O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf




Resenhas - O Mito Da Beleza


46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Jessica 09/12/2023

Eu fui atrás desse livro porque tinha achado a premissa interessante, então, mais ou menos na metade da leitura, fiquei sabendo que a Naomi Wolff é negacionista e antivax, algo que não esperava de alguém que escreveu tanto sobre o feminismo.
Além disso, tem os problemas do próprio livro que fui descobrindo depois: argumentos mal fundamentados, números inflados nas pesquisas que ela cita.
Quanto mais eu pesquisava mais tinha a confirmação de uma impressão que veio durante a leitura: a autora força umas relações de causa e consequência pra defender a tese dela sem provar a veracidade dessas relações.
Acho válidas as críticas sobre como os padrões de beleza sempre prestam um desserviço às mulheres, mas acho que há obras melhores para se aprofundar de verdade nesse assunto.
Silvia.OrtolA 26/02/2024minha estante
Oi Jessica muito obrigada pelas suas considerações porque é bom abrirmos os olhos sobre quem estamos lendo.




Mariana Dal Chico 24/01/2019

“O Mito da Beleza”de Naomi Wolf foi o livro escolhido para discussão no @leiamulheresjundiai para o mês de janeiro/19.
-
Considerado um dos clássicos da terceira onda feminista, a jornalista aborda o culto à beleza e juventude feminina como mecanismo de controle social e político.
O livro escrito em 1991, nessa nova edição e 2018 publicada pela @editorarosadostempos há uma apresentação feita pela autora em 2015, onde ela comenta brevemente sobre a importância das redes sociais na luta para derrubar a barreira entre consumidor e produtor de mídia, com diferentes modelos de estilos.
-
Essa é uma daquelas leituras que dão um choque de realidade com a quantidade de dados alarmantes apresentados, faz com que você reflita sobre todas as suas escolhas e olhe o consumismo com outros olhos.
No capítulo “Trabalho” consegui relacionar alguns fatos que foram melhores desenvolvidos no livro “Calibã e a Bruxa”.
No geral, gostei muito da leitura, mas tenho algumas ressalvas.
Durante a leitura é preciso ter em mente que grande parte do que a autora expõe de dados são referentes às décadas de 70 - 80 no máximo início de 90, logo muitas informações estão desatualizadas para nossa época.
Um ponto que incomoda é que as mulheres são tratadas de forma generalizada como americanas ou britânicas brancas de classe média.
Mas o que mais me deixou desconfortável é usar um comparativo entre anorexia com holocausto/campo de concentração. Eu entendo os problemas sociais e psicológicos que envolvem a anorexia, mas não concordo com a comparação igualitária com campos de concentração.
-
É uma leitura feminista importante, que abre sua mente e convida a fazer uma diferenciação sobre o que você realmente quer e o que lhe é imposto com propagandas psicologicamente agressivas e uma cultura que não tem nenhuma relação com quem você é.
-
“A beleza ideal é ideal porque não existe. A ação se situa no espaço entre desejo e a satisfação. As mulheres só são belezas perfeitas a alguma distância. Numa cultura de consumo, esse espaço é lucrativo.” p. 256
-
Instagram @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/Bs8I9oKA22n/
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 14/01/2020

Ao revelar a crueldade do mito da beleza, a autora demonstra que a verdadeira luta feminista acontece entre o prazer e a dor, a liberdade e a obrigação, a felicidade e o sofrimento. Este livro revela que está mais do que na hora de perder a culpa, a vergonha e o medo de gritar.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501113528
comentários(0)comente



Iza 30/03/2020

Maravilhoso
Um livro extremamente necessário que aborda temas importantes para nós mulheres e nosso papel na sociedade. Super recomendo
comentários(0)comente



Fabiana.Marino 28/11/2020

Um livro obrigatório para todas as mulheres!
E aos homens, leiam e percebem o quanto as mulheres foram e ainda são massacradas para serem eternamente lindas e perfeitas.
comentários(0)comente



Holly 17/01/2021

Transformador
Mudou completamente a minha visão sobre a beleza e consequentemente sobre como eu enxergo as pessoas ao meu redor e a mim mesma.
Livro necessário, façam um favor a si mesmos e leiam!
comentários(0)comente



Isa 19/01/2021

"Quando a romancista Margaret Atwood perguntou a mulheres o que elas mais temiam dos homens, elas responderam que tinham medo que eles as matassem. Quando fez a mesma pergunta aos homens com relação às mulheres, eles responderam que tinham medo que elas rissem deles."

Acho que nem consigo falar muito, porque o livro me deixou sem palavras.
Uma obra que fala sobre o quanto uma sociedade machista fez/faz mal tanto para homens quanto para as mulheres. E que possamos entender que beleza e poder não são coisas que se ganham através da dor, mas que são coisas que nascem com as mulheres.

O feminino é sagrado!??
comentários(0)comente



Jéssica 08/02/2021

Recomendo demais esse livro para qualquer pessoa. A leitura não é difícil porém em alguns momentos chega a ser dolorosa, Naomi nos apresenta relatos fortes e detalhados das várias pressões sofridas pelas mulheres na sociedade. Estou ainda extasiada com esta leitura e querendo que todos ao meu redor leiam hahaha
comentários(0)comente



andrealog 16/02/2021

Maravilhoso e revoltante
Uma viagem sobre como o patriarcado e o mercado tem mantido as mulheres distraídas ao longo dos últimos 120 anos
comentários(0)comente



Alice 08/03/2021

Leitura obrigatória
O livro marca a história da compreensão das opressões que vivemos. Excelente para desconstruírmos o mito dentro de nós mesmos.
Leitura obrigatória para todos!!!
comentários(0)comente



danda 27/03/2021

Com todo certeza o livro trata de um dos assuntos mais necessários e temidos da atualidade, a autora explica inicialmente de forma sucinta como as mulheres passaram a serem vistas como ameaças as "supremacias" e quais foram as soluções adotadas e adaptadas para a contenção do ser mulher em toda sua capacidade, assim como a evolução e adaptação desses métodos de controle e como ele chegou a estar relacionado a padrões estéticos. O livro como um todo explica e exemplifica o tema de forma bem didática.

Uma opinião pessoal é que senti que na metade do livro se perde o ritmo inicial da escrita e que alguns capítulos apresentavam falas repetitivas que acabavam me deixando cansada.
comentários(0)comente



Gabi 04/04/2021

O mito da beleza
Livro importante da terceira onda feminista.
Naomi destaca o quanto o mito da beleza é uma ferramenta do patriarcado de controle social para sedar e distrair as mulheres politicamente.
Ela traz dados alarmantes sobre a indústria da beleza, indústria pornográfica e sobre distúrbios alimentares.
comentários(0)comente



leiturasdabiaprado 14/04/2021

Leitura para refletir, estudar e se desamarrar de mitos!
A indicação da vez não é um livro para ser devorado, mas sim estudado!
O Mito da Beleza de Naomi Wolf é um livro feminista, publicado no início dos anos 90.
Traz muitos dados daquela época, foca muito na realidade estadunidense, mas serve de parâmetro para o mundo inteiro!
É um livro, como o próprio título demonstra, que deixa claro como as imagens da beleza são usadas contra as mulheres.
Naomi mostra, com dados, como a indústria da beleza é um grande braço do patriarcado, da objetificação feminina e instrumento de opressão das mulheres.
As mulheres são diuturnamente oprimidas e diminuídas por um ideal de perfeição a ser perseguido, e, ela deixa claro que isso atinge mulheres de diferentes ramos, faixas etárias, condições sociais e econômicas, de todas as raças!
O livro serve de alerta para todas nós, não se trata de virar uma ogra, mas termos ciências das técnicas empregadas pelas indústrias da moda, de cosméticos e afins, mas também da sociedade como um todo!
Sejamos mulheres belas, mas sem opressão, sem escravidão e acima de tudo conscientes das armadilhas da sociedade patriarcal.
comentários(0)comente



May 26/04/2021

Não é de hoje que as mulheres sofrem apenas por serem mulheres, e isso é mais do que o machismo de que tanto falamos, isso é um problema estrutural e político. E é isso que Naomi Wolf explica detalhadamente nessa leitura. Depois que a mística feminina caiu a indústria precisava aprisionar as mulheres de alguma forma, e nada melhor do que aprisioná-las dentro do próprio corpo. Ao ler essas páginas parece que uma venda cai dos nossos olhos, amarras invisíveis se rompem nos nossos pulsos, e não é exagero, essa é a sensação, mesmo mulheres que já tem uma desconstrução em relação a isso ainda se sentirão libertas de um sistema frio que só quer ganhar em cima da insatisfação das mulheres. Tudo que o mito da beleza envolve é surreal, não é só sobre amar nossos corpos, mas nossa insatisfação estética vem de algo muito maior e mais poderoso, e enquanto todas as mulheres não abrirem os olhos e lutarem por um futuro diferente continuarmos com essas amarras. É difícil falar desse livro e tentar passar todas as sensações que ele nos traz, mas é uma leitura que deveria ser obrigatória para todas as mulheres, das adolescentes às idosas. Depois de ler esse livro eu aposto que você vai ao menos questionar suas atitudes, suas falas, o que está fazendo com seu corpo, sua mente e sua vida, e como você pode ajudar a destruir esse mito que só serve para nós deixar infelizes, e provavelmente sairá transformada, assim como eu.
comentários(0)comente



Maria.Teresa 18/05/2021

Ótimo livro
Uma leitura obrigatória para toda mulher. A Naomi Wolf não apenas trás de forma didática um manifesto como também trás dados para embasar sua análise. Todas os problemas apontados por ela tem dados e torna a leitura confiável e nem um pouco maçante.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR