A Duquesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 13/07/2018

A duquesa
Resenha disponível no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2018/07/resenha-duquesa-danielle-steel-editora.html

Dri - @oasisliterario 26/06/2018

Angélique Latham sempre foi a menina dos olhos do duque de Westerfield, seu pai. Muito parecida com a mãe, Angélique cresceu no Castelo Belgrave e sempre causou inveja em seus dois meios-irmãos mais velhos que nunca aceitaram o novo casamento do pai, bem como o nascimento da jovem. Quando o duque morre, Angélique se vê sozinha e sem lugar para morar visto que seus meios-irmãos a expulsam de casa. A única coisa que a salva é um baú de dinheiro que seu pai conseguiu dar a ela antes de partir.
Tendo que ir embora em busca de uma nova vida, a jovem de 18 anos decide tentar a sorte em Paris e acaba conhecendo uma prostituta. É nesse acaso que Angélique vê uma grande oportunidade que pode dar um novo rumo a sua vida.

Em mais uma história emocionante, Danielle Steel apresenta a jovem Angélique e surpreende ao focar na evolução pessoal da personagem e não no romance, algo muito característico de sua escrita.

"A Duquesa" me conquistou ao abordar as dificuldades de uma mulher no século XIX, mostrando de maneira delicada a luta travada contra uma sociedade fortemente machista. Angélique encanta ao se demonstrar forte mesmo após diversas quedas na vida, nunca deixando que nada, nem ninguém a fizesse desistir de seus planos.

Danielle Steel já havia me conquistado anteriormente com sua maneira bela de apresentar uma história e, dessa vez, não foi nada diferente. Ao trabalhar muito bem na ambientação da narrativa e apresentar um desfecho completamente inesperado, a autora me emocionou e mostrou o porquê suas histórias são tão elogiadas. O único motivo que me impediu de favoritar esse livro foi o ritmo bem mais lento durante a passagem de Angélique por Paris, mas nada que tirasse o brilho da história.

Com uma narrativa fácil, mas recheada de emoções e surpresa, "A Duquesa" se tornou meu livro favorito de Danielle e me deixou muito curiosa com relação a outras obras de sua autoria. Recomendo muito!

Patricia Chame 21/06/2018

Só colocaria uma pitadinha de romance
Há muitos e muitos anos não lia uma obra da Danielle Steel.
A capa de "A DUQUESA" está belíssima e me chamou atenção, resolvi "passar a frente" da lista pra me lembrar de que tanto gostava na juventude.
Confesso que esperava mais.
O talento da autora se mostra principalmente ao ambientar e descrever os costumes da época como poucas, mas faltou um pouco de romance, em minha singela opinião.
Amei a protagonista, torci muito por ela e gostei muito do desfecho dado.
Único detalhe mesmo, pra mim, foi que poderia ter um pouquinho de romance para a querida Angélique...
ValeriaBassettoPistoresi 21/06/2018minha estante
Show, comprei e esta na minha fila de leitura

Na Nossa Estante 19/06/2018

A duquesa
Danielle Steel é uma autora super renomada que eu sempre tive curiosidade em ler os livros dela, mas li Um dia de cada vez e apesar de ter gostado, não me senti impactada com a trama que foi leve até demais. Não posso dizer o mesmo de A duquesa, que tem bastante drama ao acompanhar a vida de Angélique Latham que vai de filha do duque à dona de um prostíbulo!

A primeira coisa que preciso dizer sobre esse livro é que não temos muito romance, na verdade, quase nada e isso não é ruim! A autora foca bastante na evolução da personagem que embora conheça um grande amor, já quase na reta final da obra, não tem como foco o interesse romântico de Angélique, mas sim sua história de vida que é forte e intensa.

Angélique é fruto do segundo casamento de um duque e quando o seu pai morre seus irmãos mais velhos simplesmente a descartam. A protagonista é obrigada a sair da casa onde morava e passa a viver como babá na casa de um casal nobre e boa parte da trama é focada nesse período de vida da personagem. Angélique começa a história sendo bem ingênua, mas aos poucos vai entendendo que ser babá é um trabalho árduo, difícil, principalmente quando precisa se esquivar dos abusos sexuais dos homens que frequentam a casa. E a protagonista bem que consegue sair ilesa, até que o amante da sua patroa arma para ela e Angélique se vê na rua, de um dia para o outro.

Na Inglaterra é bastante difícil conseguir um trabalho sem referências e Angélique descobre que na França a situação não é melhor. Como sua mãe era francesa, a protagonista muda de país com a esperança de mudar de vida, mas é lá que ela conhece uma prostituta e tem a brilhante ideia de montar um prostíbulo onde as meninas seriam melhor tratadas do que eram em muitos lugares. Confesso que achei a ideia de Angélique um pouco ingênua e um tanto hipócrita, afinal, ela começa a ganhar dinheiro com exploração sexual, sendo que ela mesma nunca dormia com nenhum homem. Por outro lado, de fato a protagonista conseguiu criar um ambiente decente para as prostitutas, dando a elas um bom dinheiro e um pouco de dignidade também.

Durante vários momentos na trama, algum homem tenta abusar de Angélique que resiste e no prostíbulo ela rejeita várias propostas, até que quase no final encontra alguém que realmente ganha seu amor. E ainda temos várias reviravoltas na trama e um final que eu torci desde o início ainda que não seja totalmente como esperado, mas foi realista.

Danielle Steel me surpreendeu ao ambientar muito bem a trama, já que é possível imaginar com detalhes a casa de prostituição, bem como o trabalho exaustivo das babás no século 19. E autora ainda soube desenvolver muito bem a história e a personagem principal, nos prendendo do início ao fim.

A duquesa é um bom drama, com uma protagonista que sofre, mas consegue persistir ao buscar diferentes maneiras de sobrevivência. A narrativa é fácil, com boas surpresas e mesmo adorando um romance, não senti a necessidade de Angélique ter algum envolvimento amoroso, o que achei bem positivo na obra.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2018/06/a-duquesa-resenha-literaria.html

Dai @veraaode92 03/06/2018

Angélique é a filha mais nova do duque  de Westerfield, Philipe. Ela vive em Hertfordshire, no castelo Belgrave, que já está há tempos na linhagem. Ela é a menina dos olhos do pai, sempre foi tratada como uma princesa, uma jovem muito doce, encantadoramente linda e muito dedicada aos seus deveres com a administração do castelo. Sua mãe, uma bela moça francesa com parentesco próximo ao rei, foi a segunda esposa do Duque, e tinha a mesma idade que o filho mais velho de Philipe quando se casou com ele, 20 anos.

Tristan e Edward, filhos do Duque, sempre viram a segunda esposa do pai como uma prostituta,nunca foi aceita e quando ela morreu no parto de Angélique, a jovem ficou com o fardo de ser odiada pelos irmãos mais velhos. No entanto, Philiipe a amava e sempre cuidou muito bem dela, até o dia em que, já muito velho e com a saúde debilitada, caiu de cama muito doente.

“O irmão era uma cobra. Prometeu ao pai que proveria seu sustento e, em vez disso, expulsava-a de sua casa e a mandava trabalhar como babá para estranhos, pessoas que ela nem mesmo conhecia. Era quase inacreditável sabe quanto Tristan, Edward e Elizabeth sempre a odiaram e se ressentiam do relacionamento que ela tinha com o pai. Eles foram para cima dela como lobos.”

O Duque de Westerfield sabia que por lei ele não poderia deixar nada à sua adorada filha, e que tudo o que ele possuía iria para seu filho mais velho. Todavia, ele sabia que seu filho nunca gostou de Angélique e na noite anterior a sua morte, ele deixou para ela algo como herança. A morte do Duque foi então o pontapé inicial para os problemas que Angelique começaria a enfrentar. O que ela não imaginava era que seria expulsa de casa pelo seu irmão e que de agora em diante, ela teria que trabalhar para poder se sustentar.

Com tantas mudanças em sua vida, ela vai ter que aprender a se virar em uma época onde mulheres não tem muitas escolhas na vida.  Aprender que as pessoas podem ser muito ruins e que a vida tem muito a lhe ensinar.

Minha Opinião

Acredito que eu nunca tenha lido uma história tão triste como de Angelique Latham. Me colocando no lugar da personagem, em uma época onde mulheres não tinham vez na sociedade, e ou você nascia rica ou era uma criada, posso afirmar que, sim, foi a história mais triste que já li. Aos 18 anos Angélique, que acaba de perder a única pessoa que ela amou a sua vida toda, se vê obrigada a deixar uma vida com mordomia e conforto para viver como criada, na casa de estranhos e fazendo coisas que ela nunca fez.

Eu me senti diversas vezes incomodada, pois de todos os romances de época que eu li, esse não teve nenhum véu em cima do que acontecia de fato. Danielle Steel nos conta, sem papas na língua, que no século XIX não era fácil ser mulher, e que mostrar riquezas e boa aparência eram bem mais importante que família.

Foi repulsivo conhecer a família Ferguson, a quem Angélique foi babá de 6 crianças. Eles viam os filhos apenas uma vez na semana, por no máximo 5 minutos. Suas crianças tiveram uma ama de leite, pois a Sra. Ferguson achava asqueroso dar ela mesma de mama. E sempre que engravidava ela tentava esconder o máximo a gravidez com espartilhos bem apertados para se manter “elegante”.

Quando se é uma criada e alguém próximo a família inventa algo sobre você, simplesmente não há argumentação, você é obrigada a deixar o emprego e, dependendo da gravidade do ocorrido, sem carta de recomendação. O que significa não conseguir trabalho digno em nenhum outro lugar. Foi de queda em queda que Angélique foi conhecendo a vida.

É nítido o crescimento da personagem a cada página, a cada nova dificuldade, ao invés de se lamentar, ela dá a volta por cima e vai deixando de ser uma mocinha totalmente inocente e indefesa e passa a ser uma mulher refinada e inteligente.

“Angélique tinha acabado de completar 20 anos e ainda não conhecia todos os percalços do mundo. Mas ela havia aprendido uma amarga lição: que a vida era efêmera e que, a qualquer momento, poderia perder tudo e ter de recomeçar.”

A história é de certa forma triste e eu me vi muito concentrada na narrativa da autora. Steel tem um jeito peculiar de conduzir a narrativa, a qual não estou familiarizada, são parágrafos e parágrafos de narração com pouquíssimos diálogos, mostrando-se uma trama “corrida”, com capítulos longos, mas que mesmo assim, te deixa completamente imerso aos acontecimentos.

A autora não se utiliza de frases bonitas e cheias de ensinamento, mas ela nos dá vários tapas na cara da forma mais comuns, sem precisar embelezar as palavras. Isso foi para mim algo bastante positivo em todo o enredo, pois enquanto eu esperava algo marcante, vinha a autora com frases simples e cruas. Já um ponto negativo da escrita é que a autora é bastante repetitiva em nos fazer “lembrar” que Angélique ainda tinha o dinheiro do pai ou o quanto ela estava sofrendo, o que se tornava um pouco cansativo. Mas, para um primeiro contato com a autora, eu gostei muito e quero ler outras obras dela.

site: http://resenhandosonhos.com/a-duquesa-danielle-steel/

@gataleitora 02/06/2018

muito bom
“ – Como isso começou?- perguntou –lhe um dia. Querendo saber como surgira a ideia de abrir aquela casa.

- É uma longa história. O típico conto de fadas envolvendo uma propriedade e um título na Inglaterra, um meio-irmão ciumento que estava determinado a se livrar de mim e que fez com que eu fosse trabalhar como babá na cada de outra família.”

Uma saga de coragem, resiliência, de altruísmo e amor onde uma jovem inocente e criado com amor por um pai dedicado precisará encontrar forças para enfrentar as adversidades de uma sociedade formal e moralista depois de ser abandonada a própria sorte.

“ Angelique era requintada, elegante, tinha bons modos, estava bem-vestida e era delicada e calorosa ao mesmo tempo. Ele nunca conhecera alguém que o intrigasse tanto.”

Não preciso falar muito sobre a história mais do que já aparece na sinopse, pois tudo pode ser um perigoso spoiler fazer você perder os momentos de cortar o coração que surgem no decorrer da leitura. Só digo uma coisa: Se gosta de drama, este é um perito cheio!

Com personagens bem construídos e fascinantes que me fizeram ficar apaixonada, Danielle Steel me provou que merece a fama que tem e me mostrou como sua escrita é detalhista, minuciosa e cativante além de capaz de dragar o leitor para o universo criado por ela.

Sempre fugi de Danielle Steel por sua fama de escritora dramática ao extremo porem não consegui resistir a me aventurar depois que vi esta capa linda e bem simbólica que se encaixa como uma luva na trama.

Único motivo que me fez não dar 5 estrelas, foi o final que eu fiquei torcendo por duas possibilidades e ela optou por uma terceira, me deixando arrasada e curvada em posição fetal na chão ...vocês não fazem ideia de como estou mal agora... mas até entendo a escolha da escritora já que seu foco é a Angelique e claramente quis fechar o ciclo da história de força e “ volta por cima “ da protagonista.

Enfim... só resta a Gata cantar....Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima !

4/5 estrelas

Beijos,Myl