Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

N.I.X. 27/07/2023

Não cumpriu a expectativa que vendeu
Bom, não é porque é um clássico que temos que apenas reverenciar.
As duas histórias são maravilhosas, mas... no que se refere a Carmilla, falta um certo encadeamento lógico que me convença do andar da história (porque a única explicação lógica é de que a família de Laura é composta de trouxas que qualquer um passa a perna).

A narrativa é rápida o que deixam algumas perguntas.
Já em relação a O Vampiro, gostei bastante mas achei a narrativa meio parada. Talvez se eu tivesse lido em ordem diferente, não sentiria tanto a queda de ritmo na narração.
Emillyfeernanda 27/07/2023minha estante
Coloquei na minha lista por tua causa e agr quero tirar por tua causa tbm! Kkkkkkkk ?

N.I.X. 27/07/2023minha estante
Kkkkkkkk faz isso não, mulher! Vale a pena ler

É que na página 12 venderam como algo magnífico acima do Bram Stoker e não foi

Mas a história em ambas é bem legal

@Emillyfeernanda
Fui malvada, subi para 4 a nota kkkkkkk
Mas assim, sobre a parte que me fez diminuir a nota foi que a família de Laura foi enganada muito fácil para aceitar Carmilla (e não gostei disso). De resto, muito bom

Emillyfeernanda 27/07/2023minha estante
Entendo como é ficar indignada com uma coisa do livro e querer dar uma nota baixa por isso. Kkkkkkkk

Vou dar uma chance

N.I.X. 27/07/2023minha estante
Eu sou uma chata, não leve em consideração minhas notas kkkkkk eu só odiei e não recomendo mesmo se for de 3 pra baixo

Kkkkkkkk

Mayara 28/07/2023minha estante
Eu fiquei besta como a família da Laura foi trouxa de simplesmente colocar a Carmilla na casa deles daquele jeito kkkkk

N.I.X. 28/07/2023minha estante
Sim menina! Nada justifica kkkkkkkkk por isso eu fiz comentários ruins. E sobre O Vampiro, como a narrativa é muito diferente, deu uma quebra muito grande ler em seguida

julie60 26/01/2022

Carmilla
Então... eu achei a forma como cada ambiente foi descrito de forma exagerada totalmente desnecessária e cansativa. Também me incomodei pela forma como o relacionamento de Carmilla com Laura parece se tornar algo romântico mas ao decorrer do livro não há algo explícito, mas também levando em consideração que essa obra foi escrita em 1872 é um ponto extremamente importante a se considerar. E o fato de que Carmilla seja lésbica seria apenas para deixar ela como uma personagem mais "repugnante" é nojento. Mas enfim, o livro cumpre sua promessa de uma história de terror.
Kate 18/02/2022minha estante
Realmente não tinha pensando nisso. No entanto ela ser lésbica torna-se atrativo na minha opinião; a forma que ela é descrita, os detalhes de sua aparência (esses eu achei necessário). Eu gosto MT desse livro

Anna2880 08/09/2022minha estante
Concordo com a ambientação... foi algo bastante cansativo e exagerado

Thayla 13/12/2022minha estante
Concordo, achei o livro bem cansativo, achei q teve detalhamentos exagerados e desnecessários

rotivo 31/12/2022minha estante
Que comentário perspicaz, nem tinha passado isso pela minha cabeça de terem usado essa possível sexualidade dela para piorar o caráter da Carmilla!!!

di angelo 25/02/2023minha estante
Não tinha parado pra ver dessa forma sobre a sexualidade da carmilla... Mas não achei que foi uma história de terror , me frustrou muito essa parte

Mar Fernandez 06/03/2023minha estante
Eu gostei dos cenários descritos exageradamente, pq eu tenho menos que meio neurônio, e preciso de muitos detalhes para conseguir visualizar algo ??mas na minha percepção não foi uma história de terror, não me decepcionei mt com isso, pq eu não estava esperando terror, e muito menos romance. Mas sim "A primeira vampira da História"

rkiveva 31/03/2023minha estante
caramba não tinha pensado na parte se usarem a sexualidade pra piorar ela, na minha opinião eu adorei ela, achei q iria desenrolar um romance com a Laura mas nem foi

domidomi 01/04/2023minha estante
então né,é difícil vc ler um livro gotico romantico não querendo muitos detalhes e exageros né KKKKK

Michela Wakami 28/12/2023

Muito ruim
Eu já tinha visto umas resenhas negativas sobre esse livro, mas por ser o primeiro de vampiros, fiquei curiosa e quis pagar para ver. E és que não podia ser diferente, sai totalmente frustada.

Uma história mal escrita, que deixa muito a desejar.
Fabricio268 28/12/2023minha estante
Xiiiiiii

Michela Wakami 28/12/2023minha estante
Deu ruim, Fabrício. ?

Francisco240 30/12/2023minha estante
Não te julgo, pois não achei lá tão bom quanto todos falam, mas ainda sim não é um livro tão ruim.

Michela Wakami 30/12/2023minha estante
Eu realmente achei bem ruim.?

Fabricio268 30/12/2023minha estante
Vou separar para ler em 2024.

Michela Wakami 30/12/2023minha estante
Ele está no Kindle unlimited. ?

Clio0 09/05/2022

Karmilla ou Como Escrever uma Vampira Lésbica no século XIX Sem Ser Censurado.

Esse conto é um dos responsáveis pelo que viria a ser estereótipo da vampira, uma figura sensual e cheia de contradições, tão aterrorizante quanto sua contraparte masculina.

A obra de Bram Stoker foi fortemente influenciada por esse conto pois ambas são narradas em primeira pessoa, o vampirismo tem sintomas similares, e os autores pertencem a escola do romance gótico.

O drama envolvendo a antagonista é mais calcado nas impressões de Laura - a jovem vítima - do que em qualquer substrato promovido pela trama. Vale lembrar de que a noção de Vampiro/Humano Atormentado é relativamente nova, com a maioria dos autores mais populares preferindo defini-los como criaturas, ou seja, não podendo ser julgados pelos mesmos critérios.

Essa foi uma grande jogada do autor que ao inferir que Karmilla não era humana, não poderia ser taxada na época de homossexual. Assim, a sedução envolvendo as mulheres ganhou um sentido de predação que permitiu a obra fugir da censura e transformou o texto em algo verdadeiramente surpreendente já que não há nem mesmo alusões de que o lesbianismo seria uma "defeito vilanesco" ou um "desvio de caráter."

A história em si é relativamente dinâmica para o gótico-romântico, e muito do que hoje é considerado clichê foi amplamente utilizado por Le Fanu. Então, espere castelos, superstição, mistérios fáceis, mas intermináveis, etc.

Recomendo.
cosimask 10/01/2023minha estante
o autor foi muiro inteligente fugindo da censura!!

Matheus_Lago 14/03/2023minha estante
Não vejo que tenham descrito o vampiro como uma criatura isolada. Pela narrativa de Bram Stroker, percebe-se que a transformação tira a humanidade do ser mas o leva a um estado JÁ de condenação ao invés de pré julgado?

belisa47 25/03/2023minha estante
Definiu perfeitamente

Esthefanny.LourenA 30/09/2023minha estante
"Está próximo o momento em que saberás de tudo. Vais me achar cruel, muito egoísta, mas o amor é sempre egoísta; quanto mais ardente, mais egoísta"

Croween0 28/11/2023minha estante
Vampiras lésbicas se pegando

annacsfraccaro 19/08/2023

A primeira vampira
Tive muito dificuldade em me apegar a história.
Não gostei da escrita, achei muito engessada (sei que é um livro antigo, mas não gostei), a história não fluía. Não me deixou curiosa para saber o que ia acontecer.
Simplesmente não gostei, sei que tem seu mérito por ser o primeiro livro com uma vampira, mas não foi pra mim.
Michela Wakami 01/09/2023minha estante
Eu não sabia que esse é o primeiro livro com vampira, Anna.

annacsfraccaro 08/09/2023minha estante
Michela, fui procurar sobre o livro e descobri que ele foi escrito antes de Drácula

Michela Wakami 09/09/2023minha estante
Que legal, pena que não te agradou.

Michela Wakami 09/09/2023minha estante
Tava olhando a nota dele aqui no Skoob, não é das melhores.

annacsfraccaro 09/09/2023minha estante
Achei bem chato, muito parado, pensei que fosse melhor

Kedma0 27/05/2023

Resenhinha..?
Um clássico britânico bom pra passar o tempo. Mas,confesso que não me impressionou como eu esperava,mas é gostosinho.. Amei mesmo foi a "Carmilla"hihihi..??????
Maria 02/06/2023minha estante
ai, eu comprei ele. espero gostar

Kedma0 02/06/2023minha estante
Particularmente falando eu não gostei muiiiiito,sabe? Mas é até legalzinho?

Maria 02/06/2023minha estante
entendo, vou ler

Kedma0 03/06/2023minha estante
Sim,sim! Boa leitura!!????

Let Let 16/01/2024

Carmilla
Eu esperava escrever uma resenha bem maior sobre esse livro, mas acho que não se pode falar muito daquilo que não se tem conhecimento e entendimento. É... Eu não entendi esse livro.
Para não dizer que eu não entendi NADA, eu sei que o livro conta a história da primeira vampira criada, Carmilla, mas quando eu via a quantidade de pessoas lendo esse livro eu imaginei uma história super desenvolvida com um começo, meio e fim, e não é como se não tivesse isso, mas é que eu imaginei um livro de fantasia. Eu sei que o erro foi meu de não ter lido a sinopse pelo menos.
Entretanto, mesmo tendo percebido que a história não era do jeito que eu imaginava, continuei lendo, porém mesmo assim não consegui gostar... a escrita parecia confusa e a história rasa... em fim, não sei.
jessy :)) 16/01/2024minha estante
Talvez o que faz sentido para alguns não faça para outros, e tudo bem com isso!

Let Let 16/01/2024minha estante
É verdade... percebi isso lendo. Vi que tem ótima avaliação, mas infelizmente eu não consegui entender.

jessy :)) 16/01/2024minha estante
Exemplificando, as pessoas ovacionam Agatha Christie? mas, na minha humilde opinião, sua escrita não tem aquele fator "uau" que Sherlock Holmes tem. Já li alguns exemplares da autora e não os achei tão sensacionais assim, simplesmente uma narrativa básica, ao contrário do Sir Arthur Conan Doyle, que instiga o leitor e blá-blá-blá!

Let Let 16/01/2024minha estante
Entendi...

Tiffany 15/01/2023

não achei tanta coisa
eu esperava um romance do jeito q as pessoas falavam sobre o livro, eu vi mais como uma memória de um tempo q ela nunca vai esquecer pq marcou sua vida mas nada romântico
any!¡ 15/01/2023minha estante
Não sei como panfletam isso como romance, juro

Franciane36 15/01/2023minha estante
Eu me perguntava qual era o capítulo que ia surgir o romance, até chegar no último e perceber que fui tapeada ?

Luísa 15/01/2023minha estante
Passar longe desse golpe apois kkkkkkkk

cahlendo 07/10/2023minha estante
Vocês estão confundindo romance de amor com o gênero literário romance. É um romance gótico. De qualquer modo, não dá para pôr tanta expectativa nesse livro, acaba frustrando mesmo.

Æon 09/09/2023

"SINTO LONGE O CHEIRO DE COURO" Tedesco, Nazaré. Ao ler Carmilla
Conhecia Carmilla só de nome, e o boca a boca do teor queer presente na obra. Adquiri a edição sem compromisso e foi uma delícia.

Aos novatos, o conselho: para a mentalidade de hoje em dia, alguns momentos podem parecer batidos e óbvios, mas lembrem-se que essa é uma obra que começou a ser publicada em formato de folhetim em 1871.

Não dei 5 estrelas porque a obra tem dois personagens que somem sem maiores explicações - foi o que impediu a história de cerca de 100 páginas terminar de maneira redondinha.

Li as edições da Via Leitura e Novo Século, recomendo. A edição da Wish também parece ser boa, mas é um pouco mais salgada que as citadas anteriormente. PASSEM LONGE DA EDIÇÃO DA EDITORA PANDORGA !!!
Greg.Curide 09/09/2023minha estante
Poxa tô lendo da editora pandorga véi kkkkk

Æon 09/09/2023minha estante
Puts, das edições que li e comparei a tradução, a da pandorga era de longe a pior. Se vc tiver Amazon prime há como resgatar Carmilla da novo século pro Kindle, aí você mesmo lê e compara para tirar suas conclusões (o app do Kindle funciona no Pc e celular, não precisa do aparelho em si para ler)

Greg.Curide 09/09/2023minha estante
Ahhh que dica massa ! Tenho prime e tenho Kindle , dar um conferida agora hahaha. Valeu amg !

Æon 09/09/2023minha estante
Nada! Caso se lembre, volte aqui depois e diz oq achou do comparativo!

Maria15781 06/10/2023

É um bom conto e bem rapidinho de ler!
A escrita é boa e é uma história bem contada por mais que eu tenha achado meio enrolada em algumas partes.
MillaBook 06/10/2023minha estante
E eu que comecei e achei impossível continuar ?

Maria15781 06/10/2023minha estante
Sério? Por que?

MillaBook 06/10/2023minha estante
Achei monótono ?devia dar mais uma chance?

Maria15781 10/10/2023minha estante
É bem monótono msm, mas e o final eu achei bem enrolado, mas é uma leitura muito rapidinha, da uma chance e vê oq acha

Luxcorvere 08/02/2023

A primeira coisa que eu gostaria de perguntar a pessoa que disse que o livro era queerbainting: Mana!? Você tem problema?
Um livro sendo da época que era, era bem explícito o q de romance ente Carmilla e Laura, mesmo que esse não fosse o objetivo principal do livro.

Enfim, deixando a gracinha de lado, agora vamos ao que interessa: Carmilla é um dos poucos livros que eu já li que já me fascinaram e a estória me prendeu bem em cheio. Devo dizer que um dos melhores que eu já li, se não o melhor ( Perdão Papai Jay Kristoff, perdão!)

Laura era uma personagem feita para o interesse de Carmilla, ingênua, criada sobre as asas do pai e de suas "babás" o que me irritava um pouco nela, era realmente a questão de sua inocência, tudo era muito novo, muito estranho e às vezes fugaz a ela, mas enfim era uma personagem sem olhos para a maldade, de tal modo que mesmo assim ela ainda consegue ser uma personagem agradável e bem colocada na narrativa!

Carmilla? Essa querida era o cão, mentia na cara dura e os queridos " oh, é mesmo, ela é sonâmbula!" Amei Carmilla do começo até o fim, jurava que ainda seria um final diferente do que imaginei na minha cabeça, porém não tinha como ser outro.
Não sei se Carmilla é considerado um Clássico, mas se não for, deveria. A morbidez que Carmilla trás ao seu semblante de vampira, os sentimentos doces e amargos de uma vida centenária e ao mesmo tempo ( talvez ) o amor que ela tinha aquela vida.
A única coisa que fiquei realmente curiosa o tempo todo era sobre a mulher que a acompanhou e quem ela era, algo que nunca foi dito depois de tudo, o mistério que ela deixou para trás, pra mim foi uma lacuna enorme no livro.

Em questão ao livro em um todo, tenho que dizer que para aquela época, é algo totalmente ousado, o erotismo que Carmilla trás ao se declarar várias vezes para Laura, a forma como Laura se sente por Carmilla, sendo algo que na época era algo estranho e questionável, no entanto trás para nós a primeira vampira lésbica ( ou Bissexual!?) Do mundo vampiresco.
A descrição de todo o cenário trazendo ambientes góticos e de escultura, pinturas e até mesmo vestimenta e arquitetura gótica é fascinante, aquele que não apreciou tais coisas, provavelmente não é cativo de detalhes.

Outra coisa bem visível é a inspiração para criar Drácula, a forma como as pessoas era cativas da fé e como ao mesmo tempo eram descrentes é claramente Jonathan pensava das pessoas do povoado " bando de pessoas cheias de crença" o jeito como ele nunca levava para algo mortal ou até mesmo como lendas e mosntros, são os personagens como pai de Laura era, até certo momento da estadia r Carmilla em sua casa.
Imagino que um livro escrito em 1872, trouxe mais do que poderíamos esperar com livros que lemos na atualidade.

Uma escrita impecável, um desenvolvimento muito bom e totalmente impossível de não gostar, Carmilla conseguiu de toda forma me cativar e me deixar fascinada pela leitura.
Para aqueles que criticaram, um livro de, 1872 comparando a livros atuais que hoje parecem ter sempre a mesma fórmula, um desenvolvimento ruim e cheio de furos em roteiro, com personagens questionáveis e duvidoso, que em sua maioria gabaritaram o código penal ou simplesmente só são ruins mesmo, a única coisa que tenho a dizer é: Melhore como ser humano e procure consumir livros melhores!
Lanna 08/02/2023minha estante
A melhor resenha que li até agora, parabéns. Essa querida do queerbainting e a outra querida que disse que O Retrato de Dorian Gray é um livro anti cristão, podiam dar as mãos e ir para uma aula de interpretação de texto kkk. Esse livro é sim considerado um clássico.

Luxcorvere 08/02/2023minha estante
Ainda não tankei a querida do Dorian Gray, eu dei boas risadas dela kakkakakaka. Ainda bem que é considerado um clássico, caso contrário ia fazer petição pedindo o reconhecimento!

Lanna 08/02/2023minha estante
Kkk

Let 30/07/2021

Não é um romance, é um horror gótico
Quando li a sinopse e vi a capa, imaginei que seria um romance entre a Laura e a Carmilla, mas longe disso. O livro é, na verdade, um conto gótico de horror escrito em 1872.

Mas não foi isso que me fez dar uma nota mais baixa. Apesar de não ter romance entre as personagens (só alguns flertes meio estranhos), o que me incomodou foram algumas pontas soltas. Afinal, quem é a mãe misteriosa da Carmilla que nunca mais apareceu? E as descrições do autor são bem exageradas e até um pouco cansativas. O livro é bem curto, mas isso pesa um pouco a leitura. Parágrafos inteiros de descrição de bosque ?

A linguagem é típica de um clássico escrito em 1870, e é a Laura que narra a história. Mas não é difícil de ler! Vale a pena pra quem quer conhecer a primeira grande vampira dos clássicos de horror, que inspirou o DRÁCULA! Mas se você quer romance e não gosta de horror, ou de leitura mais clássica, não recomendo tanto.
Max 01/08/2021minha estante
eu jurei que era um romance decepção

Terra 10/08/2021minha estante
Eu tbm jurei que era um romance, fiquei um pouco decepcionada kkkkk

Isa 26/08/2021minha estante
comecei a ler agora, ainda bem que vi sua resenha let ??

Ayrton 21/04/2023

Um clássico da literatura gótica!
Estava super ansioso para ler esse livro! Ouvi muita coisa sobre a Carmilla e cada vez mais tive curiosidade!!

E me encantei bastante. Não sou muito fã de ler clássicos por conta da escrita, que na maior parte das vezes me deixa bem saturado.

Isso aconteceu com o conto "O Vampiro", que também estava no livro.
Leslie.Eduin 21/04/2023minha estante
A escrita é mais "antiga" nesse livro??

Ayrton 21/04/2023minha estante
Sim sim, embora no conto "O Vampiro", q rá no livro, é ainda mais visível

Leslie.Eduin 22/04/2023minha estante
Hmmm.. bom saber ?

álex! 24/11/2021

carmilla
não meus amores que decepção foi essa???? fui na ilusão de ter um romance sáfico lindinho e recebi um conto gótico sem pé nem cabeça???

amei nota 0
Ashiley.Carolina 24/11/2021minha estante
entendo o sentimento, também achei que era um romance sáfico perfeito e me veio essa loucura

álex! 24/11/2021minha estante
amg eu fiquei ???? o livro todo do começo ao fim

Ashiley.Carolina 24/11/2021minha estante
pra confortar seu coração irei te indicar um livro safico com sobrenatural nacional que tem no kindle unlimited: "o que os vampiros fazem no sol" ?

Cinara... 08/04/2021

Clássico!
" - Tenho certeza, Carmilla, que você já esteve apaixonada, e que neste momento há um caso de amor em andamento.
- Nunca me apaixonei por ninguém, e nunca o farei - ela suspirou - a menos que seja por você."

A minha vida toda eu não tive a mínima noção sobre a existência deste livro. Só achei fuçando a Amazon.
Escrito em 1872, o livro que claramente inspirou muito, (muitoooooo) Bram Stoker, me pergunto como ninguém o conhece tão bem como Drácula? Será pelo fato de ser uma mulher? Uma mulher vampira? Uma mulher lésbica? ? Mulher! Quando saberemos? Acho que nunca....
Achei a narrativa bem parecida com Drácula, e estudiosos falam que Stoker usou este livro como material de pesquisa, só ele que não ?????? Mas qualquer um percebe na leitura e comparação dos dois livros que Carmilla foi a "mãe" de Drácula. O Hóspede de Drácula parece ser até a mesma história ?
Enfim.
Amei! E todo mundo deveria conhecer essa história antes de ler Drácula.

A narrativa te prende do início ao fim.
A ambientação da história, castelos, quase senti o cheiro das pedras das construções, das árvores, relva e até mesmo da neblina!
Carmilla te morde e você nem vê. ???????
Apaixonante!

Realmente a notoriedade desde livro deveria ser bem maior!
Lua 09/04/2021minha estante
amo!!

Cinara... 09/04/2021minha estante
Não tem como não amar Lua! ???????

Ivan. 09/04/2021minha estante
Que bacana.