A virtude da raiva

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila Todesqui 21/01/2021

Leitura essencial.
Ao meu ver, todo mundo deveria ler esse livro.
Lógico que tentar administrar a raiva, os momentos de fúria é muito difícil, praticamente impossível as vezes. Porém, a diferença está em entender o outro lado, o porquê das pessoas agirem de tal maneira. Retribuir uma agressão da mesma maneira só vai agravar a situação.
Devemos parar de pensar só no que faz bem a nós mesmos, mas sim, no coletivo.
A mudança começa aos poucos, nas pequenas atitudes que cada individuo tenha ao ajudar ao próximo.
Este é um livro que nos abre os olhos com relação aos acontecimentos a nossa volta.
Sem amor e respeito, nada vale a pena.
Que a humanidade nunca se esqueça desse grande líder, Mahatma Gandhi.

Juliana Failli 06/02/2021

Um livro que deveria ser leitura obrigatória!

Lições de amor, humildade e respeito.

Ensinamentos profundos e reais de como podemos fazer e ser a diferença no mundo,
por menor que ela seja.

? Guarde sempre um tempo para você
? Avalie sobre sua vida e atitudes
? Seja grato com o que você é e não pelo que você tem
? Expresse suas opiniões, mas seja cuidadoso com o que fala, as palavras podem ajudar mas também podem ferir
? Não aja de acordo com as expectativas alheia, seja você!
? Não revide com raiva, o mundo precisa de mais amor
? Seja exemplo para as crianças ao seu redor, você é como um espelho
? Mentir pode parecer a saída mais fácil, mas quando mentimos estamos enganando a nós mesmos
? Todo mundo é igual independente da cor, gênero, etnia ou classe social - seja a diferença, dê amor!

"Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo."

deborajournal 11/11/2023

O livro é escrito pelo neto de Ghandi. O que o menino aprendeu convivendo com o avô e como ele fazia o neto aprender com as experiências do dia a dia e como administrar a raiva para uma abordagem pacificadora e altruísta.

Paula.MTerra 26/12/2020

Ótima leitura! Livro pra vida!
A capa cita lições espirituais de Gandhi... esperava um livro bom e me surpreendi... é muito, muito bom! Livro pra ser lido mais de uma vez na vida!

Mari 08/02/2021

Não podemos nos deixar dominar pela raiva
O livro traz 11 lições de Mahatma Gandhi, descritas por seu neto Arun, para a não violência. São formas para lidar com a raiva de maneira inteligente e usá-la para melhorar o mundo. Não são lições fáceis de se aplicar, mas se não mudam o mundo, ao menos nos mudam e nos fazem sentirmos melhor conosco. Uma leitura rápida e fluida para todos os momentos em que se sentir dominado pela raiva.

Renata 16/02/2021

INCRÍVEL!
Arun apresenta seu avô de forma simples e muito realista. A riqueza de detalhes ressalta a importância dos pilares da não violência num monento importante na história da Índia. Leitura que vale a pena!

AIDYL MYRELLA PADILHA 20/02/2021

APRENDENDO COM BAPUJI
BAPUJI GANDH QUE QUER DIZER AVÔ EM INDIANO ENSINOU MUITO A SEU NETO ARAUM Q NOS PASSA ESSA LIÇÃO NESSE LIVRO. DUAS DELAS ME MARCARAM "OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE E O MUNDO ACABARÁ CEGO"...."AS PESSOAS ME AMARAM EM VIDA MAIS DEPOIS Q EU MORRER NÃO SEGUIRAM MEU LEGADO " ....VI Q BAPUJI ESTÁ CERTO ELE ENSINOU A CULTIVAR A PAZ E NÃO VIOLÊNCIA E O MUNDO SE PERDE EM GUERRA E ODIO. LAMENTÁVEL. VAMOS SEGUIR BAPUJI GANDHI?!!!

romulorocha 29/09/2021

A virtude da raiva, de Arun Gandhi - Nota 9,5/10
Arun Gandhi nasceu em 1934 e é o quinto neto de Mohandas K. Gandhi. Ele foi jornalista do Times of India por mais de trinta anos e também escreveu para The Washington Post. É autor de Legacy of Love, Grandfather Gandhi, entre outros. Atualmente, Arun é presidente do Gandhi Worldwide Education Institute e viaja ao redor do mundo difundindo sua mensagem de paz e não violência.

Em A virtude da raiva, Arun irá reviver as memórias e os ensinamentos durante os dois anos que morou com seu avô, Gandhi, em ashram na cidade de Sevagram, Índia. Ao descrever os títulos dos capítulos como ?lições?, o autor relembra vivências que mudaram profundamente sua forma de ver o mundo. Entre as ?lições?, estão os valores do respeito, compreensão, aceitação, apreciação e compaixão; o desapego aos bens materiais; o uso consciente e a conservação do meio ambiente; e sobretudo, a compreensão da raiva como uma virtude, a ser usada para o bem e para promoção da justiça de forma não violenta.

É uma leitura inspiradora. É incrível a sensação que a gente tem ao terminar ler. A forma como Arun descreve suas memórias nos transporta para lá, quase ao lado de Gandhi, ela nos desperta os ouvidos e aquece o coração, ela nos faz esperançar.

Essa deveria ser uma leitura obrigatória, como um lembrete pra gente não deixar de acreditar no poder e no valor que atitudes de compaixão e respeito geram no mundo. Elas mudam o mundo e ecoam mais longe do que a gente pode imaginar.

?um grama de ação vale mais do que uma
tonelada de ensinamentos?.

#resenhasdoromulo
#avirtudedaraiva
#arungandhi

Joana 29/10/2022

Um livro para todos
É muito bom ler um livro sobre a vida de alguém notável e ver que a pessoa não era perfeita. Ainda que o livro não seja do Ghandi, mas do neto dele, é refrescante perceber que ele tinha essa percepção de si mesmo. Uma pessoa definitivamente com ensinamentos atemporais que seguiu um caminho árduo. Para o momento atual, um tapa na cara e um convite a compreensão do outro.

Debora 01/11/2022

Esse livro me ensinou como ser uma pessoa melhor, mais humana e sensível. Ele mostra que sua raiva pode ser usada da melhor forma possível, te mostra que nem as pessoas mais revolucionárias deixaram de sentir raiva em determinado momento, afinal, a raiva é um sentimento humano. Vale ressaltar, que esse livro é uma visão do neto de Mahatma, então, trás histórias dele com o avô. A leitura é fácil e flui levemente!

Danielly 18/12/2022

Como reconhecer e transformar a sua raiva em algo bom, em amor, em melhorias para o mundo...
O livro fala dos ensinamentos do Gandhi ao seu neto. Em como uma vida simples e cheia de propósito, baseada na verdade, nos faz tão bem.
"Cada um de nós pode oferecer a pitada de alegria e esperança capaz de levar as pessoas a quererem ser melhores."

Tai Citele 09/06/2021

Recomendo
Adquiri este livro sem grandes expectativas e confesso que foi uma grata surpresa! A leitura é fluída, simples e nos transporta para a realidade contada pelo seu neto, nos faz refletir sobre os ensinamentos de Gandhi, sua forma de lidar com os conflitos exteriores e interiores. Temos a visão além do líder espiritual, como também do seu íntimo, do homem simples, sendo pai, marido e avô. Vale a pena a leitura!

cartas livros e chas 15/04/2024

Comprei esse livro para ajudar uma ong que retira animais das ruas na minha cidade.
Das opções de livros que eles tinham disponíveis, esse foi o que me chamou atenção pelo título, e custou bem baratinho.
Eu não conhecia muito sobre o Gandhi, então, achei que o livro teria um viés mais religioso dentro dessas 11 lições.
Ví muita gente falando bem do livro, então decidi ler após ficar parado na estante por pelo menos 4 anos.
Gostei dos dois primeiros capítulos onde ví realmente sugestões de amadurecimento pessoal e vou aproveitá-las para o meu dia-a-dia, mas da terceira lição em diante ví o Arun introduzir suas ideologias políticas de forma bem sutíl pra tentar construir uma visão romântica sobre a pobreza, racismo, vitimismo e etc.
E ví várias contradições quando dentro de um mesmo contexto ele defende a não violência física e verbal, mas incentiva o leitor a acreditar que o branco, o rico e até mesmo os cristãos não são pessoas de bom caráter e conduta.
Esse livro é sobre política partidária progressista. Na visão de Arun, o pobre não precisa ficar rico, mas o rico deve ficar pobre pra se igualar aos demais.
E "rico" pra ele é qualquer um que consiga passar o mês sem sentir fome, ou tenha acesso à educação, coisas assim.
Ele romantiza a pobreza, demoniza a política conservadora, fala mal da polícia e dos brancos, mas é o cara que decide viver no País mais capitalista do mundo, com muita segurança e riqueza.
Não dá pra entender...
Todas as sugestões do livro são de linha "politicamente corretas", mas quando a gente pára pra analizar os efeitos de cada uma delas na prática, dá pra ver que não funciona.
Eu realmente achei que iria gostar do livro, mas não foi dessa vez.
Sobre a relação familiar, avô e neto, achei bonita a aproximação entre os dois.

Jairo José Barbosa 14/07/2018

A VIRTUDE DA RAIVA
Um livro para a vida, que nos leva refletir de forma ampla, sobre tudo o fazemos é o potencial do que temos por fazer...! Um mundo sem intolerância passa não ser intangível...! Se cada um se dispuser a rever seus conceitos, sem intolerância.

1 | 2 | 3 | 4 | 5