O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Saulo Barreto 29/12/2021

Meu início ao Universo Lovecraft
Lovecraft é um autor que sempre figurou no meu horizonte de leitura e nunca tinha parado para ler suas obras.
Apesar de já saber previamente de seus preconceitos e racismos, decidi encarar e entender mais porque suas obras são tão referenciadas e inspiradoras para grandes autores do terror. E olha, entendi perfeitamente.
O ambiente de suspense dos contos deste volume e a sensação de que tudo sempre acabará mal, paira o tempo inteiro nos contos. O Chamado de Cthulhu, por exemplo, é um dos poucos contos em que eu realmente fiquei assustado enquanto lia um conto de terror. O ambiente que Lovecraft cria, suas descrições e a forma como a narrativa nos envolve até chegar no ponto principal, são incríveis.
Se você gosta de livros de suspense, Ficção Cósmica ou mesmo weird fiction, acho que deveria ler Lovecraft.

Rabelo 27/12/2021

O conto "O Chamado de Cthulhu" eu achei péssimo, monótono e arrastado. Os outros contos do livro me cativaram muito mais e o último é maravilhoso.

O primeiro conto foi tão ruim que eu arrastei o livro por semanas.

elevyncruz 11/12/2021

H.P. Lovecraft ? Edgar Allan Poe
Gosto da semelhança entre o estilo de H.P. Lovecraft e o de Edgar Allan Poe. Li livros de ambos no mesmo período e cheguei ao ponto de não saber qual conto era de quem.

A forma que H.P. Lovecraft descreve o horror é fascinante. Gostei bastante das descrições e dos cenários em que as histórias acontecem.

Meu único problema é que por se tratar de um autor antigo, muitas vezes ele tem um discurso um pouco racista. Fora isso, o universo que ele cria é fantástico.

Lucas.Rocha 04/12/2021

Um novo universo literário
Já tinha ouvido falar sobre H.P Lovecraft, indiretamente influenciado por todas as referências na cultura dada grande influência do autor. Diretamente através de um amigo que só falava no autor e nos seus monstros.

Sobre o estilo e a mitologia do autor conhecia muito pouco, a não ser por alguns vídeos que antes de comprar livros de Lovecraft resolvi ver, para saber onde estava entrando. Ao ler esta edição me deparo com um novo universo literário, logicamente por ser grande admirador da fantasia e do horror não seria novidade alguma gostar das histórias e contos do autor.

Os contos são de um tom sombrio que nunca presenciei em outros livros ou autores, o conto O Chamado de Cthulhu é primordial, assombroso e épico, devido à grandiosidade em que é composto. A medida que a narrativa se desenvolve o leitor se agarra cada vez mais na trama que em nada deixa a desejar. Lendo fiquei imaginando os personagens, as paisagens e seres macabros em que é composta a história, é grandioso!

Em A música de erich zann, o desenrolar da história é funesto e assombroso, pode parecer algo simples, porém, ao ler coloquei Niccolò Paganini ao fundo e confesso que dei umas espiadas ao corredor...

A Edição não é das melhores, mas me surpreendeu. Devido a críticas sobre a tradução e qualidade do livro, que vi em avaliações de outros leitores. Porém, foi para mim uma ótima experiência de leitura, fluída e surpreendente, me inserindo em um novo universo literário, o cosmicismo, que certamente esvaziará minha carteira e enchera mais ainda minha pequena estante de livros!

Kenny 21/11/2021

Uma imersão ao insano mundo cosmos-sobrenatural
Todos os contos apresentados neste livro são extremamente imersivos nas discrições de espaços físicos, com apresentação detalhadas de lugares, personagens e cheiros, mas ainda mais imersivos nas descrições de sensações e dimensões, se podemos assim dizer. Meu conto favorito com certeza foi A Música de Erich Zann, que me fez imaginar a criação de novos sons vindo do vazio e querer ouvir as tais melodias nunca antes produzidas pela humanidade, mas Os Gatos de Ulthar também ganhou espaço especial no meu coração com toda descrição de deuses antigos e suas conexão com os gatitos. Lovecraft estava à frente de seu tempo e com certeza tinha uma sensibilidade elevada para o desconhecido, mas infelizmente a questão do racismo e xenofobia me impede de admira-lo 100% e de dar 5 estrelas nesta ótima obra.

Rafaela.Moura 15/11/2021

Bom Demais!
Leitura maravilhosa. Impressionante como você sente medo e angústia de personagens que não tem forma. As histórias são sempre cercadas de muito misticismos.

Valentin 03/11/2021

Irmão de Poe
Após a leitura de alguns contos de Edgar Allan Poe, quis muito experimentar também o então consagrado seguidor de Poe: H.P. Lovecraft. Meu primeiro contato então, iniciei a leitura com Cthulhu.

Os contos deste livro são bem interessantes e totalmente aleatórios. Viajando desde monstros marinhos, gatos adorados e casa abandonada. Os contos que mais curti foram: A música de Erich Zann; A Casa Abandonada.

O Chamado de Cthulhu em si, não foi meu favorito, embora o conta seja um clássico e muito bem escrito. Confesso que em algumas partes dei uma viajada e não entendi muito bem, mas mesmo assim, não foi o motivo de ser o meu preferido. Talvez tenha sido a expectativa estratosférica que criei antes de lê-lo.

Os contos são poéticos, leitura mais difícil que Poe (talvez por ser tradutores diferentes? Não sei?), porém segue a mesma vertente. A narrativa é claramente espelhada entre os dois.

Seguindo a linha terror clássico, Lovecraft e Poe são impecáveis. Muito recomendado a leitura!

Hila.Sherida 26/10/2021

Para o Halloween é uma boa leitura
Rapido e curtinho de ler ,alguns contos são bons outros são bem arrastados ,mesmo o livro me avisando que foi escrito a muito tempo e que o autor tinha alguns trechos de xenófobos, racistas, e intolerância religiosa.( me esforcei muito para relevar). Se lerei outro livro de contos dele ,não sei dizer...

Mi 25/10/2021

Mais uma coletânea de contos do mestre do horror.
Foi meu primeiro contato com o autor e gostei bastante.
Interessante que tem um estilo bem característico dele, sempre falando de ocultismo, mitos, cósmicos, teosofistas, línguas antigas, etc.

leiturasdamafe 20/10/2021

Meh
Sei q esse cara é tipo um autor mega renomado de terror mas n curti n
o conto do chamado do cthulhu é MUITO bom mas os outros foram meio meh
n entendi mts deles

Marlos 15/09/2021

Importante ressaltar que, tendo em vista o contesto social em que vivia o autor, para um aproveitamento melhor da leitura, apesar de ser difícil, é necessário evitar uma visão anacrônica.

Os contos de Lovecraft são baseados no terror cósmico, onde o mero vislumbre de um artefato ritualístico, mesmo que através de um sonho, é capaz de levar a pessoa à insanidade ao compreender a sua insignificância existencial ante o universo, e a sua vulnerabilidade em relação aos desejos de entidades mais antigas que a própria humanidade.

Em um dos contos há o relato de personagens ingressando por acidente na cidade submersa de R'lyeh, onde experimentam uma experiência de desorientação em relação a arquitetura e aos pontos gravitacionais de referencia, exemplificando de forma interessante a sensação de ingressar em uma dimensão além da nossa e sob a influencia de forças além da compreensão.

Não é a melhor das coletâneas de Lovecraft, mas ainda assim é uma leitura interessante.

Adix 14/09/2021

É bom 👍
Um livro bem misterioso e de terror místico. Muitos falaram do fato dele ser levemente racista, e que isso incomodou muito, mas sinceramente não percebi nada demais no que ele falava. O conto tem vários personagens e lugares bem detalhados e únicos.

site: https://www.twitch.tv/adix_0

Fabio Shiva 10/09/2021

horror indescritível
Tem gente que ama, tem gente que odeia, mas dificilmente alguém fica indiferente às histórias de Lovecraft. Fazia mais de 20 anos que eu não lia algo dele. A primeira e extasiada leitura foi de “Um Sussurro nas Trevas e outras histórias”, feita ainda na adolescência, quando eu estava me iniciando no universo literário do terror. Lembro de ter gostado de Lovecraft, mas num grau bem inferior que Edgar Allan Poe, para mim então e agora o clássico imbatível.

Com o passar dos anos fui lendo uma antologia aqui, uma novela ali, com destaque para o conto “Ar Frio”, que vi primeiro na espetacular adaptação para os quadrinhos feita por Bernie Wrightson, que me fez achar Lovecraft muito bom. E por fim essa (re)leitura de “O Chamado de Cthulhu”, motivada talvez por outra citação dos quadrinhos, a ótima série metalinguística “Black Hammer”, que traz uma bela referência a Lovecraft com a personagem Cthu-Louise, uma garotinha americana como qualquer outra, com a diferença de ter a cabeça no formato do monstro cósmico de Lovecraft, além de poderes oriundos das trevas supradimensionais...

Enfim, após essa nova leitura, continuo achando divertida a imaginação delirante e frequentemente doentia de Howard Phillips Lovecraft. Também foi muito marcante a tecla que ele não cansa de martelar em suas histórias, sempre se referindo a um horror além da possibilidade de expressão por meio da linguagem humana:

“Há horrores que extrapolam o horror, e aquele momento pertencia aos núcleos de pavor onírico que o cosmos reserva quando quer acabar com alguns infelizes.” (A Casa Abandonada)

“A cor, que se assemelhava aos feixes no estranho espectro do meteoro, era quase impossível de ser descrita; e foi apenas por analogia que eles a chamaram de cor.”
(...)
“Não se avistavam cores sãs, exceto pela relva e folhagem verdes, mas por toda parte estavam as variantes febris e prismáticas de alguma tonalidade primária doentia que não encontrava lugar entre as cores conhecidas da terra.” (A Cor Que Caiu Do Céu)

“Sugerir a pessoas destituídas de imaginação um horror além de qualquer concepção humana...” (O Horror Em Red Hook)

“Mas dizer alguma coisa precisa sobre aquela superfície, ou sobre o formato geral da massa toda, quase desafia o poder da linguagem.” (Sussurros Na Escuridão)

Penso que essa agoniada repetição do tema “um horror tão terrível que não pode ser descrito com palavras” reflete o paradoxo crucial das histórias de terror: o monstro só é assustador quando está oculto nas trevas. Ao ser trazido para a luz do conhecimento, o monstro pode até continuar sendo feio, perigoso e mau, mas perde muito de seu poder de assustar, justamente porque enxergamos toda a sua fraqueza inerente. Foi mais ou menos isso o que, creio, Arthur Conan Doyle quis dizer pela boca de sua imortal criação, o detetive Sherlock Holmes:

“Onde não há imaginação, não há horror.”

Ensinamento que encontrou sua expressão máxima na fala do grande sábio indiano Swami Sri Yukteswar:

“Encare o seu medo de frente, e ele deixará de perturbar você.”

Voltando a Lovecraft, encerro com essas interessantes informações extraídas da apresentação feita pela Editora Pandorga:

“Muitos dos trabalhos de Lovecraft foram inspirados por seus constantes pesadelos, o que contribuiu para a criação de uma obra marcada pelo subconsciente e pelo simbolismo.”

“O princípio literário orientador de Lovecraft foi o que ele chamou de ‘cosmicismo’ ou ‘horror cósmico’: a ideia de que a vida é incompreensível para as mentes humanas e que o universo é fundamentalmente estranho.”

“É particularmente essa tensão entre o científico estéril de Lovecraft e a imaginação mística - cuja relação contraditória sempre reconheceu e apreciou - que a crítica entende ser a fonte do caráter altamente original de seu trabalho.”

“S. T. Joshi estima que Lovecraft tenha escrito cerca de 87.500 cartas, de 1912 até sua morte em 1937, incluindo uma carta de 70 páginas, de 9 de novembro de 1929, para Woodburn Harris.”

“Nessas cartas, Lovecraft discutia uma gama enciclopédica de assuntos em ensaios extensos e profundos; ali ele também ventilava suas obsessões ao longo da vida, em especial seu amor ao passado e à verdade científica, e sua aversão ao mundo moderno e a todos os povos que não eram do fluxo cultural anglo-nórdico.”

“Lovecraft criou também um dos mais famosos e explorados artefatos das histórias de terror: o Necronomicon, um livro fictício de invocação de demônios escrito pelo também fictício Abdul Alhazred. Até hoje é popular o mito da existência real deste livro, fomentado especialmente pela publicação de várias edições falsas do Necronomicon e por um texto, da autoria do próprio Lovecraft, explicando sua origem e percurso histórico.”

“A reação crítica ao trabalho de Lovecraft mostra uma diversidade incomum, desde ataques exasperados dos que tomam sua obra como os desvarios pueris de um incompetente artístico e intelectual até as celebrações de Lovecraft como um dos maiores escritores e pensadores da era moderna.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

AlefRamos 01/09/2021

Coletânea inominável
Esse livro é uma coletânea de 10 contos de Lovecraft. Vai desde contos curtos como "Os gatos de Ulthar" a contos maiores como "Sussurros na escuridão".

Não é meu primeiro contato com o autor, já tinha lido outra coletânea dele há uns anos, no início demorei um pouco a me adaptar a leitura, mas depois fui ficando cada vez mais interessado pelo horror cósmico.

Essa coletânea traz alguns dos mais famosos contos do autor, tive a oportunidade de ler "A cor que caiu do céu" e simplesmente entendi a tão boa fama dessa história, que se tornou até o momento meu conto preferido do autor.

A edição do e-book é um pouco confusa, mas fora isso não tem problema algum, gostei muito da tradução da editora.

É coletânea boa tanto para iniciantes nos contos Lovecraftianos, quanto para aqueles que já o conheciam de antemão.