A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Guilherme.Oliveira 25/02/2023

Primeiro livro da trilogia "Fronteiras do Universo".
Confesso que assisti a primeira adaptação e por conta disso não me interessei pelo livro.

Porém, com o lançamento da série (que não assisti) a obra literária voltou a ganhar força e me chamou atenção para lê-la.

A história é bem construída e os personagens se desenvolvem bem... Vamos seguindo com os livros 2 e 3 e ver se caminhamos no mesmo ritmo.

Cris 24/02/2023

?Os poderes deste mundo são muito grandes.?
?Homens e mulheres são movidos por ondas muito mais violentas do que você pode imaginar, que nos arrastam a todos na correnteza.?

Primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, com adaptação para série de TV na BBC.

Lvra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem
felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade - são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro - um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta -, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

João Vitor 22/02/2023minha estante
Obrigado por essa resenha, Leo. Meu doutorado é sobre essa obra e o impacto dela em leitores brasileiros. Sua resenha é imprescindível. Por favor, leia os próximos. Preciso da sua opinião. rs

TrizDosAnjos 20/02/2023

Tão bom quanto a série
Eu me surpreendi com as diferenças entre as obras????? Por incrível que pareça, acho que a série conseguiu captar muito bem a essência do enredo e fazer modificações que realmente só serviram para melhorar & adaptar a obra pra tv.
Achei que o tempo todo o enredo era interessante, a Lyra por si só é uma ótima protagonista, mas os outros personagens e as coisas que vão acontecendo mantêm a gente conectado com a história.
Adoraria dar de presente pra uma criança/pré adolescente, acho que é uma história muito inteligente que ensina sobre não aceitar o que os outros impõem a você sem questionar, a ter sua própria visão e opinião sobre tudo.

P.s: vindo seis meses depois pra dizer que virou o tema do meu TCC, bye.

Ximena.Taurino 18/02/2023

Eu gostei bastante da leitura, a história tem reviravoltas e simbolismos muito interessantes, além de uma trama de conspirações que tornam a leitura intrigante. A protagonista é bastante inteligente também, então você fica curioso para saber se e como ela vai conseguir sair das situações de perigo, que são muitas.

Kaique 17/02/2023

Gostei muito da escrita do philip pullman
Uma ótima história que te prende do início ao fim, teve momentos que eu acordava e a primeira coisa que eu fazia era pega o livro pra ler

Moerbeck 15/02/2023

Cativante
No começo, a história não me pegou muito. Todas as informações me deixaram com desinteresse, mas depois foi fluindo e fui me apaixonando cada vez mais, tanto pela história quanto pela personagem principal. Esse livro tem de descobertas fascinantes a guerras e lutas incríveis. Amei e recomendo.

xali 12/02/2023

O poder da bússola...
A série bússola de ouro e seu conteúdo maravilhoso que envolve política, religião e aventura de um forma impecável... gente! que livrinho gostoso e fluido... para mim que vi a adaptação para o cinema, apenas, me encantei com todo o universo apresentando, que é muito mais belo e incrível do que eu já tinha conhecido... vale muito a viagem e já estou me organizando para ler o próximo, pois está série é de 3 volumes. espero que seja tão bom quanto este primeiro.
no demais, a viagem de lira vale a pena, super recomendo vc embarcar nesta aventura de mundos diferentes, magias intrigantes e de bússolas que entregam a verdade lidas por garotinhas especiais...

Max. 11/02/2023

MEU DEUS
Eu terminei de ler o livro no meio da rua e agr falta mais de uma hora pra eu chegar em casa e ler a continuação, tô quase morrendo
o livro é MUITO BOM MDS DO CÉU
sério, é muito maravilhoso. recomendo muito

Lara1886 07/02/2023

Resenha: A Bússola de Ouro
"Este talvez seja o melhor livro de fantasia das últimas décadas" e realmente, é.

Este é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo (aliás, adorei a escolha do nome, combina muito com a história). Nele conhecemos Lyra Belacqua, uma menina criada na Faculdade Jordan, embora prefira ficar nas ruas de Oxford.

Na minha opinião, Lyra é uma das melhores protagonistas de livros (talvez até A melhor). Ela é corajosa, destemida, astuta e uma líder por natureza.

O desenvolvimento de todos os personagens secundários é ótimo e o desenrolar da história te prende a cada página. Os mistérios sobre o aletiômetro, o Pó e os outros mundos são extremamente envolventes e assim como o plot twist no final, te fazem querer começar imediatamente o segundo livro, A Faça Sutil (que é o que eu pretendo fazer kkkkkkkk). Com um universo parecido com o nosso, porém com daemons (seres que são como a alma dos seres humanos, que fazem partede nós), feiticeiras, vários tipos de fantasmas, tensões políticas, países com nomes diferentes do que têm na realidade (como o Brasil sendo chamado de Alto Brasil) e ursos de armadura, A Bússola de Ouro vai te cativar do começo ao fim.

Enfim, recomendo para todos os fãs de um bom livro de fantasia.
João Vitor 22/02/2023minha estante
Lara, sua resenha é ótima. Estou fazendo uma coleta de dados para minha pesquisa de doutorado (todos serão descaracterizados e não irá aparecer o nome de ninguém) só a idade. Pode me informar quantos anos você tem? Grato.

Lara1886 03/01/2024minha estante
Eu tenho 14 anos

Lara1886 03/01/2024minha estante
Mas quando eu escrevi essa resenha, eu tinha 13 anos

DAbora 07/02/2023

Interessante
O início do livro é bastante lento, mas a história se desenvolve melhor com a primeira viagem da personagem principal.

Acredito ser o histórico familiar conturbado o que mais chama a atenção do leitor para continuar a leitura.

Em seguida, os personagens que vão surgindo são bastante interessantes, contudo o que mais me chateia é a mistura de enredos no decorrer do livro e saga. E a falta de explicações de algumas cenas importantes...
Edu021 07/02/2023minha estante
A história vai melhorando a cada livro, na minha opinião.

Julia.Marcondes 06/02/2023

Me prendeu do começo ao fim!
Lyra é uma criança fantástica! A história inteira é interessante, e te faz engolir o livro pra saber como vai terminar.
Fantasia que vale 1000% a pena!
Não vejo a hora de ler a continuação!