Ensaio sobre a lucidez

Ensaio sobre a lucidez José Saramago

Resenhas - Ensaio sobre a Lucidez

Fernanda.Despirto 19/04/2022

O Saramago me ganhou no ensaio sobre a cegueira.
Depois daquilo acho que vou gostar de tudo que ele escrever.
O final do ensaio sobre a lucidez, ao contrário do ensaio sobre a cegueira, me deixou triste.
A realidade de um governo cruel (que é assim ou pior hoje em dia).

Vitor 27/03/2022

P.D.D ou P.D.E?
História incrível sobre quando toda a população resolvera votar em branco.
O livro nos mostra o desespero da classe política ao enfrentar esta complicada situação. Quem é o culpado? Ou melhor: em quem colocar a culpa?

duda 23/03/2022

Democracia... mas depende
O voto é secreto. Temos o direito de votar em branco. Exceto quando o governo diz que não.

Seus direitos existem. Até alguém se achar no direito de tirá-los de você.

Esse livro é tão profundo que sinto que não absorvi tudo que precisava dele. É um livro a ser mais estudado do que lido. Saramago é Saramago né.

Bruna Peixoto 18/03/2022

O livro é muito bom, apesar do início ser bem arrastado. As primeiras cem páginas foi necessário um grande esforço para vence-las, mas depois melhora bastante, principalmente quando os personagens de ensaio sobre a cegueira são inseridos na história.

Ferreira 27/02/2022

Triste realidade
Um bom livro, envolvente com a escrita de Saramago, conta uma história a qual, encaixa perfeitamente em nossa realidade. Há momentos de alegria e muitos de tristeza, em prol de poder da tão conhecida podre democracia.
É a continuação do livro Ensaio sobre a cegueira.

Cinara... 11/02/2022

"A mim, a experiência tem-me ensinado que os piores filhos de p*** são alguns que não têm aspecto de o serem..."

Essa frase resume perfeitamente tudo o que o Saramago nos quer passar em todas as suas obras e essa frase resume tudo o que eu aprendi sozinha vivendo minha vida.
Acho que se alguém está por um fio de perder toda sua fé na humanidade tem que passar longe do Saramago, ele te amassa, te pisa, te destrói e te joga fora junto com todas as suas esperanças.
Você se pergunta quase até a página 200 onde está a continuação de Ensaio sobre a cegueira, mas quando você começa ver os personagens chegando você também começa a querer descer do mundo e não acreditar no que está acontecendo. Você não tem vontade mais de compactuar com qualquer tipo de coisa que envolva o ser humano! Você quer fugir dessa bagunça! Você quer desconhecer todo ser humano que já possa ter conhecido! Você que correr!
Saramago você me destrói, e eu te amo por isso!

A caligrafia da capa é de Julián Fuks.
Juliana 11/02/2022minha estante
Adorei a resenha. Saramago é foda. Adoro. Fiquei animada em ler.

Cinara... 12/02/2022minha estante
Leia sim Juliana é maravilhoso, mas depois você não fica animada de viver ???

Alexandre 12/02/2022minha estante
Exatamente esse o sentimento, hahaha.

Juliana 12/02/2022minha estante
Ah, isso faz parte, rs...

lara 08/02/2022

Continuação de Ensaio sobre a Cegueira
Eu não sabia que era uma continuação? os personagens do outro livro, assim como o pós pandemia, são os elementos utilizados no livro. Desta vez, entretanto, a cegueira é outra. É uma cegueira democrática. Um alto número de votos brancos.
Achei o livro incrível. Retratou direitinho o parlamentarismo português, as eleições e as visões constitucionais do voto em branco. Deixa claro um dos maiores dilemas das democracias representativas. Aprendi muito com o livro.

Acho, portanto, que esses foram os meus pontos principais sem dar spoiler. Primeiro a ligação com o livro anterior que também curti muito e a conversa em torno de um dos maiores problemas da política democrática. Feliz demais com essa leitura apesar de um pouco lenta.

Ká - @shotdaspalavras 06/02/2022

E se a maioria da população votasse em branco?
É isso que acontece na capital de um país imaginário relatado no livro Ensaio sobre a lucidez.
Usando a democracia, os eleitores parecem querer questionar o sistema governamental.
O título do livro remete ao famoso livro Ensaio sobre a cegueira e os acontecimentos se passam quatro anos após a cegueira branca.
Em Ensaio sobre a lucidez, José Saramago retoma personagens e situações deste outro livro. Por isso, a recomendação é ler Ensaio sobre a cegueira antes.
Diante da situação, o governo entra em guerra com a população, tentando descobrir quem votou em branco e porquê.
Mas o voto é sigiloso e cada pessoa vota como quiser, certo?
E esse é só o começo de tudo!
Tive alguns momentos arrastados nessa leitura, mas valeu a pena pelas reflexões que proporcionou.
Uma crítica à política e aos meios de comunicação.

Vanessa 28/01/2022

Sensacional
Saramago não costuma falhar. Apesar de ser uma leitura que sabemos não ser fácil pra quem não está acostumado, esse livro toca em assuntos sensíveis como política, democracia, votos em branco e te prende na leitura pra que você tente desvendar o que está acontecendo. Vale a leitura!

Pri | @biblio.faga 18/01/2022

Passados 4 anos desde os acontecimentos do livro "Ensaio sobre a cegueira", um certo país fictício e inominado, mais uma vez, encontra-se em uma situação estranha e sem precedentes: a apuração das eleições municipais revelou que quase a totalidade da população (83%) votou em branco, fato que culminou em uma séria crise política.

Posteriormente, esse fenômeno eleitoral seria descrito como uma "epidemia branca", assim, retomando o jogo de claro-escuro, Saramago cria uma comparação e, ao mesmo tempo, um belo contraste entre o fenômeno da cegueira (do livro anterior) com o exercício da lucidez no ato de votar: a deturpação (ou não) do símbolo máximo da democracia.

"Digamos que pôs a estopa e eu contribuí com o prego, e que a estopa e o prego juntos me autorizam a afirmar que o voto em branco é uma manifestação de cegueira tão destrutiva como a outra, Ou de lucidez, disse o ministro da justiça." (p. 172)

Como é costumeiro da obra do autor português, encontramos uma narrativa diferenciada, crítica e sagaz. Ao contrário do livro anterior, temos um enredo um pouco menos "sombrio" e com espaço para momentos de humor - destaque para os diálogos entre os membros dos partidos políticos, personagens que são propositalmente estereotipados.

Na trama, Saramago retoma personagens e situações, revivendo algumas das questões éticas e políticas abordadas no romance "Ensaio sobre a cegueira". Novamente, a natureza humana é posta à prova quando frente a frente com o desconhecido.

Dentre outros vários assuntos, "Ensaio sobre a lucidez", fala sobre a fragilidade do sistema político, dos rituais democráticos e das instituições que nos governam. Um livro que nenhum fã de distopia pode colocar defeito.

ps.: ao considerar que estamos em um ano de eleição para o presidente da República, sua leitura, além de oportuna, desponta quase como um dever cívico.

Quando puder, leia!

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Luciana 16/01/2022

Pesado, mas necessário!
O livro tem um texto mais difícil de leitura do que o Ensaio sobre a Cegueira, pois além do próprio português de Portugal, não há muitos parágrafos, os diálogos não são feitos como estamos acostumados e não há interações e exclamações, ou seja, o texto é corrido!
A leitura traz um embate sobre a política do país, perfeito para o momento que estamos vivendo, onde o ato de votar trouxe pânico para os políticos, que não sabem lidar com o povo se mostrando insatisfeito com o cenário atual!
A leitura é um pouco pesada pelos diálogos entre os políticos e outra personagens, mas a uma certa altura é impossível parar, pois queremos saber onde a história vai dar?E o fim deixa sem fôlego!
Pesado, mas com uma necessária reflexão sobre a política e as escolhas que fazemos!

Giselle 09/01/2022

Saramago nunca decepciona! Ao finalizar esta leitura, fico ainda impactada com o desfecho, reflexões e sensações que o livro nos causa.
Após a população votar em branco, uma nova Cegueira branca se instala. A população mantém-se num estranho silêncio e o governo empanha-se em achar culpados e aplicar penalidades. Estado de sítio é declarado na capital, alguns personagens do seu célebre "Ensaio sobre a Cegueira" são resgatados em alguns momentos, e a trama envolvente. Temática atual, numa escrita inteligente, bem humorada e reflexiva. Certeza que outros de Saramago ainda vão povoar minha meta de leitura do ano!
Joao 09/01/2022minha estante
Caraca, já fiquei interessado nesse livro. Adorei essa relação do votar em branco com um tipo de cegueira.
Provavelmente será meu próximo Saramago :)

Giselle 09/01/2022minha estante
Certeza de boa leitura! ??

Julia Mendes 10/01/2022minha estante
Que bom que gostou do seu presente, Gi! ? Também adorei o meu! ?

Giselle 10/01/2022minha estante
Amei, Ju! ?

dudinka 31/12/2021

uau
2° livro do Saramago. chocada.
admito que no começo tava difícil me prender, ficava parando e começando outros livros no meio e nunca queria ler.
mas quando peguei o embalo, gente??? que livro interessante.
a mudança de personagens o tempo todo, e ao mesmo tempo uma profundidade enorme neles e na história.
eu passei a gostar da escrita dele, mesmo q ainda seja complicada.
meio que uma continuação de Ensaio sobre a Cegueira, então eu tava bem curiosa.
e o final???? eu não esperava isso NUNCA, fiquei bem em choque
recomendo MUITO pra quem já leu Ensaio sobre a Cegueira, esse por pouco não é melhor.

Rafael 18/12/2021

"É regra invariável do poder que, às cabeças, o melhor será cortá-las antes que comecem a pensar, depois pode ser demasiado tarde".
Considero complexa a tarefa de emitir uma opinião sobre o livro "Ensaio sobre a Lucidez”, uma vez que, a obra ao chegar ao seu final me causou uma incomum sensação de frustação. Essa resistência, talvez, possa ser justificada pelo recente término da leitura, sendo necessário quem sabe mais tempo para digeri-la. A genialidade do autor é indiscutível, seu humor típico que percorre todo o livro e a facilidade com que é capaz de prender a atenção do leitor por meio de histórias que remetem a eventos singulares, com consequências bem narradas e amarradas. Saramago está entre os grandes, sem dúvida. Entretanto, preciso desabafar que, o sentimento em relação ao primeiro livro (Ensaio sobre a cegueira) foi exatamente o oposto. Essa obra que resenho me levou desde o seu início a criar muitas expectativas positivas que conduziriam a um final memorável, todavia, quando esse momento chegou, a inconformidade prevaleceu. Acredito que não tenha sido o único. Paciência, assim é a vida real. OK. Não quero ser inconveniente e dar spoilers a quem ainda não teve a oportunidade de ler esse bom livro. A história é curiosa e original. O tema, uma peculiar revolução democrática, espontânea, sem lideranças instituídas (aparentemente), que toma conta da capital de determinado país, onde a população, em massa, decide votar em branco, dá margem ao leitor para ter esperanças que a voz do povo será ouvida e que dias melhores seriam possíveis. Entretanto, como é de se esperar, quem está no poder não ficará nada contente com a situação narrada e não poupará esforços para acabar com a ameaça ao poder consolidado e estabelecido. Ah! Cabe destacar que tudo isso se passa no mesmo cenário em que a cegueira branca se espalhou caoticamente quatro anos antes, e conta com personagens em comum da última narrativa. Sempre vale a pena ler Saramago!