A origem do mundo

Liv Strömquist

Resenhas -

Carina143 14/07/2022

Livro importante e engraçado
É fato que a história trazida aqui é algo que deveria ser lido por todo ser que menstrua. Explicando como a menstruação, os genitais, a tpm e outras coisas relacionadas ao feminino foram e são vistas através do tempo, a autora traz muito conteúdo através de um quadrinho que vai tirar boas risadas de quem o lê. Ela consegue deixar assuntos "densos" e que tem muita informação muito mais leves.

Andre.Thieme 08/07/2022

Sensação de frescor
Em tom bem humorado e com sensação de documentário, essa HQ nós faz conhecer e se questionar sobre pontos muito relevantes da nossa cultura e sua obsessão e repressão sobre o corpo das fêmeas humanas. Ao discutir as questões sobre o que se convencionou chamar de "genitália feminina" desde sua construção e destruição ao longo da história ocidental, apresenta problemas de como a gente encara o corpo e suas operações fisiológicas. Com referências artísticas, populares e científicas, Liv nos demonstra como a genitália feminina e seu funcionamento foi dominado pela cultura patriarcal, sem considerar o conhecimento das próprias mulheres sobre o tema. Leitura leve e profunda.
Vai ser muito interessante de discutir no Leia Mulheres deste mês.

Dinha 07/06/2022

esperava mais?
o objetivo do livro em si é perfeito, mas talvez da maneira que foi retratado não me encantou muito?
confesso que me senti frustrada, pois criei muita expectativa em tal, porém não foi alcançada. quero poder reler algum dia, dar uma segunda chance ?

Patrícia 19/05/2022

A origem da misogenia
Esse livro te deixa com raiva dos homens e desse mundo misógeno que fez de tudo para transformar a mulher em um ser inferior, de acordo com o livro, por pura inveja em alguns casos.

Bea Frickmann 11/05/2022

Tapa na cara
Um tapa na cara, isso sim.
Essa é uma leitura recomendada para todos, sem exceção.
Nesse livro, a autora utiliza recursos divertidos e coloquiais para falar de um tema importante. Com muitas ironias e desenhos, ela nos conta um pouco da origem e do desenvolvimento de termos e expressões voltadas para o corpo feminino. Não só isso claro, mas toda a construção do imaginário e das crenças coletivas do corpo feminino em si.
É assustador ler 90% do que está escrito, eu mesma, fiquei em choque. Ideologias que eram disseminadas, cirurgias que eram feitas, ações que eram tomadas como corretas? tudo isso me relação a mulher em detrimento do patriarcado.
Incrivelmente bizarro e necessário de se ter conhecimento.

Rebeka.Lima 03/05/2022

É um livro muito interessante!!
Achei incrível a forma como a autora escreve, trazendo história e humor ao livro.
Os quadrinhos trazem uma boa experiência, fazendo com que a leitura seja rápida, além de muito informativa. Sem dúvidas é um livro que vc quer devorar de uma vez só.
Ameii demais ??

Fernanda L. 25/04/2022

SENSACIONAL!
A proposta do livro é desmistificar e trazer para a linguagem de uso comum o órgão genital EXTERNO feminino (sim! Ele existe!): A VULVA.
O texto é genial: lúdico, descontraído e engraçado.
Além disso, o formato em quadrinhos e as ilustrações temáticas dão um tom de conversa descontraída à produção.
Traz informações relevantes e chocantes sobre questões históricas de como a sexualidade feminina foi vista e de como foi mutilada tanto física como abstratamente.
A leitura é recomendadíssima tanto para mulheres, meninas, homens, meninos e todo mundo! É uma leitura interessantíssima que vale muito a pena. Eu amei!

Vilamarc 15/04/2022

Muita informação relevante em quadrinhos enfadonhos
Creio que o segredo de uma HQ seja equilibrar o texto (ou a falta dele) com a arte do desenho, que fala tanto quanto a escrita.
Aqui temos uma enormidade de informações interessantes, pesquisa exaustiva, temas relevantes nos debates atuais, mas...
... falta arte para tornar essa HQ mais atraente. A maioria dos quadrinhos traz textos e isso é enfadonho.
O assunto em si traz muitas expectativas: a omissão da vulva na literatura científica, a preocupação exacerbada com o prazer feminino na otica masculina, o clitóris e a menstruação ao longo dos séculos... tudo isso com muito humor e criticidade.

@aloeliane 10/04/2022

Um compilado importante de fatos
Eu esperava mais, um fato. Por estar no formato de HQ, é uma leitura diferente e mais leve para o conteúdo que entrega, porém se trata de muitas informações a respeito da vulva, da vagina e da menstruação, porém sem as devidas reflexões ou provocações que esse tipo de leitura poderia provocar.
As ilustrações são ótimas e é um livro rápido e gostoso, para quem nunca consumiu nada sobre o tema, é uma excelente porta de entrada.

AnakinSky 04/04/2022

Esclarecedor
Creio que, a HQ, por si só, seja uma experiência única.
O humor utilizado na HQ não me agrada muito, mas me foi compartilhado diversos fatos históricos que não me foram apresentados anteriormente (e talvez, nunca os veria, se não fosse essa HQ).
Bastante esclarecedor sobre as diferentes visões de cada época sobre a vagina, vulva, menstruação, sexualidade; e como essas visões sobre esses tópicos se transformaram com o passar do tempo, se tornando um inibidor à liberdade da mulher, à partir dos pronunciamentos de uma sociedade majoritariamente patriarcal.

Jéssica 03/04/2022

Com uma riqueza de informações, a autora consegue explicitar bem a trajetória da representação do feminino na linguagem, na religião, na arte e na cultura, a partir do sagrado, em algumas tradições clássicas e aborígenes, e especialmente do novo profano, impuro e nojento estabelecido pelas religiões patriarcais e pelo pseudo-cientificismo do século XIX. Possui um humor irônico muito atrativo que me fez dar boas risadas, algo que não costumo fazer com livros, e a se tratar sobre temas sérios.
Algo que me incomodou foi apenas as fontes no corpo do texto, o que poderia estar no final e com um cuidado maior, para facilitar futuros estudos. No mais, é válida a experiência e recomendo muito o livro!

Taiane60 18/03/2022

"A origem do mundo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado" é maravilhoso!! Cheio de conteúdo, mas resumidos na medida certa para não ficar maçantes e com fontes. A autora trata o tema de forma divertida e afiada no ponto. A elaboração dos desenhos, junto com as imagens que ela traz e somada a ótima diagramação, prende a atenção do leitor e o coloca no patamar de HQs de ótima qualidade.

Maria13245 12/03/2022

A origem do mundo
Extremamente necessário!
Em forma de quadrinhos e de forma divertida nos é apresentada a história dos maiores "tabus" de ser mulher e do por que eles são "tabus". Mostrando que desde sempre os homens tentam defirnir quem somos e o que devemos fazer, sem ao menos nos conhecer.

Diessica 05/03/2022

Necessário!
É um livro muito divertido, mas que aborda um tema muito importante.... A ironia de alguns trechos me fez sorrir bastante...

Victor.Almeida 24/02/2022

Mediano
Depois de tudo o que ouvi falar e li sobre este livro acabei por ficar um pouco desiludido. Os desenhos sao muito bons, a ideia boa, o texto acho que poderia sem bem melhor