A origem do mundo

A origem do mundo Liv Strömquist
Liv Strömquist

Resenhas -

Luciara 20/07/2023

Eu estou fascinada nesse quadrinho. A origem do mundo é uma leitura divertida e marcante, e mais que isso, é informativa. É sobre como, na história da humanidade, nos mulheres fomos privadas do entendimento dos nossos próprios corpos, em contrapartida esses mesmos corpos são interpretados por perspectivas masculinas. Sempre foi como os homens percebem e entendem dos corpos que não são os seus?! Que interpretações esses homens fazem sobre essa "genitália feminina", e suas complexidades?! Mais ainda, como nós mulheres fomos sujeitadas a tomar essas interpretações como verdades e sequer nos deram o direito de entender seu funcionamento, ou mesmo não ter vergonha desse mesmo corpo?!

Karen Baltazar 13/07/2023

Impactada!
Eu amo quadrinhos, mas esse se superou!
Caraca!
Bom demais! Fala sobre toda a história da vulva (aquela que as mulheres tem no meio da perna??) e aprendi tanta coisa que nem imaginava que tinha acontecido!

Demorei UMA SEMANA pra ler mesmo sendo quadrinhos pelo fato de que é muuuuuuta informação pra você associar então você precisa ler com calma.

beatriz 10/07/2023

"A origem do mundo", é um livro que, de forma crítica, expõe as mudanças de narrativas e visões que as mulheres eram vistas de forma clara, sem rodeios e sem tabus.

Este livro me fez pensar sobre como hoje em dia é a visão do papel social das mulheres e como somos vistas. É lamentável ver que mesmo com o passar do tempo, hoje, ainda há visões, discursos e narrações de antigamente e mais ainda, além de frustrar, é de dar raiva de como esse passado, ainda molda o presente. Me choca mais ainda de como isso nos faz não ter noção de quem somos como indivíduos e no quesito físico, sobre o nosso corpo.

Além de trazer toda a questão feminina, o livro expõe e critica como esse sistema, essas visões e narrativas afetam todos os sujeitos e não apenas um único grupo e como mesmo não compreendendo a razão e a origem, ainda sim, somos inseridos nisso, gerando um ciclo.

Sob minha ótica, este livro deveria ser lido por todos, em especial, aos adolescentes, numa esperança de mudar o cenário e de quebrar esse tabu sem nexo.

Lulys 06/06/2023

Patriarcado e opressão
A HQ traz vários fatos históricos e pesquisas de como o corpo feminino é discutido e regrado por homens desde há muito tempo.
As reflexões são atuais e nos faz pensar no que é ser mulher. Dividido em temas e com bastante texto a HQ é didática e informativa sem ser monótona, trazendo várias pitadas de humor.

Guto 30/05/2023

Maravilhoso
Conhecimento com humor e simplificando uma coisa que nunca deveria ser tabu.

vale cada palavra e cada quadrinho

Brenda 19/05/2023

Divertido e educativo
Elucidativo, muito bem referenciado e cheio de informações interessantes, essa hq me surpreendeu positivamente, me faz querer partir para a próxima obra da autora nesse mesmo instante. Talvez me incomode a falta de equilíbrio na narrativa, afinal há uma clara defesa de uma sociedade matriarcal, onde considera a mestruação, cólicas, TPM como coisas incríveis, mágicas, puras... eu, como mulher, por mais que entenda todo o estudo que expõe a construção social que culminou na repulsa que as pessoas geralmente sentem sobre mestruação, jamais amaria esse processo, e se pudesse escolher, certamente preferiria não mestruar. Essa defesa por essas sociedades mais primitivas e matriarcais faz a autora recortar aspectos legais dessas culturas que valorizam mulheres, mas que provavelmente tem vários aspectos considerados ruins para nossa era de Estado de Direito e politicamente correto. Contudo, a sociedade ocidental cristã é duramente criticada, sendo apontado justamente o recorte do lado misógino das instituições religiosas, como se não houvessem aspectos positivos na mesma. Enfim, essa pequena direção tendenciosa não torna o livro ruim, nem a experiência de leitura desagradável, pois isso é justamente o que o bom humor de Liv jamais permitiria ser.

Carolina 08/05/2023

Um tratado feminista!
Angustiante e engraçado, revoltante e elucidativo: é assim que sinto esse minucioso compilado histórico da definição masculina sobre a mulher na sociedade nos últimos séculos a partir da vulva... pois é, se alguém ler esse livro e não entender a necessidade / importância do feminismo, eu não sei de mais nada!

Hechilley0 25/04/2023

Uma explosão de curiosidades!
O livro traz fatos importantes e dados interessantes sobre a relação do patriarcado com o corpo e a sexualidade feminina. O livro é uma ótima fonte de conhecimento de forma criativa e leve!! Recomendaria a todas as meninas que existem!!

cintia gomes 25/04/2023

A eloquência de Liv Strömquist.
Minha primeira experiência de leitura com a escritora e socióloga só poderia ficar melhor com um toque aqui e ali de algumas coisinhas, mas sem dúvidas, Liv é uma das escritoras talvez mais profícuas sobre assuntos que ficam ali coçando atrás da orelha mas que dificilmente conseguimos colocar em palavras, da maneira à rigor que se espera, mas ainda assim, de forma acessível e divertida.

Tamy 06/04/2023

A tal da "genitália feminina"...
Quem tem voz e vez quando o assunto é aquilo que se costuma chamar de ?genitália feminina"?! Nessa graphic novel iremos percorrer os caminhos histórico-culturais acerca da vagina ou vulva e veremos como a figura masculina se apossou dos assuntos, pesquisas, teorias sobre a genitália feminina.

Utilizando de uma linguagem super acessível com vários toques de humor e ironia, Liv faz esse apanhado histórico, tocando em assuntos que muitas vezes passam despercebidos até mesmo por nós mulheres (ou principalmente por nós mulheres???). De onde vem tanto tabu, tanta vergonha em relação à genitália feminina? Existe algo de errado com ela? Ela significa que está faltando algo em nós? Sentir desejo sexual é errado? E a menstruação, por que tanto horror e nojo??? Tudo isso e um pouco mais é abordado nessa HQ incrível e necessária!!!

17/02/2023

Reescrevendo a história da vulva.
Uma crítica genial, necessária e libertadora que desafia mitos e tabus sobre o órgão sexual feminino.

Ina 07/02/2023

Todo mundo deveria ler
Gostei muito da forma que a Liv Strömquist ilustrou a história do patriarcado e as suas consequências para as mulheres. De forma bem didática a HQ relata o quanto o papel da mulher foi moldado (de forma negativa) por conta da sociedade misógina? A autora menciona trabalhos/ pesquisas de Freud, St Agostino etc que coloboraram em diminuir a mulher. Gostei demais e recomendo também para adolescentes.

ygrlpwr 05/02/2023

Perfeito
Leitura fácil e rápida. É em quadrinhos, é todo desenhado! A autora é uma gênia, ela consegue tratar de assuntos super delicados de uma maneira engraçada.. é rir pra não chorar mesmo! Gostei demais desse livro e recomendo muito! Todas as mulheres deveriam saber das informações que ela traz.. é libertador entender de onde vem nossas amarras.. Queria muito ter conhecido esse livro na minha adolescência, quando minha irmã mais nova entrar na pré adolescência vou dar esse livro pra ela não ter vergonha do corpo dela e nem ter tabus com menstruação e corpos femininos.

Naiele.Lopes 15/01/2023

Surpresa boa
De maneira breve e objetiva fala sobre temas importantes sobre a história da sexualidade feminina e seus mitos, tudo com referências bibliograficas.

Bem humorado e muito relevante, é uma daquelas leituras que eu gostaria de ter feito mais cedo.

Ótimo ponto de partida!

Paulie 13/01/2023

Se o feminismo for aprovado....
HQs como essa irão inundar as prateleiras de livrarias e isso não seria má ideia! O trabalho de Liv Strömquist é incrível, baseado em muita pesquisa com um humor ácido e irônico maravilhoso. Que leitura deliciosa!