Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

avilannes12 09/06/2024

Boa leitura curta
Bom livro pra sentar numa tarde e ler. Gosto muito de histórias de vampiro e dei o nome da minha gatinha de Milla em homenagem à Carmilla, a primeira protagonista feminina das histórias vampirescas

Slamanoqchato 08/06/2024

Clássico gótico bem escrito.
Essa adaptação me pareceu bem fácil de entender, apesar de (no meu caso) infelizmente juntar um conto que não foi muito do meu agrado.
Carmilla é um conto muito bem estruturado, um suspense em certos momentos, que dá uma emoção a mais.
Para quem quer uma leitura rápida e conhecer mais uma obra gótica, indico bastante. É sempre bom revisitar alguns clássicos.

Chenqing 08/06/2024

Amo minha mãe
Gente, Carmilla que mulher, amo ela, incrível, o livro é curtinho e a Carmilla maravilhosa, muito tranquilinho, ela bebendo sangue e deixando as meninas apaixonadas, ícone

kettlem0 08/06/2024

"Você é minha, será minha ... Por toda eternidade"
O livro fala sobre uma menina que eu julgo bem carente porque tipo, Quem fica animada com uma estranha em casa? Por mais que a história se passe no interior.
Eu particularmente gostei porque tem final feliz e tem cabimento, tinha tudo pra ser um romance lésbico, só não foi porque o autor não quis
Thiago548 08/06/2024minha estante
Gostei ????

Gabi.anna 08/06/2024minha estante
Mds, que rápida!!

Lexvis 09/06/2024minha estante
pra mim claramente é um romance lésbico

Moon LH 08/06/2024

Carmilla
Esse livro traz duas histórias, sendo essas ?Carmilla? e ?O Vampiro?. Em Carmilla acompanhamos a história narrada pela Laura, uma jovem que mora com seu pai, onde os dois acabam recebendo uma hospede um tanto quanto enigmática. Já em ?O vampiro? a história contada é a obra que deu origem a imagem de vampiro que temos hoje, além de ser uma das (ou a, não lembro) primeira história de vampiro publicada, servindo de inspiração para diversas outras famosas obras futuras, como por exemplo ?Dracula?.

O livro é muito curto, a primeira historia tem 100 páginas mais ou menos, e a segunda um pouco mais que 50, por esse motivo achei que seria uma leitura rápida, mas não foi. Lever dias pra conseguir terminar, não me prendeu em momento nenhum, fiquei lutando para conseguir terminar. Não sei se foi por conta da escrita (usa uma linguagem antiga), ou se foi por acontecer tudo muito rápido (no sentido de parecer que nada é aprofundado) ou se foi a história em si (não sou muito fã de terror ou livros com muitas cenas de morte e tals, acho entediante). Ou seja, não gostei.

Um ponto interessante que achei foi o fato do livro ter umas cenas de relação entre duas garotas, e como o livro é antigo (em uma época que esse tipo de conteúdo era visto como algo ?errado? e eram censurados ou ?escondidos? das mídias) achei interessante e fiquei super curioso em saber como foi a reação do povo da época sobre essas partes. Fora o fato de ser super bacana essa exposição para naturalizar o tema no passado (embora ser representado por um ?monstro? que ataca pessoas para beber do seu sangue não seja a forma ideal de representatividade kkkkkkkkkkkkkkk)

Yasmin1609 06/06/2024

Gostei muito da história de Carmilla, te prende do começo ao fim. A do vampiro também é muito boa, não me arrependo te ter comprado o livro ?

Cailaine.Martins 06/06/2024

Carmilla a Vampira de Karnstein
" Acha que sou cruel, egoísta, mas o amor é sempre egoísta. Quanto mais ardente, mais egoísta. E não tem ideia do quão ciumenta sou. "

Bruna2034 05/06/2024

Carmilla a maior de tdss
Eu pessoalmente gostei bastante do livro, nunca li nada da literatura gótica clássica, tinha até certo receio de achar que não iria pegar o ritmo da leitura porém li em menos de 5 horas e me prendeu bastante.
A Carmilla de longe é a melhor coisa desse livro o autor conseguiu trazer uma imagem de poder e sedução muito forte nessa personagem e sinceramente me importava mais com ela e o "relacionamento" dela com a Laura do que o suspense em si.
O livro tinha tudo pra ser um favoritado, 5 estrelas porém aql final foi bem decepcionante. Além de super confuso e de personagens extremamente burros que chega irritava, acabou com um final aberto sem respostas (quer colocar final aberto? Coloca. Mas tem que ser bem construído)
cookiecat 05/06/2024minha estante
eu achei que todas as pontas foram fechadas no final, dá a entender que a carmilla foi morta. Minha única resalva seria que deveria ter mais explicações sobre o passado de carmilla, mas faz sentido não ter já que a história é narrada pela Laura e pelo ponto de vista dela.

Bruna2034 05/06/2024minha estante
O que me fez ficar incomodada foi sobre a mãe dela e os empregados eles simplesmente são um elemento que é totalmente esquecido no churrasco e tbm no último trecho dela fala que imagina ter ouvido passos da Carmilla me deu uma sensação de será q morreu msm. Mas enfim eu achei bastante confuso e arrastado no final então eu posso ter perdido algum detalhe.

cookiecat 05/06/2024minha estante
vc tá certa na questão da mãe e aquele homem que a acompanha, não é dito absolutamente nada sobre eles, queria muito que esse livro fosse maior em vez de um conto ?

cookiecat 05/06/2024minha estante
sobre os passos da carmilla, acredito que ela ainda exista de alguma forma em espírito, já que no livro é dito que vampiros são mortos assombrados por espíritos malignos

Bruna2034 05/06/2024minha estante
Nossa sim! Se o livro fosse maior teria sido incrível o começo e o meio foram tão amarradinhos, se tivesse mais páginas teria mais tempo para desenvolver a história e amei a teoria sobre o espírito. As discussões sobre esse livro são tão boass

cookiecat 05/06/2024minha estante
simKKKKKKK foi legal discutir com vc sobre isso, inclusive depois de ler esse livro fui procurar outros livros no estilo e tem vários!

Bruna2034 05/06/2024minha estante
Amei, quero ler mais romances góticos tbm dps desse, me recomenda alguns pfvrr

cookiecat 05/06/2024minha estante
eu ainda não li nenhum além desse, mas vi indicações! Os livros Edgar Allan poe, anne Rice escreve livros sobre vampiros, Charlotte brontê, o livro Jane eyre. Eu sei mais, mas só lembro desses no momento, posso te falar mais depois caso queira

cookiecat 05/06/2024minha estante
o próprio escritor de carmilla tem outros contos sobre vampiros também

Bruna2034 05/06/2024minha estante
O entrevista com o vampiro da Anne rice tava na minha lista, só tava meio que com receio da escrita então escolhi Carmilla primeiro por ser menor. Valeuu pelas indicações

Bruna2034 05/06/2024minha estante
E claroo pode mandar outros no meu chat se quiser

cookiecat 05/06/2024minha estante
eu também queria ler os da anne e tava com receio de não gosta também! não é uma gótico, mas tô lendo Dostoievski agora, caso vc leia algo da anne faz resenha dizendo oq achou!

giovana1126 05/06/2024

Achei meio corrido o livro todo, não tem aquela emoção que romance vampiresco normalmente tem, mas é uma leitura rápida e fácil.

wtfartby 04/06/2024

Carmilla e o Vampiro
Não tenho muito a acrescentar nessa resenha, são dois contos sobre o vampirismo relativamente bons. Gostei mais do conto Carmilla, e não é nem de longe sobre romance lésbico, pelo menos na minha interpretação. Tem vários trechos sombrios, mas não assustadores. O vampiro me deixou entediada, por isso 3 estrelas.

Duda França 03/06/2024

Resumo de Carmilla A Vampira de Karnstein
?Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro "Carmilla: A Vampira de Karnstein", do autor Joseph Sheridan Le Fanu. Se trata nada mais nada menos do que a primeiríssima vampira, veio antes mesmo do Drácula e revolucionou a literatura gótica como um todo, servindo como inspiração para muitos contos incríveis.

?Laura mora com o seu pai, um inglês que serviu no Exército Austríaco, num castelo na Estíria (Império Austro-Húngaro) acompanhada de duas governantas: Madame Perrodon e Mademoiselle De Lafontaine.

?A vida da família mudou quando foram surpreendidos por uma elegante e misteriosa moça, Carmilla, que sofreu um acidente e resolveu repousar no castelo. Ao despertar, imediatamente desejou receber Laura em seu leito.

?Ao se verem pela 1° vez, foi um verdadeiro encanto. Logo se tornaram melhores amigas, a nova moradora nutriu uma paixão avassaladora por ela. Mas, enquanto os dias passavam, a saúde de Laura deteriorava, porém continuava delicada e meiga, ao contrário da sua companheira... ela evitava responder quaisquer perguntas, possuía hábitos estranhos como sair à noite e se trancar no quarto durante grande parte do dia, parecia um morcego.

?O pai dela, preocupado, mal esperava o que estava por vir... o clima se tornou ainda mais estranho quando a filha do general faleceu e, dias depois, ele chegou para explicar o que havia acontecido.

?A filha dele tinha terríveis pesadelos, além da terrível sensação de ter sido estrangulada, apresentava dois furinhos no pescoço. Isso aconteceu depois que uma jovem, assim como Carmilla, chegou e passou a viver com eles. Dias depois, fraca demais para lutar contra esse mal, veio a falecer. O general achou correto avisar o seu amigo e descobriram que era uma vampira.

?O general, amigo do pai de Laura, explicou sobre toda a antiga linhagem dos Karnstein e como reinavam sobre os pobres camponeses. Agora que tinham descoberto o segredo de Carmilla, trataram de matá-la o mais rápido possível, com uma estaca de madeira enfiada no coração, decepando a sua cabeça e a queimando.

Patrícia Santos 03/06/2024

Um livro bom, gostei mais da história da Camilla. Os nuances da história me prenderam mais que O Vampiro, acredito que por ser mais rodeada de mistério, a outra história já estava previsível.

Agatha467 03/06/2024

A história se desenvolve a partir do ponto de vista de Laura, que narra depois de anos, a estranha passagem da jovem Carmilla em sua casa, esta cheias de hábitos peculiar e maneiras reclusas.

Achei incrível! Foi meu primeiro contato com a literatura gótica, achei uma leitura fluída e escrita boa. Super recomendo para quem gosta do gênero.

Alessandra 03/06/2024

Le Fanu escreveu Carmilla de maneira muito cativante, apesar de não ter um grande plot, ele foi capaz de nos manter presos na história do início ao fim.