O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Angelis 10/05/2022

Leitura leve e fluída. O clima de suspense criado pelo autor instiga a curiosidade e a cada passagem vem o pensamento "o que vai aparecer agora? O que é?". Também gosto do estilo incompreensível das lendas, não há explicações, há apenas sugestões, isso contribui com o clima de horror, uma vez que o incompreensível é naturalmente aterrorizador.

ClaudiaNaiNeves 26/04/2022

Demorei, mas terminei.
Depois de muita enrolação e de quase apanhar da minha melhor amiga, enfim terminei esse livro. Não é o estilo que costumo ler, a ausência completa de falas me incomodou, mas isso não tira o fato de ser um livro incrível e assustador. Meu conto favorito com certeza foi "O Chamado de Cthulhu", pois foi o que mais me assustou.
Kess 27/04/2022minha estante
Aeeee ???

Gustavo 12/04/2022

Amantes de psicologia vão amar
Claro, um livro de H.P.L. não é para todos. Eu, amante de terror e surtos psicológicos, amei bastante. Bem diferente o jeito que conduz e fica aquele famoso gostinho de quero mais ( assim como em Black Mirror e Love Death Robots).
As histórias que eu mais gostei? Óbvio, Cthulhu e a história do violinista. Essas não fodas.
Estou bem ansioso pro próximo, por mais que não tenha entrado no meu ranking de livros favoritos, sua singularidade o faz ser, literalmente, único.

MWeirich 07/04/2022

Depcionei-me
Me decepcionei com o livro, pois os contos selecionados no livro não são nem de perto os melhores do autor. Considerei os contos muito rasos e cheios de lacunas.

Kess 06/04/2022

Sinistro
Durante a leitura dos contos tinha a sensação de que estava lendo histórias de fatos reais. A leitura me apresentou um universo de horror cósmico com as mais tenebrosas criaturas que só Lovecraft foi capaz de criar.

Os textos de Lovecraft possui comentários preconceituosos (devido a época, é claro), mas ignorando essa "intolerância" é uma leitura muito boa!

O melhor conto para mim foi "Os gatos de Ulthar" e o pior foi "A verdade sobre o Arthur Jermyn e sua família".

Ps: Lovecraft descreveu a pronúncia de Cthulhu como Khlûl'-hloo e disse que "a primeira sílaba [de Khlül'-hloo é] pronunciada de forma gutural e muito grossa". O u é como é em full; e a primeira sílaba não soa diferente de klul, consequentemente o h representa a grossura gutural.

nathanfioresi 31/03/2022

o pai do horror cósmico
Lovecraft conseguiu um espaço no meu coração fã de horror.
o autor tão falado e apreciado por escritores do gênero, morreu sem saber o impacto que suas obras teriam na literatura.
de tanto ouvir falar dele eu tive que explorar seu universo monstruoso, e posso dizer com toda certeza que eu me apaixonei por esta áurea cósmica e horrenda.
ao ler os contos deste autor, é preciso ter em mente que são obras datadas, carregando em si posicionamentos intolerantes e preconceituosos.
fica a critério do leitor se tais posicionamentos irão sobrepor as histórias.
apesar de virar os olhos muitas vezes aos comentários racistas do mesmo, os contos são muito bem escritos e compostos por uma linguagem bastante detalhista e única.
H.P. Lovecraft consegue se destacar por sua escrita cuidadosa e pela criação de personagens tão complexos, que o tornam instigantes.
deste box que eu ganhei de um amigo, o conto "sussurros da escuridão" é de longe meu favorito!

Anninha 31/03/2022

Alguns contos são super rápidos e outros mais maçantes. N sei, acho q esperava mais. Mas ainda sim gostei da leitura e quero ler outros.

Winter8 20/03/2022

Eu amei
Eu precisava de um pouco de lovecraft entre minhas leituras, e esse livro foi muito bom. Ele é curto, teve alguns contos que foram melhores do que outros, amei muito

isnarbru 18/03/2022

Começei esse livro por causa de um amigo, livro de terror cósmico? Oque e isso???? Então fui e li, a leitura e realmente boa, love craft consegue descrever bem seus ambientes e aspectos, de primeira pode parecer um pouco confuso, mas depois de um tempo você acaba se apegando

Eduardo 24/02/2022

Lovecraftverso
Li esse livro mais pelo conto principal e mais famoso do H. P., o Chamado de Cthulu. Acontece que acabei preferindo outros contos a esse, afinal o Cthulu é apenas mais um dentre muitos dos seres mitológicos do Lovecraftverso e honestamente não sei porque ele recebe tanto destaque. Os contos são bem concisos e apresentam estruturas e estilos parecidos e o livro também conta com algumas informações a respeito dos contos em particular, assim como sobre o autor.

Kevin 20/02/2022

A leitura pode ser um pouco chata as vezes, mas uma boa playlist de suspense resolve esse problema facilmente.

jefrey.oliveira 05/02/2022

Contos fabulosos
Como sempre em livros de contoe, alguns são bons e outros ruins, neste não é diferente.

Um excelente livro, que conta em parte a ficção de cthulhu e logo após entra os contos extras.

O Inicio do livro é muito bom, pois ele te prende na história sobre a estátua e o chamado de cthulhu, o final do livro é com os 3 contoa finqis fecha com chave de ouro.

Se dizer que gostei uns 80% de todo o livro.

Carlos531 30/01/2022

Esperava mais...
Comecei a ler com altas expectativas, mas acabei me decepcionando um pouco. Não considero a obra ruim, entendo os seus méritos e até os reconheço em partes, mas infelizmente a maioria dos contos não clicaram comigo.

Apesar dos temas interessantes, o modo narrativo não me atraiu na maioria das vezes, salvo exceções aos contos ?A música de Erich Zann? e ?A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família?, que apesar de terem conseguido me prender, não foram capazes de suprir minhas expectativas. O conto que dá nome ao volume, ?O chamado de Cthulhu?, mesmo sendo um dos mais aclamados do autor, foi o que mais me incomodou nesse quesito.

?Os gatos de Ulthar? e ?Dagon? são os mais curtos do livro e, talvez por esse motivo, os que menos me marcaram. Nutro somente um sentimento de indiferença por ambos, sendo minha opinião nem negativa nem positiva. ?A casa abandonada? possui em sua primeira metade o mesmo modo narrativo pouco atrativo mencionado anteriormente. Mesmo na metade final isso deixando de ser um problema e, consequentemente, tornando a leitura mais interessante até o encerramento da história, não foi suficiente tirar o gosto amargo de sua introdução.

A despeito disso, ainda pretendo ler mais de Lovecraft num futuro próximo. Tenho fé de que gostarei mais de alguns outros contos, principalmente os mais longos do autor.
Zephyr Goddess 30/01/2022minha estante
Gostos narrativos realmente é algo bem pessoal

jusqua 31/01/2022minha estante
Salvo os "contos grandes", o modo narrativo não muda.

Carol 22/01/2022

O Chamado de Cthulhu
Já tinha tentado a leitura mas acabei abandonando, hj decidi tirar a tarde pra ler. Já tinha lido algumas coisas sobre Cthulhu (e já joguei RPG referente a obra) então ja imaginava o que eu iria encontrar. É uma ótima história, as descrições do H. P. Lovecraft são ótimas, mas não me deixou com medo ou algo do tipo. Sobre os outros contos alguns são bons, como o da casa abandonada, mas outros não me satisfizeram tanto.

Elleinad 21/01/2022

Esperava mais
Li por que me pediram para ler e dar minha opinião sobre. Não achei nada demais e para mim ficou mais nítido o quanto esse homem era racista e xenófobo.