A Alcateia

A Alcateia Glauco J S Freitas

Resenhas - A Alcateia

Garota Imersiva 05/04/2024

Não estava preparada
Meu deus, um terror nacional QUE ME FEZ CHORAR !

Eu nunca chorei lendo um terror, mas nessa belezinha aqui, eu sofri tanto, passei raiva, fiquei com dó e também me vi muito em algumas situações.
A narrativa é muito boa, descritiva na medida certa, a parte do Inferno é o tipo de coisa que o Chuck Palahniuck escreveria, com personagens sarcásticos e cruéis porém engraçadinhos.
Os protagonistas são uma ótima dupla, um todo misterioso e o outro o grandão sensível, Patrezzi é um cristalzinho que devemos proteger.
Fiquei muito feliz por uma pedrada dessas ser nacional, vale muito a pena pra quem não tem medo do sobrenatural, por que haja demônio hahahaha.

AmadoThriller 02/04/2024

Gostei muito!
A primeira cena deste livro me conquistou imediatamente, apresentando um cenário assombroso que certamente deixaria qualquer amante de investigações e crimes intrigado. Desde o início, mergulhei na história cheia de empolgação e determinação, e a cada reviravolta, fui surpreendida com os rumos que os eventos tomavam. Esta narrativa habilmente mescla mistério, terror, fantasia e thriller em uma trama coesa e envolvente, mantendo o leitor cativado do começo ao fim. É uma história repleta de ação e acontecimentos, com tramas interligadas de forma magistral.
Este livro me transportou para cada cenário como se eu estivesse assistindo a um filme, envolvendo-me em uma mistura intensa de medo, tensão, angústia e curiosidade. O personagem de Matsui me cativou profundamente, formando uma dupla dinâmica e envolvente com o policial Patrezzi. Conhecer suas vidas e traumas foi essencial para compreender suas motivações ao longo da história.
O final me deixou bastante satisfeita, e eu já teria ficado contente se a história tivesse terminado ali. No entanto, o epílogo acrescentou uma cena que apreciei muito, e o capítulo extra sobre o ritual foi uma adição curiosa e interessante sobre mais um trabalho realizado pela dupla.
A experiência de leitura foi muito agradável para mim; mergulhei na história de tal forma que mal percebi o tempo passar. Recomendo especialmente para aqueles que apreciam uma trama envolvente de mistério e terror.

Sara Férrer 24/07/2023

Um dos melhores livros que já li de suspense/ terror policial
Este com certeza foi um livro que superou todas as minhas expectativas. Eu que já conheço outras obras do autor ( a coleção folklórica), fui pra este livro com uma expectativa enorme, que foi superada sem esforço nenhum. O autor é excelente em criar essa trama de suspense, além das sensações aterrorizantes. O terror é muito bem construído, e o humor ácido de algumas cenas são simplesmente a cereja do bolo do livro. Ri, chorei, me arrepiei inteira e com toda certeza amei ler esse livro.
Super recomendo

Tathi (@Doidosporserieselivros) 19/06/2023

Olá queridos amigos leitores! Segundou! E nada melhor para começar a semana cheio de energia do que ler uma trama cheia de ação eletrizante não é?
Por isso venho indicar minha última leitura A Alcatéia de @glaucojsfreitas publicado pela @editorapendragon , uma história realmente impossível de largar!

?? ?Isso foi tirado do computador dos garotos. ? A imagem mostrava uma estrela, uma cruz, gotas de sangue, uma chave??

Em A Alcatéia conhecemos o investigador Patrezzi , um homem com seus próprios demônios pessoais e passado traumático que se vê envolto em um mistério sobrenatural que envolve desaparecimentos, sacrifícios, e mortes grotescas.
Para solucionar o caso ele contará com Matsui, um médium com poderes e conhecimentos jamais imaginados pelo leitor, que fará o que for preciso para libertar as almas de alguns , e poupar a morte de outros.

?? ?Um exorcismo serve para mandar uma alma ao Inferno, mas a maioria dos fantasmas ficam presos na Terra por culpa de uma morte violenta ou traumática, revivendo aquele momento de novo e de novo e de novo. Não é culpa deles que se tornem violentos.?

A narrativa nos traz uma escrita extremamente visual e ritmo alucinante, onde as coisas vão acontecendo e surpreendendo, de forma que o leitor devora as páginas sem perceber incapaz de abandonar o livro sem saber o desfecho.

Temos cenas fortes de violência, e descrições tão precisas que conseguem arrepiar e provocar pesadelos nas mentes mais imaginativas.

Uma das coisas que me chamou a atenção na obra, é que o autor usa os casos em que Matsui se envolve pra expor misoginia, machismo, preconceitos do passado e atuais, e como nós humanos, às vezes, somos tão ruins quanto os próprios demônios que eles enfrentam no livro.

A Alcatéia pode gerar alguns gatilhos , mas nada que os fãs do gênero não estejam acostumados, também ressalto que as violências e mortes não são ?gratuitas? , pelo contrário, contribuem na profundidade daqueles personagens que nos são apresentados.

Esse e outros livros do autor estão disponíveis também em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

Thay 14/05/2023

Fascinante!
"Também tinha sua porta. Uma vermelha. Talvez todos tivessem uma porta atrás da qual escondessem as coisas, ainda mais de si mesmos e é por isso que doía tanto quando alguém olhava o que tinha lá? Você acaba lembrando-se do que lá escondera."

Leitura sombria, com detalhes assustadores e uma trama de te fazer ter pesadelos.
Acompanhar o caçador Matsui e o investigador Pattrezi em cenas de crime, boates de demônios, encruzilhadas e casas assombradas foi uma experiência maluca. O autor sabe cativar o leitor, q cada página ou a cada nova descoberta me peguei querendo conhecer mais sobre o médium e sobre o passado dele com o investigador.
Esse livro é muito bom!

Tatiana 31/08/2022

Romance policial com um toque de sobrenatural. É bem difícil eu me sentir assustada com uma leitura, mas nesse livro, logo nas cenas iniciais, percebi que teria altas chances de sentir aquele medinho. Eu gostei bastante desse aspecto da obra, que trouxe criaturas sobrenaturais realmente assustadoras e perigosas, com descrições detalhadas e medonhas. Acompanhamos um mistério que envolve os desaparecimentos de alguns garotos, que, ao que tudo indica, estão envolvidos com alguma seita. Matsui, o consultor sobrenatural da polícia, que entende muito bem do assunto, junto com seu parceiro da homicídios, partem em busca da resolução desse caso. Eu gostei muito e me surpreendi com a obra. É bem rápido e fluido de se ler. A história é intrigante e envolvente. Recomendo para quem gosta de um terror/suspense/mistério.

Daocalia 09/09/2021

Não era bem o que eu esperava
Gente comecei o livro pensando uma coisa, e era outra totalmente diferente, mas foi uma surpresa legal, é um livro interessante, bem descritivo, a escrita as vezes fica confusa, mas no geral é bem legal, gostei muito dos personagens e achei o final meio aberto mas mesmo assim gostei bastante !!

Mika | @mikaela.gaelzer 17/07/2021

A Alcateia
"Vem lobo! Coroa-te no sangue dos apressados."

?? atenção: o livro contém violência, mutilação, rituais satânicos e se você é uma pessoa sensível não recomendo a leitura ??

Continuando... que livro senhoras e senhores! Um dos melhores que li esse ano, já que é bem "meu número".

A Alcateia acompanha o investigador Patrezzi e seu assistente, o médium Matsui em uma investigação envolvendo rituais satânicos e desaparecimentos na cidade de Curitiba.

Os dois passam a investigar a seita, utilizando a... ajuda?! Hahaha de alguns demônios.

O tom da obra é sombrio, os protagonistas não me cativaram tanto ? mais ou menos o Matsui, mas o Patrezzi... tadinho... saco de pancada de bruxa/ Demônio/ os [*****] a 4.. ? o que me prendeu mesmo foram os eventos apresentados, a forma com que as investigações são conduzidas e você se sente um investigador junto a trama e principalmente os demônios por que eu tenho um fraco por criaturas que não prestam e são debochadas ????

O final, juro pra vocês vocês depois de tanta treta e gritaria seria trágico, mas ele foi... sensível? Gente sei nem como colocar ? só sei que me surpreendeu de uma forma positiva.

Cibele 02/07/2021

Vem se surpreender
Vou começar faltando que me surpreendi com o enredo, por esperava uma alcateia convencional mero engano.

Mas não me decepcionei, o enredo é muito bem pensado e estruturado.

A narrativa do autor é dinâmica, e um pouco diferente do que eu gosto ler, mas é diferente no sentido bom, eu só não consegui continuar a ler junto com os outros 2 livros. Tive que prestar atenção na narrativa.

É aí que você perguntar o que é diferente na narrativa?

O autor narra os acontecimentos primeiro, é depois vem desenrolando e preenchendo as lacunas, explicando os porquês e para quês! Achei bem legal.

Gostei dos personagens, uma dupla é tanto.

Mas a polícial Sobral da Secrite, podia ter morrido que não ia sentir falta.

O livro é um suspense, um thriller, um terror com muito sobrenatural.

Também não posso deixa de dividir que quando vi que o caçador médium Matsui era japonês e a cidade Curitiba o personagem ganhou um rosto pra mim . Daquele momento em diante ele tinha o rosto do Japonês da Federal ( lava jato).

E também me fez lembrar da série sobrenatural.

Gostei muito e recomendo.

Vitória Cristina Amancio 26/05/2021

A Alcatéia me fez ter medo? Sim, muito.
A Alcatéia me fez rir? demais.
A Alcatéia me fez chorar? sim ?

Comecei a ler esse livro antes de dormir, e eu já te dou a dica: leia esse livro de dia, em lugares bastante iluminados.

A Alcatéia conta um suspense envolvendo elementos reais e fantasiosos (e sim, tô falando de demônios) muito bem elaborados, até agora eu tô me perguntando se esse livro é todo da cabeça do tio Glauco, ou se ele seguiu alguma mitologia.

A escrita é extremamente fluída, te fazendo esquecer que está com o livro em suas mãos e não viajando dentro dele.

Viscarf 28/02/2021

Resenha A alcatéia
Sinopse: A história gira em torno de uma série de assassinatos misteriosos, que ocorrem na cidade de Curitiba e que são investigados pelo investigador de homicídios, Flávio Patrezzi e seu consultor, Alexandre Matsui, ambos descobrem que uma seita denominada A Alcatéia está por trás dos crimes e com isso, passam a caça-los na tentativa de impedir a propagação do horror na cidade.

Resenha: O livro é intenso do início ao fim e contem descrições muito boas, que não são cansativas e sim na medida certa, os personagens são tão cativantes que durante a leitura eu realmente ficava triste quando o Matsui não aparecia, porque ele é meu favorito; além disso, eu gostei da ideia de mostrar a história por trás de cada "personagem", estando ele vivo ou morto e também me surpreendi com a riqueza de informações que adquiri a respeito de rituais, sendo eles reais ou não, isso foi o que mais me chamou atenção, foi algo novo e diferente de tudo o que eu já li e por isso gostei tanto.
Pontos criticos: Para mim, os únicos pontos que foram complicados, são, alguns temas que eu considero fortes e com descrições que acabaram por me fazer pular páginas, eu realmente sou sensível a conteúdo a ponto de ter meu estômago embrulhado durante algumas cenas e de ter que parar a leitura e respirar um pouco, também senti uma pitada de confusão no final, primeiramente porque na minha cabeça tudo era tão "ual" que quando acabou eu fiquei tipo "??? Já???", Além disso, eu fiquei pensando por horas em como tudo aquilo acontecia e sla tipo...como as pessoas reagiram de fora ? Como tudo aquilo era encoberto?

Depois de ler essa obra que eu considero muito boa, eu recomendo demais, principalmente para quem não é sensível como eu, tenho ctz de que quem é fã do gênero vai curtir demais e não vai se arrepender, espero logo poder comprar outros livros desse autor que conseguiu me prender do início ao fim.

Juliana.Ribeiro 24/02/2021

Policial sobrenatural MUITO BOM!
Com cenas de suspense e de ação o autor consegue te prender do início ao fim. A narrativa é envolvente, os personagens são cativantes (principalmente os que não são de carne e osso) e ao chegar no final fiquei com vontade de ler mais!
Recomendo muito

Landerson 09/09/2020

Muito Bom!
Extremamente bem escrito e revisado.
O trabalho da diagramação é impecável. A história é boa, bem narrada e os personagens bem construídos. Os detetives são extremamente diferentes o que faz a gente saber quem é quem. Gostei muito. Só que não sabia que era um policial sobrenatural, pensava que fosse um policial "comum". Quero ler mais coisas do autor em breve.
Recomendo.

@juliusverse 02/09/2020

História fodástica!
Sobre a história: O prólogo da narrativa já dita o tom: Vamos ver coisas bizarras, um pouco de gore, umas paradas sobrenatural e, se você for dos mais sensíveis, ficar com medo. A narrativa vai acompanhar dois personagens principais: o medium e caçador de coisas sobrenaturais Matsui (que virou um dos meus personagens favoritos da literatura brasileira) e seu companheiro policial Patrezzi. E nisso, acompanhamos vários casos dos dois em busca de descobrir as intenções de uma seita do mal. Já digo que se você é fã da serie "Supernatural", você, provavelmente, vai amar esse livro.?
Breves Pontos Positivos: A dinâmica da dupla com certeza é o ponto alto da história. Os dois personagens tem suas particularidades e se complementam de forma magnifica. A trama também é muito boa e como todo suspense de qualidade, te deixa na ponta da cadeira para querer saber o que acontece na próxima página. A ambientação da história também é incrível, Glauco soube muito bem estabelecer um tom para a narrativa e se manter nele até o final.?
Breves Pontos Negativos: O único ponto negativo para destacar é que o Matsui, apesar de ser um personagem que eu gostei demais, é muito bom no que faz. Bom demais. E isso deixa a sensação meio anestesiante que, independente do tamanho do problema, ele vai conseguir resolver. Em certos momentos isso apaga um pouco a tensão da história. Entretanto, o suspense em descobrir como tudo se desenrola consegue gerar um equilíbrio que nos mantem presos sem muitas perdas.?
"A Alcateia" é um suspense sobrenatural que vale cada página lida.?