Canção de Ninar

Canção de Ninar Leïla Slimani

Resenhas - Canção de Ninar

K.G | @kennedy guedes 23/03/2018

Mais resenhas em @entaoeuli_
ENTAO EU LI CANÇÃO DE NINAR... E PACEIRAS SERÁ QUE NA FRANÇA NÃO EXISTE XAMPU?

Começando os thrillers de 2018 com o curtíssimo, canção de ninar, diretamente da França.

Aqui nos temos um casal que está vivendo um momento conturbado, Miryan então decidi voltar a advogar e pra isso precisam de uma Babá. Depois de muito procurar eles encontram Louise (Ou será que Louise os encontrou? ) ao que parece a Babá perfeita.

O LIVRO COMEÇA COM UM PROLOGO VIOLENTO, banhado de sangue, LOGO DE INICIO VOCE SABE QUE ALGO TERRIVEL ACONTECEU, E É IMPOSSIVEL LARGAR ATE CHEGAR AO FIM.

O que mais me chamou e que os personagens são descritos com ? CABELOS SUJOS, DUROS OU ENGORDURADOS? Caralho será que não existe xampu na frança? Um sabaozim de coco talvez?. Já nao quero mais crush frances kkk

Eles são bem amargurados, a atmosfera e tensa, VOCE FICA ANSIOSO PRA CHEGAR NO DESFECHO, E ENTENDER O QUE LEVOU A SITUAÇÃO INICIAL. A escrita é fluida, o tipo q te prende durante quase todo o livro.

A narração 100% em terceira pessoa me incomodou, queria ver alguns pontos de vista em 1a. o livro intercala entre o presente e o passado do trio protagonista, apresentado por algumas pessoas que fizeram parte dele.

Esse livro tem uma energia MUITO parecida com ? Até você ser minha?, Uma babá, bebes, gravidez, sangue e violência? Não que seja parecido, mas tem a mesma vibe. Eu to muito de sentir a ?vibe, energia, atmosfera? dos livros, será esse meu super poder, finalmente estou virando um X-men?

A historia pra mim DESANDA UM POUCO NO FINAL, DE REPENTE, PÁ, ACABOU O LIVRO. Eu cheguei no final e pensei ? O QUE?? ESSE LIVRO DEVE TA FALTANDO PARTES?. Apesar de TER UM FINAL, acontece de forma muito repentina, parece que a autora cansou de escrever o livro e falou ? QUER SABER, VOU TERMINAR LOGO ESSA BAGAÇA, CANSEI? num capitulo a personagem ta indo pra casa de carro, no outro a autora conta o final e o livro acaba.

Com isso eu fiquei meio decepcionado, poderia ter sido melhor trabalhado. Ficou muito abrupto, muito PÁ, ACABOU, QUEM GOSTOU BATE PALMA QUEM NÃO GOSTOU PACIENCIA.

Serio, o livro tem menos de 200 paginas, leiam, e me digam se tiveram a mesma sensação.

Agora tenho um IG Literario onde deixo la um monte de indicações ( ou nao kkkk) se quiserem dar uma olhada! todas as resenhas saem primeiro por la, alem de conteudo exclusivo.
Patricia 23/03/2018minha estante
Posso matar uma curiosidade? Porque paceiras?

K.G | @kennedy guedes 23/03/2018minha estante
Pq sou fã dos videos da Barbie maconheira kkkk

Patricia 26/03/2018minha estante
Então tá né ... mas maconheira?

Mikaele 30/03/2018minha estante
undefined

Isabel.Vilela 19/04/2018minha estante
Cara vc sumiu do face...sinto falta das suas resenhas divertidas e irreverentes..voltaaaaaaaa

K.G | @kennedy guedes 20/04/2018minha estante
Oi migs, nao sumi é que Fui banido la do grupo

Isabel.Vilela 21/04/2018minha estante
Aff q triste...mas te achei aqui hahaaaa

Mizinhah 21/04/2018minha estante
Estou na página 120 e estou achando o livro tedioso, espere que melhore, pois não está me prendendo muito.

Erika 13/05/2018minha estante
Eu li. Realmente a história já te lança no começo. Mas e aquele final? Muito vago. Sem graça.

lys 21/11/2019minha estante
Eu li as outras resenhas pensando "Que livro essa p****** me lembra?".
Até você ser minha me lembrou muitoooo ele ( e eu nem li esse livro aí).

Anna 01/07/2020minha estante
Achei que tinha sido só eu que tive a sensação que estava faltando páginas

Mari M. 02/08/2018

Conselho:já tire da sua lista.
Esperava por um suspense incrivel, uma angustia revoltada na garganta, mil e uma possibilidades.No entando a história é óbvia e sem surpresas, fraca, morna, li arrastada na esperança de uma virada! Não entendi pq o livro foi tão amado por alguns...mais uma vez acho incrivel como somos diversos em gostos e TEM quem vá amar algo que pra mim foi tempo perdido.
Sandra (@lidosnaestante) 02/08/2018minha estante
Mari... vc chegou a pular pag tb?? kkk

Mari M. 04/08/2018minha estante
Siiiiiim!!!! E como!!!

Sandra (@lidosnaestante) 06/08/2018minha estante
kkk toca aqui... rsrs

Tata 11/08/2018minha estante
Concordo, fui cheia de expectativas e tive meu balãozinho furado!!

Paulinha @livrosdapaulinha 25/08/2018minha estante
Nossa fui com a mesma expectativa sua e quebrei a cara!! Kkkkk

Mari M. 25/08/2018minha estante
Triste isso!!! :(

Mari M. 06/12/2018minha estante
Giovanna tenho em ebook só

Giovanna.Lisboa 06/12/2018minha estante
Entendi, obrigada ?

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/03/2024minha estante
eu so achei que o final foi terrivel, lemos o livro todo pra nada?? nao tem resposta nenhuma

Marlonbsan 10/02/2020

Canção de Ninar
Myriam é mãe de duas crianças pequenas e aparece uma oportunidade para voltar ao trabalho num escritório de advocacia. Após certa relutância por parte de Paul, seu marido, eles começam a procurar por babás e encontram Louise, que é muito educada, metódica e dedicada, ela se dá bem com as crianças, limpa a casa, faz hora extra sem reclamar, ou seja, a babá perfeita. Com o passar do tempo, a relação de dependência entre eles faz com que ocorra algumas frustrações até que uma tragédia acontece.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos os personagens de forma alternada, não há demarcação de capítulos por número, mas sabemos quando eles acabam. O livro é bem escrito, mas achei descritivo demais nas ações, o que trava a progressão narrativa como um todo, apesar de ter só 192 páginas, daria facilmente para reduzir pela metade e ainda passar a mesma história.

Logo no início é contado o desfecho do livro, o foco passa para entender os motivos para chegar até lá, podemos julgar os atos? Com certeza. Os motivos eram suficientes para as ações? Aí não podemos dizer, claro que há prerrogativas, mas o que faz chegar nesse ponto? Quando se trata do caráter psicológico dos personagens, a sua construção define se são ou não capazes de tais ações, havia um ar de obsessão, com tendências mórbidas, mas mesmo assim ainda parece que foi sem motivações suficientes.

A história em si é confusa, há troca entre presente e passado e traz informações não tão relevantes e até mesmo desinteressantes, que faz o livro se tornar enfadonho. Os pontos positivos ficam na questão familiar, tão importante nos dias atuais, nas dificuldades de se criar filhos, de conciliar emprego, rotina e conseguir dar atenção às crianças. Ter filhos é uma responsabilidade imensa e nada fácil.
Como no início já é contado o final, não há muita coisa pra se esperar do livro.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
Dani 10/02/2020minha estante
Tive a mesa impressão de confusão... e concordo com o debate na questão familiar, muito pertinente!

Marlonbsan 10/02/2020minha estante
Pois é, o livro em si poderia ser mais bem construído kkkk mas faz parte haha

Susu 10/06/2020minha estante
Esse vaivém, essa troca de planos temporais me deixaram enfurecida. Já não compreendia quase nada

Gabriela Grisa 31/08/2020minha estante
Eu achei muito vago o final. Por mais que soubéssemos o que acontecia, queria uma explicação mais a fundo do que realmente aconteceu e quais foram os sentimentos da Louise no devido momento.

Marlonbsan 31/08/2020minha estante
Realmente parece que falta profundidade pra história se encaixar... ?

Edy 30/12/2021minha estante
Não podia concordar mais. Este livro é curto mas da a impressão de ser um calhamaço, muito assunto q não traz assim tanto desenvolvimento d narrativa, saí do livro mais confuso do q outra coisa

Yasmin 21/11/2023minha estante
Ao contrário de outros leitores consegui acompanhar completamente a linha do tempo(acho até legal) mas ficou mt vago,deveria ter mostrado como foi o acidente e como Louise se sentiu fazendo isso,mas ouvi de um amigo q disse pode ter sido a filha dela

Bruna.Rafaela 19/02/2024minha estante
Exatamente isso! Eu sou leitora nova e me perdia, achando que estava faltando páginas. O autor não soube trabalhar essa viagem no tempo.

stescardoso 26/02/2024minha estante
Esperei o livro inteiro pra descrição de como aconteceu e o que levou ela a fazer isso. Chegou na hora e foi super vago. Me decepcionei um pouco mas o restante do livro gostei muito.

Marlonbsan 27/02/2024minha estante
Pois é, realmente parece que falta algo mesmo

Yuri Rebouças 10/05/2018

Que livro viciante!
Ignorando completamente a máxima "nunca julgue um livro pela capa", o Canção de Ninar me pegou de jeito com essa capa linda e minimalista antes mesmo de saber sobre o que se tratava a história. Quando li a sinopse, então não teve escapatória, eu PRECISAVA ler esse livro urgentemente!

Canção de Ninar, o segundo livro da autora marroquina Leila Slimani já nos conquista no primeiro parágrafo ao iniciar a história com uma impactante tragédia. Ela é direta em sua escrita e não nos dá tempo de refletir sobre os eventos que se sucedem porque a cada instante acontece algo novo e chocante ou uma informação inédita nos é jogada para decifrarmos o quebra-cabeça dos personagens e cenários muitíssimo bem desenvolvidos.

Decidindo introduzir a trama pelo final, somos então jogados em uma cena de crime desesperadora (isso não é spoiler, está na contracapa do livro) onde duas crianças foram brutalmente assassinadas e a principal suspeita é a sua babá, o que parece algo incoerente, afinal a doce e aparentemente perfeita Louise parecia a mulher ideal para cuidar de crianças.

Adam é um bebê de colo e Mila não tem mais do que quatro anos, e ambos se encantam por Louise assim que ela ocupa o cargo, se tornando uma presença tão poderosa na casa que em diversas vezes Myriam, a mãe das crianças, se sente incomodada como se estivesse perdendo o seu lugar ali. A primeira cena do livro onde é descrita através de uma análise policial o momento em que encontraram os corpos de Adam e Mila é desesperador, e ainda mais quando ouvimos os relatos sobre o estado enlouquecido da mãe ao descobrir que os filhos foram assassinados.

Canção de Ninar é um livro intenso e trabalha claramente assuntos como preconceito e classes sociais, que na história tomam contornos ainda mais fortes. Os capítulos são narrados em terceira pessoa e isso nos dá um certo afastamento da trama, como se ouvíssemos os relatos através de uma notícia e fazemos então os nossos próprios julgamentos enquanto mantemos distância dos personagens. A maioria dos capítulos apresentam o plano de fundo da própria Louise, como ela chegou ali, os seus problemas financeiros e a vida desestruturada quando não estava na casa dos patrões, e a sua transformação de babá perfeita (no momento em que foi contratada) até uma mulher assustadora e intimidante.

Um detalhe assustador é que o livro é baseada em um crime real, o que torna o choque de realidade da leitura ainda maior. A história é tão viciante que eu li em um único dia, e o jeito como a autora nos conduz de maneira não-linear também torna a trama um suspense desesperador, MAS (e esse é um "MAS" em maiúsculo com negrito porque eu fiquei realmente com um "hã???" gigantesco na cabeça) o final foi decepcionante! Parece uma conclusão desesperada e forçada como se a autora estivesse com pressa de terminar a história e o desfecho se tornou algo vago, sendo que a construção da narrativa pedia um final surpreendente. Como eu disse antes, a autora inicia a história com a cena final onde os corpos das crianças são encontrados, e talvez por isso ela tenha ficado sem cartas na manga.

site: www.yurireboucas.com
Matheus 10/05/2018minha estante
Resenha incrível, muito boa!

Sun's daughter 10/05/2018minha estante
Show - Vou ler !

Esthefany.Tavares 10/05/2018minha estante
A mão de comprar chegou a tremer! Tá na lista de compras já!

Obrigado Matheus!

Yuri Rebouças 10/05/2018minha estante
Leia sim Larissa, é muito bom!

Yuri Rebouças 10/05/2018minha estante
Você vai ler super rápido Esthefany, a história é frenética haha

Eliane443 12/05/2018minha estante
Mais um pra lista de compras. Sua resenha aguçou minha curiosidade.

Yuri Rebouças 12/05/2018minha estante
Me conta o que achou depois Lia, ele é bem chocante. rs

David 25/07/2018

O silêncio que tudo diz
Assim como um músico trabalha com a mistura dos sons com o silêncio, Leïla Slimani escreve como música.
Em “Canção de Ninar” ela tem uma história que pode, aparentemente, ser resumida em poucas linhas. Mas, para conta-la, a autora não recorre a malabarismos estéticos grandiosos ou mesmo a um tom exageradamente sombrio. Nem é o suspense o que prende o leitor, dado que o fim da história é o começo da narrativa. O que move o livro é o que o texto não diz. Tudo que importa está no silêncio, no que foi deixado por dizer, no subentendido do que nos foi apresentado.
E a escolha por esse artifício é ideal, já que algo parecido acontece com os temas que permeiam a obra: a xenofobia, o machismo, o preconceito de classe. São comportamentos muitas vezes velados, implícitos. Estão tão enraizados na estrutura social que “meia palavra basta”.
Com uma terceira pessoa onisciente, a autora descreve apenas o suficiente para que consigamos entender que sua crítica (e questionamento) vai muito além do casal Massé ou da babá Louise. Ou melhor: nem os atinge, visto que são apenas espelhos da nossa realidade.
“Canção de Ninar” é o silêncio que precisa nos incomodar.
GilbertoOrtegaJr 25/07/2018minha estante
Bela resenha. Gostei muito dele também

David 26/07/2018minha estante
Valeu, Gilberto. Muito bom mesmo o livro

Rosana 07/08/2018minha estante
Gostei da resenha e do livro. Tive essa mesma impressão, da força do não-dito, das sensações que Louise provocava nos patrões e nas crianças. Sensações que eram deixadas de lado em nome da comodidade...

David 07/08/2018minha estante
exatamente, Rosana!

Cris Corradi 05/09/2018minha estante
Adorei sua resenha! Exatamente isso..."o silêncio que precisa nos incomodar".???

Bárbara 13/01/2019minha estante
Adorei sua resenha, parabéns!!
Também dei 5 estrelas para este livro, é uma estória que nos faz refletir muito sobre as coisas e momentos que priorizamos e valorizamos, sobre a posição da mulher como mãe e profissional...
A vida que a babá teve e todos os conflitos internos que a levaram a ter a atitude de matar crianças é algo que nos faz pensar neste livro por dias...
Simplesmente incrível, adorei este livro e a mensagem que ele passa.

Adri_Alline 04/09/2018

Faltou o final
O livro é tenso, a narrativa prende, é um livro sombrio, mas... nao tem final!
Quando acaba a gente acha que perdemos as ultimas folhas.
Ficam muitos porquês, além disso, de uma puta narrativa e historia boa, dava pra ter um final fodastico.
Mas sei lá, eu gostei. Não me prendo apenas aos finais. Gosto de analisar o livro todo.
Maiara 20/09/2018minha estante
Exato! Me senti abandonada no final. Mesmo assim, é isso: a narrativa prende, então vale a pena.

Rocha 29/11/2018minha estante
Exatamente! Eu até voltei ao início do livro, achando que tinha perdido alguma informação...Quando acabou, eu só consegui ficar: ?????
Mas no geral a leitura foi legal.

Adri_Alline 18/12/2018minha estante
Eu li ebook :(

mdantas 03/12/2019minha estante
Será que o sentimento de abandono que sentimos ao terminar de ler esse livro, com seu fim repentino; não é intencional? Sentimento de abandono é basicamente o que tinha a Louise, por toda sua história de vida desde a infância.
E Paul e Myriam se viram também em um final repentino, com suas crianças mortas.

Débora 18/05/2021minha estante
Com essa sua resenha, Maria, descobri que preciso ler esse livro!

Maria 18/05/2021minha estante
Fico feliz com o seu comentário, Débora. Tenho certeza de que você irá gostar.

Débora 18/05/2021minha estante
Também acho que sim. Obrigada!?

André Vedder 18/05/2021minha estante
Bela resenha!

Maria 18/05/2021minha estante
Obrigada, André! :)

fev 13/01/2021

Não é possível. Deve estar faltando alguma parte desse livro. Não curti a escrita e não achei nada de thriller. Aliás, achei bem fraco nesse sentido. O livro só narra coisas cotidianas com um ou outro episódio que faz você duvidar do caráter da babá. Não valeu a pena insistir na leitura.
Brunna 13/01/2021minha estante
Esse livro começa tão promissor e depois é só ladeira a baixo, triste KKKK também fiquei frustrada

fev 13/01/2021minha estante
Eu jurando que ia amar e deu ruim. Hahaha

Brunna 14/01/2021minha estante
Culpa deu Bel Rodrigues haha

Marcia 04/02/2021minha estante
Super concordo!!! Thriller definitivamente não é! Livro com mais perguntas que respostas! Enfim nao curti!

Werllen.Rubio 05/09/2019

A decepção do ano?
Bom, esse livro foi a minha pior leitura do ano. A escrita da autora é péssima, a história não anda para frente, é muito confusa e muitas situações são sem sentido.
O livro praticamente não tem final, não nos explica as motivações do crime, o final é aberto.
Camila Westphal 15/10/2019minha estante
Concordo plenamente. Fico feliz por ter pago só R$10,00 nele. A decepção foi menor por isso.

Werllen.Rubio 16/10/2019minha estante
Foi uma leitura difícil viu, li pq o livro era pequeno, mas odiei ele kkk, não leio mais nada dessa autora kkk

Camila Westphal 16/10/2019minha estante
Compreendo totalmente sua decisão. Ouvi falar tão bem esse livro que lutei pra acabar a leitura. O final então, sem comentários.

-.-.-.-.-.- 12/01/2020minha estante
Concordo. Também me decepcionei.

Isa 13/12/2019

achei que o livro não desenrola, fica sempre naquela mesma rotina de babá e quando o crime é feito, o livro não se aprofunda em apresentar o motivo e nem a autora do crime, e o livro acaba do nada.
Gih Camargo 18/12/2019minha estante
Eu terminei agora esse livro e nao entendi o final sobre a Nina Dorval ser a Louise socorro me explica??

Bia 27/12/2019minha estante
você me descreveu toda.

Isa 07/01/2020minha estante
acredito que ela mudava de identidade, pois ela fazia essas atrocidades em várias casas...

rita_pontes 08/01/2020minha estante
A Nina Dorval é a Louise na hora da reconstituição do crime

marisa13 05/09/2021

No começo tava ruim, no final parecia que tava no começo
Não vale a pena, se fosse pra definir em uma palavra seria ?irrelevante?. Duvido que vou lembrar alguma coisa desse livro daqui uma semana (tomara).
Na tentativa de desenvolver os personagens a escrita fica maçante, sabemos muito sobre eles e você até consegue se importar um pouco com a história por causa disso, mas é chato? As discussões sobre xenofobia, sexismo e a arrogância da burguesia / classe média são legais, apesar de rasas. No que o livro peca mais é no que se propôs a fazer, ou seja, no suspense. Muita encheção de linguiça pra falhar na parte que todo mundo espera. Quando leio esse tipo de obra é com a esperança de me surpreender, caso não aconteça, espero ao menos que a leitura seja interessante. A motivação para o crime foi tão ????? sei nem o que dizer além disso. Apenas que não vale a pena, é esquecível. Melhor optar por alguma outra coisa.
chris 05/09/2021minha estante
não sei como alguém dá 5 estrelas pra um livro desses, sério kkkkkkk

Bia1542 05/09/2021minha estante
Tinha até esquecido que tinha lido ele, de tão "tanto fez tanto faz" que foi na minha vida

Kleba 05/09/2021minha estante
cara, eu tenho vontade de casar com suas resenhas KKKKKKKKKK

marisa13 06/09/2021minha estante
Obrigada?? kkkkkkkkkk

Heloisa.Redolfi 14/01/2019minha estante
Finalmente alguém que pensa como eu!!! E pensar que esse livro ganhou inúmeras premiações na França.. poxa vida :(

Má Contato 06/02/2019minha estante
Eu tava amando o livro!!! Ate que terminou e eu fiquei: uaiii, deve ta faltando um capítulo porque né... ODIEI ISSO!

Marina 06/02/2019minha estante
Sim!!! Tive exatamente essa sensação também :(

Flávia Pasqualin 06/11/2018

“Ela é nossa empregada, não nossa amiga”
Acho que essa frase consegue captar toda a essência do livro. Não se trata apenas de uma história sobre um crime, mas sim de uma critica a dinâmica familiar da sociedade contemporânea. A relação entre patrão e empregado é dissecada nessa obra.
Louise é uma mulher que ganha a vida como babá. Viúva de um marido que só lhe deixou dívidas, ela nunca pode dar o amor e a atenção que a filha merecia, pois estava sempre ocupada cuidando do filho dos outros. Solitária, ela encontra nas famílias em que trabalha uma válvula de escape para enfrentar as dificuldades da vida.
Louise é a baba perfeita. Louise fica ate tarde. Louise cozinha. Louise costura. Louise inventa brincadeiras. Louise não reclama. Louise é quase parte da família. Louise matou duas crianças...
Cristian 06/11/2018minha estante
Parece bem pesado

Flávia Pasqualin 07/11/2018minha estante
Ainda mais que foi inspirado em um caso real.

Cristian 07/11/2018minha estante
Nossa! Chocante. Tentarei ler.

Comcordo!!!

Mari M. 02/08/2018minha estante
Concordo! Não entendi o pq do estardalhaço.

Regina 02/08/2018minha estante
Nem eu.

Luiza.Souza 25/07/2018

Infelizmente não achei tão bom. O livro é cruel de certa forma, tem uma história bem triste e até mantém um clima interessante de suspense, mas me senti um tanto enrolada. Achei o desfecho corrido e sem tanto brilho. Vale até uma conferida, mas não acredito que seja prioridade na fila de leitura de alguém.
Concordo!

Luiza.Souza 04/08/2018minha estante