Transresistência

Transresistência Caê Vasconcelos

Resenhas - Transresistência

Milena Beatriz 18/04/2024

MARAVILHOSO!
O livro de Câe é incrível, ganhei de um amigo trans, para que eu pudesse compor como parte da minha dissertação de mestrado, sobre a mesma temática: pessoas trans e travestis e o mercado de trabalho. Porém, muito mais que um texto para fins acadêmicos, o livro se tornou uma leitura gostosa de fazer, de muitas fontes de inspiração para a vida e de orgulho e esperança de um mundo melhor. Para quem não tem tanta proximidade da temática trans, é uma excelente maneira de compreender as vidas e vivências dessa população, principalmente pela ótica de um campo ainda tão inacessível para pessoas trans: o mercado de trabalho.

Guilherme 11/01/2023

Potente!
Potente é a palavra para definir este livro e todas as pessoas trans e travestis que conhecemos nele.

É um composto por uma série de relatos impecáveis que vão do começo até um presente profissional e uma perspectiva de futuro para essas pessoas tão marginalizadas no mercado de trabalho.

Nos da um ponto de vista de como é ser uma pessoa desse grupo tão cheio de particularidades em diversos universos profissionais.

É impossível não se emocionar com alguns relatos e, eu sendo uma pessoa não-binária me vi em diversos deles. Inclusive me apaguei ao autor, Caê, por dividirmos a paixão pelo Corinthians e por já ter tido um bolo de aniversário Corinthians vs Palmeiras hehe.

Bendito foi o dia que comprei esse livro e li o mais rápido que pude, assim que chegou.

Leia também! E respeite a nossa existência.

Gabriela.Balula 10/01/2023

Ironia: vai trabalhar, travesti
Essa resenha não poderia ter outro título! A frase que começa o livro é o resumo da situação das pessoas trans em nosso país.

Veja, citarei um trecho do livro para virar a 'chavinha' na cabeça de vocês: "Como exigir que a travesti e a transexual largue a vida da prostituição sendo que não há um projeto que a ajude obter colocação no mercado de trabalho? [...] somos pessoas e pagamos impostos. Temos tantos deveres, agora precisamos ter algum direito." E se com isso você ainda não reconhece o impacto dessa luta, te recomendo a ler Transresistência: Histórias de pessoas trans no mercado formal de trabalho.

Ganhei esse livro da minha mãe em 2020, publicado em 2018, na época eu não peguei para ler, mas nunca descartei da minha estante, eu sabia que em algum momento eu ia ter a necessidade de entender lutas que só ouço falar, mas não conhece seu ponto de partida nem o objetivo a ser alçando.

O livro é um livro-reportagem e conta a história de 8 pessoas trans e como adentraram ao mercado de trabalho. O autor, Caê Vasconcelos, deu início a este livro como TCC da faculdade e acompanhou essas pessoas em seus dias de trabalho, pegou seu depoimento e desabafo, conheceu e escreveu, de maneira sincera e representativa, os caminhos trilhados até chegarem aonde chegaram.

O objetivo do Caê era dar outro tom sobre suas histórias, dar uma representativa diferente da mídia, do que mais uma pessoa transgenera que sofreu da violência. E posso dizer, que o objetivo foi mais do que alcançado.

Senti a história das 8 pessoas, entendi que o buraco é muito mais embaixo. O que vemos na superfície não chega nem perto de tudo que há. A luta não é apenas deles e delas, a luta não deveria ser apenas deles e delas. Enquanto lendo, me lembrei de Persépolis, e foi aí que percebi o quão importante para mim é ler histórias reais de pessoas reais.

E se você nunca parou pra pensar como é ser uma pessoa trans no país que mais mata transexuais e travestis em todo o mundo, então te aconselho a parar e pensar, já passou da hora, e vá ler este livro.

Ps: apesar de citar parte do livro, não acho que devo colocar aviso de spoiler pois acredito que dessa forma vá convidar vocês a compreender (ou questionar) o que foi dito e de fato pegar para ler.