O Alienista Caleb Carr

Resenhas - O Alienista

1 | 2 | 3 | 4

Bocca 12/03/2021

Alienados
Dotado de uma crueldade até então jamais especulada pela imaginação humana, um assassino aterroriza a vida, tanto da população quanto da cabeça por trás da curiosidade e por consequência, da responsabilidade, de desvendar os mistérios da mente desse sádico marginal.
Um doutor, um jornalista, uma secretária e dois investigadores da Chefiatura conduz o leitor ao relato e estudo da mente humana degradada pela maldade esse de sangue no final do Século XIX.

Aribra 17/09/2020

Vi a serie primeiro, foi onde fiquei conhecendo o autor e então me interessei em ler o livro devido a ambientação em Nova York no inicio do século XVIX.

O livro e muito melhor que a serie. e inclusive tem o Sr. Franklin D. Roosevelt como comissário de policia.

Rodrigo 24/01/2021

Nota 9 de 10
Livro incrível, bem escrito, empolgante e forte.

Assisti apenas a 3 episódios da série para que eu pudesse fixar os rostos dos personagens e suas vozes, o que me garantiu uma imersão muito maior ao ler este livro.

A narrativa é muito boa, apesar que o escritor poderia ter melhorado os textos para incluir mais diálogos ao invés de contá-los através de narrativas o que deixou a leitura muito mais demorada, e o fato de que os parágrafos são muito extensos.

Livro recomendado.
Micaeli9 25/01/2021minha estante
A série é incrível, já quero ler.

camila 21/06/2022

explosão de sentimentos que eu não pude acreditar
é incrível como eu consegui me apaixonar pelo Laszlo por favor me indiquem psicólogos o daddy issues tá pesado
mas que livro incrível que vibe mindhunter só que com menos tecnologia ainda e mais dramático do jeitinho que a gente ama ???
e a Sara>>>>>>>>>>
e outra a mente do laszlo>>>>>>> tinha que ser intj né
mas a mente dos dois juntos????? ????

Tiemi 08/04/2022

gostei muito
li por influência da serie, e por mais que fosse um livro grande e um pouco mais denso do que os que eu costumo ler, foi uma leitura
rápida e boa

DeiaMolder 16/09/2021

Deveria ter esperado para poder processar melhor a história, mas estou tão surpresa, que tive que vim falar.
Sim, surpresa com a narrativa envolvente e intensa, o autor nos leva literalmente as ruas de Nova York do ano 1896, que está bem nítida a sociedade estratificada, com seus níveis e subníveis, onde acontecem crimes hediondos.
Para solucionar um desses crimes, há um encontro de pessoas de mentes engenhosas, a secretária de polícia Sara, o jornalista John Moore, um Alienista Dr. Laszlo Kreiszler e dois notáveis sargentos detetives, irmãos Isaacson.
Essa equipe se depara com um serial killer dos mais loucos e indigestos que conheci, mas o que mais me cativou foi a construção ao longo da história dessa mente degenerada que essa equipe faz. Um trabalho de formiguinha, digamos assim, até que eles dão o bote e o detém.
Esse livro é minucioso, mas não é enfadonho.
Adorei mesmo, pena que acabou. ?

Camila Mombelli 10/02/2020

O Alienista
O Livro é melhor que a série!

Rafa 02/08/2020

Como alguém pode desenvolver a habilidade de matar de maneira tão cruel? Os amigos John Moore e Laszlo Kreizler (o alienista do título) embarcam em uma tentativa que pode revolucionar a criminologia: criar o perfil psicológico do assassino com base nos detalhes de seus crimes! O Alienista nos faz questionar: uma pessoa capaz de cometer crimes hediondos já carrega tais impulsos desde seu nascimento ou é o meio em que ela nasce e vive que determina tal desfecho terrível?

Foi uma leitura bem prazerosa. Mesmo com um começo arrastado, cheio de descrições de personagens e ambientação detalhada, à medida que a leitura avançava, aumentava meu apreço pelo livro. Do meio pra frente, foi difícil parar de ler. Pra mim, o ponto alto do livro foi o desenrolar da investigação. Como a história se passa em 1896, os métodos investigativos eram bem precários e a maneira como a investigação foi conduzida nessa precariedade me atraiu fortemente!!

Para amantes de psicologia, o livro é um deleite, pois ela é o principal instrumento investigativo. Parabéns ao autor Caleb Carr pela pesquisa minuciosa e precisa do tema!! Outro ponto forte, foi o retrato da sociedade e da cidade de Nova Iorque de 1896. Elas acabam virando personagens da história, sendo descritas com profundidade. Foi muito legal também aprender palavras usadas naquela época e que eu nunca tinha ouvido, como fiacre, caleche e proxeneta!!

Pros interessados, tem uma série da Netflix sobre o livro com o mesmo nome!!

Douglas Ribeiro 20/07/2020

Uma ótima pesquisa sobre psicologia
O livro é bom, mas poderia malhar para perder a famosa "barriguinha".

Entre os tantos passeios de fiacre extremamente descritivos por Nova Iorque, muitos leitores certamente desistem da obra. O ritmo é muitas vezes enfadonho.

O ponto forte são os ricos detalhes psicológicos para traçar o perfil do assassino durante a investigação, frutos de um trabalho excelente de pesquisa pelo autor.

Autor que, diga-se de passagem, escreve muito bem! E é graças à sua ótima narrativa que conseguimos terminar de ler esta trama um tanto arrastada.

Marina 09/07/2021

N existe nada mais misterioso do que a mente de um assasino
Muito bom o livro. Já há havia visto a série na Netflix e me apaixonado então gostar do livro não seria diferente. Como já tinha assistido a série a leitura se tornou mais lenta que o normal e em alguns pedaços mais marcantes do que seria, o livro consta com algumas palavras que não são usadas com frequência então pode dar uma pensada no significado. A diferença desse livro de assassinato em si que ele não foca tanto em achar o suspeito, com pista que te confundem, tanto que o suspeito você vai descobrindo, o livro aborda mais a questão da psicologia do serial killer/ assassino em questão, sendo discutido possíveis perfis e montando é bem empolgante, e como eu amo psicologia e crimes um livro q ganhou meu coração. ?COMO ALGUÉM DESENVOLVE A HABILIDADE DE MATAR DE MANEIRA TÃO CRUEL??

Anna 09/05/2019

Para um crime ser desvendado é necessário esmiuçar diversos detalhes.
Acredito que deve-se a esse fato a leitura ser tão maçante. São detalhes dos detalhes
de características, lugares e personagens, totalmente desnecessários. Onde a investigação do crime fica
em segundo plano, fazendo com que o leitor perca o interesse em uma história que tem tudo para prender o leitor.
A premissa que envolve os crimes à serem investigados, por quatro integrantes, para analisarem o que se passa na mente do assassino. O que o levou a cometer crimes tão brutais, com crianças que eram prostituídas. E, para no fim, o principal investigador - o alienista- não conseguir concluir seu principal objetivo com êxito, descobrir o que o levava a cometer os assassinatos, como foi sua infância e seu comportamento de modo geral.
Levei praticamente um mês para finalizar a leitura, pois perdi o interesse logo nos primeiros capítulos. Mas consegui concluir.
Dan 09/05/2019minha estante
pensei q fosse o alienista de machado kkk

Karebbean 17/05/2020minha estante
Tive a mesma sensação quando tentei ler, e até hj ele está parado em minha estante

Anna 17/05/2020minha estante
Demorei muitos dias para finalizar essa leitura e na marra :(

@pedro.h1709 20/10/2019

O Alienista
Meu conhecimento do título "O Alienista" deu-se através da série de streaming, antes mesmo de descobrir que este tratava-se inicialmente de uma obra literária, e portanto, o livro foi também meu primeiro contato com um dos trabalhos de Caleb Carr.

A narrativa é uma ótima adaptação de ficção policial com personagens, contexto social e localizações reais, além do fantástico desenvolvimento sobre a ciência forense.

Os assombrosos assassinatos seguidos de mutilação dos corpos de jovens garotos prostitutos fazem com que uma equipe pouco comum, liderada pelo Alienista Laszlo Kreizler, se mobilize e junte esforços para impedir os futuros ataques de um criminoso nada convencional. Como se não bastasse a dificuldade em desvendar a identidade do misterioso homicida, ainda há muitos membros da sociedade e da polícia que irão se esforçar para impedir o bom andamento da investigação.

Diferentemente dos livros de detetives clássicos, a caçada a um assassino em série, que muitas vezes comete seus crimes sem um motivo evidente, faz com que o foco principal da  investigação deixe de ser compreender a cena do crime com o intuito de descobrir seu responsável e passe a ser compreender o criminoso para antecipar as suas ações e evitar sua próxima investida fatal. Ideia que, por sinal, foi extremamente bem desenvolvida na obra.

Ao longo das páginas, o passado e presente do assassino são cuidadosamente desenvolvidos, de maneira a explicar os tortuosos caminhos que o levaram a ser o que é atualmente. Apenas o detalhe da retirada dos olhos das vítimas me pareceu merecer uma explicação mais detalhada do motivo de serem o objeto de tamanha atração, visto que assumiam uma importância maior para o assassino do que as demais mutilações, pois foram guardados como troféus. Ainda assim, devo dizer que as evidências foram planejadas e calculadas para se adequarem bem ao criminoso.

As descrições do livro são bastante dinâmicas e fluidas, os personagens são cativantes e a leitura é muito intrigante, do forma que se torna extremamente difícil parar de ler. Devo, portanto, dizer que estou ansioso para encontrar logo uma edição de "O anjo das trevas", livro sequência de "O Alienista".

@wesleisalgado 28/02/2021

Mindhunters do Século XIX
Após o assassinato grotesco de de um garoto prostituto afeminado que se vestem de mulher, na Nova York no final dos idos de 1800, conhecemos o alinienista Doutor Laszlo Kreizler, o repórter John Moore e a Secretaria de delegacia Sarah Howard. Analogicamente terão o mesmo papel do trio principal de Mindhunter de Netflix, no 808 da East Brodaway.
Eu só tenho elogios, o trio principal é bem trabalhado, o assassino e suas motivações são bem trabalhadas, os assassinatos são elegantes e brutalmente descritos. Tudo isso envolvido em um clima noir da Nova York do século 19. Além de toda história ser muito crível e adulta, o que me ganha de cara, você dificilmente vai achar algum furo ou mesmo conveniência de escrita para as coisas se encaixarem. Tudo foi deveras harmonioso. Esperei estar na parte final do livro para começar a série e é um deleite visual, a química do trio principal é a do livro. (Dakota Fanning, maravilhosa!) Ponto negativo, já sei que a segunda temporada é baseada no livro 2, O ANJO DAS TREVAS, o qual nunca teve uma reedição e os vendedores pedem o preço de um rim nos sites.
Está entre as melhores leituras do ano até agora, fácil!
OBS: Resenha nº20 do desafio Skoob 2021.

Mariappp 23/01/2021

Gostei muito da trama, envolve o leitor e o leva querer descobrir quem é o assassino e as razões para levá-lo a cometer os crimes. É um livro carregado de descrições científicas e teorias da psicanálise. Achei a narrativa um pouco cansativa e sem dinâmica em vários momentos. Apesar de amar a história, a forma como o autor estruturou a narrativa me fez desgostar do livro e preferi a série.

Ronaldo 05/06/2021

Lazlo Kreizler é um alienista, um médico que estuda as doenças da mente. Quando o corpo de um garoto prostituto é encontrado terrivelmente mutilado ele se propõe o desafio de traçar o perfil psicológico do assassino e assim, capturá-lo. Desempenhando o papel que atualmente denominamos de profiler, ele consegue pintar o retrato da mente desse criminoso, utilizando seu profundo conhecimento da psicologia humana e de umas poucas pistas físicas, numa época em que a perícia forense estava engatinhando. É fascinante acompanhar a reconstrução desse assassino, que no início é apenas uma sombra, e vai ganhando forma, solidez, uma história e finalmente um nome.

Mas Lazlo não age sozinho, é auxiliado por uma equipe formidável, com personagens bastante peculiares, em cuja companhia adorei chafurdar na sujeira da Nova York do final do século XIX. O autor faz uma reconstrução minuciosa da época, deixando evidente o quão pouco a sociedade evoluiu desde então. É triste ver como a prostituição infantil era normalizada e revoltante o descaso que havia em relação à morte dessas crianças desamparadas.

A narrativa do autor não é muito fluída. É bem descritiva, mas pontuada por curiosidades históricas que tornam a leitura saborosa, embora densa. Porém, não perde sua característica de thriller com uma trama dinâmica, que explora não só a investigação, mas suas implicações numa sociedade comandada por corruptos que só se importam em manter seu poder. Livro fabuloso, um tributo à criminlogia.

1 | 2 | 3 | 4