Eu Terei Sumido na Escuridão

Eu Terei Sumido na Escuridão Michelle McNamara

Resenhas - Eu terei sumido na escuridão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rayssa 09/05/2020

Não chega a lugar algum.
Repetitivo. As informações são desconexas, bagunçadas e confusas. O fato da autora não ter apresentado os casos em ordem cronológica me incomodou muito, fica difícil montar uma linha do tempo na cabeça, ou até digerir e absorver bem as informações. São apresentadas muitas descrições desnecessárias que nada acrescentam à resolução do caso, o que torna a leitura cansativa e te dá a impressão que não se chega a lugar nenhum com aquilo. As "pistas" mostradas pela autora se tornam superficiais e repetidas mil vezes.
Outra coisa é que já encontraram o suposto assassino, o que torna a obra obsoleta.
Franciele Müller 03/07/2020minha estante
Eu estava lendo e abandonei pq tbm achei super confuso e desorganizado. Fiquei me questionando até se eu que não estava prestando atenção no livro e perdendo coisas

Rayssa 03/07/2020minha estante
Te entendo. É desorganizado mesmo!

Inguii 04/10/2020minha estante
Menina eu achei a mesma coisa é muito difícil acompanhar a linha de raciocínio da história. As informações estão todas embaralhadas e no meio de uma info ela conta uma história totalmente diferente da principal e depois ela conta outra história dentro dessa e depois sem mais nem menos volta a história principal, ai vc fica tipo : hã? ?? Sério é uma leitura bem difícil....

Mares 27/04/2021minha estante
Confesso que também tive dificuldade de entender, só entendi bem por que tinha visto a série da HBO antes. O fato de não ter uma ordem cronológica dificultou bastante, a impressão que dá é que pegaram os manuscritos e transformaram em livro sem muito cuidado em ser claro.

Dácio Hermeson 18/06/2023minha estante
Eu iria plagiar seu comentário sem querer, realmente, não chega a lugar nenhum, a sinopse é melhor que o livro.

Matei minha curiosidade com uma rápida busca no Google.

anacarolsmp 03/01/2024minha estante
Nossa, SIM! Estou na página 197 de 318 me arrastando e não conseguia entender o motivo até ler sua resenha. É exatamente isso! Eu tô curtindo os detalhes, visualizando as cenas, mas o fato de ser tudo em ORDEM ALEATÓRIA me deixa confusa e tenho que reler algumas partes pra recalcular a rota na minha mente. kkkk

Carol 16/04/2022

Na caça de um assassino
Trabalho brilhante da jornalista Michelle McNamara na busca pela resolução do caso do Golden State Killer. Seu trabalho de pesquisa se transformou nesse livro complexo e cheio de detalhes. Pra quem ama um bom true crime vale a pena a leitura. Só fiquei curiosa sobre a causa da morte de Michelle tão jovem.
Lilia Sales 04/05/2022minha estante
Olá! Tem um documentário excelente na HBO com o mesmo nome do livro que conta a história da Michelle e da construção do livro. Sua morte se deu justamente por conta de sua obsessão com o assassino e sua necessidade de permanecer acordada o máximo de tempo pra continuar sua pesquisa. Acabou dependente de medicações e teve uma overdose.

Carol 05/05/2022minha estante
Não sabia sobre a causa de sua morte. Vou procurar este documentário. Obrigada pela dica.

Jeff.Rodrigues 19/09/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
O jornalismo é uma profissão que exige acima de tudo paixão. Das matérias mais simples até os grandes casos investigativos, há uma entrega que dificilmente será entendida por quem não tem correndo nas veias o ímpeto de descobrir, denunciar, informar e contar boas histórias. Para um jornalista de verdade não há barreiras nem limites. Apenas uma força que o impulsiona a ir sempre mais longe. Porque sabemos que o resultado da nossa entrega pode fazer a diferença na construção de uma sociedade melhor. É assim que podemos entender, ainda que superficialmente, o que levou Michelle McNamara a mergulhar tão fundo em um caso sem solução. O que levou uma jornalista a pensar ser capaz de solucionar algo que dezenas de investigadores, policiais e detetives não conseguiram?

Michelle McNamara foi guiada pelo DNA profissional e de forma obsessiva dissecou o famoso “Estuprador da Área Leste” ou o “Assassino do Golden State”, um dos maiores criminosos da história dos Estados Unidos, que estuprou e matou dezenas de pessoas e nunca foi pego. O resultado desse trabalho faraônico está registrado em Eu Terei Sumido na Escuridão, um livro-reportagem escrito com a sensibilidade necessária para um tema tão brutal.

Em primeiro lugar, se aventurar pelas páginas de Eu Terei Sumido na Escuridão nos leva a conhecer cronologicamente histórias de medo, horror, brutalidade, insegurança. Mulheres traumatizadas, famílias destruídas, e vizinhanças vivendo sob medo e tensão constantes. Michelle reconstrói através de depoimentos, documentos e entrevistas com investigadores, o passo a passo de um homem que se escondia nas sombras, vigiava meticulosamente seus alvos, invadia sorrateiramente as residências e aterrorizava por horas suas vítimas. Para além do estupro e, posteriormente, dos assassinatos, havia a destruição psicológica das pessoas. Uma tortura mental capaz de acabar com qualquer sanidade e, em questão de semanas ou meses, destroçar laços familiares.

Por outro lado, Eu Terei Sumido na Escuridão também é o relato de uma mulher obcecada por fazer justiça. A entrega profissional de Michelle é um dos pontos altos do livro. Através de suas reflexões e dos trechos em que a história foi construída a partir de seus rascunhos – Michelle faleceu antes de concluir a obra, desvendamos uma mulher de coragem, com um senso fora do comum de dever para com a sociedade. Alguém que foi sensibilizada pelo sofrimento das vítimas e decidiu que tinha sim condições de usar do seu talento para contribuir e talvez colocar atrás das grades o infame criminoso.

Em uma narrativa de altos e baixos, nitidamente com um tom de investigação e perseguição, acompanhamos a saga de Michelle McNamara em busca da identidade do Assassino do Golden State. Por um infeliz acaso do destino, ela acabou falecendo sem ver a prisão do homem que tanto mexeu com sua vida. Mas nos legou não somente a narrativa dessa busca, dos quais o epílogo constitui um dos momentos mais tocantes e geniais que já li, mas também o exemplo de como nós, jornalistas, podemos fazer a diferença onde vivemos. Eu Terei Sumido na Escuridão é um livro que qualquer leitor vai carregar pra sempre, porque é impossível sair de suas páginas sem ser tocado pela brutalidade de tudo o que é narrado.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/09/16/resenha-eu-terei-sumido-na-escuridao-michelle-mcnamara/

Simone de Cássia 09/01/2019

É estilo serial killer como costuma me interessar, mas tem uma narrativa diferente. Primeiro porque é verídico, e daí já entende-se que os fatos não podem ser manipulados, a história é o que é. Segundo porque tem cunho jornalístico, portanto é narrado não com intenção de instigar o leitor pelas descobertas e mistérios, mas, com a ideia de informar, esclarecer, evidenciar, e isso, às vezes, pode ser tedioso. O que me intriga é como uma pessoa consegue dedicar a vida inteira nessa pesquisa, como a autora fez. E, ironia do destino, morre dois anos antes de conseguirem prender o assassino... Bom livro.

Lovett (@bloglariteratura) 21/01/2019

Post Mortem
Oi, gente!

Tô aqui pra falar desse livrinho que, desde que ouvi falar do lançamento dele lá nos EUA, já estava ansiosa pra ler. Pelo título parece que é um thriller, né? Mas, assim como o vilão dessa história real, só confirma que as aparências enganam.

“Eu Terei Sumido na Escuridão” foi escrito por Michelle McNamara, mãe, esposa (do ator Patton Oswalt, inclusive), mas também uma cidadã dotada de um instinto admirável para encontrar boas palavras e, pelo que podemos conferir neste livro, criminosos.

McNamara sempre gostou de pesquisar sobre crimes sem resolução e, por isso, criou um blog chamado True Crime Diary. Lá, ela divulgava todas as informações que conseguia através de suas investigações particulares e foi assim que surgiu a ideia de escrever este livro.

Seu assassino/estuprador/ladrão em série “preferido” e assunto principal do livro ficou conhecido como Golden State Killer (entre outros nomes). Ele foi bastante ativo durante as décadas de 70 e 80 na Califórnia (conhecida como o Estado Dourado), EUA.

No livro, nos sentimos tão detetives quanto McNamara se sentiu e, apesar de não ser uma leitura tão fluída, é muito instigante e faz com que você queira saber o que mais ela foi capaz de descobrir. Também aprendemos fatos interessantes, como por exemplo quem foi que desenvolveu e quando começou a ser utilizado o primeiro tipo de exame de DNA.

Michelle não está mais entre nós para ver com os próprios olhos, mas o Golden State Killer (agora conhecido por Joseph James DeAngelo) finalmente foi preso em abril de 2018, alguns meses após a publicação deste livro, tudo graças às tecnologias avançadas que não existiam na época em que ele cometia seus crimes.

Apesar da polícia não ter dado nenhum crédito a Michelle, a população em geral concorda que suas investigações auxiliaram e guiaram a polícia neste caso em particular.

E aí, alguém por aqui já leu esse livro e quer conversar sobre ele? Estou à disposição!

site: http://instagram.com/bloglariteratura

Leonardo.Heffer 22/01/2019

Tenso
Desde o momento que vi este livro, fui fisgado. Por ser também um jornalista, a história me atraiu. Um relato do trabalho minucioso e até mesmo obsessivo de Michelle McNamara em conseguir dar rosto ao responsável pelas atrocidades em várias cidades da Califórnia.
Em alguns momentos chega a ser difícil ler sem sentir medo, ou mesmo ficar estarrecido e com nojo dos crimes. É difícil porque tudo o que está escrito nas 315 páginas deste livro realmente aconteceu. Em vários momentos você chega a pensar como se sentiria se a situação tivesse ocorrido com você. Acordar com alguém no seu quarto, te observando, semi-nu, ou mesmo se esgueirando por cima de você, dizendo atrocidades. Para mim foi um livro muito mais difícil de sobreviver do que muitos livros de terror que já - e olha que já li muitos.
É um incrível trabalho de pesquisa feito pela autora, que infelizmente veio a falecer antes mesmo de finalizar o livro - em abril de 2016. Mas a partir desta obra, dos seus contatos com vítimas e policiais, ela conseguiu que os crimes nunca fossem esquecidos e o que parecia impossível aconteceu: em abril de 2018 a polícia conseguiu encontrar e prender o responsável pelos crimes: Joseph James DeAngelo, hoje com 72 anos. Um final que, com certeza, deve ter trazido paz a McNamara, onde quer que ela esteja. E (talvez) um ponto final para as pessoas que sofreram nas mãos dele, sejam elas crianças, mulheres ou homens. O livro não deixa a desejar a quem também ama o livro A Sangue Frio, de Truman Capote, um clássico da literatura de romance não ficcional.
#livrosemaislivros #livroseleitura #livros #literaturanacional #literaturabrasileira #maislivros

rxvenants 09/04/2019

O suspeito, o criminoso, o homem. O responsável.
Eu Terei Sumido Na Escuridão é uma obra prima de uma mulher que teve a busca por justiça como algo intrínseco nela.

Sem dúvidas de que Michelle foi uma grande pessoa e importantíssima para o caso do EAL. Ela dedicou anos para sua investigação e teve a sensibilidade de preservar as vítimas e trazer atenção ao caso do homem com mais de 50 estupros e 10 assassinatos no histórico.

Como Haynes e Jensen disseram eu seu capítulo, a escrita de Michelle é notável. Traz um excesso de fatos e quando o leitor está prestes a ficar fatigado, ela mostra uma revelação que recupera a atenção do mesmo.

Michelle conseguiu, com este livro, trazer noções extremamente técnicas do caso e contar sobre a própria vida ao mesmo tempo. O capítulo dedicado à mãe foi um dos meus favoritos.

Sem duvida uma mulher incrível que merece todo o descanso do mundo agora que uma de suas maiores obsessões tem um nome, um rosto e está atrás das grades.

A única coisa que me faz dar menos de 5 estrelas para esse livro é a densidade dele. Claro que com mais de 60 vítimas, o caso seria extenso, porém não sei se eu li da forma certa.
Talvez se eu não tivesse tentado terminar o livro em alguns dias, e sim lido ao passar dos meses, eu não teria me sentido tão cansada ou impaciente com ele.
Porém, não sei se demorar meses para ler um livro faz o meu estilo.

Eu Terei Sumido Na Escuridão me cansou pela quantidade de nomes e detalhes e quase me levou à uma ressaca literária e embora seja fenomenal, a nota com a falta de uma estrela é algo estritamente pessoal.
Quando um livro me faz passar o olho rápidamente por alguns parágrafos e não achá-los tão importantes, me sinto meio incomodada.

E eu, infelizmente, não consegui não fazer a comparação com Falsa Acusação, de Ken Armstrong e T. Christian Miller, um dos meus livros favoritos e que lida com um caso muito parecido.

Ao final, nada tira o crédito de Michelle McNamara e sua mente poderosa, além das minhas preferências pessoais - que não importam a ninguém além de mim mesma.

P.S.: A introdução de Gillian Flynn é incrível.

Cley 09/04/2019

Livros de true crime sempre chamam a minha atenção. Acompanhar casos verdadeiros, de predadores sádicos, conhecer um pouco da sua mentalidade desperta em mim uma ânsia de compreender até que ponto o ser-humano consegue ir. Por que matar? Por que invadir? Por que humilhar, sodomizar e reduzir suas vítimas a nada?

A busca implacável para encontrar o assassino do “Golden State Killer” (Assassino do Estado Dourado), fez Michelle, uma jornalista com sede de justiça, esquadrinhar uma caçada ao criminoso por três décadas.
O Assassino do Golden State violentou sexualmente 50 mulheres no norte da Califórnia, depois se mudou para o sul onde assassinou dez pessoas. Desapareceu em 1986 e sua captura não sucedeu por 30 anos.

"Seus assassinatos eram um desfile de detalhes fragmentários que nunca mostravam coerência e nunca paravam de rodar na sua cabeça."

O livro é divido em três partes. Por se tratar de não-ficção, e centrado apenas em um caso, para mim, se tornou uma leitura que oscilou entre o enfadonho e instigante. Enfadonho porque a prolixidade tomava altas proporções. E instigante porque em alguns casos a narrativa me despertava indagações.

Um livro que narra a brutalidade de um homem que ficou escondido por anos, e a busca voraz de uma jornalista, culminou numa obra que tem seus percalços, mas ao mesmo tempo nos solidariza perante às vítimas do assassino do Golden State.
A introdução da Gillian Flyn (autora de Garota Exemplar) foi um dos pontos que considerei positivos na obra, além de uma carta que a própria McNamara escreve ao assassino.
Apesar do livro ser investigativo, conter detalhes de toda a investigação, nele também há gatilhos, se você é sensível ao tema, não considero uma obra adequada.

"No meu caso, os monstros recuam, mas nunca desaparecem. Estão mortos há muito tempo e nascem enquanto escrevo."

Maria Clara | @aclaraleu 12/07/2019

Resenha @pixelbooks
Durante os anos de 1974 a 1986 dezenas de vítimas acordaram de madrugada com uma forte luz no rosto e um vulto no batente da porta. Era o início de seus pesadelos. Responsável por mais de 50 estupros, mais de 100 casos de roubo e, pelo menos, 13 assassinatos, o Assassino do Golden State passou mais de 32 foragido, sem que as pessoas soubessem sequer o seu nome.

Durante este meio tempo em que esteve sendo procurado, Michelle McNamara dedicou sua vida a reunir provas, testemunhos e objetos que pudessem ajudar a polícia a localizar e prender este assassino em série. Eu Terei Sumido na Escuridão é o resultado de toda a investigação feita pela Michelle que, infelizmente, faleceu em 2016 antes de finalizar o seu livro e antes de ver Joseph James DeAngelo, identificado e localizado pela polícia apenas em 2018, atrás das grades. ⠀
Nesta obra, acompanhamos descrição de diversos crimes cometidos pelo Estuprador da Área Leste (EAL), entendemos o seu comportamento e um pouco do perfil de suas vítimas. Os capítulos do livro se dividem de acordo com os casos estudados pela autora e com o andamento de suas pesquisas. ⠀
No geral, achei que a leitura desse livro foi bastante rápida, a autora tem uma narrativa muito envolvente, nos dando detalhes sobre a vida das vítimas antes dos crimes e narrando muito bem as situações. Senti um pouco de dificuldades em engatar na leitura por se tratar de uma narrativa sobre um único criminoso em série, por isso, o enredo acaba ficando extremamente repetitivo, visto que o modus operandi do EAL era sempre o mesmo.

Outro ponto que deixou bastante a desejar foi sobre a conclusão da investigação. Entendo que a autora faleceu antes que o criminoso fosse preso, mas adoraria que houvesse um capítulo extra falando sobre como a polícia chegou ao suspeito, as pistas que acabaram levando à sua identificação e prisão e até mesmo um pouco sobre o julgamento. Infelizmente só há uma nota curta sobre a prisão do EAL. ⠀
Achei a leitura bastante informativa, ainda não conhecia nada sobre o caso e achei que a Michelle Mcnamara fez um trabalho investigativo incrível e de extrema importância para a conclusão deste caso.

site: https://www.instagram.com/p/BwK5WWCAMeb/

Carla.Zuqueti 09/08/2019

Não ficção
Por mais de 10 anos um criminoso sexual atacou mais de 50 mulheres no norte da Califórnia, quando mudou-se para o sul e cometeu pelo menos 10 assassinatos.
??????????????????
Após 1986, ficou 30 anos fora do radar, mas não foi esquecido.
??????????????????
A jornalista investigativa Michelle Mcnamara criou o site Truecrimediary.com, onde fala sobre investigações reais e da uma atenção especial à esse criminoso, a quem chama de Golden State Killer.
??????????????????
Sem nunca desistir de encontrá-lo, Michelle pesquisa em todos os relatórios policiais, entrevistas testemunhas e vítimas até formular um possível perfil do assassino.
??????????????????
Michele faleceu aos 46 anos, em 2016, mas deixou seu legado no livro ?Eu terei sumido na escuridão?, onde relata sua investigação.
??????????????????
A autora faleceu antes de terminar a obra, que foi finalizado por seus parceiros de investigação, e não viu a prisão do assassino em 2018, meses após a publicação do seu livro, mas sua importância para esse desfecho é inegável.
??????????????????
O livro é de difícil leitura, pois é não ficção, uma coletânea de insights , entrevistas, laudos e teorias. Não é uma história linear, mas é interessante para saber como realmente ocorre uma investigação com todas as suas dificuldades.
???????????????

Camila1856 01/05/2024

Decepcionante
A organização desse livro é uma vergonha. Os capítulos são totalmente desconexos e fora de qualquer ordem que possa ser compreendida pelo leitor.
Admiro o que a autora fez, sua pesquisa e sua busca pela justiça, mas o livro é muito ruim. Talvez se ela estivesse viva na conclusão final o resultado seria outro, mas não temos como dizer.

danda 20/01/2020

Essa história não me cativou muito.Demorei bastante para finalizar a leitura,uns 7 dias mais ou menos.O livro não é ruim,somente não me prendeu,mesmo assim. Dei 3 estrelas.

Bruna 11/02/2020

Incrível
Foi uma leitura incrível. É uma investigação pelos olhos de alguém comum, que não é detetive ou policial. Mas ela era uma mulher muito inteligente e fez um trabalho de investigação excelente que ajudou muitos outros investigadores a chegarem a um resultado.

Marcella 23/02/2020

O livro descreve os esforços da autora, junto a autoridades policiais, para desvendar a identidade de um dos estupradores e assassinos mais prolíficos dos Estados Unidos na década de 70, o Golden State Killer.
A quantidade de detalhes é absurda, ao ponto de em alguns momentos tornar a leitura mais arrastada. Porém, a autora consegue nos manter presos à narrativa, indicando pontos importantes do caso em momentos precisos.
Michelle morreu em 2016, dois anos antes da conclusão do caso. O asssassino finalmente foi preso em 2018, graças a testes de DNA. Mas com certeza Michelle foi uma das grandes responsáveis pela resolução, por ter se debruçado incansavelmente nas pistas, sem se abalar por cada prova infrutífera analisada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5