Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

yuki32 29/08/2023

Tudo será descoberto.
Uma história totalmente envolvente.
Eu não conhecia a história por inteiro, e resolvi para melhor entendimento ler ela como se fosse uma grande fofoca. (e deu certo) Ao longo do conto você se assusta junto a Édipo com as revelações do crime que, ele mesmo, havia cometido sem saber.

Luciana.Segala 28/08/2023

Édipo é refém das suas palavras e juiz do seu crime
A trágica historia de Édipo, o Rei de Tebas é a que melhor expressa a essência do gênero tragédia. Ele inicia o drama como rei em toda sua glória e riqueza, coroado por um ato de bravura e inteligência, herdando as benesses do antigo rei, logo surge uma calamidade (um crime, uma maldição) que necessita ser decifrada tal como um enigma e que mais tarde, o levaria à ruína, uma vez que se aprofunda na sua busca e curiosidade pelo passado (nos fornecendo fragmentos de seu caráter e provando que ao contrário, do que muitos acreditam não foi o destino o culpado, mas o próprio Édipo na sua ignorância correu e agiu conforme os seus temores)
Por fim, Édipo é investigador de um crime, juiz, promotor, réu e vítima em um só; sendo responsável por todos os seus infortúnios.

wesleyrsnd 28/08/2023

Um clássico é sempre bom
Leitura prazerosa e instigante. Você se prenderá à história do início ao fim, recomendo muito esse clássico.

Adson 28/08/2023

O peso da verdade
Édipo rei foi a minha primeira experiência em termos de tragédia grega, e que tragédia... Ao longo de toda a narrativa vemos a vida de Édipo sendo completamente arruinada. No momento em que descobre sua verdadeira história, seu passado e tudo que esteve/está envolvido, cai em sua própria lamentação e se pune por seu destino inevitável. Ótima narrativa, com momentos de tensão e catarse.

Michela Wakami 24/08/2023

Tragédia pouca é bobagem!
Mesmo tendo recebido diversas informações sobre os principais acontecimentos dessa obra, no decorrer da minha vida, não foi menos chocante lê-las.
Um livro escrito a mais de dois mil anos atrás, que permanece vivo entre nós é algo espetacular, só nos tem a provar a sua real grandeza.

Primeiro livro da trilogia.

Luis Felipe S. Correa 24/08/2023

Me perguntando por qual motivo não li antes
Não adianta mencionar o complexo de Édipo sem conhecer a história. Um clássico da tragédia grega. Esse livro me faz pensar na magia de poder ler uma obra escrita antes de cristo e em período que coincide com o apogeu da democracia grega. É realmente fascinante ter contato com essa obra que poderia ter sido perdida. A história é realmente bastante trágica e, sob meu ponto de vista, retrata que nem os poderosos estão livres de um destino trágico.

Ana 23/08/2023

Poderosa Afrodite (1995)
Pra quem também gostou desta tragédia sofocliana, recomendo muito a adaptação "Poderosa Afrodite", de 1995. A direção é de Woody Allen, então o filme é curto e "cômico".
Tem na Prime e coincidentemente assisti no último domingo. Por ser bem conhecido este livro, já estava na lista de Meta de leitura aqui do próprio Skoob, e adorei tanto que futuramente também lerei os outros dois livros da trilogia tebana: "Édipo em Colono" e "Antígona".

Giovanna 22/08/2023

Um viva ao meu professor g0st0s0 de Teoria da Literatura 1 que me obrigou a ler essa delicinha de livro

Andrecruz.psi 20/08/2023

O rei amaldiçoado
Essa é uma das histórias mais angustiante que li, não é por acaso que é considerada a maior das tragédias gregas.

É dessa tragédia que Freud desenvolve o seu complexo de Édipo, por muito tempo fiquei sem entender o que era esse complexo, mas após concluir essa obra ficou muito claro.

Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers, mas é uma tragédia que mexe com a imaginação do leitor.

Excelente leitura, principalmente para os estudantes de psicologia.

Daniella.Santos 20/08/2023

Babado, confusão e gritaria
Nada como uma boa tragédia grega pra chocar as pessoas mais de dois mil anos depois. Foi meu primeiro livro grego, eu já sabia a história, sabia o que ia acontecer, é mesmo assim fiquei chocada, passada

Dani 15/08/2023

Choque, desconforto e fel
O complexo de Édipo, e arrisco a dizer o de Jocasta também, é popularmente conhecido e por esse motivo, não há a quebra de expectativa quando se descobre ao final o que de fato aconteceu e como se sucedeu a ordem dos acontecimentos. Porém, se propusermos fingir que esquecemos como acontece a história e analisarmos como se nunca tivéssemos ouvido falar sobre a tragédia grega, você consegue sentir em primeiro impacto o choque pela possibilidade, o desconforto com o desenrolar da história e o gosto do fel junto a confirmação, mas o amargor não para por aí, caminha até o final da peça de um jeito cada vez mais profundo pela forma como é descrito o final de Jocasta e de Édipo. Na conclusão fica a curiosidade sobre como Édipo viverá até os seus últimos dias carregando essa culpa, como a descendência dos frutos do incesto lidará com esse peso e a incerteza do grau de culpabilidade de Jocasta, pela clara indiscrição com o desespero ao momento em que aparece o Pastor, que nos leva a perguntar se ela sabia desde o princípio ou se deduziu no desenrolar da investigação.
Romulo 18/08/2023minha estante
Gostei tanto da peça, que comprei o livro com a Trilogia Tebana.

Black Flower 25/08/2023minha estante
Já o li! É excelente

Davi785 25/08/2023minha estante
Quando eu estudava, minha escola fez uma peça sobre o Édipo Rei, eu participei, gostei, comprei o livro e gostei mais ainda kkkkkkk ?

biacalasense 10/08/2023

E bastava um kit de tipagem abo em 496a.C.
Caras como é difícil dar estrelinhas pra livro clássico, né? não sei como fazer isso? já sabia a história e é uma loucura, de uma criatividade que pensava só ser possível na cabeça de fanfiqueiros twitteiros mas sófocles fez em 500a.C., que loucura!!!!

além desse drama clássico tinha lido romeu e julieta, e eles se parecem muito pra mim. de novo, acho que não tem como ler essas obras sem pensar o quão clássicas são, o quão antigas são e o quão importante são pra história da literatura. pensando assim, pra mim fica uma leitura de curiosa: tenho vontade de ler pela curiosidade de saber como era escrita ou formulada uma história há 2500 anos. não é uma história ou escrita que me agrada, mas ela também não está aqui pra isso (por isso odiei ter que dar as estrelinhas pra esse).

como é de ler em uma sentada eu recomendo muuuuito!

duda 02/08/2023

Édipo pai de menina (a diva Antígona)
Queria dizer aqui desde o começo, que eu amo essa história e acho super legal contar aleatoriamente em um rolê. Mas enfim, nunca tinha lido ela propriamente em um livro e tô apaixonada com a escrita que estranhamente te prende bem rápido pra continuar lendo até o final. Não vou mentir que eu pulei algumas partes do coro, acredito que encenado deve ser bem mais interessante. Muito bom de verdade!