O Homem de Giz

C.J. Tudor

Resenhas - O Homem de Giz

Ana Lara 05/12/2020

Eu amei.
Achei a história envolvendo, com uma narrativa bem gostosa, o esquema de um capitulo ser no passado e outro no presente torna a história mais dinâmica e prende mais.
Não achei o final tão surpreendente assim, até meio previsível, mas gostei muito da leitura. Recomendo.

joaoggur 30/06/2021

Montagem boa para final tão merda, desculpa a palavra.
Vi muitos posts no Instagram relacionados ao livro ?O Homem de giz?. Todos, e tenho quase certeza que não teve excessões, eram constituídos de bençãos e veneração positiva ao livro, dizendo que a história é muito boa, e um final surpreendente. E eu, influenciado pela maioria (e por uma amg minha, mas isso é outra história), decidi ler o livro na qual passo esta madruga confeccionando a resenha.

Eddie (nome familiar, nao?), Gav Gordo, Hoppo (apelido diretamente do mito Anthony Hopkins), Mickey e Nicky (na qual todos os meninos tem uma paixão infantil) sao amigos de uma pacata cidade do interior da Inglaterra, uma cidade tranquila, mas um acidente na roda gigante muda tudo: lá, somos apresentados ao Sr. Halloran, o novo professor e morador da cidade. A partir dali, vários acontecimentos mudam a vida das cinco crianças; e uma delas.... é o aparecimento de um corpo. E um crime de solução sem pé nem cabeça.

Como talvez alguns ja perceberam, a história é uma clara homanagem a It, a coisa. Inúmeros elementos do it estão presentes aqui: os garotos terem uma paixão pela Nicky (que além de semelhança nos longos cabelos ruivos, tbm tem um pai digamos.... abusivo), semelhante a Berverly, os garotos sempre estão brigando entre si e tem Gav Gordo como líder (como Bill Denbrough). Não quero dizer que, por causa disso, a obra é ruim: longe disso. Ela só é uma clara homenagem: uma homanagem a It. E eu gostei bastante disso, mas aí vai a minha primeira crítica: eu achei que, no propósito de homenagear o premiado livro do King, a autora exagerou muito... e ficou forçado. Não forçado, mas como se fosse arrastado, muito só no propósito de homenagear. E isso o livro peca MUITO: tem parte extremamente induzidas, forcadas. Um erro, em minha opinião.

(SEM SPOILERS)
Outra coisa que não gostei foi o desfecho da história. Não irei contá-lo, pois não gosto de fazer resenhas com spoilers (mesmo com a opção de avisar aqui do Skoob), mas resumindo, eu realmente não gostei. Pelo menos motivo do paragrafo anterior: achei um final extremamente forçado. Até diria que foi surpreendente, confesso, mas foi uma surpresa forcada, como se autora estivesse querendo de todas as maneiras possíveis criar uma reviravolta. Ah, e ainda no tópico de reviravoltas, eu senti q autora queria porquê queria colocar inúmeras ?mini reviravoltas? durante todo o livro: em vários capítulos, eles terminam com uma revelação, que será apenas explorado dois capítulos seguintes.

Um fato que devo elogiar foi a montagem do livro: ele foi bem pensado, bem planejado e bem executado. A autora mescla capítulos de 1986 (quando aconteceu o fatídico acontecimento) e de 2016 (quando Eddie, já adulto, procura por respostas), e isso extremamente bem feito, pois além de não ficar confuso, consegue nos prender: quando mais eu lia, mas eu queria resolver a história. Talvez esse foi o grande motivo d?eu não ter gostado tanto do livro: ele é um livro muito bem montado para um final tão sem graça. E além de um final sem graça, ele termina com várias pontas não soltas, mas que foram muito forçadas e corridas, só não para não ficar em branco.

Para aqueles q gostam de certo mistério, até vale a pena. Mas saibam q o final é um pouco frustrante e, todo esse aclame em cima deste, não passa de uma hiper valorização, uma superestimação.
Alberto.Tisbita 01/07/2021minha estante
Como é reconfortante ler "reviravolta" em vez de "plot twist"...

joaoggur 01/07/2021minha estante
kkkkkkkkkkkk sim

Cleise Bee 23/05/2021

Então...
Tem mistério envolvendo quase todo mundo dessa cidade. Muitas mentiras e segredos. Amigos descobrem o corpo de uma menina despedaçada, e a partir daí acontece várias coisas estranhas. Mas o que é mais estranho, é que eles vivem de boas com isso. Eu teria ido no psicólogo se tivesse visto uma cena dessas. O livro em si é bem legal, as teorias que criamos pra descobrir quem matou a menina, mas deixa algumas perguntas no ar, não foram todas respondidas, ficamos nas hipóteses. Não é ruim, mas eu gosto de respostas. E no final, era pra ter tido uma terapia em grupo, pq esse povo tá tudo bugado.
Vivs 𧿠23/05/2021minha estante
Sim. Esse povo necessita urgentemente de uma terapia. E até eu depois desse livro pq fiquei bugada na msm dose dos personagens.

Biel 23/05/2021minha estante
SIM

Surrender_Nih 23/05/2021minha estante
Eu tenho visto isso em vários livros. Personagens que precisam de uma terapia têm se tornado tendência ultimamente

Cleise Bee 23/05/2021minha estante
Pq o comportamento de todos os amigos é estranho. E o mais estranho é os pais não perceberem isso. O Eddie de todos foi o q mais me incomodou e no final do livro, eu pensei, esse homem não é normal, guardou por anos a cabeça da menina e qnd se mudou levou. Muito pertubador.

Italo 01/01/2022

FAVORITADO COM CERTEZA!!
Cara MUITO MUITO MUITO bom!!
A autora nos leva a momentos de alegria, tristeza, raiva, momentos polêmicosss
Esse livro é bem pesadinho tá?!, fala sobre : aborto, estupro, religião, ideologia, falsidade, morte... enfim várias coisinhas bem coiso
E o final é incrível, exceto pelas coisas q ficam em aberto ne... Isso realmente é um defeito...
Mas é incrível & maravilhoso, recomendo.
Eddie Monstro, I love you ??
duda 01/01/2022minha estante
sim, mtas questões q no final ficam difíceis de assimilar, mas tirando isso eh mto bom!!!

Guilherme 18/02/2023

Traz umas sensação muito boa de infância, mas a narrativa é meio estranha. Todo fim de capítulo tem um plot-twist que parece que vai mudar tudo na história mas aí você descobre que não é nada demais. Meio cópia de It também né mas... Gostosinho de ler.

Mia 19/10/2021

C.J. você tem meu coração
Eu sou completamente apaixonada por um suspense, a C.J. acertou em cheio com esse livro, me prendeu do começo ao fim, me deixou extremamente curiosa, assim que achava que estava prestes a descobrir ela mudava a linha de tempo me deixando cada vez mais apreensiva.
É aquele livro com um final surpreendente, sabe? E ainda dá aquele "BUM" na sua mente com o final. Eu amei d++++++, pretendo ler outros livros desta autora incrível, realmente sem palavras para esse suspense, coisa mais lindinha juro!!!

maria 17/03/2022

o homem de giz
é um livro muito bom, que a leitura realmente flui e prende sua atenção, eu li esse livro mt rápido pois nao conseguia parar. achei a penas o final meio confuso por isso nao dei 5 estrelas?

pie! 28/07/2022

"amigos de verdade estão lá, não importa o quê. amigos de verdade são pessoas que você ama e odeia em igual medida, mas que são tão parte de você quanto você mesmo."

Andre.28 28/02/2020

Resenha de Aniversário
Bom, terminei de ler o livro ontem (dia 27) e hoje, dia do meu aniversário, acordei com as ideias mais frescas para poder fazer uma resenha. Não sei, esses dias são o finais de um tempo. mais velho, mais cansado e nesse próximo mês com o tempo bem apertado. Vou ter que diminuir o ritmo das leituras e resenhas, infelizmente. Enfim, mais velho e cansado eu vou tentar seguir com esse meu amor pela literatura.

Mais uma vez eu preferi colocar a resenha desse livro no meu Blog: Osmose Literária. Lá deixo todas as resenhas e textos pessoais que faço. (preciso dar uma valorizada ao blog...kkk)

O título da resenha: O Relato de Um Crime e a “Média” da Escrita

Link: osmoseliteraria.blogspot.com/2020/02/o-relato-de-um-crime-e-media-da-escrita.html
Raiana 28/02/2020minha estante
Feliz aniversário!!!

rebeccavs 28/02/2020minha estante
Excelente análise da obra e um feliz aniversário para ti!

Obrigadooo ???

Katia C. Menezes 28/02/2020minha estante
Feliz aniversário!!!

Alexia 28/02/2020minha estante
Feliz aniversário, André!! Que sua trajetória seja sempre repleta de muitas alegrias, aprendizados e boas leituras!!

Obrigadooo!

Andre.28 28/02/2020minha estante
Alexia, muito obrigado! ? Aprendizado e boas leituras para todos nós sempre ?

Andre.28 28/02/2020minha estante
Alexia, muito obrigado! ? Alegrias, aprendizados, boas leituras e coisas boas sempre ??

Alexia 29/02/2020minha estante
Obrigada!! ??

jubs 12/01/2022

não sei nem como começar a descrever esse livro.
gosto do desenvolvimento dos fatos, sempre ficava uma certa curiosidade pra saber oq iria acontecer. mas a conclusão dos fatos sempre eram meio sem sentido (na verdade não sem sentido, mas aleatórios) e isso me incomodava dms. o desenvolvimento dos personagens eh quase inexistente, são mal explorados e se tornam até chatinhos. o final foi extremamente "estranho/confuso" (pelo menos pra mim) e até agr eu não achei sentido. achei meio monótono no início e demorei pra ler "de verdade", mas depois se torna de certa forma interessante.
mesmo com tudo isso, a escrita eh tranquila de se ler e aos poucos vai te prendendo na leitura.
contém gatilhos, então cuidado, pesquise antes de ler!!!
Cosme 12/01/2022minha estante
Parei en 40% do livro, como você citou os personagens não tem profundidade.. E se tornar chato a história em si, dei uma pausa nele e não sei se pretendo voltar

Elen Goes 12/01/2022minha estante
Tentei ler esse livro duas vezes e ele não me prendeu em nenhuma delas. Vale a pena insistir até o final?

Bárbara | @barbaraeoslivros 01/05/2020

Um bom thriller
Eu postei no meu Instagram dizendo que esse livro é eita atrás de eita!
A cada leitura, eu ficava atônita
Sempre que pegava para ler 1 capítulo antes de dormir, as novas páginas traziam mais mistérios.. eu ficava me perguntando como tudo seria solucionado no final

A autora viaja no tempo a cada capítulo, relembrando acontecimentos de 1986 e mostrando suas consequências 30 anos depois.
Sem falar na beleza da edição em capa dura, corte colorido e lombada estampada.
Um bom livro de estreia de CJ Tudor é o que posso dizer.
Valeu a leitura!

Liv 22/07/2021minha estante
Qual classificação tenho vontade de ler

Gyh 22/07/2021minha estante
+14

deelabooks 11/08/2020

essa escritora promete
uau, primeiro de tudo devo dizer que a escrita dessa autora é ótima, ela me prendeu desde a primeira situação esquisita que acontece no livro, a narrativa não fica parada em apenas uma coisa, até porque o livro todo se trata de duas linhas de tempo sendo apresentadas, o ano de 1986 e de 2016, nesse vai e vem a autora coloca questões em nossa mente o tempo todo, você vai ficar muitas vezes com aquela confusão "wtf???" que dá quando lemos este tipo de livro. acho que por isso é um dos meus gêneros favoritos.

o plot twist da história não foi tão radical quanto imaginei que poderia ser, tantos elogios sobre o livro achei que teria uma reviravolta muito arquitetada e surpreendente, mas foi bem tranquila, eu diria, foi algo seguro para a autora. mas o suspense que ela faz realmente merece elogios.

indico esse livro para quem gosta daqueles mistérios bem estruturados no decorrer da narrativa, o fim pode até agradar você se este livro for um dos primeiros que você ler desse estilo. creio que será uma boa oportunidade de conhecer mais esse mundo do mistério e thriller.

meu Instagram sobre livros: @deelabooks

site: https://instagram.com/deelabooks?igshid=gd1ggsim547b
Mi Rubin 11/08/2020minha estante
Ela promete e crumpe, pq a crescente dela a cada livro é nítida ?
Lendo As outras pessoas, e tô meio que surtando haha ?

deelabooks 11/08/2020minha estante
ah que boom, até agr só li o homem de giz msm, espero ler ela logo mais :)

Mi Rubin 11/08/2020minha estante
Boa leitura ?

Nayla 29/07/2020

Tive a impressão de que o livro não terminou.
Não consegui entender muitas coisas, vários personagens vem e vão sem explicação. Várias coisas e explicações brochantes. Enfim, a única legal, são algumas citações. Fora isso, não gostei...
Sâmya Mesquita 29/07/2020minha estante
Eita! Ia ler, mas já não vou mais...

04/08/2020minha estante
Oi Nayla.
Respondi sua msg. Vê lá pq se quiser, podemos trocar.
;-)

Nayla 08/08/2020minha estante
Nãoooo. Leia sim, por favor.
Você pode ter uma opinião totalmente diferente de minha. Conheço pessoas que amam esse livro.
Não se prive de ler algum livro, por algumas pessoa não terem gostado. Pode estar desperdiçando uma ótima leitura no seu ponto de vista.

Sâmya Mesquita 08/08/2020minha estante
Obrigada, Nayla! Haha bom ouvir isso!

mello 23/06/2021

livro otimo final horrível
fiquei o livro inteiro muito nervosa e presa à história, para chegar no final e parecer que a autora estava com pressa e teve que inventar um final em cinco minutos.
Caroline 23/06/2021minha estante
Omg