Scar Tissue

Scar Tissue Anthony Kiedis...

Resenhas - SCAR TISSUE

jpmondoni 01/02/2019

Picos e mais picos
Como alguém que gosta de RHCP e aprecia as músicas, era difícil imaginar mesmo que a vida destes caras fosse algo diferente de um punhado de loucuras e maluquices desde o primeiro dia. Porém, entendendo as entranhas culturais e sociais de um personagem tão importante para a música no cenário dos anos 80, 90 e 2000, é até um pouco triste e frustrante estar com Kiedis nessa história.
Nunca usei drogas, talvez por pura caretice ou por ter medo desde sempre e não me arrependo disso. Creio que os livros são uma forma de me dar experiências na pele de outras pessoas que eu jamais vivenciarei em minha vida. Biografias são gêneros que dão essa sensação de uma forma assustadora. Já li várias biografias ou histórias envolvendo dependências químicas, como a do Walter Casgrande e Christiane F., sempre ficando intrigado e chocado.
Porém, a de Anthony Kiedis é outra coisa. Ela te transporta para um além de picos e mais picos (na veia e na vida, altos e baixos na carreira e na sua fisiologia). Ele te faz sentir junto, o tesão da heroína entrando em suas veias, o falso poder e indestrutibilidade que a cocaína o dava e a válvula de escape fatal que foi o crack. Ele te deixa triste, por entender que as tentativas de ficar limpo não bastam, que essa dependência te acompanha como um gorila na sua vida toda (cujo peso pode chegar até 400 kg). Ele também de deixa muito curioso e te faz rir com seu descobrimento do seu eu sexual. Entretanto, ele te faz entender os problemas, os perigos e as eternas renúncias.
Musicalmente falando, Kiedis e os Peppers são muito importantes para a história da música, surgindo numa época onde talentos pipocavam e precisavam chamar atenção. Um grupo de adolescentes na Califórnia começa a se apresentar de forma totalmente não ortodoxa, tocando pelados, completamente chapados e fazendo combinações de sons que são violentos, sujos e máquinas de orgasmo para os ouvidos de quem aprecia. Todo leitor desse livro deveria ouvir as demos do primeiro álbum para entender esse tipo de som.
Recomendo essa biografia para quem gosta de viver na pele de outra pessoa coisas que jamais viveria, mesmo que nesta pele hajam muitas cicatrizes.
Renata Lazarini 02/03/2020minha estante
Comentário top!!!

Adriel Alves 06/03/2020minha estante
Muito boa essa resenha, me deixou com mais vontade de ler essa biografia. Sou muito fã da banda, sei que o Anthony já passou por muita coisa nessa vida.

Elane48 04/05/2020minha estante
É o vocalista de minha banda favorita, mas vou me esquivar dessa leitura. Tenho medo de me decepcionar com o AK.

Tamires.Okada 19/05/2020minha estante
Me identifiquei 100% com esse comentário.

jpmondoni 10/06/2020minha estante
Ellaine, eu te aconselharia a ler pois vai te fazer entender a banda. Se é sua banda favorita, entender o que a construiu, na minha opinião, é uma parte fundamental a aprender a aprecia-lá com todas as curvas de sua trajetória.

Elane48 10/06/2020minha estante
O que eu sei, me basta. Acompanho RHCP há anos, fui a quatro shows, já li muito a respeito, tenho quase todos os CDs (sim, eu compro CDs)... Esse livro foi lançado há muito tempo e me lembro. Desde seu lançamento não quis ler. Acompanhando a banda como acompanho, seguindo Anthony e viúva de John - feliz agora com a volta dele - cara, pra que mais? Tenho muito o que ler e estudar. Definitivamente continuo me esquivando desse livro. De qualquer forma, adorei o contato! Bjs!

Leticia Donini 21/01/2021minha estante
Ótima resenha mesmo!
Uma biografia carregada de verdade e transparência - te faz rir, chorar, vibrar, torcer e sentir junto. Eu me apaixonei por Anthony ainda mais depois de ler o livro. Encantador! Capaz de nos deixar mais humildes, respeitar e entender a história do próximo, sem qualquer tipo de julgamento. Pois apesar de toda a loucura envolvida, ele é puro coração, amor e sentimento. Está entre meus livros favoritos, recomento muito ?.

Elane48 24/01/2021minha estante
Que legal!

Felipe.Mello 29/08/2021minha estante
Que resenha boa, meu caro! Já queria ler antes, agora então?
Já pus na minha lista para ler até o fim desse ano!!

marcos 01/07/2019

Visceral
Um bom livro para quem gosta do estilo. Comecei a gostar de RHCP (acho que como todo mundo da minha faixa etária) através de "Give it away". Não imaginava o tamanho do problema de AK com as drogas, dignas de astros de bandas como GnR. Basicamente conta a luta do vocalista contra as drogas e recaídas. Recomendo.
Vitor.Hofstetter 10/04/2020minha estante
Parece que você eu nota zero para o livro

vicki4you 26/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Victor 07/11/2022

Como toda biografia, é tratada de forma crua e sincera (ao menos em parte), o livro conta desde os acontecimentos da infância, até a época do pós lançamento do by the way, o livro não trata muito sobre a banda, (embora em parte muito se fale sobre como foi feito e sobre o que fala certas músicas). É uma ótima biografia, me fez questionar muito o Anthony Kiedis como pessoa. E como músico ele é nosso desafinado favorito.
Eduarda.Fardin 07/11/2022minha estante
acho bom que tenha gostado

Byanca.Cristina 20/10/2018

História de vida.
Relato de uma vida cheia de altos e baixos, Scar Tissue nos leva a refletir sobre a pessoa real que existe por trás das celebridades.
Anthony passa por sua juventude nada convencional, suas idas e vindas pelo vício das drogas, seus relacionamentos conturbados, e claro, sua carreira como vocalista do Red Hot Chili Peppers, banda icônica que criou com seu amigo de escola Flea, que atua como baixista.
O livro é cativante, prende a atenção do leitor, e passa uma lição importante sobre como somos capazes de passar pelas maiores dificuldades quando temos amor e companheirismo, mas principalmente, quando temos força de vontade.

Tiago.Muniz 03/02/2019

Sexo, drogas, drogas, drogas, drogas e rock n roll
Pra quem assim como eu ma biografias, essa é uma que você precisa ter!! Um ícone! Explica como e pq compôs seus sucessos, muitas notas sobre suas letras!! Vc não vai se arrepender!

notmuchcompany 04/03/2019

Sou fã do A. Kiedis há exatos 19 anos e foi muito interessante conhecer a história dele pelos olhos e palavras dele. O ponto alto é quando ele fala sobre o processo criativo dos álbuns e as motivações por trás das letras das músicas. Amei!

Apesar disso, achei o livro mal escrito, no sentido que muitas passagens são corridas, sem profundidade. Várias vezes, também, duas ideias completamente independentes estavam na mesma frase ou linha. E a tradução deixa a desejar em certos trechos. E poderia ter mais fotos, hehehe.

Ju 11/03/2019

Maravilhoso
Que turbulência a vida desse ícone da minha geração. PQP. Reviravoltas desde sua infância. O pai, o vício, o amor. Devorei cada página.

Lala 08/08/2019

Recomendo
Pra quem é fã do AK e do RHCP, vale muito a pena ler e conhecer a história desse cara, e em quais situações foram compostas algumas músicas.

Isadora.Secchi 20/02/2020

Dream of Californication...
Conheci e comecei a gostar de Chili Peppers lá pelos meus 11-12 anos, sob influência de uma melhor amiga de escola e do meu vizinho da frente (também melhor amigo de infância)... Lembro de gostar porque o som deles era diferente. Eu estava me apaixonando pelo gênero rock n' roll e achei eles demais! Era um rock, mas tinha uma batida a mais, um groove, algo fora da curva...
Poder ler a biografia d Anthony Kiedis e entender a história do RHCP - e entender de onde veio todo esse groove - foi uma experiência e tanto. Senti uma agonia extrema e ao mesmo tempo uma nostalgia, pois me lembra minha época de pré-adolescência e aqueles tempos bons de ficar até tarde sentada na varanda da casa do meu amigo, ouvindo Scar Tissue, Zephir's Song, Californication, By the way... Várias e várias.
Vi comentários sobre o estilo de escrita do livro. Sobre ele cortar assuntos dentro do mesmo parágrafo, e não seguir uma linha reta dos acontecimentos... Mas acho que é isso que o torna tão especial. Parece uma conversa informal e íntima com o leitor. Parecia que eu conseguia vê-lo sentado em uma cadeira ou em um sofá, me contando toda a trajetória da sua vida até então.
É um livro intenso, sem filtro ou mascarado para parecer bonitinho. Kiedis expõe sem frescura toda a loucura das drogas, da vida sexual e baladas precoces. Uma criança que teve pais coniventes com as atitudes e decisões que tomava (mesmo sem ter idade para tal), como por exemplo, quando ele resolveu que iria morar com o pai em LA, aos 12 anos de idade. Me surpreende pensar que ele tenha passado por coisas insanas antes mesmo de chegar aos 20 anos de idade...
E o que mais me intriga, é pensar que (infelizmente) se ele não tivesse passado por tudo que passou, a banda provavelmente nunca teria existido.
Ah, os paradoxos da vida...

Enfim, super vale a leitura!
Gostei muito!!

vampirotropical 29/02/2020

Eu nunca fui grande fã de RHCP mas comecei a ouvir algumas músicas e me interessei pra saber mais sobre a história, e eu não fazia ideia de tudo que tinha acontecido, tudo que o A.K passou ao longo dos anos. É um relato muito sincero e da pra ver que ele fala tudo sem intenção de amenizar o que houve

Cainã 24/03/2020

Fantástico
É fantástico ver como foi a vida do vocalista de uma das minhas bandas favoritas. Uma vida repleta de farras e dificuldades, mas que o amor pela música perseverou.

Vitor.Hofstetter 05/04/2020

Uma vida surreal
Estou muito feliz por ter lido. O que Anthony vivenciou é inacreditável. O interessante é que esse livro não tem aquele momento mais devagar. CADA parágrafo me entreteve... Para quem é fã de Red Hot como eu, aí fica melhor ainda. Eu passo a apreciar as músicas com mais envolvimento e contexto. A leitura é sem pudor, drogas e sexo a rodo!

Rodrigo Fernandes 17/04/2020

Drogas, sexo e rock and roll
Exatamente na ordem do título desta resenha. 50% do livro é sobre suas experiências e recaídas com drogas. 30% sobre mulheres na sua vida. 20% sobre RHCP.

Caroline.Prado 20/04/2020

"Eu não acredito que a dependência de drogas seja essencialmente ruim. É uma experiência realmente sombria, pesada e destrutiva, mas será que eu trocaria minha experiência pela de uma pessoa normal? De jeito nenhum. Foi horrível e conheci algo que causa muita dor, mas não a trocaria por nada."