A origem do mundo

A origem do mundo Liv Strömquist
Liv Strömquist

Resenhas -

Nicoli 04/12/2023

A hq que menos curti até agr
Nunca tinha lido nada da autora e nem conhecia suas ilustrações. Essa hq me tomou mais tempo do que eu estava esperando, e por mtas vezes eu me senti lendo algo que n acabava nunca. Achei uma leitura um pouco cansativa, embora bem informativa e interessante as vezes. Achei os desenhos desleixados e feios. A impressão que eu tenho é que qualquer um pode desenhar daquela maneira, diferente das ilustrações da hq “corpo público”, que tem as ilustrações mais lindas. Sei que é um estilo de desenho mto aceito e mta gente curte, mas eu achei pobre demais, realmente o estilo n é para mim. Bem no final as ultimas paginas me irritaram um pouco, estava sendo falado sobre menstruação e senti que a autora estava inventando coisas, falando achismos só para ser cult, legal, sei lá, foi a sensação que me passou. Toda uma conspiração para que a história da bela adormecida fosse comparada à menstruação com argumentos tirados diretamente da cabeça dela, de lugar nenhum, da pqp, sei lá kkk, foi o sentimento que eu tive ao ler.
Eu nao amei essa hq, mas ela tem seu valor e tenho certeza de que pode mto bem funcionar p outras pessoas, mas n foi o caso cmg.

Adrielle 05/11/2023

Irônico, sagaz e inquietante
Quadrinhos que tornam a leitura dinâmica e super divertida, apesar de falar de temas tão inquietantes e revoltantes vividos por mulheres ao longo da história. Alguns eu não fazia ideia. Super recomendo.

skoobibis 02/11/2023

Indispensável
Construída com referências e análises históricas, culturais, reflexivas e bem humoradas, a HQ expõe fatos extremamente interessantes, pertinentes e que instigam o leitor a refletir acerca dos fatos apresentados, não impondo ou introduzindo a opinião da autora na análise e apresentação das informações.
Divertido, nada maçante, bem objetivo. Informações muito relevantes são apresentadas, com referências de autores e obras, além de nomes e datas citados.
Acho que todo mundo deveria ler, são informações tão significativas que são tão pouco divulgadas...a partir da leitura é possível que cada um analise e tire suas próprias conclusões.
Leiam!!!!

Fabíola 02/11/2023

Eu amo os livros dessa autora, é engraçado e informativo, os quadrinhos são uma gracinha ??
fiquei chocada com o santo Agostinho hauahauahauah amei!
Riva 02/11/2023minha estante
Não li esse quadradinho, já li ?Confissões de Santo Agostinho? e ele era da pá virada!

trizisreading 23/10/2023

Sexualidade feminina
Esse é um livro em quadrinhos que pode ser lido em um dia, mas que carrega uma gama de informações sobre a vulva, o clitóris, a menstruação e a sexualidade feminina, que conforme podemos ver em quase todos os livros sobre o assunto, são definidos por homens (com base em nada, vale acrescentar).

Achei interessante que muitas informações contidas nesse livro são coisas impregnadas em nossa mentalidade, coisas que eu nunca tinha parado para pensar sobre. "Porque eu penso isso sobre esse assunto?" Bem, possivelmente porque é uma ideia que foi construída há muitos anos, tomada como verdade e que foi passada de geração em geração, mas que se você parar para pensar, não faz sentido nenhum pensar dessa forma.

Considero um livro de extrema importância para todas as meninas/mulheres, como uma introdução, um primeiro passo, para abrir os olhos em relação a diversas "verdades" sobre as mulheres, que é necessário que não só reconheçamos como mentiras descaradas, mas também se impor ao compartilhamento dessas informações erradas.

mariaclara.pb 22/10/2023

Interessante
Um quadrinho que nos ensina sobre o tabu com a vulva e tudo que a circula: orgasmo, menstruação, clitóris. Talvez o ápice da misoginia seja o ódio à vulva e ao que ela representa para mulheres cis. Um quadrinho recheado de informações e todos com fontes,pois fake news aqui não e as ilustrações são engraçadinhas. O tom da escrita vai do informativo ao irônico num piscar de olhos e eu amei isso.

Por fim, um quadrinho informativo que todes deveriam ler, principalmente,mulheres.

Livia963 20/10/2023

Um livro tão lindo e maravilhoso. Eu amei os desenhos e a forma como o livro apresenta diversas ideias e quebra muitos tabus presentes na sociedade. Ao fim da leitura eu refleti tanto e me libertei de muitos tabus que viviam até dentro de mim mesma.

Samira_santos 12/10/2023

Revolucionário
É um livro que fala sobre as diversas maneiras nas quais a vulva já foi "atacada" ao longo dos séculos. E com isso eu quero dizer a vulva e tudo o que vem dela, como a menstruação por exemplo, e também todas que a possuem, como a mulher, no caso.

Thai.Campos 24/09/2023

Incrível!!!
Que leitura!
Eu esperava quadrinhos ácidos, mas o livro entregou muuuito mais. Ele é incrível ao abordar a Vulva, a menstruação, a TPM... deveria ser uma leitura acessível a todas e todos.

skuser02844 19/09/2023

O que é o feminino?
O livro mostra de uma maneira simples como a sociedade arcaica e atual enxerga a mulher, mostra como a falta de conhecimento e preconceito feminino prejudica nossa percepção sobre nós mesmas e a sociedade, muitas vezes tratando como tabu temas comuns que vivemos, e como a sociedade tenta diminuir o valor de nós mulheres, um livro para pensarmos sobre o passado, presente e futuro, desmistificando mentiras e abrindo horizontes para nosso próprio corpo

Vanessa.Mariano 28/08/2023

Não esperava que uma HQ fosse ser tão informativa e tamanha importância.

Marquei vários trechos para consultar e como referencia.

Uma HQ divertida, importante e cheia de conteúdo. Vale a pena.

Carol 26/08/2023

Sarcástico e inteligente
Liv traz diversos debates para esse livro. Achei interessante a forma sarcástica como ela retrata os acontecimentos, gerando certo humor para grandes tragédias da história humana - mais especificamente para as mulheres naquele período.

Achei bem rico de informações que eu mesma não fazia ideia. Recomendo a todas as pessoas que querem aprender e analisar o mundo.

Heloísa 14/08/2023

Como a mulher é anulada o tempo todo
O livro procura abordar as diversas formas de como a mulher é anulada o tempo todo, de como é inferiorizada, subjugada pelo homem. O interessante é ver no livro que essa subjugação não é uma constante em toda a história da humanidade, já que havia uma predominância do matriarcado antes do patriarcado subjugar todas as características do ser mulher. Há períodos em que a menstruação, por exemplo, era algo sagrado, que só com o advento do patriarcado e das religiões patriarcais é que a menstruação se tornou algo sujo, amaldiçoado, com propagandas mostrando um sangue azul que não existe, ou a indústria insistindo em nos vender um produto plástico que abafa a região com palavras como frescor. Desde quando plástico traz frescor? Isso além da questão ambiental em relação ao descarte dos absorventes. Antes da predominância do patriarcado a menstruação era invejada pelos homens. A forma como Freud e seu colega otorrino abordam a menstruação é algo pavoroso e totalmente fora da casinha, totalmente antcientífico É um livro excelente em formato de HQ.

Thams3 08/08/2023

O quadrinho é foda!
A Liv basicamente conta a história da construção da visão social sobre a sexualidade da mulher, através das perspectivas científicas sobre os órgãos genitais femininos. Não deem bola pra homens que vêm aqui dizer que é porcaria e ideologia, porque isso tá para além da burrice. Devem ter o ego ferido por nunca terem feito uma mulher gozar.

LEIAM MUITO!!!
Guilherme.Eisfeld 09/08/2023minha estante
Essa HQ é boa demais :) Quero ler as outras da mesma autora

1 26/07/2023

Porcaria
Pura doutrinação ideológica. Li porque indicaram como sendo um ótimo livro. Achei um lixo altamente preconceituoso e ideológico.
Bia 22/08/2023minha estante
Que pessoa patética