Geek Love

Geek Love Katherine Dunn

Resenhas -

@heloizz_13 17/10/2020

Eu comprei esse livro porque eu amei a capa e também por que era da darkside e quem não quer um livro da Dark, não é mesmo?!
Ele tem uma escrita fácil de entender, tem uma história muito interessante e até a metade do livro eu estava amando. Sendo que chegando no final do livro, eu senti que tudo terminou muito apressado, como se autora não soubesse mais o que fazer e tinha que colocar qualquer coisa. Não gostei do final, achei bem decepcionante na verdade.

EduardoCDias 18/10/2022

Livro estranho com gente esquisita
Realmente um dos livros mais estranhos que já li. Um casal dono de circo resolve produzir suas próprias atrações. A esposa usa substâncias radioativas, tóxicas, drogas toda vez que está grávida. Isso leva à mal formação de seus fetos, criando atrações para o circo.
Mas a família é tomada por inveja, ciúme, ambição e desumanidade, criando até uma seita religiosa para lá de mórbida. Algumas cenas são difíceis de registrar e de assimilar.

Greice Kelly 09/05/2019

DECEPÇÃO TOTAL
Geek Love conta a história de um casal circense que decide ?criar? suas próprias atrações através de filhos para manter o sucesso do circo e o financeiro da família.
A anã corcunda e albina, o garoto com nadadeiras ao invés de membros, gêmeas siamesas e o garoto ?normal?. O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma linha cronológica.

O motivo pelo qual me fez desejar tanto esse livro foi a propaganda da editora, que só falava em ?O Fabuloso Circo Binewski? me fez esperar algo ainda mais encantador que o Circo Mecânico (que um dos meus livros favoritos da darkside) e não teve nada da magia circense e quando eu concluí o livro a minha reação foi tipo ?. O livro fala mais da vida da família, dos problemas, das intrigas. Apesar de ser um livro bem louco e bizarro, o que me incomodou foi ler uma história em que tudo nela é doente, os personagens são doentes, os sentimentos são doentes, a vida que levam é uma vida doente. Houve uma parte do livro em que eu até me interessei (o livro tem quotes maravilhosos) eu imaginei que a autora iria ensinar algo, me transformar, me fazer amar as aberrações, mas foi ao contrário, odiei todos os personagens, nenhum transmitiu nada de bom.

O que salvou o livro além da edição maravilhosa foi a escrita da autora, apesar da história ser horrível a autora tem uma narrativa excepcional.

Bia Pupato 27/12/2023

Que livro!!!
Me pergunto como algo tão bizarro pode ser maravilhoso? Mas apesar de ser uma leitura nada leve e que fez meu estômago revirar em alguns momentos, esse livro é sim maravilhoso!

O bizarro ganha vida a ponto de parecer que O Fabuloso Circo Binewski foi real, quase espero encontrar notícias sobre suas crianças bizarras ou mesmo sobre Arturo e seus seguidores.

Uma leitura que nos faz questionar os valores, a ética e se vale tudo por amor. Geek Love intercala duas narrativas, uma no passado mostrando a família Binewski de seus dias de glória a seu declínio e outra no presente, onde vemos Olly se desdobrando para manter a mãe e a filha sem de identificar para elas.

Personagens ambíguos que nos cativam e ao mesmo tempo nos repelem, uma contradição que nos acompanha durante a leitura.

Diogo 07/11/2020

Terrível
Na minha opinião, uma total perda de tempo! Geek Love é um livro sem enredo fixo e que não se desenvolve para lugar nenhum, isso o torna bem confuso em algumas partes, e quando tem alguns plot's na história que possuem bastante potencial, eles são rapidamente explorados e terminam.
Todo o desenrolar desse livro é basicamente pautado na interação entre os personagens, que são bem complexos e interessantes, confesso que este é o segundo e último ponto positivo que consigo identificar.
Fora essas duas coisas, é um livro muito ruim e que não funcionou para mim. Levei meses para terminar e me forcei a ler para ver se melhoraria, mas isso não aconteceu. Enfim, não recomendo de forma alguma.

Marcia.Moutinho 17/01/2022

Uma crítica a hipocrisia nas relações familiares?
Estranho, muito estranho...
A leitura desse livro é muitas vezes difícil e indigesta.
Confesso que fiquei com a impressão que o pano de fundo que motivou a autora foi a hipocrisia que existe na maioria das relações familiares.
Mas pode não ser isso, pode ser que eu esteja buscando alguma justificativa para tamanha bizarrice.

Debs 26/10/2021

Normal?
O livro é narrado pela Oly, e apresenta fatos no presente e no passado. A parte do presente não é tão envolvente, razão pela qual o livro não mereceu minhas 5 estrelas. Em contrapartida, o passado e a história da Oly e de todos os Binewski é surpreendente.
Pra quem não gosta de leituras muito "fortes", eu não recomendaria. O livro não poupa detalhes e é muito bizarro. Não é um livro nada comum. Mas a história te envolve demais, e te faz até refletir certos conceitos e sua definição de normal. O livro ser narrado pela Oly é também um dos grandes pontos positivos do livro.
Existem vários personagens ao longo de toda a história, e todos foram muito bem apresentados e muito bem utilizados. Você sempre quer saber mais sobre o personagem e sobre como a história dele vai chegar no final.
Achei uma leitura um pouco mais lenta, demorei um tempinho pra lê-lo, mas não acho que isso tenha deixado o livro entediante ou tire qualquer crédito da história.

Recomendaria demais a leitura, mas se você for alguém que curte histórias mais "comuns" e é muito sensível sobre certos valores, não é o livro certo. Abra sua mente antes de encarar a história do Fabuloso Circo Binewski....

Gabi 13/08/2020

Muita bizarrice!!
Geek Love é sobre um circo de bizarrices! A história é contado por Oly, uma das filhas do casal que criou o circo. Al, que é o pai, faz vários experimentos com drogas e outras coisas antes e durante todas as gestações de Crystal, afim de gerar crianças anormais, estranhas pra serem atração no circo, e funciona!! Tem criança albina e anã, outra com super poderes, barbatanas, gêmeas siamesas, de tudo um pouco. E não é só isso, muita coisa bizarra acontece no circo e eu simplesmente amei a leitura! Super indico pra quem gosta dessas coisas estranhas kkkk

Barbara.Bailey 26/11/2021

Sejam Bem vindos ao Circo Binewski
Venham, venham todos, que a noite já cai e as portas do incrível Circo Binewski mais uma vez se abrem! Então venham, cheguem junto, e vejam com seus olhos coisas incríveis e assustadoras que ficarão gravadas em suas mentes, podendo os perseguir até mesmo em seus sonhos.
Venham e conheçam a família Binewski, os donos desse lugar e o real espetáculo que os atrairá. Oly a anã albina e corcunda. Elly e Iphy as gêmeas siamesas. Arturo o menino peixe e não menos importante, Chick! Diferente de seus irmãos, talvez na aparência, porém não se enganem caro público, pois está criança possui poderes telecinéticos nunca vistos. Venham então, pois as cortinas das tendas já se abrem e o espetáculo se inicia, e talvez vocês não queiram perder esse show. Mas que fiquem avisados que no Circo Binewski as verdadeiras aberrações são vocês.

Minha Opinião:

Para início de conversa devo dizer que fui atraída por esse livro tanto pela bela capa quanto pela ideia de uma história voltada para um circo de horrores, má definitivamente não foi pela sinopse que está exposta no site da Darkside Books, já que em minha opinião, aquela sinopse não passa nem ideia do real contesto da história desse livro. Aí já dá para ver que Geek Love foi uma aposta arriscada de minha parte, mas as vezes alguns riscos são bons e necessários se queremos descobrir mundos novos como leitores. Não dá para ir muito pela opinião de outros, porque se eu mesma fosse pela maioria das opiniões de alguns leitores eu nunca teria comprado ou sequer lido esse livro e hoje não saberia o quão profundamente uma mera história pode te marcar e aterrorizar.
Geek Love se tornou minha paixão, mas ele foi o estopim de muitos pesadelos em minhas noites de sono. Acabei levando no total um mês para acabar de o ler, e não foi por preguiça não. Nesse livro encontrei vários gatilhos que acabaram mexendo gravemente comigo, me levando a ter que parar as vezes ele para ler outra coisa e assim descansar minha mente, me fazendo o ver como um verdadeiro livro de terror.
Esqueçam conde drácula, Frankenstein, esqueçam os monstros paranormais de contos assombrosos. Os verdadeiros monstros são os humanos e esse livro mostra isso. Mostra o pior lado das pessoas, seus desejos mais podres e pervertidos e como são movidos pela ganância além de serem criaturas pérfidas.
Geek love mostra que a monstruosidade não se manifesta na aparência exterior e sim interior demonstrando que o pior dos monstros é o ser humano. Mas também vemos nesse livro o tipo de amor cego e obsessivo além de auto destrutivo.
A história é narrada pela pequena Oly, e através de sua mente vemos o mundo no qual ela cresceu e como pontos de perspectiva mudam o que é certo e o que é errado. O que é normal e o que não é. E somente após o finalizar vejo porque talvez muitos não tenham gostado dele, mas não é por ser um livro mal escrito e sim por ser uma história que vai mexer profundamente com você. Alguns irão entender e o amar e outros provavelmente o odiar, só que ele será um livro incrível ainda sim, pois se a intenção da autora foi fazer uma história para marcar os leitores ela realmente conseguiu isso.

Jey Canavezes 30/05/2021

Ainda não sei o que dizer...
O livro mexe muito com nosso senso de certo errado, normal e anormal. Durante toda a história eu sinto que mudei de opinião sobre cada personagem. Gostei, odiei, compreendi, senti vontade de socar a cara e outros de pegar no colo e fugir para as colinas.

Eu ainda não sei dizer o que achei. Estou absorvendo o final ainda. Mas que livro.

liz 30/01/2021

serio muito ruim. na verdade nao eh tao ruim assim so me incomoda o fato de ser um plot que podia ser mais explorado mas a autora parecia querer espremer o tempo. todo mundo fala que eh dificil de digerir e etc que eh repugnante isso eh mentira vcs que sao estranho.

juderezende 26/05/2021

Respeitável público!!
Adquiri essa edição graças a Beatriz Paludetto, que disse em um de seus vídeos sobre livros abandonados que não conseguiu dar continuidade a leitura porque "o cara encheu um tanque com a própria merda e entrou nele" kkkk falei "preciso ler". Até agora estou procurando essa cena (ou eu sou muito burra, ou ela entendeu errado, mas enfim...), mas isso não é nada perto da bizarreira que é essa história. Mas não é um bizarro gratuito, mas sim com um propósito.
Geek Love é narrado a partir do ponto de vista de Oly, que é uma narradora sensível e atenta aos detalhes, o que faz a leitura ser arrastada em muitos momentos. Temos personagens icônicos, dentre eles, as gêmeas siamesas, que foram as minhas favoritas.
Eu acho que poderia ficar horas escrevendo e não conseguiram fazer uma resenha que conseguisse transmitir a mensagem desse livro. Mas lhes digo una coisa: o "Love", diferente do que eu pensava, não está no titulo atoa. Na verdade, acho que uma das cosas que me fez gostar mais desse livro foi perceber todo o amor, mas entrelinhas. Com exceção de um único personagem (não darei spoiler aqui) que acredito ter traços de psicopatia, todos os personagens amaram muito, mesmo a sua maneira.
Geek Love é uma boa leitura, mesmo que seja penosa em alguns momentos. Se você está querendo abandonar a leitura, sugiro que insista mais um pouco. Quando você fechar o livro, vai ver que algo mudou em você.

Dai @veraaode92 04/07/2021

Os Binewiski são um circo de geração passado de pai para filho à décadas. Mas quando a principal atração resolve juntar os trapos e ir embora, Al Binewiski não tem outra escolha a não ser aceitar a pequena Lily como alternativa, mas morrendo de medo de que tantas penas e sangue fossem assustá-la e acabar com seu show. Contudo, seu medo tornou-se irrelevante quando Lil se mostrou a melhor geek que o circo já teve.

“ Mas admito gostar da palavra “geek”. Na década 1980, quando eu escrevia esse livro, a palavra tinha uma função diferente da atual. Era uma provocação cruel para descrever um defeito de personalidade ou uma deficiência social. Então, como agora, a palavra tinha nuances de obsessão arcana, mas também cheira a acne, higiene problemática e hábitos pessoais desagradáveis. Ao longo das décadas seguintes, o uso mudou e evoluiu. Mas neste livro vale o significado original, muito mais antigo. Um geek de verdade era um artista de circo ou de festival, apresentado como feroz ou psicótico, que arrancava a dentadas a cabeça das galinhas vivas.” pg17

Mas o sucesso de Lily não durou muito. Foi quando ela caiu e quebrou o nariz que suas apresentações tiveram fim. Porém, sua coragem e vontade de fazer qualquer coisa para renovar o interesse do público no show levaram-na a ser dependente de drogas. Sendo ilícitas, inseticidas e radioativas, tudo para ter filhos peculiares e continuar o espetáculo.

MINHA OPINIÃO

Lillian e Aloysius Binewiski fizeram de tudo para ter filhos peculiares. Alguns não sobreviveram, outros nem chegaram a nascer, mas poucos prosperaram e são a eles que somos apresentados em Geek Love, com Oly, a filha intermediária do casal, narrando a história no presente, anos depois de uma tragédia que levou quase toda a sua família. Sendo esse o grande mistério do livro. O que terá acontecido ao famoso circo Binewiski?