem expectativas e levo ele comigo como um dos livros mais singelos que já li.

Francisco criou personagens fáceis de identificação.
Afinal, família somos todos.

Recomendo a leitura e releitura sempre!

Pêpe 25/10/2021

Encantador
Pensa em uma história linda...multiplica.
É isso mesmo, simplesmente maravilhoso, estou apaixonada por essa história por esses personagens.
Quem conta toda a história do arroz é o Antônio, que é filho do José Custódio e Maria Romana, e sobrinho de Palma a dona do arroz
Palma irmã de José Custódio da de presente de casamento todo o arroz que foi jogado neles assim que se casaram, ela pegou todinho do chão, não deixou um só grão prá trás.Jose Custódio achou uma afronta e não aceitou o arroz como presente, mas Maria Romana guardou com muito carinho...e assim vai o desenrolar do arroz.
É tão lindo como o autor narra tudo, como o Antônio descreve os acontecimentos, as intrigas, os diálogos é emocionante, a gente vira cúmplice de tudo.
Que família destrambelhada como ele diz, que vontade de conhecer cada um..
Uma das falas que eu mais amei, é quando ele diz "Que família somos todos.Em casa, na escola, no trabalho.Em nossa terra ou em terra estranha, é o elo familiar, seja ele qual for, que nos dá força, vida e sentido"
A história começa em 1908 e termina em 2008.
No fim Antônio compreende que ele é passado presente e futuro...
Simplesmente apaixonante, eu não queria acabar
Só sei que valeu muito ler esse livro e eu super recomendo.

Dani Pontes 06/03/2023

Uma delicia de leitura!!
Família é prato difícil de preparar, diz o personagem principal... mas, se o autor teve alguma dificuldade no preparo do livro, não passou nada pra gente!! Só delicadeza, fluidez e amor!! Mto amor!!
Uma delicia de livro e de família q me deixou com saudade qdo acabou...

Mi Garcia 03/02/2021

Família é um prato difícil de preparar
Que livro! Quantos ensinamentos num livro só...
Dá vontade de ler com um caderninho do lado para anotar todos os ensinamentos. Antônio nos narra uma história que pode ser da nossa família. Em muitas páginas encontrei as minhas histórias misturadas com a da família de Antônio.
E a Tia Palma, que mulher incrível, com uma sabedoria emocional que nos inspira.
Amei.

Ana Savagnago 02/03/2023

Maravilhoso!
Daqueles livros que a gente fica triste quando acaba...
Lindo, muito bem escrito, poético, reflexivo. Um tesouro de papel!

Gláucia 07/09/2012

O Arroz de Palma - Francisco Azevedo
"Família é prato difícil de preparar"
O livro se inicia com Antônio aos 88 anos preparando um almoço para comemorar o que seria os cem anos do casamento de seus pais, imigrantes portugueses. Seu desejo é reunir sua imensa família, dispersa Brasil afora e separada pelas circunstâncias da vida. Aos poucos vai se recordando da trajetória de cada um, partindo do dia do casamento de seus pais, passando por tia Palma, a figura central da família e uma exímia contadora de histórias, a fatídica história de seu arroz e todos os descedentes e agregados.
Difícil não se identificar com a narrativa ágil e algo lírica do autor, já que a obra trata de memórias, lembranças de infância, sentimentos e, principalmente, as nem sempre fáceis relações familiares. Lindo, emocionante, saboroso e muito bem escrito. Não diria que é triste, é um pouco a história de todos nós.
"Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."
Renata CCS 06/03/2013minha estante
Gostei da proposta do livro. Vou colocar em minha lista para 2013.

Lima Neto 02/11/2013

Cada livro que lemos deixa um nós uma marca, mexe conosco de uma forma diferente. Há aqueles que nos decepcionam, sim, há aqueles dos quais esperávamos algo mais, aqueles que não concordamos com o final; mas há aqueles que deixam marcas nas nossas almas de leitores, aqueles livros com os quais nos identificamos profundamente, da primeira palavra ao último ponto, que vemos espelhados nesse ou naquele personagem traços de nossa personalidade, os que temos a impressão de que retrataram tal como aconteceu um fato que aconteceu em nossas vidas. Há livros intensos, que nos prendem desde a primeira páginas, aqueles que impede que peguemos no sono enquanto não terminarmos só mais esse capítulo, e que acabamos passando noites em claro lendo-os. Há livros complexos, que só conseguimos ler e entender se o fizermos bem aos poucos, poucas páginas e palavras por vezes. Há livros que lemos correndo, cujos capítulos se sucedem de tal maneira que não conseguimos parar sequer para tomar fôlego. Há livros escritos em linguagem complexa e rebuscada, que tem em sua alma um ar intelectual e rebuscado. Mas há livros que nos marcam, com os quais nos identificamos, justamente por não serem complexos, por não terem uma linguagem rebuscada, que não precisamos correr, e sim por que são simples, por serem escritos de maneira simples, clara e delicada, e que não queremos correr em sua leitura, mas sim beber palavra por palavra. Arroz de Palma, de Francisco Azevedo, é um destes livros.
Arroz de Palma é um livro para todos os amantes da boa literatura, para todos os que têm família, para todos que sabem saborear as palavras de um grande romance e que começam a salivar antes mesmo de ter o prato servido, antes mesmo de abri-lo na primeira página. Narrado com uma maestria ímpar, com uma delicadeza impressionante, é um livro que ao lermos somos fisgados pelas melífluas palavras do autor, de que somos hipnotizados e remexidos naquela panela de palavras e convidados a apreciar e acompanhar o preparo daquele formidável prato literário que será servido para nós, leitores, numa esplendorosa ceia, que iremos apreciar, que irá saciar a nossa fome literária por dias a fio.
Contada de uma forma suave e delicada, como numa simples conversa, como que entre o preparo de um prato e outro para um jantar de reunião familiar, a história de Arroz de Palma é uma viagem no tempo, é um convite, tal como acontece numa reunião familiar, a uma das tão tocantes e gostosas histórias de família com a qual todos que a ouvem (leem) se identificam.
Eloiza Cirne 04/03/2014minha estante
Sua resenha é perfeita. Arroz de Palma é um livro extraordinário, lindo. Para se ter, reler... E reler!

Helder 18/01/2015minha estante
Sua resenha é perfeita. Conseguiu usar palavras no mesmo nível das utilizadas no livro. Parabéns, e que muitas leiam esta resenha e se entreguem a esta leitura tão especial.

Monique 30/12/2015minha estante
Indicação de uma amigo querido, o livro mais sensível que já li. Recomendo!

Talita | @gosteilogoindico 24/11/2022

De emocionar
Que livro lindo! De uma simplicidade e de um amor únicos.
Como o autor mesmo menciona: "Nada de extraordinário. É que na essência, somos todos parecidos." (...)"Família é prati que, quando se acaba, nunca mais se repete."
Entrou para o top 10 da vida.
A construção da história, os personagens, a ambientação... consegui me conectar com tudo e, sem dúvidas, me emocionar.
Rodrigo 24/11/2022minha estante
Então fechou o ano literário em grande estilo!

Talita | @gosteilogoindico 26/11/2022minha estante
Ainda não fechei meu ano literário kkkk Mas acredito que uma grande leitura para aquecer o coração e indicar muito ?

Didi 13/03/2010

Bela surpresa!
Esse livro é ótimo, é maravilhoso! A começar pela capa: o arroz dentro de uma forma de bolo no formato de coração e com rendinhas na borda, dá uma idéia romântica e de muito bom gosto.

O romance conta a história de uma saga centenária de uma família portuguesa que imigrou para o Brasil no início do século XX. A narrativa é muito agradável, poética, simples, de fácil leitura e ao mesmo tempo, sofisticada, inspirando-nos a voar pelos cenários e imaginar os personagens. A leitura é cheia de passagens interessantes, dramáticas ou engraçadas, que permeiam as vidas de pessoas, no dia a dia, fazendo nos identificar com os personagens no contexto familiar.

Recomendo esse livro pelas muitas belezas e ensinamentos que contem.

Halley 31/03/2011minha estante
Eu comecei a ler hoje. achei a capa linda também, muito romântica, e gostei muito dos primeiros capítulos.