A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

@shaneingrado 06/04/2021

Olá! Meu nome é Inigo Montoya...
Sempre fui apaixonado por A Princesa Prometida. Desde que vi o filme pela primeira vez em alguma sessão da tarde, nunca me esqueci da aventura, do perigo, da fantasia e, é claro, do amor verdadeiro.

Mas você está aqui pra saber do livro, então vamos falar dele.

A belíssima obra de William Goldman é uma grande sátira aos livros de fantasia, onde ele diz apenas ter editado o livro de S. Morgenstern, apenas com as partes boas. E ele trata o livro todo dessa maneira, usando de metalinguagem e, sei que o termo não se aplica a literatura, "quebrando a quarta parede", comentando o livro e resumindo as partes chatas.

Os personagens são cativantes, cômicos, bem elaborados, com uma história, são quase reais, ou pelo menos gostaríamos que fossem. Quem não gostaria de compartilhar uma boa aventura com o bruxo da esgrima Inigo Montoya e Fezzik, o gigante gentil.

É uma obra completa que está entre os meus favoritos da vida (o fator nostalgia deve ter alguma influência nisso, mas quem se importa?)

Leia A Princesa Prometida, você não vai se arrepender!

TatiBatista 16/12/2021

"Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer”
Faz muito tempo que eu estava querendo ler esse livro, eu já tinha visto o filme quando eu era criança e amei.

A interação do autor no início do livro já me chamou à atenção logo de cara e amei a interação dele durante a narrativa, me agradou muito e achei super divertido.

A história é cheia de aventuras, amor verdadeiro e fantasia, bom para passar o tempo e ler algo pra se distrair. Gostei muito do Inigo e Fezzik, eles roubaram a cena e conquistaram meu coração, já os principais (Westley e Butercup) achei muito forçado e com uma personalidade irritante.

Dei 3 estrelas pq o livro não me conquistou, achei que o autor enrolou em muitos capítulos....os capítulos eram longos e com histórias desnecessárias, deu a impressão que ele queria encher linguiça pra criar volume. Outra coisa que me incomodou foi os comentários do autor nos momentos em que ele falava da esposa ou de outras mulheres, achei que faltou respeito da parte dele.

O livro é bom pra ler uma história diferente pra passar o tempo.

Ane 30/06/2020

A leitura é divertida, tem trechos originais e cômicos. Achei interessante a criação inovadora do Zoológico da Morte, que serviu como um detalhe muito importante para reforçar a vilania do príncipe Humperdinck. Gostei dos personagens: Inigo Montoya e Fezzik. Mas em resumo, não me apeguei à história tanto quanto eu imaginava e tive uma tremenda antipatia pelo narrador personagem, William Goldman, e pela Buttercup.

Samysx 21/01/2023

E viveram felizes para sempre
O que falar de A princesa prometida? É o típico romance clichê medieval. O livro é perfeito, do começo até a sua leitura final. O jeito que o Goldman fez essa versão foi incrível! Já no começo ele explica que essa versão de A princesa prometida era uma versão que só continha as partes "boas" da história. Ele soube bem tirar muitos capítulos desnecessários na história oq provavelmente se não tivesse feito isso acabaria sendo uma leitura chata e nem um pouco fluida.
Goldman conseguiu me prender nesse livro com os personagens maravilhosos sendo eles Buttercup, Westley, Fezzik e Inigo Montaya. Inigo sem dúvidas foi o personagem que mais me marcou na história inteira. Não só pelo seu passado mas sim, sua determinação para honrar a morte de seu pai que um dia foi morte por um homem de 6 dedos de quem Inigo nunca se esquecera.
Amei lei o livro ainda mais por causa dos comentários que o próprio Goldman faz dentro dele, contando como se sentiu quando seu pai lia aquelas páginas para ele ainda criança. Muitas partes são engraçadas desses comentários e foram importantes para eu entender bem a história. Claro, ele explica que os comentários não são necessários a serem lidos, nn deixaria nada importante neles e quem quisesse poderia pular e continua sua leitura. Mas aos que forem ler, não pulem! Contem coisas legais para se saber da história e como ela seria.
(Obs.: Uma coisa que me incomodou na história foi de Buttercup que era uma menina forte e não dependia de ninguém para salvá-la, mas ao se apaixonar loucamente por Westley ela perdeu isso e acabou dependendo muito dele)

?Não estou tentando desanimar ninguém, veja bem. Quer dizer, eu realmente acredito que o amor seja a melhor coisa do mundo, mas também devo dizer, pela enésima vez, que a vida não é justa. Ela só é mais justa que a morte, e nada mais.?

??Frases do livro??

Buttercup
- Como alguém poderia se importar em ser ou não a mulher mais bonita do mundo? Que diferença faria ser apenas a terceira mais bonita? Ou a sexta?

-As pessoas se apaixonam repentinamente, depois piscavam e ja não sentiam mais nada.

-Não espere muito da vida. Aprenda a se contentar com o que tem.

Buttercup e Westley:
- você me ama, Westley? É isso?
- Se eu a amo? Meu Deus, se seu amor fosse um grão de areia, o meu seria um universo de praias.

Inigo e o Conde:

- Consegue adivinhar o que estou fazendo?
-Arrancando o meu coração.
-Você arrancou o meu quando eu tinha apenas dez anos. Agora, eu quero o seu. Somos amantes da justiça, eu e você... O que seria mais justo que isso?

Goldman, comentários:

-A vida não é justa, Bill. Nós dizemos aos nossos filhos o contrário, mas é uma coisa terrível de se fazer. Além de ser mentira, é uma mentira cruel. A vida não é justa, nunca foi e nunca será.

- Esse livro diz que "A vida não é justa" e estou dizendo a você, de uma vez por todas, que é melhor acreditar.

-Algumas pessoas erradas morrem, e o motivo é que a vida não é justa. Esqueça todas as besteiras ditas por seus pais.
Dr4k1n 21/01/2023minha estante
??????

Dr4k1n 21/01/2023minha estante
Mutcho foda

Vitoria 29/01/2023minha estante
incrível.

Lais353 18/05/2023

Conto de Fadas sem fadas
Um reconto de alguma fábula camponesa, sobre amor e aventura.
De longe meu personagem preferido foi Westley, que foi ao extremo pelo seu amor.
Penso que se apaixonar é tão fácil quanto respirar, continuar lutando por amor, isso é difícil.
Achei a narrativa cansativa, mas é um clássico, então entendo.
Por vezes pensei: Cadê o pai e a mãe dessas criaturas?
Como se eu não soubesse que naquela época se morria por causa de um dente podre.
Tirando isso, a história é divertida e um romance fofo.

Jey Canavezes 16/05/2020

Muito divertido, mas enfadonho
A história dos personagens é uma sátira maravilhosa sobre contos de fadas e suas impossibilidades.

Porém as constantes interrupções do autor seguidas de suas "histórias de vida" foram muito cansativas e desviava demais da narrativa principal.

Bianca 18/12/2021

A princesa prometida
A princesa Prometida é um livro que tem umas 1000 páginas q foi escrito por Morgenstern, mas o William Goldman decidiu adaptar/editar esse livro e tirar todas as partes que são mais chatas ou q não tem tanta relevância pra história, deixando assim só as partes legais e com mais ação, q é esse livro q eu acabei de ler
Por conta disso, a história ficou meio rápida, os personagens (a maioria) ficaram rasos e às vezes fica até engraçado, pq os protagonistas falam coisas muito diretas pra outros personagens, por exemplo: "Olá, meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se pra morrer"
Eu particularmente não ligo pra isso não, a história é cheia de ação, mas se vc se incomoda com essas coisas, não recomendo, mas se vc não se importa, recomendo kkk
Esse é um livro bom, não passa disso, pq sinceramente, é um tipo de história de aventura/romance infantojuvenil q já estamos acostumados a ler, mas não é uma perda de tempo, vc se diverte lendo ele, só não é aquelas coisas, sabe?

Lau 08/07/2021

A princesa prometida
Esse livro simplesmente superou todas as minhas expectativas. Ele é perfeito. O mocinho não é daqueles mocinhos ?idiotas? ele literalmente é perfeito> meta me casar com alguém me me ame como ele ama a buttercup.
Fiquem com alguns trechos

adri 27/01/2021

clássico e cômico
a princesa prometida me tirou de uma ressaca pesada!
é um livro com uma narrativa super fluida, a princípio achei que seria difícil ler porque começa falando sobre a jornada do autor, mas isso me fez adentrar ainda mais a história.
um livro que conta a história de um livro, e se tornou um dos meus favoritos...

o tom de sátira transforma tudo, saí de minha zona de conforto pra explorar uma ironia aos gêneros de fantasia e romance e me surpreendi. acabei me apegando aos personagens e seus detalhes, e mesmo sendo uma história simples e que já conhecemos, ganhou meu coração!

Alan.Simao 03/05/2020

Esse é realmente a melhor história de amor já contada, me prendeu do início ao fim.

selvadelivros 01/05/2020

A princesa prometida 2.0
Que narração é essa, Brasil? Nunca tinha lido ou tido conhecimento de um livro com narrativa semelhante a desse livro. Achei bem inovadora e até que gostei. Ok, ok, eu gostei bastante.

Altas doses de humor. Ultimamente ando lendo vários livro com diálogos e situações em geral bem humoradas, e esse veio da mesma fábrica.

O romance que dizem ser o foco do livro não me chamou tanta atenção, até porque a narração do livro não permite muito detalhes sobre. Curti bem mais as aventuras e enrascadas em que os personagens se metiam...

Plots! Muito plots. Everybody morre porém não morre ou quem sabe morre mesmo. E tudo acontece PA PUM, bem rapidinho.

Vou te desafiar a não se afeiçoar ao Frezzik (peguem a referência). Aquele personagem amorzinho que é um brutamontes e ganha o nosso coração.

A estrela faltante é por causa dos detalhes excessivos (e maçantes) nas páginas finais. Fiquei pensando "quem que pediu isso, meu bem?". No entanto, a história e as demais partes da narração são 5 estrelas ou algo bem pertinho disso.

site: https://www.instagram.com/p/B7PMJZ9D84z/

Geyza.Pereira 27/03/2020

Esse livro é único
No começo eu achei bem diferente e depois fui entendo os comentários do autor, mas tirando isso, a estória é bem inusitada mesmo, uma aventura contagiante, eu recomendo! Também assisti ao filme e achei bem legal! Valeu a pena!

Susan.Kelle 20/02/2022

O livro de fato me surpreendeu e não sei se o livro original era assim mesmo tão maçante, mas de fato, as explicações dele para os cortes pareceram muito compreensíveis. mas devo dizer em alguns trechos também senti vontade de editar as partes desnecessárias da narrativa de Goldman, sobretudo o rolê da aspirante atriz, as interações com a esposa que não envolviam o livro e a conversa tediosa dele com King. Não acrescentou nada ao livro e me distanciou do sentimento de carinho dele com a história. Agora sobre o enredo de A princesa Prometida, fofo e empolgante, porém parece que Goldman cortou algumas informações importantíssimas pro contexto, como por exemplo como exatamente funcionava a tal Pílula, Westley afinal viveria ou morreria? enfim. Foi bom, mas poderia ser bem melhor. No fim senti que andei andei andei e não cheguei a lugar algum.

AllineP 30/12/2021

Uma aventura bem humorada e cheia de boas sacadas
Gostei muito da criatividade do Goldman ao escrever essa história! Ele criou um personagem no livro que se diz o escritor que reescreve "a princesa prometida", quando na verdade nenhum desses dois escritores realmente existem (mas dá até pra cair na dele, viu?). Então ele conseguiu escrever um livro que conta a história de um livro e sua publicação, não deixando de contar a história de aventura e fazendo comentários muito bons e engraçados sobre ela. Tem até easteregg! É LOUCO, não sei nem explicar KKK

Praticamente todas as personagens tem defeitos e qualidades, amei. É uma fantasia super sessão da tarde, na qual a gente se envolve com gosto pra se entreter comendo pipoca.

O final do livro foi muito cansativo pra mim porque a história em si já tinha acabado, era só esse suposto escritor contando sobre a publicação do livro e como foi o processo pra fazer o filme. Eu já não aguentava mais "tá bom moço, tu é um gênio e deu tridimensionalidade até pro narrador, mas tá bom já... Quero ir embora ;-;"