O príncipe medroso e outros contos africanos

O príncipe medroso e outros contos africanos Anna Soler-Pont

Resenhas - O príncipe medroso e outros contos africanos

Nanda 08/05/2020

Para entender a literatura africana
Esse livro é muito especial, um compilado de contos e fábulas mais lindas que as outras.

Um livro muito especial

Cleber.Laia 19/01/2023

Conhecer as histórias de diversas regiões africanas é fascinante, existe uma riqueza em seus contos indescritíveis... Gera uma alegria na alma.

Chris108 13/05/2023

Amei demais
É um livro de contos, tem dos mais diversos tipos: com animais falantes, com príncipes e princesas, com divindades, histórias do povo, contos de terror, histórias engraçadas. Gostei bastante de na abertura de cada conto indicar em que país e/ou região ele surgiu e é mais famoso atualmente. É um passeio incrível pelos contos africanos, bem escrito, leve e para todas as idades. As histórias são ricas, tem uma narrativa sagaz e não caem na monotonia de um final clichê, como vemos em alguns contos antigos. Não são contos pra dar medo em criancinhas ou dizer as mulheres como devem se comportar (como vemos em certos contos antigos cof cof) são sobre a sabedoria, amor, conexão e respeito com a natureza e as pessoas a nossa volta e outras questões bem mais pertinentes. Eu simplesmente amei esse livro e já estou procurando outro livro de contos africanos, recomendo muito.

@tigloko 04/03/2020

"Preparem uma panela e uma colher para bater e ouçam essa lenda antiga!"
As historias estão divididas em 3 partes: Contos de Princesas e Príncipes, Fabulas de Animais, e Mitos da Criação, da Natureza, Lendas e Aventuras( a parte que eu mais gostei). Mas o tema central de todos os contos é a natureza( animais e plantas no geral). Em cada conto existem ilustrações simples mas muito bonitas, que se relacionam bem com a historia contada. No final há também um pequeno glossário, com termos próprios daquela região.

"No leste da África localiza-se o chamado "chifre da África". Dizem que justamente essa região, onde ficam hoje Eritreia, Djiburi, Somália e uma parte do Quênia e do Sudão, é o berço da humanidade, e que foi de lá que saíram os primeiros humanos para dominar o mundo"

São contos curtos, de 2-5 paginas, acredito que dá pra terminar em um ou dois dias. Além de serem simples, com uma narrativa mais leve. Ideal para crianças e adultos.

Stuart 03/02/2016

Como encontrar suas próprias histórias
Há uma lenda na África que diz que as estrelas surgiram quando as mulheres, ao baterem os cereais da colheita com o pilão, seu cabo ia tão alto que furava o céu em vários lugares e assim a noite passou a ser iluminada.

Essa é uma história que me foi contada e veio pelo vento da voz de uma outra, que escutou de mais outra... É sobre contos assim que "O Príncipe Medroso e Outros Contos Africanos" de Anna Soller-Point está cheio. O livro é dividido em temas de histórias, por exemplo, há histórias de príncipes e princesas, há fábulas de animais e há também histórias que contam como o mundo e todo o mais foi criado.

Não príncipes loiros em cavalos ou princesas em apuros, apenas príncipes ou princesas do seu povo, muitas vezes o fator "riqueza" nem é considerado. O que eu achei legal desse livro é que muitos contos e histórias não tem necessariamente uma moral ou finalidade, coisa que toda história pra ser boa parece que deve ter hoje. Alguns contos apenas...são!

Mas vai poder saber, claro, porquê Anansi, a aranha, vive no teto das casas até hoje ou porquê o leopardo nunca esconde as garras. Há diversas versões de como o mundo foi criado, umas bastante poéticas, outras nem tanto mas nem por isso menos dignas e cada conto é único.

Todas as histórias são curtinhas, tem duas ou três páginas, você lê numa sentada só. Muitos desses contos me lembram as histórias que eu lia nos livros de escola quando era pequeno, pois não lembro de grandes histórias com pretensões enormes, é justamente das mais simples que me lembro mais e foi por isso que gostei tanto dessa leitura.

Talvez você não goste ou ache meio simplórias demais, mas pode ser um bom presente pra um novo pequeno leitor.

As histórias contidas no livro foram compiladas através da tradição oral por vários países da África, contadas até hoje de pais pra filhos, outras vieram das memórias da autora e ainda algumas de amigos dos amigos e/ou aprendidas em seminários e em viagens.

O livro é pequeno, tem 136 páginas e custa uns 34,00 R$ pela Companhia das Letras.

Sobre os contos, bem, se você decidir não levar o livro pode procurar alguma história embaixo de uma pedra, na beira de um lago ou mesmo deixar um balde pra que a chuva traga uma história novinha pra você, pois dizem que é assim que eles encontram histórias na África e foi assim que eu aprendi a procurar as minhas.

site: Se quiser ver uma pequena amostra do livro http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf

Giovanna.Geraldo 31/03/2024

O Príncipe Medroso e Outros Contos Africanos.
Achei alguns contos bons e alguns muito bons, mas em geral eles não são o tipo de conto que eu gostaria de reler várias vezes. Só uma vez já estava bom. É bom? Sim. Mas eu esperava mais. Eu gostei bastante da maioria dos contos, uns mais e alguns menos do que outros, mas acho que poderia ser melhor, só não sei somo. Enfim, recomendo para quem quiser ler? Sim. Eu não achei o melhor livro do mundo, mas ainda assim bom, então, recomendado para quem quiser, sim. Três estrelas para um livro que eu achei mais ou menos está ótimo, só não foi para mim.

omanoel 01/11/2020

Esbanjando Cultura
Leitura deliciosa, contos ricos de informações e histórias Africanas.

Charly.nunes 20/01/2023

Fica me perguntando porque não temos esses tipos de livros na escola, são tão lindos seus contos e interessantes, vc vai lendo e masmo sendo mais infantil vc fica fixado na historinha, seria ótimo qje as crianças lessem, iriam aprender uma nova cultura e instigar o hábito de leitura

Abacaxi 11/04/2024

Bomm
Contos interessantes e bastante legais. É super notável a diferença de como é contada os contos europeus e os africanos, me lembra muito os contos indígenas. Livro muito bom pra quem como eu não tava conseguindo ler livros. De longe o meu preferido foi o crocodilo e o macaco, eu senti mais o impacto.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 17/05/2019

Os contos da África
Olá, Maravilhosos ♥

Se existem segredos que tenho muita vontade de desvendar são os contidos no Continente Africano. Conhecer seus diversos países e suas culturas seria uma realização inigualável para minha humanidade. E foi pensando nisso, que li esse livro sobre contos africanos.

Desde sempre, a África conserva e transmite sua memória de forma oral. Seus contos e as lendas passaram de geração a geração sem serem escritos: o bisavô que contou ao avô que contou ao pai que contou ao filho que contará aos seus descendentes ... As histórias continuam vivas e, as vezes, com adaptações: aquela história do “quem conta um conto aumenta um ponto”.

“Na África, há muitas histórias que tentam explicar a criação do universo ou os mistérios da natureza. (...) E existem quase tantas versões quantas são as pessoas que contam essas histórias! Aqui vocês encontrarão algumas delas, e também lendas e aventuras que nos transportam para um mundo mágico e único."(91)

Visto isso, no fim do séc XIX, houve a necessidade de escrever e conservar essas histórias. Essa coletânea, por exemplo, traz alguns contos de diversos países da África. Dentre eles, mitos sobre a origem do universo, fábulas de animais e até os desconhecidos contos de princesas e príncipes africanos. Este último, não retrata homens fortes em cavalos ou princesas em apuros, mas povo do seu povo, com valores em destaque e riquezas secundárias à história.

Os contos são curtos e de linguagem simples. Porém, carregados de possibilidades e ensinamentos. Muitos deles, não tem “moral da história” mas aprendemos sempre algo sobre a vida como o morcego que voa a noite ou a aranha, Anansi, que vive no teto das casas. Ou ainda porque a onça tem suas pintas e o leopardo, as garras sempre a mostra.

O livro conta com lindas ilustrações da artista Pilar Millán para acompanhar os contos, além de um mapa da África e um glossário pra entendermos as palavras em dialeto africano.

Fer 25/03/2021

"Dentro de uma rede de pescador esquecida alguém encontrou este conto..."

Eu sou suspeita para falar sobre esse livro porque sou extremamente apaixonada por contos. Acho que eles carregam MUITO do lugar e época que vieram, e nesse livro a gente consegue comprovar ainda mais isso. A autora nos coloca nos contextos de onde os contos vieram, em quais países são mais ouvidos, e o livro também conta com ilustrações e até um mapa e um glossário.
Adorei a edição do livro e foi uma experiência muito gostosa e interessante ler e refletir sobre seus tantos significados.

Aline 23/01/2022

Lindo!
Esse livro é lindo e muito gostoso de ler. A leitura é simples e rápida. Os contos são as histórias tradicionais sobre príncipes, princesas, amizade, criação e criaturas. São histórias de crença e são cheias de lições. Gostei bastante.

Andrezza.Braga 06/04/2022

Contos e reconto
Amo contos em todas as suas formas.
Encontrei neste livro contos maravilhosos e outros que não me tocaram tanto.
Creio que valha a pena a leitura.

Nicolly424 03/05/2024

Apenas não...
O livro fala sobre várias histórias, não achei nada demais, não leria de novo, mais se alguém quiser ler...

lare 06/12/2022

livro leve, rápido e fácil. esse não é meu estilo, mas ainda amo contos e acho essencial ler um pouco de tudo, pelo menos uma vez. não deixei de me encantar e pensar sobre como as sociedades africanas são criativas e inventivas.