Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Lylouu 14/05/2024

Eu definitivamente preciso assistir essa peça.

Acho que por ser um texto dramático e considerado clássico da antiguidade, já existe um preconceito acoplado nele, muitos clássicos sofrem disso. Eu, como uma pessoa que já tenho afinidade com alguns clássicos, também senti isso quando ele foi passado na faculdade.

Mas é clássico por um motivo, é bom. É fácil de entender, o vocabulário é mais antigo, mas não é absurdo. Ele é curto, tem fofoca do início ao fim, e não começa a história do "começo", o que torna ele ainda mais fluido. É simples, ele tem todos os motivos pra ser um clássico.

Não sei se eu recomendaria essa como uma primeira peça a alguém, mas recomendo a leitura em algum momento. Principalmente aos fãs de mitologia grega.

Messias 14/05/2024

Muito bom ler essas histórias que a gente acha que conhece, mas não conhece tanto. Cada dia a gente vai entendendo melhor de onde vem a expressão "tragédia grega". O estilo narrativo é bem clássico, mas achei a história meio... com buracos demais. Não sei se é uma coisa dessa edição específica, ou se é o texto original. Mas esse ponto não me agradou. E a coisa de todos os acontecimentos serem narrados superficialmente eu também não gostei.

Iara Caroline 14/05/2024

Vês a luz: em breve não verás senão a noite.
?Solitário e miserável em sua fuga miserável, ele procura escapar aos oráculos saídos do centro da Terra. Mas estes continuam aí, voando ao seu redor.?

Leiturinha rápida e leve de uma obra dramática grega. Eu simplesmente amo ler textos destinados ao palco. As falas são mais dramáticas, as expressões carregadas e o entrar e sair dos personagens começa e termina na coxia. O quadro é perfeito.

Édipo Rei é uma obra que se baseia na linda cultura grega. A intenção trágica é reforçada pela força da mitologia: os deuses, os devotos e os oráculos. Para mim, foi uma ótima leitura para reforçar o que estou ouvindo em Noites Gregas.

Kayron.Kaic 05/05/2024

Uma aula de estrutura narrativa
Reli em fevereiro, pois o adotei como paradidático na disciplina de Literatura em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Senti que muitos alunos gostaram e eu, particularmente, aprendi muito.

Já deve ser a terceira vez que o reli e sempre que o releio aprendo sobre construção narrativa. A catarse. A apreensão. Tudo nessa história é magistral. Todo mundo deveria ler!
Wash2 06/05/2024minha estante
Sim, é uma obra perfeita!

m4tosmai 03/05/2024

Leitura obrigatória da matéria de teoria literária da faculdade.
foi uma leitura bem rápida pois é um livro curto, fiquei bem em choque com a parte do incesto mas é legalzinho sim.

amandaleu 03/05/2024

Resenha de Édipo Rei
"Se a noite deixou algo a fazer, o dia vem terminar sua tarefa."

Tragédia grega que faz jus à sua fama.
Quando ouvia falar sobre o "Complexo de Édipo", termo criado por Freud, sem saber a verdadeira história por trás do mito, imaginava um rei que sabia o que estava fazendo e com quem estava fazendo. Mas após a leitura da obra, vi um homem desesperado, que fez de tudo para fugir da profecia que havia sobre seus ombros
Seus esforços de nada adiantaram.
O destino é inexorável.

Laura 29/04/2024

Édipo rei
Fui apresentada a essa história numa aula de filosofia, sobre o destino e a predestinação, e fiquei chocadíssima. E não é pra menos, refletir sobre a possibilidade de tudo q vivemos já estava escrito para acontecer e q não é possível fugir disso, é pensar q talvez não exista livre arbítrio e que não somos realmente livres para escolher, estamos presos ao fio do destino. Muito louco.

A primeira vez que realmente li a história e poxa mto bom. Tem essa estrutura de peça, as falas e tals. E apesar de antigo, a tradução é bem tranquilo de entender.

Guilherme2611 26/04/2024

Incesto insano
É uma história muito conhecida, claro, mas é impressionante o quão bem feito esse livro é, baseado na época. A forma como sófocles escreve o livro fora da ordem cronológica, contando o passado de forma sútil é genial. E também é um puta de um plot twist, quem não conhecia a história, quando lê, fica boquiaberto.

Maria.Luysa 23/04/2024

Gostei bastante!!!
Li por causa da faculdade. Eu sempre ouvi falar sobre Édipo, mas nunca tinha pesquisado sobre ele. Comecei a ler o livro sem muitas expectativas. As primeiras páginas foram as mais "complicadas" por conta do floreio presente no diálogo. Mas me acostumei e achei a escrita muito bonita. A história me prendeu (não fui tão surpreendida porque o professor já tinha comentado sobre o final). Indico super!

Polyane Cardoso 20/04/2024

Tragédia grega
Não conhecia a peça e nem o autor, vim após ver indicação no TLT, a princípio estranhei ler uma peça kk mas a história é muito boa e trágica, e o final achei que deixou bastante a desejar, fiquei na dúvida se era aquilo mesmo ou se meu arquivo estava faltando uma parte kkk

Elizabeth 19/04/2024

Édipo
Uma angústia, a realidade, a trajetória, a tragédia. Um clássico, mais fácil a leitura, rapida e drástica.

Caio847 15/04/2024

Bem familiarizado
Eu já conhecia a história mas nunca tinha realmente parado pra lê-la até a faculdade me obrigar. E na verdade não foi ruim.

Ansioso para terminar a trilogia, no ritmo que meu professor determinar?

giovanna.chadud 14/04/2024

Gostei
Só acontece tragedia, mto estranho mas é bem legalzinho, coitado do Édipo só sofreu,ma com esse livro da para aprender que não se pode fugir do destino, mto bom

Luiza.Campello 08/04/2024

Édipo Rei
A leitura de Édipo Rei me fez revisitar a história que há tantos anos tenho em minha mente, o homem que matou o pai e casou com a própria mãe. A primeira vez que tive contato com ela eu estava no 6° ano e até hoje me recordo da perplexidade que senti ao escutá-la. Agora, anos depois, ter a oportunidade de lê-la, alterou tudo que imaginei saber sobre ela. Primeiramente, a história não é contada enquanto acontece, mas sim revisitada por memórias anos depois, e o cenário que importa na verdade é o de Édipo descobrindo a verdade e não a sua jornada até virar Rei.
Tudo começa quando um mal assombra a cidade, o Rei com esperança de se livrar da maldição manda o seu cunhado, Creonte atrás de um Deus-profeta, Febo, e este lhe diz que faz-se necessário punir aquele que matou o antigo rei Laio. A princípio Tirésias, sábio profeta, o diz que sabe quem matou mas não quer lhe contar, depois de muita insistência, ele assume que quem o matou foi ele, Édipo. O rei não acredita, depois, Jocasta, sua mulher lhe conta a maldição, e explica como foi que o antigo Rei morreu, e mesmo sendo semelhante com sua história ele ainda não acredita, ainda, o mensageiro de seu antigo reino, vem com novas evidências, que havia sido adotado vindo de Tebas, e nem assim o Rei Édipo acredita. Ele fica nessa negação incessante até que o pastor, confirma a história toda, e tudo cai por terra, Jocasta se mata e o Rei se cega, lamentando-se por sua vida horrível e pelas de suas pequenas filhas, ele está pronto para ser punido.
Algo que achei curioso, é a forma com que na idade heróica da Grécia aquele que profetiza sempre é castigado. Tirésias desde sua primeira aparição, na história de Narciso, foi cego pelo seu saber, e novamente em Édipo Rei, ele é julgado e maltratado por saber demais. Isso me fez perceber que até na era contemporânea isso se repete, um exemplo é o filme da Disney ?Encanto?, em que o personagem Bruno que tem o poder de ver o futuro é exilado de casa.

Madxugh 08/04/2024

FANFIC
Mesmo já conhecendo a história é uma leitura muito boa, nunca tinha lido uma peça pareceu que estava lendo uma fanfic (e por isso amei kkkkk)