A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada (e-book)

A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada (e-book) Becky Chambers

Resenhas -

Eddy15 21/12/2023

Um livro sobre relações humanas (apesar de nem Todos serem humanos). Segue a mesma vibe do primeiro, apenas pessoas vivendo suas vidas, muito gostosinho de acompanhar.

Professor Eddie 09/12/2023

Continua bom
O livro narra a vida de uma ia que assume um corpo e começa a vivenciar uma vida diferente do que foi preparada. Foi lindo ver esse caminho.

Menezes Torres 25/11/2023

Livro OK. O final elevou um pouco a pontuação da obra. Há inserção de linguagem neutra. Ação totalmente desnecessária.

Trabach0 20/11/2023

Apenas perfeito
Nossa história agora vai além das paredes da Andarilha e serão Lovelace (Sidra) e Jane 23 (Sálvia) que irão nos acompanhar nessa aventura.

Depois do final doloroso de "A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil" Lovelace precisa lidar com muita coisa, coisas essas que vão bem além de seu novo corpo.

Sálvia por sua vez decide que irá ajudar Lovelace a passar por todas essas transformações e novidades, o que a princípio não sabemos é que por trás de suas intenções a muito mais do que o simples desejo de ajudar uma desconhecida.

Nossa história é intercalada por dois pontos de vista.
No presente vamos acompanhar toda a dificuldade de Lovelace em se adaptar ao novo corpo, a sociedade e as limitações que vem com o kit corporal.

Já no passado é Jane 23 que nos conta toda a sua difícil trajetória e tudo que teve que enfrentar para se tornar a Sálvia que conhecemos.

A autora intercala ambos os pontos de vista de forma que se complementem, enquanto no passado Jane 23 está aprendendo sobre um mundo que não sabia existir, no presente Lovelace aprende a lidar com um mundo que só conhecia através da rede.

Ambas as personagens trazem uma história dolorosa, cheia de percalços mas também cheia de sentimentos belos e lições inestimáveis.

A narrativa de Becky Chambers continua envolvente e assim como no volume anterior ela irá abordar vários assuntos que vão ao mesmo tempo te encantar e te dar uma verdadeira aula de empatia.

Cada personagem aqui é único e cada um deles a seu próprio modo tem um mundo dentro de si, mundo é esse que você leitor precisa conhecer.

Resumindo bem as coisas "A Vida compartilhada em uma admirável órbita fechada" é muito mais do que um livro sobre ficção científica, é um livro sobre amor, amizade, descoberta, pertencimento, respeito ao próximo... tudo que há de mais belo e verdadeiro em se viver você encontrará nessas páginas.

Aahmanda 17/11/2023

Ótimo livro, mas não conversa com o primeiro
É uma história linda. Doce, cativante, criativaw. Porém perde a oportunidade de desenvolver os personagens de "a longa viagem".

O livro conta a história de duas protagonistas que tem origens completamente diferentes. A autora faz um ótimo trabalho ao apresentar como a cultura atravessa a forma que vivemos.

Este livro nos torna mais empáticos. A dor, o horror, a esperança e a confusão das protagonistas poderiam acontecer a bilhões de anos luz ou aqui mesmo. A universidade dos conflitos é parte da magia de Becky Chambers.

Diogo400 07/11/2023

Que livro bom pqp...
Simplesmente encantado com este livro.
O jeito de contar a história de Sidra e de Sálvia foi muito sútil, e aos poucos o livro te ganha.
Muito feliz com o desenrolar das histórias e com o final do livro.
Recomendo muito.

Leo 06/11/2023

Me trouxe uma série de ótimas reflexões
O Livro traz uma narrativa muito prazerosa e fluida de se acompanhar em um primeiro plano, ao passo que trabalha diversas reflexões profundas e densas, fundamentalmente atinentes aos aspectos éticos da tecnologia e dos seus avanços em um plano de fundo.
Encantou-me a estrutura da obra, onde a autora se mostrou muito competente ao narrar à trajetória de diferentes personagens de forma quase “paradoxal”, colocando em oposição à “desumanização do humano” e a “humanização da máquina”, discutindo para tanto, direitos, sociedade, leis, existência, valor e consciência.
Em tempos de avanços tecnológicos e de expansão das inteligências artificiais, a obra traz à tona a discussão em relação ao “Cogito ergo sum”, e aspectos como cidadania, direitos individuais e outros questões relevantes que se tornam mais complexas à medida que a tecnologia muda o mundo e a forma de se relacionar com ele.

Lais Souza 25/10/2023

Que história linda, não consigo expressar o quanto eu amei, a ambientação, os personagens, que são extremamente carismáticos, os dilemas e questionamentos sobre empatia e humanidade, sério, é muito bom, me arrependo de não ter lido antes.

Ana 21/10/2023

A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada é a continuação independente de A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil. Ambos os livros fazem parte de uma série de ficção científica criada pela autora Becky Chambers. As obras podem ser lidas separadamente, uma vez que têm arcos bem fechados, mas eu indico fortemente que sejam lidas em ordem de lançamento e logo mais vocês vão entender o porquê.

Eu li A Longa Viagem em 2021, e foi uma história que me surpreendeu bastante pela forma como a autora construiu seus personagens e as relações entre eles. Em A Vida Compartilhada, tive certeza que a vibe da Becky Chambers é realmente abordar questões sociais, e ela faz isso de uma maneira muito bonita e convincente. Diferentemente do primeiro, em que os personagens tinham que resolver alguns conflitos externos além de lidarem com suas próprias existências, nesse volume, temos uma trama muito mais pacata, que gira em torno de duas protagonistas, Lovelace e Sálvia.

Esse é o principal motivo de eu recomendar que vocês leiam os livros em ordem. Conhecemos Sálvia e Lovelace de A Longa Viagem, e os acontecimentos finais desse volume são cruciais para que a gente entenda as motivações dessas duas protagonistas em A Vida Compartilhada. Resumidamente, para não entregar muito do enredo, Lovelace é uma inteligência artificial (IA) que atuava no núcleo de uma nave, a Andarilha. Eu não vou dizer exatamente o que acontece, mas saibam que é tiro, porrada e bomba, e Lovelace precisa — e escolhe — ser transferida para um kit corporal.

Lovelace, que a partir de determinado momento passa a se chamar Sidra, está acompanhada da Sálvia, uma humana geneticamente modificada que vai tentar fazer essa experiência ser o menos terrível possível para ambas. Vale destacar que colocar o núcelo de uma IA em um corpo que imita o humano é ilegal e elas não podem ser pegas. Dessa forma, Sálvia e seu companheiro Azul vão tentar fazer com que Sidra se adapte à sociedade.

De modo geral, eu gostei muito mais de A Vida Compartilhada do que de A Longa Viagem. Como eu disse anteriormente, não há grandes acontecimentos na trama, mas acredito que esse seja o diferencial dela. Imaginem só uma história ser tão boa a ponto de se sustentar sem grandes conflitos? E isso só acontece porque é muito fácil se conectar com essas protagonistas — o que é muito "engraçado" se levarmos em conta que uma delas é uma máquina.

O ponto alto do livro, para mim, é o estilo da narrativa, que alterna presente e passado. No presente, acompanhamos essa adaptação da Sidra, que não se sente à vontade dentro desse corpo humano, mas que não tem muita escolha a não ser permanecer nele. É muito interessante, porque ela é uma IA, mas com consciência e sentimentos, digamos assim, e que está buscando pertencimento dentro dessa sociedade tão diferente dela. No arco do passado, por outro lado, tivemos a oportunidade de conhecer as origens de Sálvia, antes de ela se tornar o que é no presente.

Foi aí, meus amigos, que eu soube que iria amar A Vida Compartilhada. É sob esse ponto de vista que entendemos o porquê de Sálvia ser geneticamente modificada e, principalmente, o porquê de ser tão importante para ela ajudar Sidra. Gostei muito que história dela é contada em uma crescente dentro do livro, já que acompanhamos essa trajetória por muitos anos, até coincidir com o momento atual. Eu amava as partes sob o ponto de vista de Sidra, mas ansiava ainda mais por conhecer a história da Sálvia.

O mais incrível da Becky Chambers, tanto em A Longa Viagem, mas sobretudo em A Vida Compartilhada, é que ela consegue levar para os personagens dela dilemas que nós vivemos diariamente a partir de uma jornada de amadurecimento. O mais doido de tudo é que a autora escolhe justamente uma IA para nos mostrar isso, algo que é totalmente fora do nosso Universo e, evidentemente, muito fora da nossa realidade.

A Vida Compartilhada conversou muito mais comigo que A Longa Viagem justamente por ter menos elementos e, consequentemente, mais espaço para desenvolver cada um deles. Emocionalmente falando, é uma história muito mais carregada, e grande parte disso se dá por falar majoritariamente sobre pertencimento. De certa forma, é como se eu tivesse me encontrado um pouquinho também. Indico demais e não vejo a hora de finalizar a Saga Wayfarers!

site: https://www.roendolivros.com.br/

Amanda 16/10/2023

Tenho nem palavras...
...para descrever a perfeição desse livro. Cada palavra, cada acontecimento, traz um leque de ensinamentos, sem nunca ser invasivo, e sim de uma maneira bem natural e progressiva com a narrativa. Amo demais a escrita da Becky Chambers.

Bruna2012 15/10/2023

Becky sempre surpreende com seus livros, não esperaria menos nesse. Como o primeiro, muito bom. Esse foca na Lovey, e posso dizer que não teria imaginado nada diferente disso pra ela ??

Wesley 09/10/2023

Mágico, novamente
Eu tenho sérias dúvidas de se chegará um dia em que eu não goste de um livro da Becky Chambers. E só li dois deles até agora.

O que mais me encantou em "A longa viagem..." e agora em "A vida compartilhada..." é a capacidade dela de contar história focadas totalmente em seus personagens e ainda assim contar no plano de fundo a história de um universo riquíssimo e cheio de detalhes.

Nesse segundo livro é impossível não se encantar por Sidra (A Lovey do primeiro livro) e a emocionante história de superação de Jane/Sálvia. Que escrita linda!

Juliana.Ferreira 20/09/2023

Se descobrindo um ser humano
O livro intercala os capítulos entre dois narradores diferentes, sendo que um conta a história da Sidra e o outro a de Jane. Sidra é a IA do livro anterior que precisou viver no corpo de um humano. Jane é uma criança que descobre que o mundo que ela conhecia até o momento era uma realidade criada. A história que o livro conta é sobre o que torna ou não a gente seres humanos, ou como tratado no livro seres sapientes, e sobre a sociedade em que elas vivem que determina o que ou quem pode ser considerado um ser sapiente ou não.