Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Lali 24/03/2023

Um texto necessário para reafirmar e repensar sobre todo o racismo e misoginia enraizados na sociedade. A mulher negra é ridicularizada, desvalorizada, sexualizada todos os dias em todos os ambientes. É ?ensinada? desde cedo a não se posicionar, a não almejar, a não se valorizar. Cabe a todos mudar esse cenário, mas cabe aos privilegiados dar espaço, voz e protagonismo para essas mulheres. Para que elas possam ter suas vozes ouvidas de verdade e tenham real igualdade na sociedade.

Carlos.Junior 23/03/2023

8/10
"Quem tem medo do feminismo negro?" É uma pergunta forte do qual a filósofa brasileira e escritora Djamila Ribeiro indaga ao leitor colocando já na capa. Provocativo e revelador sobre as circunstâncias em que as mulheres negras são impostas na sociedade, o livro é um desabafo no peito. Na realidade, cada artigo escrito por ela, antes públicado em revistas e jornais, é uma representação da fúria que a indiferença, a desigualdade e a ideia de ser menor criaram da infância a fase atual. Ribeiro é uma força da natureza e merece ser ouvida e respeitada. Há uma certa construção do seus pensamento mais atual (Suas opiniões mais polêmicas em 2023) porém, não passa disso, o que é uma pena. Seu olhar é crítico, forte e preciso. Acerta onde precisa acertar e não no óbvio amostrado. É interessantíssimo ver sua posição indo cada vez mais de encontro ao feminismo radical. Poderia ser mais explorado e aprofundado.

Adriana1432 08/03/2023

Feminismo e negro
Essa resenha eu faço pensando em nós mulheres e na nossa luta diária. Não sou negra, nem pobre, nasci privilegiadamente em uma família de classe média, estudei em boas escolas e faculdades, casei, sou mãe e mulher. Independente da vida que construí pra mim, sempre tive um senso crítico em relação à postura que a mulher ocupa na sociedade. Acho que desde que comecei a me inserir no contexto histórico político das classes, vi o quão ultrapassados ainda estamos no quesito do respeito pela representatividade da mulher. Imaginem então, da mulher negra.
Djamila foi muito feliz na construção deste livro, embasado por tantas outras pesquisas sobre a consciência de ser mulher em um mundo sexista, machista. Em alguns momentos, ao longo do enredo, ela se repete, mas acredito que tenha sido proposital, para o leitor fixar de uma vez por todas, os conceitos mais básicos da luta feminina, por dignidade e respeito. Recomendo a leitura, com certeza, não só para as mulheres, mas para todos que decidirem tornarem-se seres humanos melhores.

vanessa.gaudencio 05/03/2023

Opinião sobre o livro "Quem tem medo do feminismo negro?"
Fico sem palavras para dizer sobre esse livro
Djamila Ribeiro é uma mulher brasileira fenomenal que deveria ter mais visibilidade e voz. seus posicionamentos e suas indagações deveriam ter mais voz num país como o Brasil, onde grande parte da população é negra e, infelizmente, sofre de racismo.
este livro explica de maneira simples o que mulheres pretas sentem, sobre seus corpos serem sexualizados, não serem escolhidas como um "padrão" de beleza, sobre falas que são normalizadas em nosso dia a dia que deveriam ser mudadas, políticos e humoristas fazendo humor a respeito de um assunto sério como a violência doméstica, dentre outros assuntos importantes na nossa sociedade.
simplesmente apaixonada na forma em que Djamila escreve e sobre suas reflexões.
eu como estudante de história me vejo como responsável de colocar a meus alunos o acesso a obras como essa.
deveria se tornar uma leitura obrigatória!

Maria 02/03/2023

Obrigada, Djamila?
Me identifiquei com tannntas coisas!

Um livro sobre como é importante entender a vulnerabilidade e as especificidades que moldam a vida de uma mulher negra. O feminismo não é universal pois viemos de lugares diferentes e, por isso, nascemos com diferentes papéis sociais impostos a nós. E você, mulher branca, deve compreender seus privilégios para justamente ajudar com que mulheres negras vençam.

Liberdade, coexistência, identidade, oportunidade.

?Nossa fala estilhaça a máscara do silêncio. Penso nos feminismos negros como sendo esse estilhaçar, romper, desestabilizar, falar pelos orifícios da máscara.?

Não nos calam mais.

Gi Santos 10/02/2023

Para refletir! E rever nossa posição.
Ainda digerindo cada palavra...um livro franco, onde expõe situações que nós brancos nem sonhamos. Nunca tinha parado pra pensar sobre o racismo praticado contra as mulheres negras, eu achava e acredito q mta gente ache o mesmo que era igual, mas lendo e tdo fazendo sentido onde relava a invisibilidade da mulher negra. Aprendi mtoooo e espero que mtas pessoas leiam o livro e aprendam tbm.

gabstairs 07/02/2023

eita como essa brilha
Tem muita coisa no livro que eu já sabia mas colocou em palavras bem bonitas. É um livro maravilhoso para quem quer estudar mais sobre raça e gênero, além de levantar várias questões em que há o racismo mas nunca percebemos.
Porém mesmo que você não esteja interessado em estudar com mais afinco as questões de gênero e raça ainda acho que deveria ler, todos deveriam ler e refletir em que lugar está o sue privilegio e entender mais a vivência de pessoas negras.

JAQUELINE.ARGOLO 05/02/2023

Leitura necessária
A obra apresenta, em sua abertura, um ensaio autobiográfico e, na sequência, uma seleção de artigos publicados entre 2014 e 2017, nos quais a autora desenvolve diversas temáticas, como preconceito, racismo, intolerância; empoderamento feminino e interseccionalidade; e sobre as desigualdades (no plural).
"É necessário sair do senso comum, romper com o mito da democracia racial que camufla o racismo latente desta sociedade."

mariaaacan 03/02/2023

devorei essa obra num dia só de tão envolvente!! (apesar de que é curtinho)

nesse livro, Djamila fala sobre sua vivência como mulher negra, além do machismo e racismo que sofre nesta sociedade hipócrita.

leitura necessária para todos, sobretudo para aqueles que acreditam que não existe racismo no Brasil.

Ellen Estefany 03/02/2023

Onde está a mulher negra
Djamila retrata com forte referências, o lugar da mulher negra dentro de um pais que foi o último a abolir a escravidão. Poderias e deveria dizer muito sobre essa leitura, no entanto, deixo aqui a fala de Djamila que muito representar os meus sentimentos: somos estrangeiras em nosso próprio país.

Layane Jamille 01/02/2023

Extremamente necessário
Como explicar esse livro, eu indicaria a todos, mas principalmente as meninas negras que precisam conhecer e entender a luta necessária para sobrevivermos na sociedade atual. Eu amei a leitura, foi sofrida, mas abriu os meus olhos para milhares de coisas.

Camila 25/01/2023

Leitura necessária
Livro extremamente importante na sociedade atual, repleto de ensinamentos que trazem a realidade da mulher negra no Brasil evidênciando a urgência que é o feminismo negro. Capítulos curtos que deixam a leitura mais rápida e empolgante

Patricia Salcides 18/01/2023

Necessário!
Todos precisam ler este livro.
É simplesmente uma aula de feminismo negro. E sim, feminismo negro é muito diferente de apenas feminismo, já que este último não trata das diferenças sociais das mulheres negras.
Eu sou uma mulher branca de classe média e privilegiada, foi super importante ter um contato maior com a realidade de mulheres brancas. Aprendi muito enquanto lia, ou melhor, ouvia, já que peguei o áudio livro no Skeelo pra ouvir enquanto cozinhava as marmitas da semana.
Chorei muito com o sofrimento das mulheres negras brasileiras que se sentem estrangeiras em seu próprio país. Além de perceber muitas atitudes racistas da sociedade, me incluo nessa, que nunca tinha percebido antes.
Precisamos mudar essa realidade.

manusartorato 18/01/2023

Pra abrir os nossos olhos.
Desde o começo do livro me surpreendi e me comovi com as vivências da Djamila. Eu, como uma mulher branca não consigo imaginar metade das coisas que qualquer mulher negra passa no cotidiano. Antes, não conseguia enxergar claramente a tão falada distinção no feminismo. Depois desse livro, compreendo meus privilégios e reconheço que nunca vou partir do mesmo ponto de partida que uma mulher negra.

luizagross 13/01/2023

Incrível! Super instigante, li tudo em 2 dias. Djamila retrata através de vários artigos publicados na Carta Capital conceitos importantíssimos sobre feminismo negro, interseccionalidade, racismo.