Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Taiane60 09/06/2020

"Feminismo em comum" é um bom livro pra se iniciar o debate do feminismo, com bastante espaço para reflexão e autocrítica.

Rafa.Ramos 19/01/2021

Livro extremamente necessário, com debates importantes e uma narrativa muito fluída.

Thammy 16/09/2021

Didático!
Livro curtinho, mas muito didático e necessário. Marcia Tiburi tem uma enorme facilidade de falar sobre temas complexos de uma maneira descomplicada e que leva à reflexão. Gostei e recomendo.

Tayana GM 09/05/2020

Feminismo em Comum
O livro é exatamente o que propõe: dar a todos uma visão do que é o feminismo, desde suas origens, até o contexto atual, porém de forma superficial, fazendo jus às suas pouco mais de 120 páginas e estilo pocket, o que não o torna, de forma alguma, menos interessante ou importante. A leitura é válida para qualquer um, seja mulher ou não, seja a favor do feminismo ou não e, principalmente, para quem nem sequer parou para se perguntar do que se trata o tema, de fato. Eu diria que é uma introdução sábia sobre o tema, carregada de pessoalidade da autora, que nos convida a reflexão sobre a relação entre as classes, bem como ao respeito por suas lutas tão legítimas, afinal, como ela bem destaca: ?O feminismo está aí para ajudar as pessoas a se perguntarem sobre os jogos de poder envolvidos em sua própria vida?! E desde as primeiras páginas, é o que a autora nos mostra: como começou a identificar em acontecimentos de sua própria vida a imposição natural da opressão do patriarcado. De fato, o livro contribui com o debate de gênero, apresentando a relevância do feminismo, enquanto movimento político capaz de conduzir uma leitura crítica da realidade, como um possível caminho para a promoção da equidade entre todos, independentemente de qualquer característica.

Alessandra.Barbosa 05/05/2022

É um bom livro, mas não é um livro que alguém que já não tenha conhecimento de feminismo vá entender
Amo a Tiburi, e ela é uma grande contribuidora para nossos pensamentos e questionamentos brasileiros, ela é uma filósofa, e isso fica explicito no texto, acho que o que pega é que a capa e o nome dão a entender que se trata de um livro introdutório ao feminismo, com uma linguagem acessível, o que não é o caso, a linguagem em si, muitos dizem ser rebuscada, mas acredito que seja apenas uma questão de linguagem mais filosófica (que aparentemente ela sempre utiliza, até mesmo em suas redes sociais), e esse é um ponto crucial, todas, todes e todos não vão entender esse livro, o feminismo já um ponto de discussão socialmente, e a autora aborda debates ferrenhos entre os próprios movimentos, partindo de uma linguagem filosófica, bem é mais complicado ainda.
Achei um bom livro, só que ele não é nem introdutório, nem acadêmico, como uma pesquisa cheia de dados e etc, é um livro para feministas.

Amanda 02/05/2020

Para criticar é preciso conhecer. Então indico este livro para todas as pessoas, independente de amar ou odiar o feminismo.

"lutar pelos direitos das mulheres é lutar pelos direitos dos negros; lutar pelos direitos dos negros é lutar pelos direitos das mulheres e índios, das pessoas trans e dos trabalhadores; lutar pelos direitos dos trabalhadores é lutar pelo direito das mulheres que são trabalhadoras. Quando lutamos por um lugar de fala lutamos pelo lugar de todos."

Amanda 15/04/2020

Comece por aqui
Me considero leiga e analfabeta quanto a livros de filosofia e de feminismo, por isso não posso discutir a respeito do tema ou da relevância técnica da escritora. O que posso dizer é que se trata de uma leitura fácil, um texto de compreensão simples que pode não trazer pensamentos revolucionários a todos, mas que inicia um autoquestionamento e pode ser uma porta de entrada a todos os que querem entender as mazelas da sociedade pelo olhar do feminismo.

Luisa 11/04/2020

Achei extremamente repetitivo e a leitura acabou se tornando muito cansativa

Lau :) 25/04/2022

Análise crítica sobre o enraizamento da sociedade patriarcal e a comparação com o capitalismo, condutor dos preconceitos travados entre os possuidores de poder e os sofredores de violência.

taylany.rodrigues 06/04/2020

Importante.
Aborda um tema super importante e respeito isso. Não dei 5 estrelas porque não concordei com algumas colocações, o que não desmerece em nada a obra.

vanna 10/10/2021

é beeem introdutório, mas mesmo assim aborda as questões de maneira superficial, fala só o óbvio. talvez pra quem nunca tenha visto uma palavra sobre feminismo ele seja bom, é fácil de ler

Milena 30/03/2020

O feminismo, no significado mais simples do movimento, é a busca pela igualdade social e política entre homens e mulheres. Escrito por Marcia Tiburi, o livro ‘Feminismo em comum: para todas, todes e todos’, aborda o tema de um ponto de vista mais filosófico e traz a questão do feminismo desde o surgimento do termo, explicando o contexto e os ressignificados que ‘mulher’ e ‘feminismo’ tiveram ao longo do tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a obra também aborda a significação e a questão do patriarcado - sistema em que os homens têm o poder de liderança em diversas esferas - , enraizado fortemente na sociedade, e sua relação com o capitalismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste pequeno livro, além de explicar conceitos e trazer uma breve análise histórica, a autora levanta o feminismo como forma de desconstruir a ideologia do patriarcado de maneira que isso favoreça não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é rápida e essencial, principalmente pelo contexto que vivemos, em que a todo instante somos bombardeados com informações e muitas vezes não sabemos o que é verdade.

______

Quer conferir outras resenhas? Me segue no Instagram!

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Angelica.Zilda 11/07/2022

"O ódio ao feminismo acompanha o ódio às mulheres."
Leitura totalmente necessária! Diante dos efeitos da sociedade machista e do patriarcado que vivemos, precisamos de livros objetivos e didáticos como esse. O livro traz, em uma linguagem bem clara e direta, conceitos e tendências sobre o feminismo. Recomendo a leitura.