Renúncia

Renúncia Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Renúncia

Wendson Bezerra 15/06/2023

Maravilhoso
Sinceramente, fazer uma resenha sobre essa obra magnífica de Emmanuel e a trajetória exemplar e edificante de Alcíone é muito difícil e requer muita grandeza moral.
Eu estou longe demais dessa fibra moral, disso não tenho a menor dúvida. Alcíone nos apresenta de uma forma magistral como renunciar tudo pelo amor ao Mais Alto, foi uma vida de muitas adversidades, dificuldades, enfrentando inúmeros desafios, sendo humilde e abdicando de tudo em benefício do próximo e do caminho do Cristo.
Sua vida foi um exemplo e a cena de sua morte, ao perdoar de forma sincera os seus algozes e, acima de tudo, demonstrando uma lição de amor ao próximo, dentre eles, o seu amor eterno, aquele a quem ela é ligada eternamente, nos leva a compreender a grandeza do que é confiar plenamente no Amor Divino.
Assim sendo, nada melhor do que as Bem-Aventuranças para concluir o livro e incutir em todos nós o modelo e guia para as nossas vidas.

Daniela200 30/04/2023

Dos romances de Emmanuel, este é, na minha opinião, o mais triste. A palavra-titulo Renúncia resume o livro e a vida da personagem Alcíone.
É belo, narrativa envolvente.

amandabcca 25/04/2023

Alcione rainha e o resto nadinha.
Apesar de não ser muito simpatizante com a forma sucinta, concisa de Emmanuel, gostei muito desse livro, e a mensagem que passa é linda, essencial para quem se diz Espírita.
Leitura fácil, apesar de impactante. Recomendo fortemente.
liagalathynius 25/04/2023minha estante
VOU LER

Comenta Livros 06/04/2023

Bom livro
Um dos livros que menos gostei de Chico . Tem muito sofrimento e emoção e em alguns momentos achei repetitivo, porém vale a pena para refletirmos sobre nossas escolhas e renúncias.

site: https://comentalivros.com/renuncia-francisco-candido-xavier-espirito-emmanuel/

eduanton 18/02/2023

Maravilhoso
Um livro maravilhoso, história inspiradora, envolvente, emocionante e altamente educativa. Talvez o livro, da série de romances históricos de Emmanuel, que mais fortemente toca nossos sentimentos.

Magda Luz 22/01/2023

Excelente
Excelente Romance Espírita. Ajuda revermos nossas atitudes diante da vida e o qto é importante renunciar em prol do crescimento espiritual tendo como foco Jesus.

Resenha da Pri 31/12/2022

Tive vontade de chorar em vários momentos do livro.

Que vida sofrida tem a Alcione, uma pessoa muito iluminada, sabendo abdicar dos próprios sentimentos em prol do próximo.

A vida dela foi uma renúncia.

laynepsilveira 26/12/2022

perfeito, simplesmente o meu preferido dos romances de emanuel
mostra até onde uma pessoa pode ir em busca de uma felicidade deturpada que nunca vai poder se concretizar por ter sido construída em cima das lágrimas alheias.

eduanton 20/10/2022

Maravilhoso
Sem dúvida o melhor romance de Emmanuel. Como ele comenta na introdução, é uma história que de sentimento. Maravilhoso. Para ler uma vez por ano, assim como seus outros romances.

Less 11/10/2022

Intrigante!!!
Mulher cristã. Alcíone veio a Terra por renúncia, pelos seus irmãos. Fez tudo pelos outros e nada para si. Grande exemplo

Karina.Nishiyama 03/10/2022

Renunciar?
Períodos conturbadas, amores do passado, acertos. Romance muito bem escrito que nos prende e nos leva a entender os porquês da vida presente!

Taísy 08/09/2022

Inspirador
Livro inspirador.

A história de Alcione é muito bem contada por Emmanuel, que vai nos mostrando como pequenas decisões novas influenciam na vida de tantos que nos rodeiam.

Thiago Valença 24/08/2022

Sobre a luta silenciosa dos mártires do Cristo
Emmanuel não só é um excelente escritor, como por cinco livros conseguiu manter a qualidade elevada na escrita. A enorme quantidade de ensinamentos e exemplos da Doutrina do Cristo são atuais, quase disfarçados e sempre muito bem colocados.
Como é o último romance do escritor espiritual, vc acaba pensando e interligando os anteriores, identificando o que eu diria ser o tema central da série. A história do cristianismo, toda luta moral para preservar e propagar os ensinamentos do Cristo. Como a ignorância do homem negou, apoderou-se e tenta deturpar a fraternidade e sabedoria do Mestre em prol do gozo terrestre.
Nesta história à lembrança dos mártires anteriores, Alcíone opta por reencarnar novamente na Terra deixando as esferas elevadas de Sirius em amor a Pollux. Aliás, amor é o tema central deste livro, o amor dela é tão grande que irradia até nós por esta história. Ao reencarnar, ela é alertada do alto grau de provações que será portadora e dos espíritos que a cercarão terem alta probabilidade de continuarem nos vícios.
Enquanto a trama era construída achei a leitura lenta, mas prazerosa. No último terço do livro, vc percebe que cada pedaço compõe um gigante que está sendo construído, e o auge do livro se revela belíssimo, sublimado.
Uma das coisas interessantes são as informações que nos ensinam sobre a época. por exemplo, a crueldade do Santo Ofício. Saibam que a Inquisição dispunha de médicos que opinavam sobre a natureza e o grau de tortura a infligir aos condenados a pretexto de que os réus deveriam ser punidos com muita caridade. Lembro também de entender com certa facilidade a epidemia de varíola que varreu a Europa no século XVIII comparando com a pandemia do Covid-19.
Renúncia se tornou um dos meus livros favoritos pela beleza do amor de Alcíone e o alcance da sua vinda à Terra. Eu me pergunto se todos não temos um espírito maior no nosso círculo pessoal que nos auxilia nesta vida pelos exemplos, como a protagonista o fez. Como cada livro da série, a sensação é de uma porta de luz abrindo de dentro para fora do leitor. Merece ser relido, como toda a série de Emmanuel, para que essa porta de luz permaneça sempre aberta.

Nouzaíra 12/08/2022

Perfeito
A história de um espírito mais que iluminado, Alcione é um exemplo de fé. Uma linda história, não tem como não se emocionar.

Thiago 27/07/2022

Monumental!
31º livro lido com o grupo Olhos de Ler, em 2022
Trilha sonora escolhida: https://deezer.page.link/sWbSNH8x48fWGLbb8

Meus amigos, que obra MONUMENTAL!
Do início ao fim!
Sem dúvidas, o livro mais lindo que já li!
Que trama complexa, de potencial explosivo! Quantos personagens cativantes!
Pouco a pouco, em cada desenrolar, surpreendendo pela capacidade superlativa de Alcíone de expressar prontamente o Amor desimpedido e desapegado de Deus.
Tudo, nessa obra, é muito comovente e convincente! Tão complexa que realmente, me custa acreditar que não foi apenas um relato de uma trama real.
Ah, desgraçado Pólux... já havia denunciado a sua fraqueza desde antes de encarnar... o que teria visto nele, este espírito de outra categoria, que é Alcíone?? Que amor é esse, que a fez renunciar ao paraíso em que vivia, para acompanhar este pobre coitado em sua jornada na Terra?
Esse relacionamento é a expressão mais perfeita do conceito de amor platônico!
Um vulcão de palavras busca vir à tona, de tanta comoção que essa leitura me causou! Vivenciei cada cena, como se acompanhasse o desenrolar dos acontecimentos, junto ao próprio Emmanuel, que no-los narrou.
Vontade de recomeçar a sua leitura amanhã mesmo, de tão prazerosa impressão que ela me causou.