O elefante desaparece

Resenhas - O elefante desaparece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

underlou 01/04/2021

Queimando Palavras
Li "O Elefante Desaparece" há alguns anos em virtude da adaptação do conto "Queimar Celeiros" para os cinemas (filme "Burning", de 2015), o qual é um conto exemplar; mas não lembrava exatamente por que na época larguei o livro pela metade. Hoje, após reler o mesmo volume, me dei conta de que é muito tediosa a forma de contar do autor, sobretudo pelos finais inconclusivos dos contos (quase todos) arrastados, herança pelo visto de Anthon Tchekcov, de quem Murakami é publicamente um apreciador.

O problema central é que Murakami não tem o mesmo apuro que o autor russo mencionado, eis o fato, e as histórias perdem seu potencial ao longo de páginas e páginas cujo único empenho do autor parece ser a tentativa contínua de demonstrar um conhecimento misto da alta cultura e da popular por meio de um amontoado de citações e referências dispersas.

Will Monteath (autor) @willmonteath 18/10/2020

Los 17 muracontos
Li com prazer os 17 contos do livro O Elefante Desaparece, que é também o nome do último conto.

Saí com uma sensação de que viajei pelo universo obscuro, surreal e mágico do mestre japonês.

Meus preferidos foram:

. O segundo assalto à padaria - é o típico de conto que eu adoraria ter escrito.

. Sono - fantástico o conto e a rotina da protagonista que parou de dormir encontrando tempo para fazer o que bem entendesse. No caso dela, comeu chocolates, leu inúmeras vezes Anna Karênina, e fez otras cositas más.

. Os homens da TV - surreal e divertida a maneira como a proporção dos homens da TV é retratada.

. Anão dançarino - o mais bizarro de todos (no bom sentido). Tem até uma fábrica de elefantes.

. O último gramado ao entardecer - bucólico. É legal a tensão sexual que fica no ar (assim como em outros tantos contos).

. O elefante desaparece - ele realmente desaparece, ou evapora, e a participação do protagonista no relato é fantástica.

Menção de honra para ?Silêncio?, ?Queimar Celeiros? e o ?Pequeno Monstro Verde?.

Algumas metáforas foram devidamente absorvidas e deram um chacoalhada na minha maneira de encarar a vida e a humanidade. Outras, com certeza, passaram desapercebidas. Porém, acho que em algum momento aleatório eu vou gritar mentalmente ?eureca? ao desvendar uma mensagem guardada no meu inconsciente que mexerá com minha visão de mundo.

sara320 22/09/2021

na vida, todos encaramos o sumiço de muitos elefantes.
o elefante desaparece foi a quarta obra que li do murakami, se não estou enganada. quando soube da existência de um livro de contos do autor, fiquei ansiosa para o devorar rápido assim que o tivesse em mãos: não aconteceu. acabei fazendo uma leitura bem lenta do livro, bem mastigadinha. não me arrependo, porque em compensação pude pensar bastante e com cuidado (acredito que ainda não tenha sido por tempo suficiente) acerca de cada uma das histórias que li.

o japonês sempre aborda temas como a passagem do tempo, envelhecimento e vida depois de traumas; experiências marcantes e o poder da memória e de boas lembranças; as vezes sua escrita é como um tapa na cara, e em outras ocasiões funciona como um mecanismo de expansão de nossos pontos de vista e opiniões sobre a existência humana.

é bem diferente dos outros livros que li dele, mas também muito bem feito e escrito. acredito que irei ficar com alguns trechos por um bom tempo na memória. sempre amo e recomendo bastante haruki murakami, e dessa vez não será diferente.
André Vedder 23/09/2021minha estante
Murakami sempre é uma leitura proveitosa :=)

sara320 23/09/2021minha estante
falou tudo!

Willian 01/01/2023

Bons Contos
Não é o que há de melhor do Murakami, poucos contos bons e marcantes, porém acho que vale a pena a leitura e principalmente se você acompanha o autor e tá familiarizado com ele

ana 24/04/2021

Coletânea com contos que apenas Murakami poderia escrever. Com direito a narrativas viciantes, personagens melancólicos e uma pitada de surrealismo.

@vidaliterata 27/02/2022

Nem todos os contos eu gostei. Mas vale a pena conhecer
Este livro é uma coletânea de 17 contos de Haruki Murakami, escritor japonês e considerado um dos melhores da atualidade no Japão. Acredito que sua forma de contar histórias é considerada universal, pois embora o autor seja japonês qualquer um pode se identificar com as histórias e os temas apresentados. Inclusive, o autor faz muitas referências à música ocidental, a literatura, inclusive cita alguns autores das quais ele se inspira.
Foi a primeira vez que li a obra dele. Os contos geralmente fogem da realidade, são desde situações bizarras até absurdas; mas também tem contos mais "realistas", do cotidiano, que aparentemente, poderia acontecer com qualquer um. Ressalto que a maioria dos contos acaba de forma "inacabada", quando vc menos espera, ele termina e aí o leitor deve se contentar com isso ou "terminá-lo".
Acredito que seja quase impossível não acabar gostando de pelo menos um conto ou até mesmo não se identificar com um dos personagens ou as histórias abordadas pelo autor. Gostei da construção dos personagens dele, e ao longo da leitura dos contos, vc vai percebendo semelhanças entre um conto e outro, como por exemplo, o fascínio do autor por gatos e do nome "Noboru Watanabe", e até mesmo alguns temas abordados; às vezes dá a impressão de que alguns contos se tratam de um mesmo personagem, só que vivendo uma situação diferente.
Queria ter gostado muito mais de todas as histórias apresentadas. Porém, naturalmente, não gostei de todos os contos. Há contos que te fazem refletir e repensar sobre as relações humanas, sobre a vida e a solidão. Alguns achei interessantes, sinistros e medonhos, alguns me marcaram, abriram meu sorriso e outros eu fiquei meio entediado e mal via a hora de acabar, por conta de muitas descrições detalhadas por parte do autor ou a história simplesmente não me prendeu.
Mas em geral, foi uma boa experiência de leitura, fluiu muito bem; o texto que o Murakami utiliza é bem escrito e acessível. Com certeza quero ler mais outros livros dele. Só não sei se recomendaria logo este livro para todos que querem começar a mergulhar na obra dele. Mas caso faça isso, peço paciência e persistência no começo da leitura, porque vai melhorar. Se não, recomendo que vc comece por um conto dele que está presente no livro, chamado "Sono"; mas pode ser encontrado à venda separadamente. É um relato de uma jovem mulher casada que não consegue dormir de jeito nenhum há duas semanas, mas não é uma insônia qualquer.
Abaixo destaco os melhores contos que eu achei:

- Sono
- Lento barco para a China
- Queimar celeiros
- O anão dançarino
- Silêncio
- Os homens da TV
- Casos de família
B.norte 27/02/2022minha estante
?????? gostei muito da resenha! ?

Sabia que finais inacabados são uma característica de muitas narrativas japonesas? Sempre leio esperando-as. Já dei a dica pra quando você for ler a obra de algum outro autor ?

Gostei de você ter colocado as histórias de Murakami como universais, ele é um dos autores japoneses que se encontram na lista do "Reference Guide to World Literature - Volume 1".

Watanabe vai aparecer em mais histórias com certeza ?
E também recomendo "Sono" Para os leitores iniciantes de Murakami.

@vidaliterata 02/03/2022minha estante
Haha muito obrigado! Em geral foi uma experiência muito boa. Gostei bastante da escrita e das histórias do Murakami

@vidaliterata 02/03/2022minha estante
Mudei o título da resenha. Pq eu gostei sim, só não gostei de todas as histórias kkk

tici 03/10/2021

Adorei demais escrita dele! É simples, mas de um jeito tão específico que pega o leitor em cada conto, mesmo que não tenho algo que você encontre o significado de cara te prende e você entende toda a história. Foi minha primeira experiência com o Haruki e já estou pensando no próximo título que vou ler. Menções honrosas:
O pássaro da corda e as mulheres de terça-feira
O segundo assalto a padaria
Sono
Os homens da TV
Lento barco para a China
O anão dançarino [meu preferido]

Caroliny 27/08/2020

Estranhíssimo
Gosto da estranheza e dos finais inconclusivos. Murakami me fez pensar bastante. Terminado um conto, parecia que eu passava a ver todas as coisas com outro olhar. O primeiro conto da coletânea não me chamou muito a atenção, mas todos os subsequentes me causaram essa sensação de que algo etéreo havia acontecido comigo.
Viviane Marques 27/08/2020minha estante
Confuso

Yan Pereira 26/07/2022

O Elefante Desaparece
Eu não gosto muito de contos, li este livro porque é de meu autor favorito. Dentre os 17 contos, achei entre 8 ou 7 bons. Gostei de "queimando celeiros", que foi adaptado através do cinema sulcoreano. Também adorei "sono" (publicado também de forma independente do livro na Alfaguara), a do pássaro da corda, "janela", "o assalto a padaria".
Os contos não tem ligação entre si, senão alguma referência que um faz ao outro, sem ser uma regra.
Em minha opinião, a obra é pequena comparado a livros como "Norwegian wood", "Kafka a beira-mar" e "minha querida Sputnik". Entretanto, tem o seu valor por mostrar um pouco o jeito Murakami de escrever. Vida cotidiana, finais abertos, referências a livros e musicas, realismo mágico, um pouco de erotismo e algo a refletir.

Aécio de Paula 28/11/2020

O elefante desaparece - Haruki Murakami
São dezessete contos do escritor japonês chamado Haruki. A maioria gostei. Ele polvilha as histórias com uma leve fantasia. Recomendo!

Amanda Bento 10/01/2021

Murakami em doses homeopáticas
Sou muito fã dele e amei poder experimentá-lo aos pouquinhos, lendo um conto por dia. Meu preferido é sem dúvida Queimando Celeiros, que foi adaptado para o cinema com o título "Burning". Livro recomendado tanto pra quem quer conhecer o Murakami, quanto pra quem já é leitor assíduo. Recomendo ler um conto por dia e degustá-lo com paciência.

adora5 15/05/2023

Genial
Foi a minha primeira leitura do murakami e já quero mais. Achei genial, a variedade de temas que os contos exploravam e amei o estilo de escrita dele.

Meu conto favorito foi provavelmente o da mulher que não dormia, me deixou um pouco tensa e angustiada com o final mas me fez pensar bastante (provavelmente porque eu estou sofrendo de insônia).
Enfim, ótimo livro, fiz ótimas reflexões e aproveitei bastante a leitura de cada conto.

ana.clofa 01/05/2021

Muito satisfeita.
Minha segunda vez lendo um livro de contos do Murakami não poderia ser melhor. Menos de um ano atrás, li Homens sem mulheres, o qual eu já tinha gostado bastante, mas esse com certeza o supera.

Sei que muitos não gostam da monotonia que enlaça quase todas as histórias do Murakami, mas eu já me acostumei de uma maneira que estranharia a falta dela.

Quase todos os contos abordam fatos cotidianos, a partir dos quais o narrador vai tirar uma reflexão ou uma memória. Temos como exceção aqueles contos mais voltados pro surreal, como Os homens da TV, o que não deixou de ser ótimo.

Gostaria de destacar aqui, dos 17, os meus 5 contos favoritos: "O segundo assalto à padaria", "Sono" (as reflexões desse são excepcionais), "Lederhosen", "Caso de família" e "Silêncio".

Dou destaque também ao conto que dá nome ao livro, que me deixou até com um certo "medinho". É incrível o poder que o Murakami tem de criar histórias com tanta estranheza envolvida que me deixa até com um certo medinho de aquilo acontecer comigo, como é caso com "O elefante desaparece", "O pequeno monstro verde" e "O anão dançarino".

Acho que a única coisa que me impede de dar 5 estrelas é a forma abrupta com a qual ele encerra praticamente todos os pontos. Sei que por serem contos e não romances completos, muita coisa vai ficar sem resolução, mas tem vezes que fica coisa solta até demais kkkk. "Sono" é realmente excelente, mas como eu queria que fosse um romance completo dele. Por isso, para mim, seus contos não atingem a excelência de seus livros.

Acho que é um excelente livro pra quem ainda está iniciando no mundinho Murakami, como uma segunda leitura por exemplo, pois nos contos você vai se deparar com esse jeitinho particular de escrita dele. Se não gostar, provavelmente não vai gostar dos romances dele, pois são como extensões desses contos.

Enfim, mais uma vez satisfeita com Murakami e ainda mais ansiosa pra continuar lendo cada vez mais livros dele.

PS: Alguém sabe o porquê da fixação do Murakami com o nome "Noboru Watanabe"? kkkk
Naka 13/10/2021minha estante
Eu comecei a ler recentemente, só li dois contos ainda e não entendi nada kkk vc poderia me explicar alguma coisa sobre o 1 e 2 conto? Kkkkk

Marina.Duarte 28/02/2023

Recomendado
Uma coleção de contos com uma narrativa muito gostosa de ler. Algumas histórias mirabolantes e outras corriqueiras, mas que refletem uma cultura diferente, o que torna o livro ainda mais interessante

Carol 07/12/2021

Surpreendente
Primeira vez lendo Murakami e me surpreendi positivamente.
Os contos são de médio a grandes, de modo que eu fui uma leitora bem lenta. Mas isso não é o mais importante. Para mim a surpresa foi o tom da narrativa.
Para ler Murakami é preciso aceitar os fatos como eles são e é isso. Não dá para ficar buscando grandes explicações. Apenas aprecie e bola para frente. As histórias são muito bem construídas e nossa tradução ficou sensacional. Não me senti perdendo nada. O autor nos apresenta um Japão bem diferente de tudo que já tinha visto e senti que poderia se passar facilmente na minha rua. Para mim, a cidade em si já é um personagem.
Me senti um pouco burra pela dificuldade em visualizar os personagens japoneses, mas aí eu acredito que seja pura falta de referência e anos de leitura de textos do eixo ocidental. Mais mais motivação para me aventurar nos outros livros dele e demais autores asiáticos.
No mais, recomendo para quem quiser adentrar no universo de Murakami se aventurar nas 304 páginas de "O elefante desaparece" e conhecer os vários Noburus Watanabes, o anão dançarino, as linhas de metrô, a mulher que não dorme há dias, casais desencontrados, a primeira vez vendo um chinês, o homem que queimava celeiros, a esposa que vai comprar uma calça para o marido na Alemanha e tem uma "revelação" até descobrir como o elefante desaparece.
Vale a pena!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6