A Guerra Que Me Ensinou a Viver

A Guerra Que Me Ensinou a Viver Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - A Guerra Que Me Ensinou a Viver

Angélica 18/04/2022

Muito linda a forma como a Ada aprende a lidar com as emoções e abre o coração para o mundo e para si própria.

Natalia Oliveira 06/05/2021

Maravilhosooo
Um livro lindo...nem um pouco leve, porém encantador, com uma escrita fofa...que nos aproxima ainda mais de Ada...
Uma história de superação... Luto...amor... descobertas...amizade...
Perfeitooooooooooo, assim como o primeiro

Sarah 30/08/2020

Tão bom quanto o primeiro
Quem procura a continuação de A guerra que salvou minha vida já foi fisgado por essa história. Já quer dar um abraço na Ada, tomar um chá com Susan, cavalgar no Manteiga e brincar com Jamie. São personagens muito cativantes e uma história instigante. A guerra que me ensinou a viver é tão bonito quanto o primeiro livro. Você pode acompanhar o desenvolvimento desses personagens, o amadurecimento da história, das relações e a cicatrização de algumas feridas. É lindo demais. Recomendo muito!

"Colher batatas era tedioso, sujo, exaustivo e frio. Eu adorei".

"A nossa primeira mãe está no céu" soltou Jamie. "A Susan é a segunda".

Invencível Ada!

Amanda.Paes 01/09/2020

Invencível Ada!
Por um conselho de um um Instagram de leitura tive o prazer de ler os dois livros em sequência, um logo após o outro. Recomendo demais!!!

A experiência permite que você possa sentir cada pedacinho da história dos personagens.

Vemos Ada lutando pra encontrar seu lugar no mundo e aprendendo não só muitas palavras novas mas, o verdadeiro significado de família e de amor. E nós aprendemos com ela também....

Emocionante, dolorido e transformador!

Ada, Jamie, Susan, Maggie, Jonathan, Ruth, Fred, Lady Thorton e Manteiga: muito obrigada!

Letícia Lopes 17/03/2021

Tão lindo quando o Primeiro!!!
Agora acompanhamos o amadurecimento da Ada e sua relação com receber afeto !!! Lindo, delicado e comovente !!! Vale muito a leitura indico fortemente!!!

Bruna Chaves 06/05/2023

É tão bom como o primeiro, como os personagens são bem desenvolvidos! A duologia é perfeita recomendo demais
Geh 06/05/2023minha estante
Saudades desse ícone !!!!!!

Coruja 24/05/2018

Nesse segundo volume, o núcleo familiar de Ada se expande para incorporar Maggie, que poderia ser o clichê de pobre menina rica hostilizando a protagonista. Clichês óbvios, contudo, não são o foco da autora, e Maggie se torna uma boa amiga de Ada, partilhando o amor da menina pelos cavalos, tendo ainda seu próprio arco de crescimento, especialmente nos confrontos com Lady Thornton. Segue-se ainda a entrada de Ruth, judia, alemã - rejeitada por seu país por ser judia, e rejeitada pelos ingleses que a recebem, por ser alemã - e uma matemática brilhante, que se torna aluna de Susan e uma irmã mais velha para Ada. E, claro, há a própria Lady Thornton, que poderia facilmente ocupar o lugar de vilã deixado pela Mãe, mas se revela uma personagem muito mais complexa do que se poderia esperar de sua primeira aparição.

A história de crescimento e solidariedade de todas essas personagens se encaixa muito bem no contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Bradley fez um ótimo trabalho de pesquisa histórica. Os bombardeios, os evacuados, o racionamento; mulheres substituindo a mão-de-obra masculina nas fábricas, as referências a espiões, à importância da RAF, as vigias de incêndios (lembrei demais do conto de Connie Willis) e aos decodificadores da máquina Enigma.

A Guerra que Salvou a Minha Vida é um livro agridoce, que começa e termina com famílias fraturadas, com perdas e sacrifícios. É uma história sobre persistência - ou, melhor seria dizer, teimosia -, trauma, sobrevivência, superação. Ele é notável por si só. Mas, quando lemos A Guerra que me Ensinou a Viver, é transparente o motivo de haver uma continuação. Porque a grande lição de Ada - e nossa também, como leitores - é que não basta sobreviver.

Ada precisa entender que, embora finais perfeitamente felizes não existam; e que algumas cicatrizes e traumas nunca são completamente curados, é possível, sim, se abrir para os outros. É possível voltar a acreditar - acreditar que se é amada, acreditar que é capaz de fazer tudo aquilo que deseja fazer e aprender, acreditar que se pode ser feliz e que há um futuro pelo qual esperar. E assim é que o final, quando Ada conclui que “é possível saber um monte de coisas e um dia, enfim, acreditar em todas elas” é tão perfeito: essa agora é a história de alguém que aprendeu a viver e a ter esperança. A guerra acabou e agora podemos reconstruir.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2018/05/a-historia-de-ada-guerra-que-salvou-sua.html

Amarillyss 22/05/2021

"A guerra que salvou minha vida" é um dos meus livros favoritos, mas esse me decepcionou.
Não é ruim, só não é o que eu esperava.

Julia Barrow 08/04/2021

Maravilhoso
Esse livro é maravilhoso. Ainda melhor que o anterior, se é que é possível. Amei, amei, amei. Perfeito, emocionante e verdadeiro. Mais que recomendado!

Adinha.Cris 07/08/2021

À coragem de Ada
Que a protagonista era corajosa, todos sabíamos, mas quando ela se descobre corajosa, vai muito mais além.

Passa ter coragem de agir, mas também de amar e ser amada.

A história se passa, ainda, durante a segunda guerra mundial. Ainda é narrada por uma criança. Só isso é motivo bastante para deixar a caixinha de lenço ao lado.

Mas, aí vem a pequena e corajosa Ada, que aprende o que é amor, se reconhece corajosa e capaz de tudo, embora suas limitações e o contexto mundial.

Um dos melhores livros que já li na vida!
Nem consigo me estender nessa resenha, pois ainda estou muito emocionada.

Carlise Paiva 31/05/2020

Ótima continuação
A história é linda, assim como a primeira. Amo a determinação e a coragem da Ada. A parte que mais gosto são os diálogos entre a Susan e a Ada, o amor que a Susan transmite, seus ensinamentos. Amei muito o livro e seus personagens.

Ikaelle 11/09/2020

Invencível Ada
Ahhh... Ada! Como não te amar? Que leveza de história. Fiquei encantada com a evolução dos personagens e como cada um contribuiu para que pudéssemos aprender a ter esperança mesmo em meio a guerra.

alice2161 02/03/2024

Perfeito.
eu li o primeiro p escola, mas gostei tanto que tive que ler esse!
faz um tempinho q li, (sinceramente só tô fazendo resenha por conta do desafio kkkkkkkk
mas é muito bom, A guerra que me ensinou a viver mostra as dores da guerra, de como a Ada realmente aprendeu a viver, e não só sobreviver
suuuuper recomendo

MillerXx 15/07/2020

Muito bom!
Apesar de às vezes me irritar com a protagonista, mas tento lembrar que ela passou por tanta coisa e não sabe como agir. Nesse livro ela aprende muitas coisa, descobre novos sentimentos... Livro de grande aprendizagem a todos. Recomendo ler.