Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

fantanauser 18/08/2020

Um livro bem introdutório, algumas partes acho que deixam a desejar no que diz respeito a política de gênero, mas para quem está começando a descobrir o feminismo e políticas anti-sexistas é um bom norte. é bem legal ter um livro brasileiro, por que a abordagem é muito próxima das realidades em que vivemos, é possível relacionar com casos e vivências pessoais. não acho que seja um livro indispensável para quem já tem mais conhecimento no assunto, mas vale a leitura por ser bem escrito e ter ótimos pontos apresentados.

gabi 07/08/2023

Um feminismo para todas as pessoas
Gostei muito do ponto de vista da Márcia e dos assuntos que ela trouxe, porém acho que o livro não cumpriu a função que a própria autora gostaria que tivesse cumprido. Em determinado trecho ela diz que seu objetivo era que os textos fossem fáceis de entender para que várias pessoas pudessem adentrar ao movimento feminista. Na realidade alguns textos são realmente fáceis de compreender, mas outros são um pouco complicados por conta da linguagem mais teórica e filosófica que a autora utiliza.

Michely 18/07/2018

Um livro sobre feminismo mas com um viés comunista
O livro propõe trazer reflexões sobre o machismo, o patriarcado e o feminismo. Mas, infelizmente, tais reflexões são desconexas, superficiais, e o livro é extremamente viesado. Em inúmeros momentos a autora se refere ao patriarcado como associado tão somente ao capitalismo. Como quando diz sobre o lar, que ?...nunca é um lugar doce para as mulheres, mas um núcleo fundamentalmente capitalista?. Se é assim, suponho que em países socialistas (Venezuela, Cuba...) as mulheres gozem de plenos direitos tais como os homens, que não sofram violência tão somente por serem mulheres e tampouco sejam vítimas de misoginia, confere? Não , não é a realidade. Elas sequer têm acesso a métodos contraceptivos, porque não é de interesse dos homens que estão no comando. Aliás, em regimes socialistas, não há mulheres no comando! Como não questionar isso? Faltou profundidade, faltou conexão de assuntos. O problema não me parece estar no modelo capitalista ou comunista (demonizando um e endeusando o outro, por exemplo), mas na forma com que se organizou e se hierarquizou a sociedade humana...enfim, não sou de direita nem de esquerda, e queria ter tido a oportunidade de ler algo sobre o assunto que realmente acrescentasse, o que pra mim, não foi o caso.
Aline.Mendel 21/07/2018minha estante
Comecei a ler ontem e tb achei as ideias bem enviesadas. Muito interessante a sua resenha.

Michely 29/09/2018minha estante
undefined

Giovanna 16/03/2019minha estante
o movimento feminista é essencialmente anticapitalista

MaveySá 07/01/2021

Não é uma leitura fácil, ainda mais se você está se aprofundando nesse assunto pela primeira vez, como foi o meu caso. Se você não conhece parte do assunto, não recomendo começar por esse livro.
Nunca critico livro nenhum, não tenho paciência, mas esse teve uma escrita um pouco repetitiva e como vi em outras resenhas essa opinião não é única.
Apesar de tudo, acho que foi necessário, mesmo estando em dúvida em algumas partes isso serviu pra mostrar para mim que o feminismo vai muito além do que eu imaginava.

Milena 30/03/2020

O feminismo, no significado mais simples do movimento, é a busca pela igualdade social e política entre homens e mulheres. Escrito por Marcia Tiburi, o livro ‘Feminismo em comum: para todas, todes e todos’, aborda o tema de um ponto de vista mais filosófico e traz a questão do feminismo desde o surgimento do termo, explicando o contexto e os ressignificados que ‘mulher’ e ‘feminismo’ tiveram ao longo do tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a obra também aborda a significação e a questão do patriarcado - sistema em que os homens têm o poder de liderança em diversas esferas - , enraizado fortemente na sociedade, e sua relação com o capitalismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste pequeno livro, além de explicar conceitos e trazer uma breve análise histórica, a autora levanta o feminismo como forma de desconstruir a ideologia do patriarcado de maneira que isso favoreça não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é rápida e essencial, principalmente pelo contexto que vivemos, em que a todo instante somos bombardeados com informações e muitas vezes não sabemos o que é verdade.

______

Quer conferir outras resenhas? Me segue no Instagram!

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Thammy 16/09/2021

Didático!
Livro curtinho, mas muito didático e necessário. Marcia Tiburi tem uma enorme facilidade de falar sobre temas complexos de uma maneira descomplicada e que leva à reflexão. Gostei e recomendo.

taylany.rodrigues 06/04/2020

Importante.
Aborda um tema super importante e respeito isso. Não dei 5 estrelas porque não concordei com algumas colocações, o que não desmerece em nada a obra.

Luisa 11/04/2020

Achei extremamente repetitivo e a leitura acabou se tornando muito cansativa

Amanda 15/04/2020

Comece por aqui
Me considero leiga e analfabeta quanto a livros de filosofia e de feminismo, por isso não posso discutir a respeito do tema ou da relevância técnica da escritora. O que posso dizer é que se trata de uma leitura fácil, um texto de compreensão simples que pode não trazer pensamentos revolucionários a todos, mas que inicia um autoquestionamento e pode ser uma porta de entrada a todos os que querem entender as mazelas da sociedade pelo olhar do feminismo.

Amanda 02/05/2020

Para criticar é preciso conhecer. Então indico este livro para todas as pessoas, independente de amar ou odiar o feminismo.

"lutar pelos direitos das mulheres é lutar pelos direitos dos negros; lutar pelos direitos dos negros é lutar pelos direitos das mulheres e índios, das pessoas trans e dos trabalhadores; lutar pelos direitos dos trabalhadores é lutar pelo direito das mulheres que são trabalhadoras. Quando lutamos por um lugar de fala lutamos pelo lugar de todos."

Brena Ferreira 12/12/2018

Não tenho muita experiência com livros desse tipo e também não tenho uma base muito sólida a respeito do feminismo. Peguei emprestado esse livro justamente para ter por onde começar. No entanto, apesar de tentar desenvolver ideias importantes, senti que a autora foi prolixa/repetitiva, o que tornou a leitura difícil, tendo eu que voltar várias vezes para poder entender o que ela quis dizer. Faltou clareza, objetividade e conclusão das ideias apresentadas, o que tornou o livro entediante. Além disso, há algumas contradições. Em relação ao conteúdo em si, não concordo com alguns pontos. Achei que a autora extrapolou e quis abarcar todas as causas com o feminismo e findou reduzindo o conceito da luta feminista ao conceito de direitos humanos, deslegitimando o movimento. Apesar de tudo, a autora consegue explicar alguns conceitos que, creio eu, são importantes para os iniciantes no assunto.
Day 29/01/2019minha estante
To no início do livro, e também não estou gostando :/ como feminista eu adoro ler sobre o tema, já li alguns entre eles os melhores são ?Sejamos todas feministas? e como educar crianças feministas? ambos da mesma autora. Caso sinta vontade ler na Amazon o e-book tá sempre gratuito.

Brena Ferreira 29/01/2019minha estante
Oi, Day! Já li Sejamos Todos Feministas e adorei também. Obrigada pela dica! Vou colocar esse outro na minha lista!

Tayana GM 09/05/2020

Feminismo em Comum
O livro é exatamente o que propõe: dar a todos uma visão do que é o feminismo, desde suas origens, até o contexto atual, porém de forma superficial, fazendo jus às suas pouco mais de 120 páginas e estilo pocket, o que não o torna, de forma alguma, menos interessante ou importante. A leitura é válida para qualquer um, seja mulher ou não, seja a favor do feminismo ou não e, principalmente, para quem nem sequer parou para se perguntar do que se trata o tema, de fato. Eu diria que é uma introdução sábia sobre o tema, carregada de pessoalidade da autora, que nos convida a reflexão sobre a relação entre as classes, bem como ao respeito por suas lutas tão legítimas, afinal, como ela bem destaca: ?O feminismo está aí para ajudar as pessoas a se perguntarem sobre os jogos de poder envolvidos em sua própria vida?! E desde as primeiras páginas, é o que a autora nos mostra: como começou a identificar em acontecimentos de sua própria vida a imposição natural da opressão do patriarcado. De fato, o livro contribui com o debate de gênero, apresentando a relevância do feminismo, enquanto movimento político capaz de conduzir uma leitura crítica da realidade, como um possível caminho para a promoção da equidade entre todos, independentemente de qualquer característica.

Luiza.Martins 03/09/2021

Esperava mais
Bom, a resenha do perfil Queria estar lendo resume perfeitamente o livro. Com certeza é uma leitura que deixou muito a desejar, abordou diversos temas mas muitos deles de forma superficial e até contraditória. A impressão que fico é que este livro não é para as mulheres que querem conhecer mais sobre a luta, mas, sim, para as outras pessoas que, de alguma forma, querem entrar "nisso". Sinto como se a autora estivesse pisando em ovos para não magoar o leitor que quer fazer parte do movimento, enquanto que, como mulher, me senti confusa durante a leitura.

vitoriahnque 14/05/2021

Feminismo em comum.
É um ótimo livro para dar de presente, é rápido e uma boa introdução para o feminismo, embora eu ache que os textos ficaram um pouco perdidos.

vanna 10/10/2021

é beeem introdutório, mas mesmo assim aborda as questões de maneira superficial, fala só o óbvio. talvez pra quem nunca tenha visto uma palavra sobre feminismo ele seja bom, é fácil de ler