O Tempo Desconjuntado

O Tempo Desconjuntado Philip K. Dick

Resenhas - O Tempo Desconjuntado

Lucas1429 06/05/2020

Clássico PKD
A premissa básica do livro é muito interessante, mas acho que esperava demais sendo fã do Philip como sou. Ele tem livros que te tiram totalmente da realidade e fazem questionar as coisas de uma forma muito única, mas esse falha um pouco por causa da falta de ritmo que a narrativa tem. O 'mistério' principal demora pra ser desenvolvido e quando é desvendado, pela falta de engajamento, acaba sendo algo que mais promete do que cumpre. Sem contar de que é uma leitura melhor pra quem já conhece o trabalho do autor, não recomendaria esse livro pra quem não sabe mais ou mente como a cabeça dele funcionava.

Emanoeli 05/05/2020

Ótimo livro
É o primeiro livro que eu leio do autor e gostei muito, em breve espero ler outros. A história é muito interessante e prende a atenção desde o começo. Logo no início fica claro que o trabalho do Ragle envolve muito mais do que acertar as respostas de um concurso de jornal... a questão é o que. Várias teorias passaram pela minha cabeça e o desfecho não deixou nada a desejar.
Agnaldo Alexandre 15/07/2021minha estante
Olá tudo bem? PKD é muito bom. Ele fez uma ficção científica diferente, sempre ousando e experimentando algo novo. Não seguia fórmulas e inovava sempre.

Sami 03/05/2020

amei!
esse foi o primeiro livro que leio desse autor, e foi uma experiencia incrivel foi um dos livros que devorei de tanto que me prendeu. livro incrivel com um enredo muito bom.Só pontos positivos.

mateusalvesr 23/04/2020

Prende porém não convence.
Consegue te prender com a mesma facilidade que te envolve com a rotina do personagem. Realmente faz questionar se é realidade ou se tudo não passa de paranoia. Você torce, fica confuso, se aborrece. No entanto, não convence com a reviravolta final. Desejo conhecer mais do autor, comecei por este, sem ler sua obra principal.

Danielle 29/02/2020

Terceiro livro que leio do autor e já se tornou um queridinho.
A leitura me prendeu do inicio ao fim, foi super envolvente e o final foi satisfatório mas ficou com gostinho de quero mais.
Todo o universo criado nesse livro foi incrível e me surpreendi com as revelações ao longo da trama. Ficção cientifica de primeira qualidade. Recomendo a leitura.

Estefani.Paula 25/02/2020

Estava indo muito bem até as últimas 60 páginas, simplesmente o que foi aquele final? Não me convenceu.
A trama é bem interessante, ainda que um pouco monótona.

Rafael Pereira 15/02/2020

Boa história

Davenir - Diário de Anarres 15/10/2019

Edição de luxo para uma obra secundária de Philip K. Dick
"Tempo Desconjuntado" (Time out joint, 1959) foi escrito por Philip K. Dick onde ele trabalha com a ideia borrar os limites entre o real e o irreal. A história acompanha Ragle Gumm, um veterano da 2GM de meia idade que vive numa pequena cidade nos anos 1950 com a irmã Margo, o marido Vic Nelson e o sobrinho. Ragle vive de forma acomodada, sem emprego fixo e sua única renda são as premiações semanais de um concurso de jornal onde é o grande campeão, acertando todas as respostas há cerca de dois anos. Raegle mesmo acostumado a fama gerada pelo concurso desconfia de que é o centro de tudo que o rodeia. Desde mensagens misteriosas em tiras de papel, a comunicações de rádio amador do seu sobrinho. A paranoia leva Ragle a duvidar de todos a sua volta.

A história conta com uma reviravolta que muda o cenário e surpreende bastante, mesmo que o cenário não tenha envelhecido bem, com exceção dos diálogos com delinquentes juvenis que simularam bem a nova realidade, me agradou bastante. Quanto a escrita, é direta e com sutis ironias características do autor e ele trabalha a ideia de paranoia até a revelação. A obra é uma edição recente da Suma, que publica obras de Philip K. Dick não tão conhecidas, já que os maiores clássicos foram publicados pela Aleph nos últimos anos. A Suma fez um trabalho de luxo com capa dura que dá muita vontade de ler e mesmo não sendo um dos clássicos, ainda é uma leitura relevante da coleção do autor.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2019/10/resenha-104-tempo-desconjuntado-philip.html

Naty__ 22/08/2019

Iniciei este livro bem ansiosa pela leitura. Embora tenha outras obras do Dick, ao receber este exemplar da Cia das Letras já embarquei antes mesmo de ler a sinopse. Para quem não sabe, O tempo desconjuntado serviu de inspiração para dois filmes importantes: Matrix e O show de Truman. Quem já assistiu certamente perceberá a semelhança quando tiver lendo o livro.

O ano é 1959, numa pequena cidade dos Estados Unidos vive Ragle Gumm, um ex-militar de 46 anos que mora com a irmã Margo, o cunhado Vic e o sobrinho. Não há muito o que ser feito numa cidade tão pacata e com vizinhos inconvenientes. Então, Ragle é conhecido por participar, há muitos anos, de um concurso de jornal, e ganha dinheiro com isso. Nesse game, por meio de dicas, ele precisa descobrir a resposta certa. Sabe o que é mais engraçado? Ele sempre acerta. SEMPRE. Alguns ousam dizer que ele tem apenas sorte, mas Ragle se utiliza de métodos rigorosos e complexos para analisar gráficos e tabelas com intuito de desvendar a resposta correta.

O protagonista acha que está feliz vivendo essa vida pacata, até perceber que tem algo estranho acontecendo. Sabe aquela estranha sensação de que algo estava num lugar e, no dia seguinte, estava em outro? Até nos perguntamos se alguém mexeu em nossas coisas, se o cachorro tirou do lugar ou se simplesmente nós mesmos mudamos e não lembramos.

Ele sente algo bem pior que isso. Quando objetos do dia a dia começam a desaparecer e se transformar em papel, com palavras escritas (como “vasos de flores”, “barraca de refrigerante”), o homem passa a suspeitar que há uma conspiração ao seu redor. Acontecimentos corriqueiros começam a provocar dúvidas em Ragle, fazendo com que ele acredite que há algo errado com o tempo. Estranho? Pode ficar pior…

Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista traz na capa uma mulher famosíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. A alternativa que ele encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava.

Um detalhe muito importante a respeito da obra é o ano em que foi publicada. É preciso ser um crítico bem observador quanto a isso, pois, se não pararmos para olhar esse fato, a nota na resenha pode cair. Ao lermos é bem óbvio que ficaremos com a sensação de ter visto ou lido isso em algum lugar. E nós lemos e vimos mesmo, é inegável. Porém, parem para pensar e analisar quem foi o autor, quem foi o copista e quem usou a inspiração de quem. Só assim poderemos captar, com mais precisão, a mágica ideia do autor.

Sobre a edição: A obra é uma edição especial em capa dura, com relevo no título e no nome do autor. A diagramação é simples, porém, proporciona uma leitura confortável. Fonte e tamanho confortáveis. Não encontrei erros de revisão.

Resenha para: http://www.revelandosentimentos.com.br/

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2018/11/resenha-o-tempo-desconjuntado.html
Angela Cunha 03/05/2020minha estante
Apesar de conhecer bem pouco das letras do autor, não há como dizer que ele é um dos grandes nomes da literatura mundial, usado sim, como referência a muitos leitores.
Eu ainda não li este livro, mas pretendo. Obras assim, que deixam essa reflexão ao leitor, sempre são muito gostosas de serem lidas, até por nos tirarem da zona de conforto!!!
Beijo

Leyd 19/06/2019

Esta é uma excursão em movimento rápido para um mundo de fantasia do futuro.
Um bairro pacato americano de 1950 é cenário para esta história que narra a vida de Ragle Gumm, um homem solteiro em seus quarenta e poucos anos que vive com seu cunhado Vic, sua irmã Margo e seu sobrinho Sammy. Ele ganha a vida participando de um concurso no jornal local, ?Onde está o homenzinho verde?? que consiste em escolher o quadrado certo de uma grade de 1208. Ele joga todos os dias e, em dois anos e meio, errou apenas oito vezes. Isso fez dele uma celebridade local e fornece-lhe uma ampla renda, mas em sua existência repetitiva e monótona começa a notar alguns acontecimentos estranhos no seu dia a dia, como se algo no tempo e no espaço estivesse fora do lugar.

Ragle nota lentamente algumas anomalias bizarras acontecendo, como objetos se tornando transparentes diante de seus olhos e pessoas que ele nunca conheceu se referindo a ele pelo nome. Tudo isso se agrava quando Sammy encontra uma revista que trás na capa o nome de uma celebridade que nem ele, nem seus familiares, ouviram falar, Marilyn Monroe. Preocupado a ponto de quase duvidar de sua própria sanidade e começar a acreditar que uma conspiração está se formando em torno dele, Ragle percebe que não pode confiar em mais ninguém, e decide fugir da cidade e da caixa de marionetes que se tornou a sua vida.

O que mais se destaca na escrita de Dick é o retrato dos personagens, um certo sentimento carregado de estranheza que dá a ideia de habitar um mundo artificial o imediatismo psicológico real.
Se você já esteve procurando por um interruptor de luz que não estava lá, se já subiu um degrau invisível a mais na escada ou tem Déjà vu constantemente - este livro vai fazer você pensar sobre sua própria realidade, é tudo realmente como parece?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O filme de Peter Weir, O Show Truman , lançado em 1998 é uma suposta adaptação. Há muitos momentos no filme que espelham o livro de perto, outros nem tanto, o que torna ambas as obras singulares, vale a pena conferir!

Mari Siqueira 14/03/2019

Gênio da ficção científica e um autor à frente de seu tempo, Philip K. Dick trouxe em seus romances, verdadeiras previsões que parecem cada dia mais plausíveis. Seu estilo perturbador e questionador torna a leitura de suas obras complexa e rica em significado e sentimento. O Tempo Desconjuntado é uma obra futurista escrita em 1959.

A narrativa nos apresenta um protagonista que vive uma vida comum, absolutamente previsível e que, apesar de viver cercado por seus familiares, se sente desconectado de sua própria vida. Esse sentimento se mostra cada vez mais pertinente quando ele passa a ter alucinações e a desconfiar se tudo o que está acontecendo, está, de fato, acontecendo.

Com um forte contexto histórico - a Guerra Fria nos EUA - o livro aborda temas complexos e faz com que o leitor consiga perceber o clima que envolvia o cenário literário da época e inspirou a publicação de O Tempo Desconjuntado. O medo, a incerteza e a constante disputa ideológica foram bem representados na trama e podem ajudar a compreender os acontecimentos e seu desenrolar.

De uma forma perturbadora, bastante característica do autor, esse é um livro que nos leva a questionar se aquilo em que acreditamos é mesmo realidade. Afinal, tudo o que acontece é apenas uma versão que contamos para nós mesmos e o tempo nem sempre é confiável.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Daniel Muniz 10/02/2019

Philip K Dick
Meu primeiro livro do autor. Adorei a capa dura, o tema, etc. A premissa é muito interessante. A leitura pra mim correu muito bem e fluida. Livro curto, porém um excelente entretenimento, se pensando em ficção científica...