O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

May 01/12/2023

Livro maravilhoso. Desde o princípio já comecei a me sentir parte da vida do Antonio. Era como se a tia Palma fosse minha tia também.

Traz muitas reflexões sobre família, de um jeito poético, um humor gostosinho e foi impossível não me identificar e ficar pensando sobre a minha própria família também.

Engraçado que mesmo se passando em uma época diferente da atual, o livro trouxe belas surpresas ao longo do caminho. E acabou que no final me deixou com saudade. No singular.

Um dos livros favoritos do meu ano.

Maria.Thereza 21/11/2023

Maravilhoso. Uma mistura de gabriel garcia marquez e valter hugo mae ? esse livro eh poesia pura !! E faz a gente se apegar aos personagens como se fossemos da familia ?familia somos todos?. Eu amei demais , a passagem do tempo, as gerações de personagens?

Marcos Aurélio 19/11/2023

Família é prato que depois que acaba, nunca mais se repete
Reler "O arroz de Palma" foi maravilhoso. A releitura é sempre um olhar diferente. Vejo algo que deixei passar, revisito personagens, lugares, e me emociono uma vez mais com a mesma frase ou palavra...

Francisco é poeta.E poeta emociona. Poeta liberta, e desperta.

Revisitei Viana do Castelo em Portugal, o atlântico, a Fazenda de Santo Antônio da União, e as pedras portuguesas do calçadão de Copacabana.

Reencontrei Tia Palma, Maria Romana, José Custódio, a prole e os anexos.

"Água que flui, água que cai. O que deve ficar, fica. O que deve seguir, vai".

Assim Tia Palma tece os caminhos da família. Com amor, poesia, fé e encantamento.
Nos braços da tia-avó Antônio recebe o carinho que não pode receber dos avós paternos. Na cadeira palco, a atriz lhe apresenta os dilemas da vida, de forma lúdica e emocionante.

Ao comemorar os 88 anos, (dois infinitos verticais), Antônio relembra sua história, a história da família e dos antepassados. E Francisco nos conta a história sussurrada por Antônio, no ambiente acolhedor, cheiroso e gostoso da cozinha da Fazenda.

Um alerta, você vai se emocionar. E se chorar, vá adiante, com choro mesmo.

Fabi 11/11/2023

Lindo livro, trata dos imigrantes portugueses e seus sentimentos, da importância da família, imperfeita e mesmo assim que se ama, muitas histórias e um período grande de tempo retratado, junto com suas mudanças. Amei!

Silvia Schiefler 31/10/2023

Família... prato difícil de se preparar.
Mais uma história linda de um autor brasileiro... "Arroz de Palma" é o primeiro de uma tetralogia... Narrativa encantadora, poética e que recomendo para quem gosta de belas histórias. "Afluentes de um só rio somos todos, eu disse a ela. Artérias de uma só veia que deságua no coração: a veia artística. Criadores de nós mesmos nos inventamos e reinventamos sem trégua, diariamente. A cada experiência, boa ou má, nasce um outro eu de nossa própria autoria. Família é prato difícil de se preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema."

DêlaMartins 28/10/2023

Família, prato difícil de se preparar
Não sei como eu ainda não havia lido esse livro, publicado em 2008, traduzido para 12 países... Francisco Azevedo me conquistou com sua escrita poética, com um livro tão bom!

São 100 anos de história, partindo do casamento de José Custódio e Maria Romana, ainda em Portugal, antes de migrarem para o Brasil. Quem conta é Antônio, filho primogênito do casal. Ele é cozinheiro de profissão e enquanto, aos 88 anos, prepara um almoço para toda família, repassa suas memórias.

As recordações incluem fatos dos quais ele não participou como o casamento dos pais, quando sua tia Palma, recolhe 12 kg de arroz que foi jogado sobre os noivos. Esse arroz é seu presente para os noivos - Maria Romana adora a ideia, mas José Custódio, a princípio, rechaça completamente o presente. Um arroz mágico, que sobrevive a várias gerações e a cada vez que é preparado, opera uma boa mudança na vida dessa família. Antônio é um sonhador, diferente de seus 3 irmãos e é muito ligado à sua tia Palma, de quem escutou grandes histórias e com quem aprendeu muito. Tia Palma criou seus irmãos e migrou para o Brasil junto com o mais novo (José Custódio) e sua esposa. Ela tem uma grande influência sobre a família e todos a amam.

É um livro sobre família, sobre as mudanças que acontecem de geração para geração, sobre entendimentos e desentendimentos, sobre adaptações às novas realidades, tudo escrito de uma forma muito bonita. Marquei diversos trechos, mas o que melhor resume o livro é "Família é prato difícil de se preparar. São muitos ingredientes... Pouco importa a qualidade da panela, fazer família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível."

Recomendo.
CPF1964 02/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha. Perfeita !!!

Kaah_mgo 18/10/2023

A terreníssima trindade
Nessa obra somos apresentados ao fluxo de pensamentos do Antônio, um senhor de 88 anos com uma rica imaginação e uma memória que seleciona alguns acontecimentos marcantes em sua trajetória familiar. Por vezes o texto costura a trindade da vida terrena: passado, presente, futuro mostrando como a vida familiar tem suas rupturas e também suas continuidades.
Trata-se de uma leitura fluída, leve, embora passe por temáticas complexas. É daqueles livros que a gente gostaria de morar dentro, viver junto a história e ao mesmo tempo desenvolve amor e ódio pelos personagens.
O final da história acaba se desenrolando rápido, se comparado ao início, mas é algo coerente com o estilo empregado na sua construção.

Recomendo!

Karol 17/10/2023

Família é prato difícil de preparar.
Nesta obra belíssima, Francisco Azevedo nos faz adentrar no universo de uma família luso-brasileira, tendo como personagem principal o narrador Antônio. Enquanto Antônio prepara um almoço para família, acompanhamos suas recordações da infância e vida adulta. Conhecemos seus pais, seus irmãos, a querida tia Palma, e dentre outros personagens. Tecendo belas palavras, Francisco Azevedo prepara uma história para aquecer nossos corações e nos faz refletir sobre as características e histórias de nossa própria família. Vale a pena a leitura!

Faluz 13/10/2023

O Arroz de Palma - Francisco Azevedo
Livro extremamente sentimental, sobre um idoso que relembra a criação de sua família desde a vinda dos pais de Portugal.
Traz uma nota de saudade dos tempos de outrora, não inova em nenhuma imagem. Percebi grande aceitação pelo público que o comenta a minha volta. Leitura fácil e tranquila.

Tatiane.Meneses 24/09/2023

Emocionante
É um livro que narra a história de imigrantes portugueses que vem ao Brasil em busca de melhorias na qualidade de vida de sua família, o livro se debruça sobre 100 anos dessa família, que inclusive é narrada por um dos personagens principais do livro "Antônio"! O livro é muito emocionante, tendo em vista que é possível traçar um paralelo sobre a nossa família, a família de quem está lendo o livro! Confesso que no início demorei para "engatar" na leitura, mas depois que você vai se aproximando do enredo, vai gostando e se emocionando! Desde já, boa leitura!

Virgí­nia 13/09/2023

?Família é prato que emociona?
Termino este livro com lágrimas nos olhos?
Tudo nele é poesia. Tudo nele mexe comigo. A imigração Portugal-Brasil, a culinária, o amor, a tia Palma e os pensamentos do Antônio. Que livro lindo. Que afago no coração.

?Família é prato que emociona?

Renato293 03/09/2023

História geracional de uma família Portuguesa que imigra para o Brasil. Contada pelo filho primogênito (Antônio), atravessa o século 20 e vai se desenvolvendo através dos relacionamentos entre os membros da família. Frase que marcou o livro, na minha opinião, é a que diz que ?família é prato difícil de preparar? ?são muitos ingredientes ?. Apesar do difícil preparo o prato feito foi muito saboroso!

Lilian 31/08/2023

Uma história doce, envolvente e agradável!
Arroz de Palma, um romance fascinante de Francisco Azevedo, mergulha fundo em um século de história de uma família de imigrantes portugueses que se estabeleceu no Brasil no início do século XX. A história começa com um casamento em 1908 e gira em torno não só dos noivos, mas também dos grãos de arroz atirados sobre eles como símbolos de prosperidade e fertilidade.

É um romance que retrata gerações e, histórias como esta, são intrigantes, nos permite acompanhar o crescimento dos personagens e as transformações políticas e sociais ao longo do tempo. Francisco Azevedo consegue fazer isso de maneira notável, com personagens bem delineados, um enredo atraente e uma escrita cheia de poesia. O toque de realismo mágico, incorporado através da personagem Palma, adiciona mais uma camada à narrativa.

"Não se envergonhe se chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.”

Com sua tapeçaria rica e evocativa de personagens, cenários e acontecimentos, "Arroz de Palma" é uma leitura deliciosa que com certeza encantará muitos leitores.

site: https://lilianfreitas.com/
Pêpe 31/08/2023minha estante
Apaixonada por esse livro e por todos do Francisco Azevedo ??????????

Lilian 31/08/2023minha estante
Foi a minha primeira leitura do autor e eu amei, quero ler mais!!! ???

Pêpe 31/08/2023minha estante
Vc vai amar ????

Lilian 05/09/2023minha estante
????

Nathalie 28/08/2023

Lindo e cativante
Quando o assunto é família, há infinitas histórias, cada uma com sua particularidade. Antônio conta a história da família dele e no meio tem um elemento, ou melhor, um alimento especial que percorre essa história do início ao fim.

Incrível esse livro ?