O Dueto Sombrio

O Dueto Sombrio V. E. Schwab

Resenhas - O Dueto Sombrio

yasmin 19/07/2023

kate&august&monstros.
Com a sequência dessa duologia, posso dizer que por mais que seja uma distopia, onde geralmente todas tem a mesma fórmula, a autora soube trazer algo diferente das outras que já tinha lido.

Desde o início, achei o universo incrível ? os personagens, os monstros, os questionamentos e os conflitos ? mas algo negativo que permaneceu ainda nesse segundo livro, foi o fato da Schwab não aprofundar mais esses aspectos que eu citei no início. Ao mesmo tempo que tudo era explicado também conseguia não ser o suficiente... Achei que faltou abordar e explicar mais ao leitores sobre o universo, como por exemplo, a real origem dos monstros, o quê foi O Fenômeno, de como era Veracidade antes de tudo rolar, como a trégua de fato aconteceu... Tantos questionamentos que mesmo com o fim da duologia, não foram explicados para nós.

Porém, é inegável que a trama desse segundo livro foi muito boa, por mais que confusa demais as vezes. Achei toda a questão do Sloan, FTF, um novo August e uma nova Kate bem apresentados, mas o aparecimento desse novo monstro e o quê ele era de verdade foi algo muito louco (pro lado ruim) que me deixou confusa demais em certos pontos da história, sem contar que o final foi bruto demais, achei um desfeixo realista de certo modo (triste? sim! gostei? não!) mas senti muita falta de um epílogo explicando como ficou Veracidade depois de tudo aquilo.

Por fim, os personagens são excêntricos, e posso afirmar que me apaixonei por Kate e August. A relação dos dois era muito pura e mesmo com toda a maldade presente ali na vida deles, eles conseguiram manter um relacionamento muito lindo e natural. Confesso que fiquei abalada com o final deles e gostaria que tivesse sido diferente, mas a história nos mostra desde o início que essa distopia não iria ter um final de esperança e prosperidade, mas sim de uma tentativa de "restaurar o normal".

Bruna.Cavalcante 18/07/2023

Mediano
Talvez por ter demorado se ler a continuação, não tenha me apegado tanto a esse segundo livro.

A Kate é irritante e só queria que o livro terminasse.

Marcos 17/07/2023

Fica comigo?
É um livro que eu não sei dizer bem o que eu achei? Alguns livros funcionam assim. Depois de alguns dias ou meses você finalmente tem a resposta se gostou ou não. É um livro de altos e baixos, diferente do primeiro, esse não tinha espaço para uma esperança e a história se amadureceu conforme os acontecimentos. É inegável que a autora saiba bem por onde sua história vai rumar.

Kate foi maravilhosa do início ao fim, e August no começo estava péssimo. A violência no livro nos faz refletir sobre a vida real. Todos nós no fundo desejamos algum tipo de violência? Ambos tem uma química perfeita e eu fiquei arrasado com o final do livro. Talvez estivesse esperando algo assim, mas mesmo assim foi difícil de superar. É uma duologia ótima e daria uma ótima adaptação. Quero dizer que Kate e August sempre estarão comigo.

Tulipa_literaria 17/07/2023

Incrível!!!
Foi uma leitura recheada de emoção e acontecimentos vibrantes, O dueto sombrio é bem intenso mais do que o primeiro volume, Kate voltando pra sua cidade Natal novamente, segredos sendo revelados, um novo monstro a solta. Tudo isso faz o leitor se prender as páginas e não querer largar. E Augusts totalmente mudado e frio, torci tanto pra um romance entre os dois hahahah, mas aqui você encontra migalhas de migalhas, não espere um romance nessa história.
Kate é uma personagem forte e determinada, gostei tanto dela nesse segundo volume. Na verdade os personagens são bem cativantes e quando você menos espera eles já ganharam um espaço no seu coração. Mas tem uma ressalva, não gostei de um cerro acontecimento específico no final, esse realmente me deixou destruída e mudaria com toda certeza. Foi por esse motivo que não dei 5 estrelas, mas essa história se tornou um favorito no meu coração, principalmente porque me apaguei ao universo e personagens.

Nicky 04/07/2023

????
Schwab estabelece um ritmo frenético desde a primeira página, intercalando os pontos de vista de Kate, August, de Sloan - o principal antagonista da história - e, por fim, do novo monstro. Com o cenário já estabelecido no primeiro volume, aqui a palavra-chave é consequência. As consequências de crimes, de escolhas, de abandonos, da violência, acima de tudo.

Violência gera violência, e atos monstruosos geram monstros.

Os monstros desse mundo são gerados por atos violentos, e todos os personagens carregam um pouco disso dentro deles.

O Dueto Sombrio não é um livro alegre. Não tem muito espaço nele para revolução e esperança - pequenos espaços, sim, e essenciais para o desenvolvimento da trama. Mas ele é muito mais construído em cima das sombras e do medo e de questionamentos; o que faz de um humano um monstro? Qualquer ato violento? O que aproxima um monstro da humanidade? Qualquer ato gentil? São críticas sutis e discussões geniais que se encaixam com perfeição em toda a trama, que fecham a duologia com perfeição.

Debora 30/06/2023

A escrita é ótima e o livro envolvente.

Dito isso, o final foi muito abrupto e eu o odiei com todas as minhas forças.

Sofia.Melo 25/06/2023

O final....
Ok esse livros com certeza é melhor que o primeiro!

A trajetória foi boa, havia bastante ação, luta, sangue(elementos importantes para uma distopia)a interação entre os protagonista foram ótimas.

Eu simplesmente amei esse "novo" August e Kate, é notório como eles evoluíram de caráter e visão sob o mundo!!

A única resguardar que fica é que o final fora algo rápido, parece que a autora quis mais desenvolver a trama e quando chegou o final ela só jogou as coisas e pronto!

Isso foi um fato que me decepcionou muito e fez até perder a mágica que a história tinha!

Biblioteca Álvaro Guerra 19/06/2023

August Flynn é um monstro que tinha medo de nunca se tornar humano, mas agora sabe que não pode escapar do seu destino. Como um sunai, ele tem uma missão — e vai cumprir seu papel, não importam as consequências.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788555340666

Camile 18/06/2023

Mais ou menos
A história foi legal de se acompanhar, mas não foi nada surpreendente

achei alguns momentos meio arrastados, o que me dificultou bastante a leitura

por ser uma duologia, ganhou meu coração (não gosto das séries com 8 livros) achei o final bem realista, nem sempre as coisas terminam bem, mas fiquei bem sentida pela Kate, ela lutou tanto

pra quem quer distrair a cabeça essa é uma boa leitura, não é melhor que vilão e vingança, mas vale a pena

Alessandra.Werneck 02/06/2023

Essa duologia me surpreendeu bastante. Apesar de não ter sido uns dos melhores livros da autora, ainda assim foi super envolvente e praticamente devorei os livros. Eu gostei desse segundo livro, porém não sei explicar, sentia que havia algo faltando. Ainda assim me apaixonei pelos personagens e fiquei bem triste com o final, porém deu para entender o que a autora queria apresentar.
Indico a leitura, é uma duologia que vale a pena e de uma leitura bem rapidinha.

Yasmin.daniely 01/06/2023

Aaaaaaaa
Porquê fazer isso ?!
Adorei, devo confessar que me apeguei bem nesse segundo livro, achei bem melhor do que o primeiro
Escrita boa e envolvente , gostei da relação de Kate e August , dos demais personagens e principalmente da premissa dos monstros da violência
Mas esse final acabou comigo, até esperava algo triste mas não triste e ruim ao mesmo tempo , sinto que não foi um fim digno mas mesmo assim é o q se tem
Só consigo pensar em como August vai
continuar sem nada ?¿

??

Gabriella123 01/06/2023

?Faça a dor valer a pena?
Após ler por completo a duologia, posso dizer com clareza que esse livro superou o segundo, apesar de ter pecado em outros pontos persistentes que já se arrastavam no primeiro volume.

A trama deste foi muito mais convidativa, cheia de ação, luta, drama e suspense, a escrita da Victoria foi fenomenal, mas eu senti esse peso grande dela colocar muitas informações, muitos personagens e acontecimentos e, mais uma vez, não conseguir nos conectar verdadeiramente com eles ? seja por falta de momento, cenas corridas, informações jogadas ao relento que não serviram de nada depois. Personagens de peso que morreram não me trouxeram grandes emoções, foi só uma tristeza momentânea que mal foi tratada devidamente na próxima página, e o mesmo serve para o Sloan e a Alice.

Falando sobre o duo protagonista, eu amei acompanhar a evolução dos dois, especialmente a da Kate, que foi quem mais amadureceu no decorrer da obra. August, assim como todos os sunais, me passaram a ideia de que foram jogados de escanteio ou subestimados pelo roteiro, mas o meu menino voltou ao normal ao fim do livro, e isso me basta ? ainda que ele tenha inúmeras perdas pra digerir e um mundo confuso para tratar. Meu único arrependimento quanto a eles é que o único momento de verdadeiro romance aconteceu nesse livro, e o restante foi uma cumplicidade e carinho que me deixaram louca por mais desenvolvimento do relacionamento deles, e quando finalmente aconteceu, foi interrompido e não voltou a se repetir nunca mais ? August amou-a e Kate o amou, mas Veracidade não é a terra dos sonhos.

Sobre o fim, eu não esperava outro ? a surpresa de ter sobrado apenas August e Soro de duo me pegou um pouco ?, mas eu não via fim distinto deste sem muitas perdas e um imenso desastre. No fim das contas, foi uma leitura interessante e me tirou do torpor que eu estava sentindo quanto aos livros.