A origem do mundo

Liv Strömquist

Resenhas -

ygrlpwr 05/02/2023

Perfeito
Leitura fácil e rápida. É em quadrinhos, é todo desenhado! A autora é uma gênia, ela consegue tratar de assuntos super delicados de uma maneira engraçada.. é rir pra não chorar mesmo! Gostei demais desse livro e recomendo muito! Todas as mulheres deveriam saber das informações que ela traz.. é libertador entender de onde vem nossas amarras.. Queria muito ter conhecido esse livro na minha adolescência, quando minha irmã mais nova entrar na pré adolescência vou dar esse livro pra ela não ter vergonha do corpo dela e nem ter tabus com menstruação e corpos femininos.

Naiele.Lopes 15/01/2023

Surpresa boa
De maneira breve e objetiva fala sobre temas importantes sobre a história da sexualidade feminina e seus mitos, tudo com referências bibliograficas.

Bem humorado e muito relevante, é uma daquelas leituras que eu gostaria de ter feito mais cedo.

Ótimo ponto de partida!

Paulie 13/01/2023

Se o feminismo for aprovado....
HQs como essa irão inundar as prateleiras de livrarias e isso não seria má ideia! O trabalho de Liv Strömquist é incrível, baseado em muita pesquisa com um humor ácido e irônico maravilhoso. Que leitura deliciosa!

Wenddy 10/01/2023

Um compilado interessante
É incrível o apanhado geral em volta da vúlva que essa obra trás, sinalizando a forma como as mulheres e pessoas com vagina são tratadas ao longo da história, focando excepcionalmente nessa genitália, os autos e baixos enfrentados de acordo com o período histórico, contexto político, culturas e lugares, trazendo as visões científicas e suas metamorfoses, uma linha do tempo que evidência como muda a relação da sociedade com o órgão e a sexualidade indo de veneração/cultuação a depreciação/repressão e de maneira bem crítica a autora nos apresenta como margioritariamente as imposições vinham sendo ditadas por visões de homens cis, como psicólogos, médicos, escritores, monarcas, figuras políticas, pai, marido. Enfim um obra cheia de referências e que trás um repertório rico de informações em forma de quadrinhos.

Tábata Kotowiski 31/12/2022

A autora é bem direta quanto as suas indignações quando o assunto é vulva/vagina e levanta questionamento muito pertinentes sobre. Gostei bastante.

"Sou livre para o silêncio das form 23/12/2022

Mulheres, leiam!
Uma graphic novel que aborda todo o tabu envolvendo a sexualidade e o órgão sexual feminino, e como os homens interferiram nesse processo.

Liv divide-o por algumas temáticas como "homens que se interessaram demais pelo que se costuma chamar de genitália feminina", o tabu em reconhecer o órgão sexual feminino da forma com ele realmente é, orgasmo feminino, as mais diversas falas sobre as inseguranças das mulheres, menstruação e TPM.

O livro é um apanhado histórico sobre como o patriarcado atrapalhou no processo do nosso próprio reconhecimento como mulher. Provavelmente por isso ainda vemos hoje em dia mulheres que têm vergonha de suas próprias vulvas, ou até aquelas que nem sabem que essa palavra existe. Ainda aquele sentimento de que a menstruação é algo sujo e que não deve ser falado, sendo que é algo fisiológico, então por que a vergonha? ?

Mas se engana quem acha que sempre foi assim. Na Antiguidade a vulva era cultuada e a menstruação era um sinal de fertilidade. Depois desse período que tudo desandou. ?????

Enfim, é um livro que dá pra gerar altos debates e que eu amei reler. Acredito que todas as mulheres deveriam ler, pelo menos uma vez.

VitAria67 17/11/2022

Achei um livro bem interessante.
Quando peguei pra ler, esperava algo mais parecido com outro livro que li, mas com certeza, foi bem diferente, uma boa surpresa.
É bem legal a forma que a autora trata sobre a história das vulvas, orgasmos femininos, menstruação... trouxe umas reflexões bem interessantes, me ensinou coisas sobre as mulheres, que mesmo eu sendo uma, não fazia ideia.
Além de trazer um monte de homem famosinho e mostrar como eles eram na verdade um bando de babacas machistas.
Uma leitura que eu recomendo, ensina e traz reflexões importantes.

gabrielleabr_ 13/11/2022

A parte ruim é quando acaba
Liv Strömquist conseguiu falar de diversos temas tabus com leveza e bom humor, levantando questões necessárias, como por exemplo, porque falar de genitália feminina, orgasmo e menstruação são tabus?

Como uma jovem mulher que está dando os primeiros passos no autoconhecimento e em conversas francas, esse livro é um refúgio lindo.

A gente não sabe o quanto a cultura de modo geral influencia na nossa vida até trazermos para a consciência o quanto é problemático termos vergonha de menstruar, sentir prazer ou possuir uma genitália.

O mais irônico é que são três aspectos extremamente comuns para metade da população mundial, e mesmo assim, convivemos com uma vergonha que não é natural, mas criada e reafirmada todos os dias.

Esse é um livro rápido, divertido e maravilhoso. Homens também são bem-vindos para apreciar, aliás, que grande ajuda seria termos mais homens entendendo o que vivemos na pele todos os dias (só pra variar, talvez entenderiam a nossa revolta rs).

Lucikelly.Oliveira 12/11/2022

Desmitificando tabus
Um quadrinho bem interessante, principalmente para o público adolescente.
As ilustrações são belíssimas e o conteúdo importantíssimo!

Fe 20/10/2022

Não sou muito fã de HQs mas esse livro é tão facil de ler e ao mesmo tempo trata de um tema tão importante que assim que terminei já fiquei com vontade de ler de novo

Jessica Alves 19/10/2022

Sem tabu!
É absurdo que a gente cresça com tantos tabus em relação ao nosso próprio corpo, que a gente não saiba nomear, que a gente não goste de olhar, tocar, que a gente não se conheça o suficiente! Esse livro vem pra dar uma luz pra nós mulheres, nos informando sobre o funcionamento do nosso corpo, contando histórias sobre como chegamos no ponto onde estamos hoje, quem foram os estudiosos que se preocuparam em nos controlar por tanto tempo e como eles fizeram isso.

Amanda 02/10/2022

Não é vagina, é VULVA!
O livro começa falando sobre alguns homens que se importaram demais com o que as mulheres têm entre as pernas, cada história... uma mais absurda que a outra. A HQ toda gira em torno da vulva, ou melhor, sobre tudo que é relacionado à ela ao longo dos tempos. As histórias são diversas e muito curiosas, passando pela história de Eva e Adão e contos de fadas, como panos de fundo. Além disso, não há um padrão no design, o que torna o livro bem interessante e muito interativo. Livro mais que recomendado.

Tauana.Cirne 13/09/2022

Maravilhoso!
Uma análise crítica acerca do tabu que gira em torno da vulva e o aspecto político e religioso por trás disso.

Caroline Vital 28/08/2022

HQ super bem humorada. Adorei! Trata sobre assuntos sérios de maneira leve e sem deixar de sustentar sua importância.

Suzana Mendonça 08/08/2022

Leitura leve e fluída
Em formato de quadrinhos, A Origem do Mundo passa por ideias e percepções desenvolvidas por importantes personalidades ao longo da história acerca da mulher e da genitália feminina. Leitura leve, fluída e bem-humorada sobre uma temática que a própria obra registra ser um tabu - embora busque romper paradigmas firmados em torno do assunto.