Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

Nic @cortedelivros 16/04/2020

CAN-SA-TI-VO
Esse livro é um compilado de tudo o que há de mais cansativo nessa série.

Primeiramente, pra que tanto casal? Meu pai amado, TODAS as storylines são feitas com base na formação de um casal. Isso faz os livros serem mais romance sobrenatural do que fantasia. E a parte fantástica acaba sendo patética, não consegui levar a sério as aranhas falantes e perigo que os vlags representam, ela foca tanto no romance que os elementos fantasticos se tornam tão toscos que beiram ao ridículo. A autora não tem coragem de matar personagens importantes e sempre usa Deus ex machina (solução milaborante) pra salvar eles de situações arriscadas.

Pq todo mundo tem que fazer parte da realeza? O pior é que se esse personagem não tem nenhum título nobre, com certeza irá ganhar um de algum modo, como ficou provado ao final do livro.

Pq todos os protagonistas têm que ser O melhor em alguma coisa? O melhor não sei o que, a mais foda nisso, o melhor naquilo.. Essas coisas só me fazem ter antipatia neles. Não dava pra criar ao menos um personagem comum? Ela foca tanto nesse núcleo de realeza que faz o universo do livro ser recluso a eles, fica muito difícil de acreditar que eles estão tendo uma jornada para salvar milhares de vidas e não apenas a si próprio pq a construção de universo é péssima.

Pq tanta exaltação a beleza física? Eu perdi as contas de quantas vezes ela escreveu corpo musculoso e cintura fina.. Veeeeeeeiii que chato! Eu entendi que eles são bonitos, não precisa me lembrar disso a cada capítulo.

Pq todo mundo tem que estar conectado?. Ela não cria um personagem sem ser parente de alguém ou que conhece fulano de tal. A Sarah usa tanto esse artifício que no final, quando vc descobre de quem a pessoa era parente não há surpresa alguma.

Todos essas coisas me irritaram mto durante a leitura do livro, que é bem grande e demorei mto pra terminar. A trama parece apenas um pano de fundo distante, pois o foco é o romance que o Choal vai viver. E o último capítulo foi tão tosco que deu vontade de enfiar a cara em buraco de tanta vergonha alheia, eu fiquei tipo: sério que ela fez isso de novo?
Jaine.Rosa 16/04/2020minha estante
Meu deus, que resenha!

Tayene 17/04/2020minha estante
Melhoor resenha!

Mel 21/04/2020minha estante
Tem um motivo pra todos os personagens serem os melhores e estarem conectados. Falar mais que isso é spoiler. Hahahahaha

Priscila 22/04/2020minha estante
Eu estou gostando muito. Como amo a série.

Nic @cortedelivros 03/06/2020minha estante
Tb amava no começo, hj em dia a fórmula que a sarah usa em todos os livros me faz revirar os olhos

Ricardo 22/06/2020minha estante
Esse livro é uma leitura bem cansativa mesmo. Faria pouca ou nenhuma falta na trama.

Nic @cortedelivros 22/06/2020minha estante
Ela poderia mto bem ter tirado um monte de coisa inútil desse e do império de tempestade e ter feito de Torre do alvorecer mais uma das histórias paralelas do livro 5. Mas nãooo, quer enfiar mais 50 mil casais nessa bagaçaa AFFFFFFFF

Ricardo 23/06/2020minha estante
Exatamente isso! É casal demais o tempo inteiro e mudando que nem a gente troca de roupa. E todo mundo é tão bonito que a beleza nem impacta mais depois de um tempo...

Vini 22/07/2020minha estante
Vai fazer diferença se eu pular ele e ir para o vol 8?
Pq tô com uma preguiça de embarcar nessa..
Nem aturo mto o Chaol..
:P

Nic @cortedelivros 25/07/2020minha estante
Não sei..

Ricardo 02/08/2020minha estante
Eu não pularia, mas não acho que perca muita coisa lendo um resumo, Vini.

Vini 02/08/2020minha estante
Obrigado Ricardo!

Ricardo 05/08/2020minha estante
De nada ?

Dani 31/08/2020minha estante
Meu deus gente não pulem esse livro ele é super importante pro último, só lá vocês vão entender todas essas coisas que estão reclamando

Mel 23/12/2020minha estante
Nosso pai, não faz isso não Vini! Rs. Tem várias coisas nesse livro que vão desaguar no desfecho. E eu entendo que ele pode parecer cansativo, mas isso vai muito de pessoa pra pessoa. A primeira vez que li fiquei super entediada porque estava mais interessada na trama da Aelin, mas quando reli, achei super gostoso o desenrolar desse livro

Vini 27/12/2020minha estante
Eu li e não me arrependi, amei!

Aline.Oliveira 28/12/2020minha estante
Esse livro é muito entediante, faz mais de dois meses que estou tentando terminar e só estou insistindo na leitura pq quero saber o que acontece no próximo livro.

Nic @cortedelivros 29/12/2020minha estante
Eu achei a própria radiação e desisti de ler qualquer coisa da Sarah J Maas por causa dele

Guilherme 03/03/2021minha estante
Nossa OBRIGADO! Você traduziu meus sentimentos com esse livro e ainda foi educada, amei parceira

Tiiko 09/09/2020

Torre do Alvorecer
Não é um dos meus livros favoritos da série, mas muito necessário para o que vem por aí. Foi o livro que tive mais dificuldade de concluí-lo pois não era uma história que me prendeu, até ir chegando ao desfecho. Yrene uma personagem que desde A Lâmina da Assassina estava doido pra encontrar e como já esperado, me encantou ainda mais pela garra e pelos seus poderes. Que venha o desfecho dessa história incrível e surpreendente.
Isabela 10/12/2020minha estante
Confesso que só li por causa da Nesryn e do Satarq, seria meu sonho um livro só deles

Adam.Ramiro 22/02/2021minha estante
Tenho que concordar com sua avaliação. O que me deixa triste foi eu começar pelo segundo livro, então ainda nao sei qual e a ligação de Yrene com Aelin mas já tenho uma certa noção do que vai acontecer. 80%

Let Lima 07/04/2021minha estante
Tô bem emperrada pra continuar a leitura, achei o mais chatinho de todos!

Adri 09/09/2021minha estante
Gente esse livro é divido em 2? Terminei ele e fui para o reino de cinzas e tá tao desfalcado sei lá tô perdida, como aelin foi pega por maeve? Como elide encontrou graviel? Como maeve rompeu o pacto de sangue com Lorcan? As 13 chegaram no barco de aelin e o que aconteceu? Tô real perdida

ACCA 22/09/2021minha estante
@adri não é não amiga? o ?certo? de ler é ele como 5.5. Pq a Maeve pega a Aelin no 5. Então lê assim o 5, dps o Torre do Alvorecer ( como 5.5 ) e o último 6. Pq na real o 5 e o Torre do Alvorecer acontecem juntos, mas não tem como vc ler junto. Pq o 5 é de todo mundo exceto do Chaol e da Nesryn, já o Torre do Alvorecer é do Chaol que tá em outro lugar?

Alice 21/12/2021minha estante
Nossa eu to com mt dificuldade de terminar esse livro, so to lendo pq dizem q é necessário

Bruno 10/04/2022minha estante
Eu li não sei como esse volume, sorte que foi no kindle. Não entendo a nota que o livro tem. Dei 2 estrelas. Chaol é um personagem que me irritou a obra inteira, desejei que ele sumisse durante toda a saga, infelizmente, a autora foi la e fez um livro so dele.

Lai Martini 09/09/2022minha estante
Eu tô igual vocês, me arrastando pra ler. Quero logo ir pra Kingdom of Ash

Yasmim.Baiz 15/09/2022minha estante
Eu abandonei real esse livro na época, mas quero saber o que vai acontecer com Aelin e como toda a trama vai se desenrolar então estou me obrigando a ler agora e dps de uns 30% da leitura ela começa a ficar interessante, estou no meio desse calhamaço agora

Cristinara 21/02/2023minha estante
Não satisfeita em empurrar esse homem goela abaixo por 4 livros, ela fez um livro pra ele. Meu Deus, que castigo.

Luiza1191 05/04/2023minha estante
Tem hot?

Fortes 13/07/2023minha estante
Tem algo importante nesse livro?

Belle 10/01/2024minha estante
pelo amor o chaol é muito chato, juro, nos outros livros quando via que era pov dele eu já broxava, agora um livro inteiro de 641 páginas? aaaaAAAAAAqaaaaaaaAaA

Samuelca10 14/01/2024minha estante
Eu estou fazendo leitura simultanea por que ler esse sem a aelin e dificil

Perucci 31/03/2024minha estante
acho que muitas vezes as pessoas não entendem o desenvolvimento do chaol, nunca consegui odiar ele, pelo contrário! acho ele muito necessário e amei ver ele amadurecendo e superando todos esses traumas completamente compreensíveis dele. eu amei demais esse livro, e aaamo a nesryn, fiquei extremamente feliz de ver ela se encontrando. amei o universo e os lugares desse livro e toda a história??

Amanda 28/05/2019

Deveriam ter aproveitado a Torre do título do livro e empurrado o Chaol lá de cima
Torre do Alvorecer é praticamente um livro de introdução locado no fim da série, não dá né gente, ficar de enrolação nessa altura do campeonato. SJM estaciona o bonde do desenvolvimento do enredo para apresentar um novo reino, com novos costumes, novas dinâmicas, novas culturas, um lugar onde tudo parece perfeito, se SJM estivesse escrevendo uma utopia não seria tão bem sucedida, e fez parecer que em Forte da Fenda as pessoas andam nas ruas arremessando merdas umas nas outras.

O livro agregou pouco para o plot principal da saga e também não desenvolveu uma boa história própria. Foram apenas alguns pontos de esclarecimento e revelações interessantes, mas nada que justificasse um livro inteiro para isso. Esse livro veio para fazer volume, com um núcleo de personagens separados do núcleo principal, que tiveram arcos bem água de chuchu e parece que o principal objetivo da autora nessas quase 700 páginas foi criar par romântico, imagina a alegria da Sarah em começar o livro com um casal e terminar com dois.
É o milagre da multiplicação!

“Eu te amo desde antes de eu colocar meus olhos em você”
Menos Sarah... Muito menos...

Até agora não vejo o porquê desse arco em Antica não ter sido desenvolvido em paralelo com Império de Tempestades. Afinal, as duas histórias estão acontecendo ao mesmo tempo, e esse distanciamento da leitura com o livro anterior me tirou um pouco do contexto temporal da história, eles citavam coisas ou investigavam o que estava acontecendo em Erileia e nem eu sabia exatamente em que pé estavam as coisas, onde a Celaena estava e para onde iria... Lembro que o livro anterior tinha pov's exagerados, sei lá uns sete ou oito, coisa que não precisava, então poderia ter trocado os mais 'coadjuvantes' por capítulos de Nesryn e Chaol, dessa forma este livro não ficaria tão maçante e insosso. Mas porque escrever um livro se pode escrever doi$$$?

Torre do Alvorecer é uma sequência de vários nadas, com uma trama morna e personagens coadjuvantes pouco cativantes. Tem uns filhos do imperador, e o próprio imperador, que eu nem sei o nome de tão whos que se apresentam dentro da história. Além dos novos personagens, tem a volta de alguns nomes que podem surpreender, foi interessante ver a cocerinha do meu cérebro quando eles foram apresentados e eu fiquei "será?". Lembro que quando eu li os contos de "A lâmina da Assasina" eu pensei que seria legal e faria mais sentido dentro da história se os personagens voltassem. Mas então... Eles voltaram... E eu me peguei pensando "que merda!"

Acho que os entrelaçamentos de uma história tem que ser muito bem feitos, a gente não pode realmente perceber essas coisas, os nós que deixam a história firme e coesa, ao contrário ela parece falsa e forçada. E de repente ao ler antigos personagens voltando e se conectando nesse grande plot eu achei tudo forçado. Será que a Celaena não pode simplesmente esbarrar em pessoas normais? Ela não pode simplesmente salvar pessoas normais? Ela não pode simplesmente prometer favores a pessoas normais? Ela é tão megalomaníaca que todos que fazem parte da vida dela, tem que de alguma forma serem fadados ao sucesso?

Celaena salvou uma garçonete zé ninguém no conto "A Assassina e a Curandeira", e essa pessoa virou a possível herdeira da mais famosa Ordem de Curandeiros do mundo, uma das mais habilidosas, a abençoada pelos poderes da própria deusa Silba, a que caiu em boa graça não só com um, mas dois herdeiros de um dos mais respeitados Impérios do mundo. E que foi justamente a designada a curar o Chaol, o elo para a volta dela para história principal.

Celaena também esbarrou em um mercador no conto "A Assassina e o Deserto", um homem que se viu arrependido da barganha que fez para conseguir um rolo inteiro de Seda de Aranha, e estava a procura de alguém habilidoso o suficiente para matar a aranha que lhe tomou 20 anos de vida. O nome dele nunca foi dito, apenas que aparentava ter meia idade, cabelos castanhos e intensos olhos azuis escuros. Para mim mais do que o suficiente para dizer que ele é Falkan, mas SJM não sabe os prazeres da simplicidade... Não... Falkan também está em Antica, entrelaçando sua pequena história com Nesryn e Sartaq, e para dar mais sutileza ao arco ele tem que ser um metamorfo... Mas isso não é tudo, ele também precisa ser o tio da Lysandra. Geeentee....

Mas também né, o que esperar de uma história que não teve nenhum senso de normalidade e pé no chão desde a primeira página, cada personagem precisa ter uma validação de sua posição para ter qualquer importância na história. São reis, rainhas e lordes se relacionando com os féricos poderosos e lindos (se for feio e fraco vira figurante, mas duvido que tenha alguém feio no livro). SJM tinha na mão a história de uma fuckin' assassina que iria lutar contra o sistema, uma pária da sociedade, mas isso foi uma doce ilusão, na verdade ela era a herdeira perdida de Terrasen, e a herdeira de Brannon (só isso!), Rowan é príncipe, Aedion também...Dorian é outro rei, Manon é herdeira das Crochan, Elide é lady de Perranth, Chaol é lorde também, Nesryn vai ser a futura imperatriz do Khaganate. É a gentrificação de Erileia.

No geral SJM fica tão ocupada puxando saco e vangloriando os personagens principais que esqueceu de desenvolver o vilãozinho. Ele é citado ao longo de todo o livro, mas nunca foi dada muita atenção à investigação do problema, no final ele simplesmente se revela.

“Certamente demorou um pouco.”
“Eu estava esperando que vocês descobrissem que era eu (...) Mas aí eu percebi que—como vocês poderiam sequer suspeitar de mim?”

Exatamente. Como? Se não teve nenhuma dica. Esse tipo de revelação que só tem o intuito de surpreender empobrece a narração.

No geral, achei esse livro patético, o fundo do poço, a raspa do tacho de tudo que Sarah já criou até hoje, e olha que tem umas coisas aí de gosto bem duvidoso. Ela continua o seu padrãozinho de que todo personagem precisa ser casal, não pode ficar solteiro. Os homens de sua história voltam a seguir um esteriótipo que basicamente todo homem em suas histórias tem. Possessivos, disfarçadamente machistas, com aquela dose de arrogância para ser sexy e todos inclinados ao tom dramático de se expressar. Aaahh, e lógico, perfeitos deuses gregos com físico impecável. Isso vale para homens e mulheres, que sempre aceitam estar a sombra desses homens e se acham a última bolacha do pacote por terem conseguido conquistar esses homão.

Eu tenho muito, muito, muito mais para reclamar, dissecar todos os detalhes que me fizeram revirar os olhos durante toda a leitura, que me fizeram largar o ebook, que fizeram as minhas entranhas se contorcerem. Não vai dar tempo de falar quase nada do que eu queria, porque tem um personagem em especial que simplesmente dominou toda a minha raiva e eu vou devolver a gentileza falando mal só dele.

Eu não aguento mais o Chaol!!!

Mania de se vitimizar a todo custo, a dor dele é maior, os problemas dele são maiores, o arrependimento dele é maior, os erros que ele cometeu são maiores... O paladino dourado que precisa salvar tudo e todos, precisa consertar todos os erros, mania de querer carregar o peso do mundo nas costas. AFFE! Tudo tem que ser sobre ele, e mesmo quando não é, ele faz ser. Ele colocou tudo de ruim que aconteceu no mundo e com os amigos como culpa dele, porque o ego desse indivíduo é grande o bastante para achar que tudo de errado que aconteceu foi porque ele não foi bom o bastante.

A gente passa boa parte do livro vendo a história contada por seus olhos, estando ali, na morada de toda a tragédia, dentro da cabeça do desgraçado, e passar um capítulo dentro da cabeça do Chaol é vergonhoso. Pensamentos tóxicos, mesquinhos, nojentos e pequenos. Ele é uma pessoa medíocre e patética, que não mereceu nada de bom que aconteceu com ele no final do livro. Eu sei que no final vimos que ele tem/tinha depressão, mas eu acho que essa pequenez interior é dele mesmo, não é um reflexo da sua doença. Não é sobre o que ele faz, como ele faz ou como ele se diz ser, são aqueles momentos de verdade nua e crua que o tiram de trás do manto do personagem bom e honrado e o revelam. E tem muitos momentos assim.

Eu poderia esmiuçar todas as passagens ditas e pensadas por ele, mas eu não vou focar nesse espírito de porco disfarçado por trás de toda a sua glória e benevolência, porque eu não tenho condições psicológicas de destrinchar esse assunto sem passar raiva. Já que ele se esforça tanto em parecer ser bom, eu vou fingir que acredito e falar sobre como ele se mostra, e não como ele realmente é.

[LÁ VEM OS SPOILERS!]
Eu preciso fazer umas menções honrosas do comportamento do Chaol dentro da história. Desde o começo estava na cara que ele iria ficar com a Yrene, e a Nesryn já estava se achegando no Satarq também. Foi quase de comum acordo o distanciamento dos dois, embora nenhum tenha falado sobre isso abertamente, então eles meio que eram um 'casal', mas sem serem um casal. A gente via o Chaol se encantando pela Yrene, sorrisinhos, conversinhas, olhadas para a coxa dela, encaradas na boca, flertes e tudo mais... Mas o Chaol se acha a própria Virgem Maria Adarliana, então ele estava se sentindo culpado por sentir essas coisas pela Yrene enquanto ainda estava com a Nesryn. Lendo assim, tudo parece lindo, olha que homem maravilhoso, correto, não pensando em si, mas respeitando as pessoas envolvidas na situação... Aaaaaté que quem faz o movimento para eles terminarem é a Nesryn, meniiinaaa.... O Chaol fica super puto - P U T O - e fica cheio de putisse e grosseria para cima da Yrene, sem nem se dar ao trabalho de explicar nada para a coitada, só fica de bico porque a Nesryn escolheu ir para as montanhas com o Sartaq e contou a decisão dela por uma carta.

Sem falar que esse romance entre Yrene e Chaol é ridículo. O antagonismo inicial entre os dois extremamente forçado, a Yrene começa odiando o Chaol e uma semana depois já tá toda "ele deu um sorriso que desfez o nó que eu sentia dentro do peito". Aaahhh, faça-me o favor!!! E terminaram o livro abrindo mão da própria vida pelo outro.

Um outro momento que preciso falar é quando o Chaol tem uma reunião péssima com o Imperador e ele recebe outra carta da Nesryn dizendo que ela vai ficar mais um tempo nas montanhas dos rukhin... Ou seja, ela não tá nem aí pro Chaol e os dramas dele. E daí ele começa a ser super babaca com a Yrene, babaca nível escroto, nível morre desgraça, nível chorume de lixão. Tão, tão tão lixo que a Yrene preocupada com ele e com os progressos que fizeram com a paralisia dele, volta para tentar ajudar e o Chaol manda essa:

"Eu conheci outra mulher que perdeu tanto quanto você. E você sabe o que ela fez com isso—com essa perda?" "Ela perseguiu todas as pessoas responsáveis e as destruiu. Que diabos você se incomodou em fazer esses anos?"

Apenas Não!

Mas o Chaol ainda piora, o ponto alto dele no livro é o momento da sua 'redenção'. Então somos introduzidos ao tema da suposta depressão que ele tem. As sementinhas dos problemas que o levaram até aqui foram muito bem plantadas e desenvolvidas, é só lembrar de como ele reagiu quando descobriu quem era a Celaena e mesmo assim tentou protegê-la, falhou em proteger o Dorian e por ter aceitado fugir enquanto o Dorian ficou para trás. Ele se culpa pela morte da Nehemia, da Sorcha, dos amigos da Guarda que também foram torturados. Ele quebrou o juramento que fez para o pai, além do peso de toda a sua história familiar. Poxa, é bastante coisa para tirar o controle emocional de uma pessoa. Então o Chaol está quebrado e muitas coisas que acontecem com ele criam um gatilho para tudo que ele vivenciou no passado.

Se ele fosse menos cabeça dura e orgulhoso, nós teríamos nos livrado de umas 600 páginas de enrolação, porque logo que ele conhece a Yrene, uma das primeiras ordens que ela dá é para ele desabafar, se abrir, se permitir curar. Mas não, ele é muito orgulhoso para isso, imagina Chaol, o cavaleiro honrado precisando de ajuda para lidar com os próprios problemas. Então a gente passa o livro inteiro acompanhando o tratamento para ele voltar a andar, que no final é resolvido com a maturidade da auto compreensão e não pela 'medicina', lógico que ela ajuda, mas a cura só veio porque o Chaol se permitiu.

A gente acompanha esse momento do ponto de vista dele. Atirem pedras em mim se eu estiver errada, mas eu entendi que a função desse capítulo era para o Chaol fazer as pazes consigo mesmo, porque evidencia os seus medos, erros, culpas e vergonhas para que no final ele decida seguir em frente. Mas aí, praticamente metade desse capítulo de auto conhecimento e perdão é dedicado à Celaena! Tipo, COMO ASSIM?? Quer dizer que para ele seguir em frente ele tem que perdoar a Celaena??? Que é culpa da Celeana toda essa espiral de ressentimento e sofrimento que ele passa??? Todos esses pensamentos que ele nutre por ela são realmente verdadeiros??? Se for, ele é mais baixo do que eu imaginava.

"Tudo que ele conquistou, Aelin veio e destruiu. Começando por sua honra."

"Ele a odiava."
"Ele odiava aquele rosto, a diversão e esperteza. O temperamento e a maldade que poderia reduzir qualquer um aos pedaços sem dizer nenhuma palavra—apenas um olhar. Somente um instante de silêncio."

"E ele foi tão bem enfeitiçado por isso, essa mulher que tem sido um fogo vivo. Ele esteve disposto a abandonar tudo. A honra. Os votos que prometeu. Por essa mulher orgulhosa, arrogante e egoísta, ele destruiu partes de si mesmo. E depois, ela foi embora, como se ele fosse um brinquedo quebrado. Direto para os braços daquele príncipe Férico."

"Ele os odiava."
"Ele os odiava por essa facilidade, essa intensidade e esse senso de realização."
"Ela o destroçou, destroçou sua vida, e depois correu para os braços do príncipe."

"E quando tudo deu errado, quando ele virou as costas a tudo que conhecia, quando ele mentiu para aqueles que mais importavam para manter os segredos dela, ela não estava lá para lutar. Para ajudar."
"Ela só retornou meses depois, e jogou isso na cara dele."

Quer dizer que o Chaol é tão o suprassumo da bondade que para viver melhor consigo mesmo ele vai perdoar a Celeana por ser responsável por essa vida miserável que ele viveu até agora? Não, não... Melhor... Ele vai perdoar a si mesmo por sentir esses sentimentos causados por uma mulher perversa e indigna. Esse é realmente o tamanho do ego desse rapaz? Sério gente, eu não estou sabendo lidar.

Ele se odeia por ter amado ela, por ter protegido ela, ele odeia quem a Celeana é, o que ela fez, e nada mais faz sentido, porque ele também odeia o Rowan, meoo, isso é ciúme! Ele odeia ter sentido ciúme desse monstro que a Celeana é. E mesmo assim, tendo se odiado por tudo isso, tendo odiado ela mais ainda, ele odeia muito mais o fato dela não estar por perto para salvar o Dorian quando ele não pôde. Tipo "ow, você já é um monstro lixoso que eu tenho vergonha de amar, mas pelo menos cumpra o seu papel e nos defenda..."

"Ela quis dizer aquelas palavras. Me desculpe.'
Desculpas pelas mentiras. Pelo o que ela fez com ele, com a vida dele. Por prometer que ela o escolheria, não importava o que. Sempre.
Ele queria a odiar por essa mentira. Essa falsa promessa, que ela descartou nas florestas enevoadas de Wendlyn."

Toda essa raiva que o Chaol guarda dentro dele é porque ele foi trocado?
Isso seria resolvido por três horas de música sertaneja e um barril de cerveja. Bola que segue né gente...

O Chaol meio que entende a Celeana e a perdoa porque percebe que cometeu erros parecidos, promessas quebradas. E fica pior, quando o paladinho dourado salvador dos bons costumes diz que "até a Aelin" agiu melhor do que ele quando ele revela a sua culpa por ter "traído" a Nesryn. O que na verdade não aconteceu, mas um respingo de má conduta na armadura resplandescente do Chaol parece ser um ato gravíssimo. E ele se culpa por isso, por ter ficado com a Yrene antes de terminar olho no olho com a Nesryn.

"E ainda assim ele falhou. Não agiu correto por ela, ou pela Nesryn. Ele deveria ter esperado, deveria ter respeitado ambas até terminar com uma e começar com a outra, mas ele supos que falhou nisso também."

"Chaol tem desejado Yrene, a levou para sua cama sem ao menos pensar em Nesryn, e até Aelin... Ela se apaixonou por outra pessoa, desejou outra pessoa—tão intensamente como ele quis Yrene. E foi Aelin, cruel e incrédula, quem o honrou. Mais do que ele honrou Nesryn."

Eu quero acreditar que ele tem depressão mesmo, porque senão nada faz sentido, mas ele se cura com uma sessão miraculosa de perdão. E a partir daí tudo ficou bem. Simples assim, depois de anos de sofrimento e culpa. Agora ele tá super bem... Pronto pra outra.

Se vocês lembrarem bem o estopim dessa situação na história foi exatamente o Chaol estar sendo corroído pela culpa de estar tão feliz com a Yrene enquanto ele não tinha terminado olho no olho com a Nesryn. Ele estava TÃO culpado que toda a melhora que ele tinha realizado até o momento simplesmente regrediu. Ele lidou com essa culpa na sua cura espiritual, e se perdoou, mas eu não achei que ele iria partir pra outra tão rápido. Gente... Geeeennnteeee.... Geeenntteee.... Sério, acho que não deu dez minutos... Ele estava transando com a Yrene, sem ter terminado com a Nesryn, transaram na banheira e depois transaram no quarto, mas foi tanto... que eles estavam tão suados que dava para voltar para a banheira e transar mais um pouquinho. Então toda essa sessão de auto conhecimento e perdão não foi para agir corretamente a partir de agora, era só para ligar o foda-se e não se corroer por agir errado.

Nem vou falar de Nesryn e Sartaq, sei lá, perto de Chaol e Yeren eles parecem um núcleo legal e tem um desenvolvimento melhor, mas se analisar sem esse comparativo não é lá essas coisas também. Pelo menos o Sartaq parece um homem melhor que todos os outros homens criados pela Sarah nesse universo, acho que toda vez que ele falou de abrir mão de coisas pela Nesryn ele foi honesto. Mas acho que ainda não fui convencida do amor dos dois, precisava de uma pouco mais de intensidade e ações concretas.

Acabo esse livro totalmente decepcionada, e cada vez com mais ranço da autora, da repetição que ela mesma traz dentro das suas histórias, da reciclagem de enrendo, de personagens copia e cola, das mesmas frases prontas nos diálogos. A narração é sempre igual, usando os mesmos artifícios para impressionar e dramatizar. Isso tudo acompanhado por um enredo que não empolga. Ainda bem que a série está acabando porque senão eu não chegaria no final.

(Só não dei nota 0,5, porque a nota pelo site não permite)
*as frases foram traduzidas por mim, então podem não estar como na impressão oficial.
Jennifer Maciel 02/06/2019minha estante
Obrigada, por essa resenha. Tinha parado a leitura de Reino de Cinzas, para tentar ler esse livro (mesmo odiando o Chaol e toda a sua babaquice), mas já vi que só vou passar raiva, mesmo! Vou voltar a ler Reino de Cinzas e ligar o foda-se pro Chaol. Valeeeu!

Cleo 13/06/2019minha estante
Adorei o título da resenha ???

Cleo 13/06/2019minha estante
Adorei o titulo da resenha kkkkk

Já vi que vou odiar ainda mais Chaol nesse livro , que cara chatoooo.
Tbm percebi nos outros livros a repetição em várias partes que a autora fez e que ficou bem chato a leitura .

Amanda 14/06/2019minha estante
Hahaha, olha a minha resenha servindo de utilidade pública.
Jennifer, com um bom resumo de duas páginas você se livra desse livro, juro. E se livra de muita raiva também.
Pelo menos os sentimentos pelo Chaol é quase um consenso aqui kkkkk
Que bom que gostaram, meninas :)

Kaká 05/07/2019minha estante
Gente, realmente não lemos o mesmo livro! Esse livro não tem nada de introdução, e sim é praticamente uma continuação do anterior. E tem tantos acontecimentos e fatos importantes, que não tinha como colocar junto com o livro anterior. E Cléo, não tem nada repetitivo nesse livro, posso te garantir. Chaol começa o livro como ele sempre foi, teimoso e cabeça dura, mas os novos personagens vão amaciando ele, vc vai ver!

Talita 30/12/2019minha estante
Concordo plenamente. Estou lendo esse livro tem um mês e não estou conseguindo concluir.

Dreamer 05/06/2020minha estante
Ainda bem q eu só peguei spoiler desse livro e pulei para reino de cinzas ... E depois dessa resenha vou realmente fingir que esse livro n existe.

Camila 05/04/2021minha estante
Oi Amanda, eu tô lendo a saga agora, na sua opinião que eu leia esse livro? Pq ninguém tá falando bem...eu peguei um site com spoiler e li, mas me pergunto se é essencial a leitura.

Amanda 05/04/2021minha estante
Oi Camila. Olha, eu sou a pessoa que deu nota 1 para esse livro, dá para imaginar o quanto eu achei ele ruim, mas mesmo assim, eu não conseguiria pular o livro, mas se você não se importar com isso, os resumos na internet são suficientes para saber o que acontece. Se me lembro bem, só tem UMA informação necessária pro plot principal da saga (que é sobre a Maeve), se você já souber o que é, vai conseguir ler o livro seguinte sem perder o contexto do que está acontecendo. O resto das páginas é enrolação e sjm formando casal. Se quiser tirar algum dúvida sobre a história, me chama da DM, que te conto mais detalhes. To com medo de dar spoiler aqui.

Camila 07/04/2021minha estante
Oi Amanda, eu li uma página com todos os spoilers, então eu acabei sabendo o plot da Maeve. Obrigada por ter me ajudado, eu detestaria ler um livro ruim e acabar ficando desmotivada pra continuar a saga.

july 29/09/2020

DEVASTADA (no bom sentido)
Acho que sou uma das poucas pessoas que desde o primeiro livro amou Chaol e continua amando, ainda mais depois de Torre do Alvorecer. Chaol, pra mim, sempre foi o personagem mais humano, em questões de errar, de querer acertar e ao mesmo tempo um dos mais corajosos, levando em conta que, diferente dos outros personagens, ele não tem poder algum em suas mãos, somente sua determinação. Desde a cena em que ele entra no portal para defender Ligeirinha (uma cachorrinha), faz com que tanto Celaena e Dorian fujam enquanto ele fica para trás (sendo ambos, teoricamente, mais fortes do que ele) e tantos outros momentos que ele se sacrificou pelo bem de quem ele se importava, eu fiquei totalmente rendida ao personagem. Não nego que ele tenha cometido erros, mas tudo o que foi revelado nesse livro, o LADO DELE, sempre me foi muito claro e não conseguia culpá-lo. Não posso apagar tudo o que ele fez de honroso por erros que cometeu por ser humano. Eu surtei DEMAIS nesse livro. Muito mesmo. Confesso que tem sim momentos mais parados, mas é MUITO importante. Além das informações novas dadas, cenas super tensas, eu pude ver Chaol em seu momento mais frágil, tendo que aprender a se perdoar e a se amar. Ele e Yrene são perfeitos e eu não podia ficar mais feliz de ver uma mulher ENTENDÊ-LO e apoiá-lo. Ajudá-lo a se levantar, de todas as formas, literais ou não. Esse livro foi uma surpresa maravilhosa e estou realmente satisfeita! Eu, pelo menos, aproveitei muito do foco que ela deu pro meu personagem masculino favorito!
Chaol é tudo para mim ??? e a Yrene também

Maria4043 29/09/2020minha estante
Você já vai para o último livro da série?

SIIIM, CHAOL É TUDO PRA MIIIM

july 29/09/2020minha estante
sim, pretendo ler o ultimo já, pq mari?

Maria4043 29/09/2020minha estante
Eu dei uma pausa e pretendo voltar logo logo também. Boa sorte ??

#timeChaol para sempre ?

obrigada

obrigada ??

Aline Maia 16/09/2021

Não é redenção não, é uma jornada para amor próprio
Antes de começar.. não tive maturidade para ler "khaganato" e "o khagan estava sentado em seu trono". O livro é maduro, eu que nao fui lendo nesses momentos.

Como sempre minha opinião é diferente: gostei do começo desse livro e eu nunca tive raiva ou ranço pelo Chaol. Esse personagem foi o maior motivo para que eu não largasse essa série. "Torre do Alvorecer" é INFINITAMENTE superior a qualquer livro de TOG. E digo isso em todas as formas possíveis. A prova disso: tira a Aelin de cena e pah, um livro com protagonistas mais velhos, uma trajetória de um personagem que ela criou bem mas não estava dando a atenção devida e um plot interessante, sem overpower. Tirando a Aelin de cena foi possível criar desenvolvimento de personagem e claro, construir um romance bonito demaaaais! Cara o elo de confiança entre Yrene e Chaol é tão bem feito que me fez até perder o ranço pela SJM.

Sem as cenas de ação com lutas 'grandiosas' e planos 'mirabolantes' (que nós sabemos que sempre terão Aelin ganhando, como foi no livro anterior), Sarah J Maas me lembrou porque gostei de TOG em algum momento. Esse livro me lembrou a vibe dos primeiros livros, quando a autora não tinha arriscado a transição da história para uma possível nova ideia que teve. Tomei dimensão de que o que não gosto na série é o núcleo feérico... "Torre do Alvorecer" juntou várias das coisas que eu gosto desse universo:

1) Eu sei que reclamo demais da autora (provavelmente pelo fandom que a enaltece como escritora incrível), mas eu sempre agradeço que ela criou um personagem que eu realmente gosto. Chaol Westfall é um dos meus personagens preferidos de livros de fantasia e eu estava TÃO ansiosa para ler esse livro e cheia de expectativas - todas foram não só cumpridas como superadas.
2) BIBLIOTECAS, segredos antigos para serem descobertos, mistérios, intrigas, cotidiano de um castelo, falsidades dentro de corte e personagens BONS, sem necessidade de serem super poderosos.
3) História centrada em um mesmo espaço, o que abre a possibilidade de trabalhar melhor descrições, povos, dinâmicas de personagens - o que influencia positivamente o plot.

Os personagens são MADUROS, pois eles DIALOGAM, eles PENSAM que é uma realidade de guerra e não querem brincar de chamar atenção.

Nesryn: eu sabia que ela teria POV, mas jurava que seriam poucos já que a personagem era praticamente uma sombra aleatória em "Rainha das Sombras", porém, me surpreendi como ela é INCRÍVEL. Eu gostei das descrições (meio cansativo sim, mas não me incomodou) e como Nesryn não tem a necessidade de passar por uma super auto descoberta, pois já sabe quem é. Ela se joga em uma aventura como capitã da guarda do Rei Dorian e fica claro como é competente para esse posto. Nesryn é uma mulher impressionante demais!
Sempre gosto de lembrar que foi Nesryn que manteve Dorian vivo, né? Aelin o teria assassinado se ela não tivesse interferido (a mando de Chaol inclusive)...

Yrene: deuses.. um dos meus contos preferidos de "A Lâmina da Assassina" era o dela, e eu não consigo descrever como ela é uma personagem absurda de tão incrível e que encontrou alguém a sua altura. Eu gostei que o livro também foi a jornada para a curandeira entender que seu ódio por Adarlan precisava ser revisto e que ela tinha muitas de suas próprias sombras para superar. A descrição do poder e da energia dela é linda. A gente lê o nome dela e já sente paz.

Chaol: o personagem de coração mais lindo, que abre mão de tudo que lhe é mais importante em prol dos outros e que sofre o hate mais que desnecessário pelo fandom... Ele é um lorde, sabe? Mas vamos lá...
Tem gente que fala: "nesse livro eu gostei do Chaol porque mostra a redenção dele" e eu questiono se as pessoas entenderam que na verdade esse livro mostra que Chaol não tinha amor próprio por abrir mão de quem ele era para proteger quem ele amava. Não é redenção gente, é jornada para AMOR PRÓPRIO. Isso fica muito claro o livro, mas o capítulo 55 deixa isso escancarado ao mostrar o processo de desapego para que Chaol supere a própria depressão:

1) Baixa Estima/Lorde Westfall: aceitar e seguir a diante em relação a crescer com um pai hostil e abusador;
2) Luto/Aelin: perdoar a bendita e deixar ir as coisas ruins de ter se entregado/sacrificado por uma pessoa tóxica e que te enganou (e te culpou por coisas que você não tinha controle e ainda te deixou com uma cicatriz no rosto). Ele foi ingênuo e custou para aceitar que abriu mão de tudo para uma pessoa mentirosa;
3) Esperança/Dorian: lembrar que em relação a ele não falha. Lembrar também que o irmão sempre vai esperá-lo pois Dorian não vê que Chaol falhou com ele, já que ele tem plena certeza que pediu para o ex-capitão fugir. Quem precisava aceitar isso e engolir o papo de honra era o próprio Chaol e entender que era a única coisa que podia ser feita no momento da morte da Sorcha.
4) Amor Próprio/Yrene: Dorian deu a fagulha de esperança, mas ela concreta vem na pessoa que foi seu guia para que ele encontrasse o amor próprio (QUE CASAL GENTE).

O romance melhor desenvolvido e profundo da série. O laço único para duas vidas foi construído o livro inteiro, não foi só o preço que Yrene pagou para que Chaol não morresse. O livro apresentou dois personagens quebrados que ao se encontrarem aprenderam como se reconstruir, juntos. Me odeiem, mas achei isso infinitamente superior a qualquer papo de prometidos feéricos.

Achei cruel demais o Chaol quebrar as costas outra vez depois de toda a trajetória dele, mas é aquilo, não é Aelin então é personagem que pode sofrer eternamente. Maaaas, o sorriso que eu dei pelo presente que SJM me deu ao tirar aquela mer*a de cicatriz que ele tinha no rosto me fez retomar um certo respeito por ela e ver essa escolha como algo interessante, mesmo que com um personagem que sofreu o tempo todo... Mas tudo bem, Chaol merecia e combina com uma pessoa que cura em vez de matar, então isso deixa o laço ainda mais poético.

O livro tem cenas tristes demais que mostram como o Chaol é forte suportando a dor sem reclamar, tem paciência, vai aprendendo como se abrir e etc..., mas uma das cenas mais impactantes é quando ele dá um belo balde d'água fria na Yrene ao lhe perguntar se o ressentimento dela é com ele em específico ou com Adarlan... dá pra sentir o peso da vergonha que a Yrene teve com o baque. É o momento que ela percebe que estava sendo muito errado descontar nele isso tudo que ela sentia. Ela também precisava superar os próprios demônios. QUE CASAL, NÉ?

Agora o PLOT dentro do contexto da série como um todo: por que só agora que chegamos nesse ponto onde de fato surgem explicações sobre o que diabos está acontecendo com os vilões da série? Por que "Torre do Alvorecer" é visto como um livro bônus sendo que é nele que aparecem essas informações? Aqui mostra como SJM usou muitas páginas para reforçar/enaltecer a protagonista enquanto poderia ter colocado explicações, aprofundado/dado espaço para mais personagens (Dorian por favor) e mais explicações para não interromper a narrativa de forma grotesca - dá a impressão de que custou para conseguir costurar o tal do plot da série. Mas em Torre eu vi que funcionou, porém deixou o livro denso uma vez que a parte sul é tão rica que nas descrições e explicações da política do khaganato (sem maturidade para escrever também) foi muita coisa para processar de uma vez. Cara, Silba é importante, desde o primeiro livro aquilo já estava ali, programado e POR QUE só no sétimo livro isso foi retomado? E olha, é ZILHÕES de vezes melhor que aquela bosta toda de Elena, Brannon e etc...

Minha última impressão é de que eu vi a introdução das bruxas e do sul como coisas bem interessantes mesmo, com muitas possibilidades, mas o núcleo principal que é dos feéricos me parece tão porcamente fundamentado, é fragmentado. Por coisas assim que não entendo porque tanto enaltecimento à Sarah J Maas. Reclamo SIM, mas sou eternamente grata por ela criar Chaol, Nesryn e Yrene. Também amei conhecer Sartaq.

1 estrela para Chaol;
1 estrela para Yrene;
1 estrela para Nesryn e Sartaq;
1 estrela para as descrições que me fizeram sentir estar dentro de todos os lugares do livro;
1 estrela para a cena mais bonita da série: todas, T-O-D-A-S as curandeiras se juntando para que Yrene conseguisse manter Chaol vivo. É tão lindo como o poder de cura é trabalhado junto da mensagem do poder da união;

+ 1 coração de favorito pela explicação do título "Torre do Alvorecer", na cena em que Yrene sai da Torre e encontra Chaol a esperando com o cavalo no momento que a luz do dia aparece.

ps.: minha cópia tinha TANTO erro por falta de revisão. É a 12ª edição publicada em 2021, então se der, fuja dela e pegue uma outra edição. Alias, a capa é linda.

ps 2.: quando o Chaol fala do Rowan e comenta "Príncipe Rowan" no jantar fiquei em choque porque tinha esquecido de como o ele é de fato importante em um contexto de guerra... acho que ele fica tão sem personalidade perto da Aelin que esqueço que politicamente Rowan também pode jogar kkkkk...
alA.0 17/09/2021minha estante
Concordo com grande parte do que cê disse. (Acho que só não concordo com a parte da nesryn pq achei extremamente chato os povs GIGANTES dela, que só melhoraram no final)
O núcleo feérico é muito chato, o único que eu gosto de verdade e que faz valer a leitura é o Lorcan.. Rowan poderia ser tão bom quanto se o maior traço da personalidade dele não fosse cadelar pela Aelin kkkkkkkkkkkk
E eu tô tão feliz que você gostou do livro ??? eu falei que ia valer a pena toda luta .. YRENE E CHAOL SÃO TUDO TUDO!! (eu leria muito mais páginas dos dois + dorian e manon + elide e lorcan)

alA.0 17/09/2021minha estante
e simmmm essa jornada do chaol é de CURA, cura dele com ele mesmo no caso.. EU ODEIO QUANDO FALAM QUE É DE REDENÇÃO - o homem só faz ajudar desde o início precisava se REDIMIR PRA QUEM???

e eu tô doida pra ouvir suas opiniões sobre o final hihihi

Aline Maia 17/09/2021minha estante
Teve uns dois capítulos da Nesryn que eu literalmente dormi kkkkkk, o livro caiu na cara kkkkkk.. cara vc disse tudo, eu leria livros, calhamaços se fosse com Yrene + Chaol, Dorian + Manon e Elide + Lorcan!! Mas eu tô de queixo caído meeesmo em como Chaol e Yrene foram ainda melhores do que eu imaginava, o livro é lindo demais ?

AI TO TAO, MAS TAO FELIZ QUE VC TAMBÉM ODEIA QUE FALAM QUE É REDENÇÃO

Aline Maia 17/09/2021minha estante
aí socorro com esse final hein, mas bom, tem Aelin então só vou seguir sabendo q ela vai ser a fodona ?

alA.0 17/09/2021minha estante
ficarei no aguardo kkkkkkkkk e se prepara pq tem algumas partes do próximo livro que você vai se questionar se realmente precisava
e vai pronta pra chorar talvez kkkkkkkkk (eu chorei algumas vezes)

Aline Maia 17/09/2021minha estante
Aí socorro, comecei ele e fiquei com MEDO do q pode vir acontecer ?

Leitora 11/04/2023

DESNECESSÁRIO
Uma bosta, desculpa aí mas francamente pra que fazer um livro onde os personagens que carregam essa saga nas costas não aparecem? Fora que eu estou CANSADA do chal o cara é INSUPORTÁVEL desculpa aí mas eu já peguei ranço dele Meu Deus.

Um livro de 600 páginas teve 100 páginas de informação importante de resto foi só romance bem bosta da curandeira e o chal, confesso que gostei dela desde lamina assassina mas NÃO DA eu quero a aelin cara ou pelo menos a lyssandra o Aedion e o rowan. Foi um livro chato, MUITO CHATO, pra que, eu fico me perguntando PRA QUE? Eu gosto de casal secundário mas fala sério ne? Fazia um livro extra para falar do romance dos dois e fora que se fosse para ter livro de casal secundário eu queria do Aedion e da lysandra.

A história tem pontos importantes? Um pouco, mas não muda o fato que foi insuportável ler esse livro, as únicas partes "legais" foram na caverna lá com a Nesryn e o sartaq.

Primeira vez que a tia Sarah me decepciona

Ajudem sua amiga bookstan ? @uma_leitoraestudante
Maria8084 11/04/2023minha estante
Eu não li torre do alvorecer, só pulei e fui direto? não senti falta, sabe? Talvez quando eu for reler a saga lá para frente eu tente ler. Porque eu não gostava muito do Chaol, peguei birra mesmo

Maria8084 11/04/2023minha estante
E concordo plenamente com você????

Leitora 12/04/2023minha estante
Eu só não pulei pq eu jurava que tinha informações importantes para o próximo ????? foi um estresse total esse livro

Natalia 14/04/2023minha estante
Eu li por pura obrigação e tive a mesma opinião que você kkkkk

Jess 27/04/2023minha estante
Kkkkkks mas torre do alvorecer é um livro extra amiga

Leitora 28/04/2023minha estante
Não, é não kkkkkkk ele é listado como o sétimo livro da saga.

Jess 29/04/2023minha estante
Se vc tem o box dos livros ele tá em sétimo mesmo, pq tá em ordem cronológica, mas torre do alvorecer e a lâmina da assassina é extra kskkd

Moodreader 15/07/2022

A História que a maioria deseja ignorar
No sexto livro da série Trono de Vidro recebemos uma história para lá de diferente. Um lugar novo, uma narrativa nova, e um dos protagonistas não é um dos favoritos para uma grande parte dos Fãs de TOG (eu n me incluo nessa porcentagem).

Esse livro muitas vezes é visto como um livro extra da saga, mas não é. É uma continuação dos acontecimentos de Rainha das Sombras e se passa no mesmo período de Império de Tempestades. Além de trazer informações mais que cruciais para o enredo da saga na totalidade.

O lugar onde a história se passa é maravilhoso. Por mais que me pareça uma região enorme, a SJM conseguiu mostrar bastante dessa parte do mundo e me deixou com um gostinho de quero mais.

Também não posso esquecer de que esse livro introduz personagens que eu amo, como a Yrene (poderia escrever um parágrafo inteiro apenas sobre ela, mas vou tentar me controlar) e o Sartaq. Além de desenvolver mais a Nesryn, que também é maravilhosa, e de desenvolver muito mais o Chaol. Muitas pessoas mudam de opinião depois desse livro, muitas não mudam. Mas não se pode negar que (houve) sim um desenvolvimento no personagem dele.

O romance é um dos meus favoritos de toda a saga, os dois aliás. É um slown burn clássico, que faz você pular de alegria quando as coisas finalmente acontecem.

O plot também é um dos melhores e mais chochantes de TOG. Algo que muda completamente a dinâmica da história e agrega muito a tudo que já sabíamos anteriormente.

Um livro mais que importante para o entendimento dos acontecimentos no livro final da saga. E agora, com tudo acontecendo nessa nova sagas a SJM, quem sabe o que aprendemos em TOG sejam mais importantes do que imaginávamos.
robs 15/07/2022minha estante
eu to lendo esse agora!

Moodreader 19/07/2022minha estante
Ele é um dos meus favoritos da Saga

MFARS 19/07/2022minha estante
Parece ser uma pegada muito diferente

robs 19/07/2022minha estante
tem mesmo! Bem interessante o livro mas infelizmente não foi o melhor da saga pra mim ?

Moodreader 19/07/2022minha estante
@robs Ai essa saga é tao boa qur as vezes fica ate dificil escolher

Moodreader 19/07/2022minha estante
@Manu simm mostra uma parte nova do continente, é bem legal

robs 20/07/2022minha estante
realmente! @Moodreader

Lanay 14/09/2020

Vale a pena
Sinceramente? Por mais que tivessem me falado que o final iria ser bom e surpreendente, eu não esperava que fosse. Comecei a ler esse livro na base do ódio mesmo... Com o final do livro anterior, acho que não existe uma pessoa que queira começar a ler esse livro numa boa.
Cogitei pular, até porque Chaol já tinha me irritado muito antes... Mas o livro melhora, da metade pro final, melhora muito. Não só pelo Chaol, mas por todos os outros envolvidos. Sartaq, você tem meu coração todinho
Lanay 14/09/2020minha estante
Sinceramente*

Deni Cruela 14/09/2020minha estante
Aaaaaa o Satarq foi o que me fez continuar, e também porque queria umas respostas!!!

Lanay 14/09/2020minha estante
Simmm, ele foi o que mais me fez continuar Hahahah e no final porque queria muito saber

Emelyn.Abreu 17/09/2020minha estante
Aí gente eu ainda não comecei o Reino de Cinzas mas to bem tentada a pular esse viu

Lanay 17/09/2020minha estante
Nao pula!!! Sério, vale a pena! Da metade pro final fica muito melhor e tem umas revelações importantes

Marcielle.Santos 20/03/2021minha estante
Só estou lendo pelo Sartaq também ?? Chaol pode morrer por mim, to nem aí ?

bibsue 17/04/2024

Tenho que admitir que esse livro me surpreendeu bastante, principalmente porque eu tinha expectativas muito baixas sobre ele hihi considerando os últimos capítulos do quinto volume de trono de vidro, admito que foi meio difícil começar esse livro e ficar 600 páginas distantes do que tá acontecendo com a aelin, mas ao longo da leitura tu vai percebendo porque esse livro é tão importante. chaol é um protagonista muito difícil de lidar, eu acho ele um saco e claramente uma pessoa capacitista na maior parte do livro, mas admito que foi bom ter visto essa jornada de cura dele ao longo do livro, tanto física quanto psicológica. mas pra mim, as grandes protagonistas desse livro são a yrene e a nesryn, sério, que mulheres, que personalidades!!! admito que a maior parte da leitura fluiu por causa delas!
outra coisa que eu gostaria de comentar aqui é que uma coisa que me incomoda muito na sarah j maas é essa necessidade que ela tem de todo mundo ter que encontrar um par romântico.... é uma coisa que eu venho percebendo e ficou mais claro desde o quinto livro, parece que todo mundo tem que encaixar como um casal na história, pra mim isso parece meio irreal e tira um pouco do charme da história (talvez eu seja meio mal amada também!).
mas tirando isso, foi um livro surpreendente e que eu tenho certeza que enriqueceu muito a minha jornada pra ler o último volume de trono de vidro, tô ansiosa!
A.Paula.Sz 17/04/2024minha estante
Nossa, concordo totalmente com essa parada dos casais ?

vii.gnann 17/04/2024minha estante
é importante mesmo? kkkk meu ranço pelo Chaol ta enorme

vii.gnann 17/04/2024minha estante
Sobre os casais, eu AMO essa parte do romance, mas por cada um necessitar de alguem é ruim mesmo. Mas relevo por ter sido a primeira saga dela ne.

bibsue 17/04/2024minha estante
@vii.gnann eu não sei responder comentário ?? mas enfim, acho que é importante sim pq responde várias perguntas sobre a ameaça que eles tão enfrentando no continente norte!! e acho que pra conhecer a yrene e mais da nesryn vale a pena, e também sobre a cultura que apresentaram nesse livro. sobre os casais, é uma coisa que eu vi em acotar também, mas realmente talvez por essa ter sido a primeira série tenha se tornado mais nítido!

A.Paula.Sz 17/04/2024minha estante
Não é só em TOG não, ela faz isso em tds as histórias

vii.gnann 17/04/2024minha estante
@bibsue eu tbm nao sei kkkkk
ai ententi, vou ler entao fazer o q kkkkk uma coisa que senti falta é que os hot sao mt mal descrito, e eu adoro hot nos livros kkkkkk o de acotar da de 10 a 0

milereadss 12/05/2022

Perfeito em todas formas!
Esse livro me surpreendeu de todas as formas possíveis e nada esperadas por mim. Um livro incrível, apaixonante e agradável.

Confesso achar que esperava ser totalmente o contrário, já que vi muitas pessoas falando super mal do livro. Senti totalmente o oposto.

Acredito que, por ler até 60% de Torre do Alvorecer antes de começar Império de Tempestades de verdade (tinha lido só até 9%), eu aproveitei muito a leitura. Sem toda a pressa que acredito que todos lêem esse livro, por conta do final de IDT, que é matador.

O livro é a respeito do processo de cura de Chaol, tanto mental quanto a física. Eu tinha muita raiva dele antes por suas atitudes, hoje ele voltou a ter um espacinho só dele no meu coração. Chaol é um personagem de fato muito humano e bem intenso, gosto muito disso nele.

E claro, não poderia deixar de citar os novos personagens. Sartaq que ah, Nesryn que se cuide pra que eu não roube ele dela. Yrene que é incrível, corajosa e bondosa. Tudo, exatamente tudo é incrível. E eu amei os povs da Nesryn, de conhecer mais dela. Até Falkan. Borte tem todo o meu coração.

Os casais nesse livro são tudo, te provocam sorrisos bobos, risadas e aaah, as borboletas!

O livro todo me fez ter vontade de velejar até Antica, meu Deus. Não me canso de dizer o quanto amei esse livro. A escrita é fluída e gostosa. O livro trás momentos de tensão que eu lia quase chorando, e também revelações fundamentais pro próximo livro...

Próximo e último livro. Não me sinto preparada pra despedida. Meu conforto é que são mais quase 1000 páginas com esses personagens a quem me apeguei tanto.

Esse livro já é um dos favoritos simplesmente porque eu amei a leitura, a cura, as risadas durante a leitura, os mistérios, os momentos de pura tensão. Ele não é um livro de ritmo acelerado como os outros, é mais lento e muito bem desenvolvido. Eu adorei!

Me preparando psicologicamente pro último aqui, quase chorando já. KKKKK
Siane 12/05/2022minha estante
Sartaq e Nesryn ?

milereadss 12/05/2022minha estante
Sério, eles são tudo! Eu só queria ter mais momentos deles como casal, aaa

Carol 13/05/2022minha estante
Esse livro é tudooo, amo esse novo universo e personagens criados ?

milereadss 14/05/2022minha estante
Ai eu também! Me apaixonei por todooos e amei como esse livro é suuper único! ?

Alice 17/05/2022minha estante
Acabei hoje e simplesmente não entendo o pq o pessoal odeia tanto esse livro. É incrível!!!! A raiva que eu tinha do Chaol sumiu toda! Voltei a gostar dele como eu gostava antes

milereadss 17/05/2022minha estante
@alice / acredito que porque as pessoas lêem com muita pressa e sem aproveitar a leitura de vdd, por conta do final de império! Mas esse livro é tudoo

tharcilla.barbosa 14/05/2022

o que dizer sobre torre do alvorecer?
eu já cheguei nesse livro sabendo que seria grandioso, e adivinhem? foi! QUE LIVRO IMPECÁVEL!
aqui eu me emocionei, me apaixonei, dei risada, fiquei tensa, descobri um novo mundo em um único livro, UM PLOT BEM GRANDE? sinceramente, não tenho palavras certas pra descrever a grande experiência com esse livro, apenas leiam!
chaol sempre sera meu personagem favorito e ver a trajetória dele nesse livro, só fez com que eu tivesse mais certeza disso. SIM TO APAIXONADA EDAI?
Ana Lima 14/05/2022minha estante
Esse livro é a perfeição ?

tharcilla.barbosa 14/05/2022minha estante
siiim??

Marcela115 15/05/2022minha estante
A forma como a autora desenvolveu o Chaol nesse livro ??

tharcilla.barbosa 16/05/2022minha estante
@mazinha AI SIMM, como ele cresceu como pessoa caraaa ?

Ro_ 22/05/2022minha estante
Gente eu voltei a gostar do Chaol com esse livro ??

Mah 09/01/2024minha estante
Eu amo essa saga com todo o meu coração

Bianca 25/05/2022

terminei de ler pq era bom pra história, mas entrei numa ressaca literaria miseravel, poderia acabar a historia bem antes, mas é de uma enrolaçao chata
ele traz uma parte da historia, complementa, mas é CHATO
a história é legal sabe, mas ja tinha acontecido tanta coisa que eram muito mais legais
Nasouza 25/05/2022minha estante
esse eu me recusei a ler

giisaccucci 25/05/2022minha estante
nossa, eu amei ele kkkkkkk

Bianca 25/05/2022minha estante
amiga eu fiquei meses sem ler, pq me recusei a começar outros no lugar dele, queria terminar trono de vidro e precisava ler, achei chato demais

giisaccucci 25/05/2022minha estante
pelo que eu vejo, esse livro realmente é 8 ou 80, ou tu ama ou odeia kkkkk mas que pena que pra ti tenha sido ruim :(

Bianca 25/05/2022minha estante
mas de resto, uma das minhas sagas favoritas da vida é trono, entao ta tudo bem

Bruno 01/06/2022minha estante
dava para escrever esse livro em 100 páginas. Melhor ainda, devia nem existir. Botava dentro de outro como fizeram com a história da Manon kkkk

alA.0 14/07/2021

Sinceramente tô tentando entender como tem gente que pula esse livro ou diz que ele é ruim, pq eu amei. Ele nem deveria ser considerado extra pela quantidade de informação importante que tem.
A leitura foi, relativamente, mais rápida e leve que a maioria dos outros livros da saga.

Eu amei acompanhar toda a caminhada de cura do Chaol, inclusive sofri com ele em alguns momentos. Eu já amava o personagem, depois desse livro sai amando mais ainda!

Apesar de alguns capítulos da Nesryn serem bem chatos, na minha opinião, gostei bastante de ver as coisas pelo ponto de vista dela e das coisas que aconteceu com ela nesse livro.

Yrene foi a melhor surpresa desse livro! Eu amei a personagem, muitoo! É visível o quanto ela tá mais madura e mais forte nesse livro em relação à primeira aparição dela em Lâmina.

O desenvolvimento dos personagens é maravilhoso. Os romances tbm (finalmente um casal que eu shippo muito nessa saga), perfeitos!
E os plots??? mds, teve um que me chocou muito, Sarah me surpreendeu bastante nesse livro.

Só não gostei muito do plot final em relação ao Chaol, acho que não tinha necessidade kk poderia ter feito no último livro, masok.
Aline Maia 16/09/2021minha estante
não gostou dele todo reflexivo no barco ??

alA.0 17/09/2021minha estante
não gostei dele se machucar dnv kkkkkkkkkkkkk pra mim a Sarah podia fazer aquele rolê dele e da yrene no último livro quando a guerra já tivesse acabado

Aline Maia 17/09/2021minha estante
Aaaah sim! Eu fiquei triste demais qdo ele se machucou de novo ?, tipo, já deu sabe.. o cara só sofre ?

Aline Maia 17/09/2021minha estante
Mas o laço deles é lindo demais, né? Duas almas em um mesmo fio ?????

alA.0 17/09/2021minha estante
Simmm, eu amei a simbologia de tudo.. o laço, eles ??? mas vai fazer isso depois que nenhum dos meus protegidos possam correr risco de vida né? No meio de uma guerra PRA QUE

Fez por maldade ?

Pérola XP 21/05/2021

Um livro necessário
Definitivamente o livro mais arrastado da saga, mas extremamente necessário. Nele são abordadas várias questões que são deixadas em aberto nos outros livros e amarra pontos que tenho certeza que serão essenciais no último livro (não estou preparada para terminar essa saga que tomou meu coração na quarentena). Sempre gostei do Chaol, então não foi um problema ter ele como um dos protagonistas, e passei a amar personagens que acabaram de aparecer e outros que já conhecia (Yrene, Nesryn). Demorei mais de um mês pra ler, mas não é por ser ruim, e sim porque fui muito lerda e me deu ressaca na metade. Não tem como não ler ele.
Aline Maia 16/09/2021minha estante
Vc não é do time que só dá hate pro Chaol ?

Pérola XP 16/09/2021minha estante
Sempre amei esse homem, e nunca entendi o hate nele. As atitudes dele, todas foram simplesmente compreensíveis.. eu não aguentava era a Aelin egocêntrica e ai ui todos se curvem a mim

Aline Maia 16/09/2021minha estante
Eu tbm ?, Chaol é outro nível de personagem ?

cassiamtts 26/02/2024minha estante
nossa véi não acredito que vou ter que ler UM LIVRO INTEIRO sobre esse otario

Pérola XP 28/02/2024minha estante
Naaaooo, Cássia ??? o Chaol é maravilhoso

Aline Maia 04/03/2024minha estante
O Chaol é incrível, um dos melhores personagens ?

biana 11/08/2020

droga, chaol
esse livro só não é favoritado e 5 estrelas porque eu tenho que aturar o chaol narrando, não odeio ele, porém não simpatizo também.
Mayra 13/08/2020minha estante
Já comecei ele 2 vezes e não consegui ir adiante, o Chaol tá muito cansativo. Tem informações importantes pra história? Vai ser relevante pra Reino de cinzas?

biana 14/08/2020minha estante
ai amiga, ele é importante sim, o q me fez conseguir ir adiante é a parte da Nesryn e a curandeira ela, vale a pena continuar por elas, te aconselho então na parte de chaol vc escutar audiobook

biana 14/08/2020minha estante
e mais pra frente o chaol melhora consideravelmente

Mayra 14/08/2020minha estante
Voltei a ler hoje, até agora tô gostando da Yrene e Nesryn mesmo, Vamos prosseguir ??

Mayra 14/08/2020minha estante
Obrigada ??