Se um viajante numa noite de inverno

Se um viajante numa noite de inverno Italo Calvino

Resenhas - Se um Viajante numa Noite de Inverno

Valéria 13/11/2023

A leitura na leitura
Achei o livro incrível. Logo de cara o estilo da escrita já me prendeu e só fui ficando mais envolvida com cada história inacabada.
Uma forma muito pessoal de se comunicar com o leitor e ainda manter o interesse com os pequenos capítulos que dizem tudo apesar de não terem final.

dia 04/11/2023

Se um viajante numa noite de inverno
O livro "Se um viajante numa noite de inverno", de Ítalo Calvino, conta com doze capítulos voltados para o enredo do Leitor e da Leitora em sua busca pela continuação do livro, pelo desfecho da história. Além disso, também existem outros dez capítulos que aparecem com diferentes títulos, visto que contam diferentes histórias.

Em segunda pessoa, esta obra de Ítalo Calvino é um pouco diferente dos livros que já havia lido, mas é divertido de se ler e é muito bem escrito.

Gabriela 27/10/2023

Muito foda conseguir escrever isso aqui ne no puta trampo só de imaginar, ainda bem que tem gente que consegue pra podermos ler rs

confusão total, mas é legal e diferente, interessante?ainda refletindo sobre kkkkkk

Larissa1218 30/09/2023

Genial, muito diferente de tudo que já li. Em alguns momentos fiquei um pouco cansada, mas acho que foi a intenção do autor pra fazer você sentir a frustração do protagonista (o leitor, no caso, você mesmo). É um livro que pretendo reler no futuro.

Maria7229 19/09/2023

Resenha de uma viajante
Na universidade, sempre me questionei sobre a insistência dos professores em incluir obras de Italo Calvino na nossa grade de estudos. No entanto, ao embarcar na leitura de "Se um Viajante numa Noite de Inverno," fui surpreendida por uma experiência literária que transcendeu todas as minhas expectativas. Desde o primeiro momento, Calvino nos conduz por uma jornada intelectual e emocional única, desafiando nossas suposições sobre a estrutura e a natureza da ficção.

Ao iniciar a leitura, me deparei com um emaranhado intrigante de narrativas e personagens, deixando-me inicialmente perplexa diante da complexidade dos enredos e da aparente ausência de um desfecho definitivo. Calvino desafia nossa ânsia por respostas claras, nos convidando a questionar se ele nos deve mesmo um desfecho, e se a busca pelo final satisfatório não é, por vezes, mais valiosa do que o próprio desfecho.

Inicialmente, cheguei a pensar: ?Meu Deus, o Italo nunca deve ter conhecido uma mulher?, devido a representação estereotipada das personagens femininas na obra. Cheguei até mesmo a cogitar uma resenha crítica nesse sentido. No entanto, ao adentrar a segunda metade do livro, minha perspectiva foi completamente transformada. Calvino convida-nos a vivenciar a história da leitora, alguém que não consegue viver sem ter sua existência sexualizada pelas lentes dos homens da obra.

Nesta complexa teia de palavras e reflexões, Calvino transcende o convencional e transforma suas páginas em uma dança poética de notas que ecoam em nossos corações. Ele nos desafia a repensar nossas perspectivas e preconceitos, não apenas em relação à literatura, mas também à sociedade e à dualidade entre os gêneros.

Ao término da leitura, fica a sensação de que a obra de Calvino não se encerra em um ponto final, mas nos convida a continuar a busca pelo significado e a explorar as complexidades da existência. "Se um Viajante numa Noite de Inverno" é uma obra que transcende os limites da literatura convencional, transformando palavras em poesia e oferecendo uma sabedoria que ecoa profundamente em nossas almas muito além do fechamento do livro. Com esta análise enriquecida, compreendi plenamente por que as obras de Calvino são tão valorizadas no ensino superior e como elas podem revelar camadas de significado e reflexão que antes me escapavam.

Carliane 03/09/2023

Um livro inteligente e original
Com um compilado de histórias interessantes e inacabadas  o autor abre também espaço para discussões sobre processo de escrita, crítica literária, destrincha o papel do leitor e escritor, dentre outras observações sobre o universo literário.

É um livro para quem gosta de analisar o hábito de ler e quem tem apreço pelo processo de escrita.

As histórias desenvolvidas pelo autor são ótimas. A primeira que dá título ao livro em consonância com todo o primeiro capítulo abrem de modo magistral a obra. Me hipnotizou. Um encanto.

Do meio para o fim do livro senti uma confusão mental devido às mudanças na narrativa, o que fez com que desejasse apressadamente o fim da(s) história(s) para que tudo se organizasse e acabasse o desconforto e cansaço.

Se um viajante numa noite de inverno é uma aula de escrita criativa e um livro que vale a experiência de leitura para os amantes de literatura.

Não à toa está na lista do projeto de 1001 livros para ler antes de morrer.

Caroline Vital 16/07/2023

Calvino escreve sobre o ato da leitura de forma incrível. Misturando fatos e histórias, é uma completa confusão bem elaborada. Inventa autores e inícios de 10 romances e, realmente, eles parecem ter sido escritos por autores diferentes.

Essa leitura me remeteu ao livro Autobiografia, de José Luís Peixoto, mas Peixoto encadeia sua confusão de fatos e narrativa ao redor da escrita. Mas ambos, Calvino e Peixoto, vão encadeando a narrativa a partir da construção da multiplicidade do eu.

Para quem gosta de ler, essa é uma boa recomendação.

Erica 12/07/2023

Que confusão!
Me senti lendo um apanhado de amostras baixadas da Amazon.
Sem pé, nem cabeça, nem história.

Laura 02/07/2023

Foi uma leitura maravilhosa que prendeu do início ao fim, tanto pela curiosidade com o que viria pela frente, quanto pelo prazer que o autor provocou ao brincar com a experiência da leitura. Colocar o leitor como personagem central foi uma jogada de mestre, e imagino que torne a experiência uma coisa única a cada um que leia o livro.

Indagamente 24/06/2023minha estante
Me convenceu heinnn

Marina 01/04/2023

Minha primeira experiência com Italo Calvino na ficção (só tinha lido Porque ler os clássicos) e já comecei com esse livro diferentão kkk
Pós moderno e narrado, em boa parte, na segunda pessoa, esse é um livro sobre a arte de ler! Amei demais!

camilabonse 24/03/2023

Metalinguístico sim
A metalinguagem do livro é sem dúvidas a melhor parte e felizmente está presente no livro todo. Entre os capítulos, gostei mais dos nomeados com número que os com títulos, justamente pela questão da metalinguagem que é sensacional. O desenvolvimento da(s) história(s) pode não ser tão bom, considerando que elas ficam todas confusas depois de um tempo, mas a ideia é muito interessante e a escrita é perfeita, o que me prendeu até o fim.

Leti 26/02/2023

O autor é um geniozinho
Não tem como uma pessoa escrever esse livro e nao ser lelé da cuca e um gênio ao mesmo tempo. todas as historias criadas despretenciosamente com um propósito oculto, as relações com a história principal, o simbolismo por tras das personagens? só pesa muito ser um livro entediante. tem que ter muita paciência pra conseguir chegar no fim.