Geek Love

Geek Love Katherine Dunn

Resenhas -

M4RQ35 15/10/2022

?Não vou dizer que foi ruim, mas também não foi tão bom assim?
Com a correria que está minha vida acabei demorando muiiito pra terminar esse livro, quase 5 meses.
Não sei se foi por conta disso que acabei não me ?apegando? a essa leitura.
Ou se minha falta de apego tenha sido o TANTO DE PERSONAGEM INSUPORTÁVEL desse livro. Um patriarca 🤬 #$%!& , um filho 🤬 #$%!& , duas cadelinhas de macho escroto e um tanto de gente ZERO amor próprio.
Fiquei indignada o tempo todo.
Apenas me simpatizava com as gêmeas e com o Chick, o pobrezinho não merecia estar naquela família.

Dai @veraaode92 04/07/2021

Os Binewiski são um circo de geração passado de pai para filho à décadas. Mas quando a principal atração resolve juntar os trapos e ir embora, Al Binewiski não tem outra escolha a não ser aceitar a pequena Lily como alternativa, mas morrendo de medo de que tantas penas e sangue fossem assustá-la e acabar com seu show. Contudo, seu medo tornou-se irrelevante quando Lil se mostrou a melhor geek que o circo já teve.

“ Mas admito gostar da palavra “geek”. Na década 1980, quando eu escrevia esse livro, a palavra tinha uma função diferente da atual. Era uma provocação cruel para descrever um defeito de personalidade ou uma deficiência social. Então, como agora, a palavra tinha nuances de obsessão arcana, mas também cheira a acne, higiene problemática e hábitos pessoais desagradáveis. Ao longo das décadas seguintes, o uso mudou e evoluiu. Mas neste livro vale o significado original, muito mais antigo. Um geek de verdade era um artista de circo ou de festival, apresentado como feroz ou psicótico, que arrancava a dentadas a cabeça das galinhas vivas.” pg17

Mas o sucesso de Lily não durou muito. Foi quando ela caiu e quebrou o nariz que suas apresentações tiveram fim. Porém, sua coragem e vontade de fazer qualquer coisa para renovar o interesse do público no show levaram-na a ser dependente de drogas. Sendo ilícitas, inseticidas e radioativas, tudo para ter filhos peculiares e continuar o espetáculo.

MINHA OPINIÃO

Lillian e Aloysius Binewiski fizeram de tudo para ter filhos peculiares. Alguns não sobreviveram, outros nem chegaram a nascer, mas poucos prosperaram e são a eles que somos apresentados em Geek Love, com Oly, a filha intermediária do casal, narrando a história no presente, anos depois de uma tragédia que levou quase toda a sua família. Sendo esse o grande mistério do livro. O que terá acontecido ao famoso circo Binewiski?

Gabriel.Gaspar 04/12/2021

No começo eu tinha achado meio desinteressante, mas depois a história foi tomando rumos bem interessantes, principalmente a partir da metade do livro. Já o final, achei meio triste, tanto o final do livro em si, como o final da terceira parte.

Livia.Vitonis 22/03/2022

Como descrever geek love?
Logo no começo da leitura fui surpreendida pela sua nudez e por ser absurdamente explícito, neste livro não existem meias palavras, tudo é descrito como é, sem se usar de eufemismos ou atenuando a sua bizarrice. Somos apresentados à uma família que é completamente desestruturada, e na qual parece que desde a concepção os membros estão fadados à levarem uma vida que no bem da verdade eles não queriam bem que fosse daquele modo, eles em momento algum tiveram o poder de escolher o próprio destino. Vemos do que o fanatismo é capaz, e até aonde um fanático é capaz de chegar. Não foi uma leitura fácil, definitivamente ela passa longe de ser fácil, é complicada, além de trazer dois tempos passados distintos, ambos vistos através das memórias deixadas pela protagonista. Não foi um livro ruim, mas ele tem uma leitura confusa no início, e quando finalmente ele consegue te prender ele termina.

Lila 30/06/2021

... Meh.
Acabei de terminar e me sinto um tanto decepcionada. Confesso que não sei garantir se minha leve decepção do momento é por conta de minhas próprias expectativas ou se é pelo livro em si que me entregou algo mediano.
Demorei a concluir a leitura, e é um título que estava bastante ansiosa para ler. Adoro a temática meio macabra e freeky abordada, e a ideia de uma família itinerante de um circo dos horrores, me chamou muito a atenção.
Acho os personagens bastante interessantes, com temáticas e tabus diferentes abordados. Também gosto da forma que a autora descreve os sentimentos e sensações dos personagens, porém a história é MUITO arrastada. A maior parte do tempo, as ações são indiferentes, lentes, prolongadas e acabam que certos momentos impactantes tornam-se muito leves.
A capa é incrível, a diagramação maravilhosa. Porém o livro em si acaba sendo um tanto... Meh. Cheguei ao final com uma grande sensação de que a maior parte da história não foi tão relevante.

site: https://linktr.ee/lilahime

sara 11/06/2022

bizarro
eu obviamente esperava algo distinto de tudo que já li, mas eu definitivamente não esperava nada disso.
que livro estranho. a escrita é muito arrastada e tediosa mas todo o desenvolvimento é tão anormal que eu não consegui largar.
não sei definir bem a leitura. os personagens são todos loucos, o cenário fica cada vez mais confuso e tiveram alguns capítulos que eu não entendi muita coisa porque é tudo tão esquisito e diferente.
eu sei lá se eu gostei ou odiei esse livro, foi no mínimo uma leitura peculiar.

Leila de Carvalho e Gonçalves 05/09/2018

O Fabuloso Circo Binewski
Finalista do National Nook Award, ?Geek Love? é um romance de Katherine Dunn, publicado pela Knopf Books (uma divisão da Random House) em 1989. Entretanto, parte da narrativa já havia saído por duas outras editoras: a Mississippi Mud Book of Days (1983) e a Looking Glass Bookstore Review (1988).

Resumidamente, esta é a história dos Binewskis, uma família disfuncional como tantas outras, mas tão bizarra que não pode ser comparada a nenhuma que já existiu. Proprietários de um decadente circo itinerante, seu patriarca Aloysius (Al) e a esposa Crystal Lil decidiram colocar em prática um plano assustador quando ainda era recém-casados, para solucionar de vez os constantes problemas financeiras.

Por meio de um coquetel de drogas, eles conceberam uma trupe de filhos mutantes destinados a atuarem num show de variedades, capaz de atrair uma multidão de curiosos. São eles: o primogênito Arturo (Arty), nascido com nadadeiras em vez de membros; Olympia ("Oly"), uma anã albina e corcunda; as gêmea siamesas Electra ("Elly") e Ifigênia ("Iphy") de olhos violetas; alem do caçula Fortunato (Chick), aparentemente normal mas com inusitados poderes telepáticos.

O romance apresenta as reminiscências de Oly, enquanto viveu no circo e seu dia a dia aos 38 anos, em Portland, cidade onde reside numa pensão administrada pela mãe desmemoriada por conta da dependência química. Também mora no local a filha de Oly, Miranda, uma bela jovem que, criada num orfanato, desconhece suas origens. Desta forma, três gerações de mulheres da família Binewski vivem juntas, conectadas apenas pelo conhecimento da frágil anã sobre o parentesco.

Por sinal, Miranda também possui um defeito congênito: uma cauda (será que Dunn se inspirou em ?Cem Anos de Solidão??) que gostaria de amputar ao contrário dos demais membros da família que aprenderam a desprezar as pessoas normais e acreditam ser uma obra-prima da natureza.

Esta opinião acabou despertando a rivalidade entre os irmãos e também é responsável pelos conflitos armados por Arty, um sociopata de ego inflado que tenta a todo custo superar qualquer concorrência. Para tanto, ele chega a criar um culto, o Arturismo, que lhe rende poder, dinheiro e milhares de seguidores em busca de paz, isolamento e pureza.

?Geek Love? é um romance brilhante, mas para quem tem estômago forte. Tim Burton comprou seus direitos para o cinema, mas até hoje o projeto não saiu do papel. Sem dúvida, um filme aguardado por conta da história que foge do lugar comum e trata de assuntos delicados como incesto, suicídio, país abusivos, amputação por opção e vício. Enfim, Dunn conseguiu superar minha expectativa e acredito que também poderá superar a de outros leitores.

Nota: A edição é de impecável qualidade. O projeto gráfico explora as cores primárias, exibe um clima festivo e quem reparar nas letras do título perceberá uma cauda no ?L? e as fitas que brotam do ?G? e ?K?, uma ideia que foi aproveitada da capa original.

@emcadacapa 07/07/2020

Um livro de leitura difícil em diversas partes, mas nunca chatas. Forte e faz você pensar sobre o que é ser "normal".

Renata Rocha 18/01/2021

Livro que sai totalmente da zona de conforto de qualquer um, bastante peculiar e perturbador, em boa parte do livro eu sentia que o livro não tinha um rumo para seguir, o que tornava a leitura um pouco difícil.

estantedogabs 27/01/2022

Quem me conhece, sabe que gosto muito de tudo que envolve circo. Então quando esbarrei nesse, que já me chamou atenção só pela capa, sabia que ia ser sucesso.

Geek Love nos introduz uma família excêntrica que resolve experimentar com drogas e outras substâncias para dar luz a crianças com características? especiais. A ideia é que seus ?experimentos? sejam atrações de seu circo.

Li o livro sem nem checar a sinopse, então fui completamente pego de surpresa porque não era nada do que eu esperava. Uma história cheia de acontecimentos e movimentada exatamente do jeito que eu gosto.

Já comentei ali em cima que a capa me chamou atenção logo de cara. Essa é a minha edição favorita da Darkside. A atenção para cada detalhe, perfeição!

Geek Love é tudo que AHS Freakshow poderia ter sido. Te envolve, te prende e é bizarro na medida que a gente gosta, recomendo muito.

Tati 09/11/2020

Um circo que deixará saudades
Foi uma leitura que me prendeu e me fez reduzir a quantidade de páginas diárias lidas para durar mais, algo que não acontece com frequência. Tive vários momentos que senti raiva, angustiada e também triste. Em outros me sentia parte de Oly e vigiava a família Binewski. Recomendo para quem gosta de sair da zona de conforto e que não se incomoda com um linguajar mais chulo e cenas que causam incomodo/estranheza. A leitura vai te tocar e também te enojar em alguns momentos, mais o final te deixará com um vazio, querendo mais. Porém o final tem um fechamento perfeito que não há como ter uma continuação maravilhoso! Apesar de ter momentos tão nojentos e chulos a história te surpreende.

Alais Tauana 18/06/2021

Não gostei
Muita enrolação, o livro poderia ter metade das páginas que tem. Muita coisa desnecessária. Leitura arrastada é que não me cativou em nada. Duas estrelas só pela edição.

Rafaela.Oliveira 05/04/2020

Finalmente...
Que livro difícil,não tenho muita coisa pra dizer sobre ele mas foi uma leitura que eu entendi mas ao mesmo tempo fica muitos pontos de interrogação na minha cabeça,tirando o tanto de cenas bizarras do nada,eu amo livros estranhos e diferentes mas em muitos momentos não fazia sentido,o livro em si é bom mas a forma como a história foi escrita na minha opinião não prende e parece que demora uma eternidade pra ser lido.
Tatiana.Cordon 05/08/2020minha estante
Achei que eu só tinha essa sensação...