O Alienista

O Alienista Caleb Carr

Resenhas - O Alienista

1 | 2 | 3 | 4

Ina 09/06/2022

Me senti a própria detetive
O livro é EXTREMAMENTE imersivo! Eu senti que participei da investigação desde o começo do livro, acompanhando as descobertas e os mínimos detalhes da mente do assasino e de todos os personagens. Eu já tinha assistido a série e favoritei de cara, mas confesso que gostei mais do livro, principalmente, pelo final muito mais bem explicado e de nenhuma forma apressado!
Esse livro é uma mina de ouro pra quem adora uma investigação, um true crime e psicologia criminal. Recomendo muito!
Ps: SARA SUA LINDA GOSTOSA FODASTICA COMA MEU COOL

Sra Mesquita 20/01/2023

O Alienista
Ao terminar essa leitura a sensação é de dever cumprido, amei os personagens, a história é uma riqueza de detalhes e sim comecei a ler o livro por influência da Série!

Tafnes.Goncalves 26/07/2022

Emocionada estou
Aí o final,gratificante e family friend,mas eu gostei de nos dar um fim para a vida d personagens todos eles. Li o pdf mas quero o livro fisico para reler,o personagens são bem escritos,os assassinos nao são clichê e a descoberta envolvente,assim como as análise do grupo te fazem analisar também,e de deixam "desconfortavel por não compartilhar com eles".

Nina Pina 09/12/2023

A crueldade não tem limite
O repórter John Schuyler Moore é arrancado da cama, em uma noite fria do ano de 1896 em Nova York, mal ele sabia que seu amigo médico Alienista, Dr. Laszlo Kreizler, mandou chamá-lo para um encontro, nada agradável, a cena a que se seguiu deixou o completamente perdido com tanta crueldade.
Moore é levado para ver o corpo horrivelmente mutilado de um adolescente abandonado na Ponte de Williamsburg.
Os dois estão prestes a embarcar numa vida conturbada, e perigosa, tentando revolucionar a criminologia: criar o perfil psicológico do assassino com base nos detalhes de seus crimes, entrando na mente problemática e diabólica de um assassino em série, que sua sede de matar não para, espalhando por toda a Nova York do século XIX um rastro de sangue e sofrimento. Demorei muito para concluir essa leitura, um livro bem tenso, que assusta o leitor devido à forma de vida dos adolescentes, e como eles eram brutalmente assassinados, senti repulsa do serial killer, e da indiferença das pessoas para com esses garotos.
Ótima leitura, eu recomendo.
Um calhamaço de respeito.

Gabrielly.Oliveira 21/01/2022

Que livro maravilhoso
A construção dos personagens é incrível, todos ganham uma profundidade muito bem explorada. Nota 10, recomendo para todos.

JSGuedes 22/05/2024

Desfecho um pouco broxante, a leitura tem esse realismo que funciona bem, pra mim pelo menos, mas o final não funciona muito bem, fica tudo meio jogado.

Ronaldo 05/06/2021

Lazlo Kreizler é um alienista, um médico que estuda as doenças da mente. Quando o corpo de um garoto prostituto é encontrado terrivelmente mutilado ele se propõe o desafio de traçar o perfil psicológico do assassino e assim, capturá-lo. Desempenhando o papel que atualmente denominamos de profiler, ele consegue pintar o retrato da mente desse criminoso, utilizando seu profundo conhecimento da psicologia humana e de umas poucas pistas físicas, numa época em que a perícia forense estava engatinhando. É fascinante acompanhar a reconstrução desse assassino, que no início é apenas uma sombra, e vai ganhando forma, solidez, uma história e finalmente um nome.

Mas Lazlo não age sozinho, é auxiliado por uma equipe formidável, com personagens bastante peculiares, em cuja companhia adorei chafurdar na sujeira da Nova York do final do século XIX. O autor faz uma reconstrução minuciosa da época, deixando evidente o quão pouco a sociedade evoluiu desde então. É triste ver como a prostituição infantil era normalizada e revoltante o descaso que havia em relação à morte dessas crianças desamparadas.

A narrativa do autor não é muito fluída. É bem descritiva, mas pontuada por curiosidades históricas que tornam a leitura saborosa, embora densa. Porém, não perde sua característica de thriller com uma trama dinâmica, que explora não só a investigação, mas suas implicações numa sociedade comandada por corruptos que só se importam em manter seu poder. Livro fabuloso, um tributo à criminlogia.

@isabellajanis 01/05/2020

Riquíssimo em detalhes investigativos!
O livro é bastante rico em detalhes, mas isso não o faz ser entediante. Os detalhes transitam entre as características físicas, emocionais e culturais das vítimas e do assassino. O interessante desta história é que a intenção do autor não foi simplesmente nos fazer “chegar” em um assassino, mas sim entender os motivos que o levaram a cometer tamanhas atrocidades. Recomendo!

Déborah Melo 14/08/2020

Massante porém envolvente
Escrevendo para poder constar no desafio skoob rs
Tentarei escrever uma resenha real a partir da minha atual leitura...

Mariappp 23/01/2021

Gostei muito da trama, envolve o leitor e o leva querer descobrir quem é o assassino e as razões para levá-lo a cometer os crimes. É um livro carregado de descrições científicas e teorias da psicanálise. Achei a narrativa um pouco cansativa e sem dinâmica em vários momentos. Apesar de amar a história, a forma como o autor estruturou a narrativa me fez desgostar do livro e preferi a série.

li_mfr 14/03/2023

Expectativa não suprida
Quando comecei a ler este livro, tinha uma expectativa bem alta. Gosto do gênero e tinha uma série que parecia ser sucesso na Netflix, como este combo poderia dar errado? Pois é, pra mim deu.
Não que a leitura tenha sido de toda desagradável, mas pra mim se o livro tivesse menos páginas talvez eu tivesse o achado mais interessante.
Foi uma leitura demorada e que engrenou somente depois da metade. Muitas passagens e descrições sem necessidade alguma, que por vezes me deu a sensação de estar sendo enrolada e não envolta no mistério a ser resolvido.
Valeu como experiência, mas dificilmente lerei mais algum título do autor.

Juju 29/10/2020

Mais detalhado do que a primeira temporada da série da Netflix, no entanto, poderia ter ter poupado algumas páginas que tornaram o livro um pouco arrastado.

Rosy 29/10/2018

Então eu terminei O Alienista, essa foi para mim uma experiência incrível, em um mês atribulado e onde várias vezes eu me vi dispersa na leitura e relendo a mesma parte para o entendimento da história.
Terminei o livro como um dos meus favoritos.
550 páginas de uma leitura intensa, com uma escrita perfeita, rica em detalhes e na minha opinião bem realista para a época de 1896. Aqui nós temos a caçada a um serial killer que matava, esquartejava, despedaçava, imigrantes jovens, crianças e/ou adolescentes que se prostituíam na época nos bordéis e ruas de NY.
Um Alienista(médico que estuda as mentes perturbadas, alienadas), um comissário da policia e um reporter vão se unir para encontrar esse assassino, mesmo com técnicas ainda ultrapassadas se comparadas aos tempos atuais, essas três mentes nos mostram como a inteligência e a perspicácia fazem toda a diferença.
É uma leitura mais lenta, devido a grande quantidade de detalhes, explicações políticas, que são necessárias para o entendimento do desfecho da história.
Eu gostei demais e super recomendo a obra. Dizem que a série também é ótima, vou assistir.
Fábio Nogueira 17/11/2018minha estante
Quero lê-lo.. Mas a fila tá grande. Deixei até de assistir a série pra ler o livro. ;)

Rosy 18/11/2018minha estante
Fabio, leia! É fantástico!

Fábio Nogueira 18/11/2018minha estante
Preciso! ;)

Carla.Zuqueti 27/01/2019

Opinião
? O Alienista? é situado em NY, no ano de 1896, onde muitos métodos conceituados para procurar assassinos em série não existiam (aliás, nem o próprio termo serial killer existia). Nesse cenário, o repórter John Moore do NY Times é recrutado pelo famoso e polêmico Alienista (o que hoje seria um equivalente a psiquiatra) Lazlo Kreisler, seu amigo de faculdade, para formar uma força tarefa clandestina em busca de um terrível assassino em série, cujas vítimas são jovens adolescentes e pobres que se vestem como garotas para se prostituirem nas ?casas? de diversão do subúrbio de NY.
Quem viu a série da Netflix deve gostar do livro, que é mais truculento e menos felizinho. Eu, claro, preferi o livro, onde os detalhes são melhor apresentados, bem como a mente do criminoso e o que fez chegar a esse nível de crueldade.
Spoiler: o final do livro é diferente da série. É mais triste e mais violento. Preferi o do livro.
Vale muito a pena ler, mesmo com mais de 500 páginas.

1 | 2 | 3 | 4