O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Tatiane.Meneses 24/09/2023

Emocionante
É um livro que narra a história de imigrantes portugueses que vem ao Brasil em busca de melhorias na qualidade de vida de sua família, o livro se debruça sobre 100 anos dessa família, que inclusive é narrada por um dos personagens principais do livro "Antônio"! O livro é muito emocionante, tendo em vista que é possível traçar um paralelo sobre a nossa família, a família de quem está lendo o livro! Confesso que no início demorei para "engatar" na leitura, mas depois que você vai se aproximando do enredo, vai gostando e se emocionando! Desde já, boa leitura!

Dani Kkardiff 18/07/2023

Fácil de ler e leve
Um livro sobre família, fácil de ler, com certa poesia. Eu amei!
Cada parte da história se desdobra em pequenos capítulos.

Lucas.Macedo 01/12/2021

Ótimo romance de formação!
O livro te transporta para a atmosfera dos personagens de uma forma que dá até para acreditar que eles realmente existiram.

Essa história da construção de uma família cativa logo nas primeiras páginas e não se torna cansativa em momento nenhum, mesmo nos devaneios do narrador.

Gostei muito mesmo! Dificilmente esquecerei a magia do arroz da tia Palma. Queria eu poder ter um punhado... Rs

Carol Aguiar 15/12/2023

Livro para todos lerem
Leitura fluida e encantadora. Traz reflexões simples e ao mesmo tempo profundas, que se aplicam à vida de qualquer pessoa. Proporciona momentos emocionantes sem se tornar piegas.

Num mundo cada vez mais individualista, nos lembra da importância dos relacionamentos.

O terço final fica mais previsível, mas não perde o seu encanto.

Marta 13/01/2022

O melhor livro que já li...
Família é um prato difícil de se preparar...
Antônio é o protagonista dessa história. Enquanto prepara o almoço de comemoração de 100 anos de casamento dos seus pais, Antônio nos convida a conhecer sua história. Uma narrativa belíssima, divertida, emocionante...
Marcos Aurélio 19/06/2023minha estante
Ah você gostou é?

Clarissa 27/01/2022

Esta é a história familiar de Antônio, onde tudo começa a partir da preparação do almoço, que comemorá o centenário da união de seus pais, além da história do arroz.
O protagonista compara o núcleo família ao preparo de um prato de arroz... Que pode ser de várias maneiras, como unidos, solto, sem gosto, saboroso...
Enquanto prepara a comida, Antônio relembra sua vida , seus pais, sua tia Palma, seus irmãos...
É uma ótima leitura, um tema muito comum a todos!
Uma história encantadora e envolvende.

Marina 26/03/2022

Acho que quis tanto ler e me decepcionei! Saga familiar e realismo fantástico são dois elementos que muito me atraem. Mas esse livro eu apenas achei enfadonho. Não consegui saborear

Flávia 26/03/2022

Quentinho no coração
Esse livro da um afago no coração com a história central - não o arroz, mas a relação Antônio e tia Palma - vários ensinamentos de forma metafórica, com visão poética sobre os temas cotidianos (a falta que a língua sente de um dente na boca como analogia a falta de um ente após sua morte ), e sobre as discussões e situações que são comuns a todas as famílias.
Há trechos que me deixaram com vontade de solução, mas o livro não deixa de entregar uma ótima e emocionante leitura.

Fabi 11/11/2023

Lindo livro, trata dos imigrantes portugueses e seus sentimentos, da importância da família, imperfeita e mesmo assim que se ama, muitas histórias e um período grande de tempo retratado, junto com suas mudanças. Amei!

Maria Rolim 18/03/2023

Entre o Céu e a Terra
O livro foi uma supresa extremamente gostosa.
O autor traz poesia em forma de história, delicioso como um almoço de domingo. Acompanhar essa família com seus os ?acertos? e ?erros? fazemos a receita da vida acontecer; existem momentos que parece que o ?prato? vai desandar mas ? entre o Céu e a Terra há fatos que não se explicam? e no final família pode até ser um prato difícil de preparar mas com amor não se estraga.

Obs: não me conformei com a traição de Antônio;

Naiara146 02/04/2023

Lindo e Poético
Me apaixonei por essa leitura.

Sobre dramas Familiares retratados de forma simples e ao mesmo tempo profunda.

É cativante como descreve as histórias e a temporalidade da vida que se passa..

Cada capítulo é um poema!
Um livro pra se guardar no coração.

Sara 09/01/2023

Um dos meus favoritos sem dúvida nenhuma !! Muito muito catártico e emocional, sensível e com um toque muito familiar e acolhedor.

Isadora 20/01/2023

Um romance de uma leitura bem fluida e fácil, você se entrega à história de uma família e seus altos e baixos. Amei a leitura

Iandra Mikaela 06/02/2023

Família é um prato difícil de se preparar
O livro conta 100 anos de história de uma família portuguesa que migra para o Brasil no início do século XX, a partir das memórias de Antônio, o filho mais velho do casal.

A história começa com o casamento José Custódio e Maria Romana e um saco de arroz dado de presente pela irmã do noivo. A partir desse 'personagem' vai se desenvolvendo a história da família, que emociona e diverte na mesma medida.

A escrita te prende desde o início e me lembrei da minha avó em vários trechos, o que fez a leitura ficar ainda mais emocionante.

9/10