O mito da beleza

Resenhas - O Mito Da Beleza

1 | 2 | 3 | 4

loly 26/02/2024

Ótimo livro
Extremamente relevante, é cada chapuletada q tu leva quando percebe a realidade em q a gnt vive. Recomendo para todo mundo!!

Jhonny46700 30/01/2024

Mudança de pensamento ?
Quando eu adquiri esse livro, não achei que fosse gostar tanto, mas simplesmente ele mudou completamente minha forma de pensar no que diz respeito às mulheres e a luta das mulheres, muito bom e muito reflexivo. Talvez não contemple o problema de todas as mulheres, mas ainda sim, tem grande representação ?

Jessica 09/12/2023

Eu fui atrás desse livro porque tinha achado a premissa interessante, então, mais ou menos na metade da leitura, fiquei sabendo que a Naomi Wolff é negacionista e antivax, algo que não esperava de alguém que escreveu tanto sobre o feminismo.
Além disso, tem os problemas do próprio livro que fui descobrindo depois: argumentos mal fundamentados, números inflados nas pesquisas que ela cita.
Quanto mais eu pesquisava mais tinha a confirmação de uma impressão que veio durante a leitura: a autora força umas relações de causa e consequência pra defender a tese dela sem provar a veracidade dessas relações.
Acho válidas as críticas sobre como os padrões de beleza sempre prestam um desserviço às mulheres, mas acho que há obras melhores para se aprofundar de verdade nesse assunto.
Silvia.OrtolA 26/02/2024minha estante
Oi Jessica muito obrigada pelas suas considerações porque é bom abrirmos os olhos sobre quem estamos lendo.

Raysa 09/11/2023

Uma leitura necessária
Escrita na década de 90, com algumas questões de certo modo "ultrapassadas", mas ainda sim outras que até hoje nós mulheres temos que lidar por conta desse mito, tais como rivalidade feminina, indústria da moda, pornografia entre outros

Paty.Belfort 09/10/2023

Leitura necessária
Sem dúvidas um leitura difícil e com momentos angustiantes.
Dolorosas reflexões sobre o modelo capitalista e suas armadilhas aos homens e principalmente as mulheres.
Todos deveriam ler e refletir.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Uma leitura impactante e necessária para a desconstrução do mito da beleza como instrumento de opressão à vida feminina.
Saudações Leitores!

Finalmente li o clássico O MITO DA BELEZA: Como as Imagens de beleza são usadas contra as mulheres, de Naomi Wolf, uma famosa jornalista, escritora e feminista estadunidense. O volume aborda a beleza como uma exigência social que incide sobre as mulheres e é considerado como uma grande referência para o movimento feminista do século XXI, bem como um clássico da terceira onda do feminismo, a propósito o livro, a publicação original desse livro foi em 1991 e a própria autora já o revisitou algumas vezes fazendo outros apontamentos.

Sem dúvida, Naomi Wolf, foi uma escritora precursora ao trazer à tona o tema da beleza como um mito e forma de opressão. Atualmente, já estamos acostumados com essa ideia, no entanto, O MITO DA BELEZA, é uma obra que tratou em primeira mão como as imagens da beleza são usadas contra as mulheres nos mais diversos âmbitos: trabalho, cultura, religião, sexo, fome e violência.

Para mim, O MITO DA BELEZA foi uma leitura muito impactante por mostrar como a nossa vida e nossa morte pode ser influenciada por experiências pessoais, culturais, profissionais, a própria sexualidade, capazes de até mesmo proporcionarem a manifestação de distúrbios alimentares e consequências desastrosas em decorrência de cirurgias plásticas, tão comuns desde os anos 90.

Vale ressaltar sobre a importância de O MITO DA BELEZA, pois por ser considerado um clássico é um volume que marca um grande movimento e que pode e deve ser consultado para que possamos acompanhar a evolução do feminismo e das ondas do feminismo, porém, é sempre bom ressaltar que alguns dos dados e estatísticas presentes no livro já estão defasados, já que faz mais de 30 anos da publicação desse volume. Por conta disso, é válido fazer pesquisas para atualizar esses dados.

Outro detalhe é que O MITO DA BELEZA é uma fonte riquíssima para pesquisa tanto acadêmicas como pessoais, propondo uma reflexão sobre como o mito da beleza constrói a opressão que vivemos e até a cultura do estupro tão comentada na atualidade, pois o apanhado que Naomi Woof faz promove essas reflexões e tudo pode servir como um verdadeiro norte para estudos, portanto, trata-se de um livro que por não trazer uma verdade absoluta e ter dados defasados exigirá do leitor leituras complementares.

Por fim, O MITO DA BELEZA é um livro que me trouxe um verdadeiro impacto positivo e sou capaz de apostar que se os dados fossem atualizados, os resultados do mito da beleza como instrumento de opressão feminina seria escandalosamente maior e ainda mais impactante. Considero uma leitura necessária para todos irmos desconstruindo esse mito. Boas leituras e até o próximo post!

site: www.delivroemlivro.com.br

Heloyse 04/09/2023

Por que as mulheres se odeiam tanto?
Apesar de sensacionalista em alguns pontos, "O Mito da Beleza" é uma leitura provocante, que causa reflexão.
Por que fomos ensinadas a nos odiar? Quem sai ganhando com a nossa insatisfação?

Viviane 11/06/2023

A realidade de forma nua e crua
Numa sociedade em que cada vez mais nós, mulheres, buscamos nossa voz, nosso espaço e o respeito pelos nossos direitos, um livro como ?O Mito da Beleza? é leitura indispensável.
Por meio de suas páginas, nos damos contas das armadilhas que o mundo pós-revolução feminista nos trouxe para nós desunir e nos afastar de nossa luta. Em alguns momentos, a linguagem, absurdamente realista e crua, causa incômodo ao nos fazer constatar no quanto caímos diariamente no mito da beleza, que nos faz sentir eternamente insuficientes e em busca de um ideal inalcançável.
Esse mito, permeado por diversos aspectos, tanto econômicos quanto políticos e sociais, nos fere, nos enfraquece, nos distancia de toda nossa potência.
A sensação que fica, na Era das cirurgias plásticas, é que o que nos fragmenta e deforma não são os bisturis, por vezes desnecessários, mas a crença limitante que nos foi implantada desde sempre, de que não somos suficientes e incríveis da forma como somos e que, em grande medida, ainda é o patriarcado que nos fita como deveríamos ser. Como muito bem aponta a autora: sai de cena a mulher feita pela mulher e entra a mulher totalmente reformulada pelo homem.
É triste constatar isso, mas imensamente importante, até para nos livrarmos do nosso próprio sentimento de insuficiência.
Nesse contexto todo, foi uma empreitada dolorosa e impactante o desenrolar das páginas, na medida em que eu descobria mais sobre mim mesma e sobre as engrenagens da sociedade que me cerca.
Recomendo demais a leitura!

Mina 03/05/2023

Essa leitura foi como uma caixinha de Pandora, percebi um processo bem doloroso de aceitação das informações acerca de um mito e imposições que me lesionaram a minha vida inteira. Primeiro o choque de que eu n sou louca , essa pressão é real se eu não for considerada bonita a sociedade me exclui. Depois você fica horrorizada com as atrocidades do sistema e se vê em um beco sem saída no qual vai te oprimir de qualquer maneira. Para finalizar, a autora te dá um abraço reconfortante e enche os corações com a esperança de se enxergar de uma maneira diferente.

Arthur Nowakowski 11/04/2023

?Aquele livro que deve ser lido por todos?. Essa é a frase que resume meu pensamento em torno dessa obra, mas como nem tudo são flores, acredito que a autora poderia ser mais concisa, o que deixaria o livro mais acessível e de mais fácil entendimento. A autora aborda o ?Mito da beleza? que atinge toda a sociedade com a pressão estética e seus desdobramentos.

Dirlene Rezende 28/03/2023

Importante
Este livro me acompanhou num momento bem importante da minha vida, a perda do meu pai. E vi o quanto ele pai de 2 meninas sabia o que dizer pras filhas, visto que já não tínhamos nossa mãe.
Quanta coisa eu li que ouvia ele dizer. Me senti bem feliz com isso.

Geysa 19/03/2023

Necessário demais
Neste livro Naomi Wolf discute como o mito da beleza é usado como mecanismo de controle social das mulheres, no contexto histórico atual em que outras formas de controle como casamento já não funcionam mais tão bem.
É um texto do início dos anos 90, mas continua muito atual, infelizmente. Ao longo da leitura, é possível sentir fortes emoções. Angústia diante da crueldade do sistema patriarcal e também um sensação de leveza e empoderamento que vem da clareza em perceber que o mito da beleza não inevitável e natural, mas construído e pode ser rejeitado e substituído outras formas de celebrar a beleza e a vida das mulheres.

Paulinha 05/03/2023

Fenomenal
Super indicação de leitura, principalmente para mulheres, mas para todo mundo.
Abre os olhos para o quanto a política e a sociedade patriarcal manipulam as pessoas e trazem sofrimento.

Eu já tinha lido ele uma vez, e resolvi esse ano que essa seria a minha releitura, e que incrível foi, dessa vez li com um pouco mais de crítica consciente.

Claro que temos que ler sabendo que foi escrito em 1990, muita coisa mudou, por exemplo o que se tornou as redes sociais comparado ao que era exposto somente em revistas.

Então muita coisa mudou mas o livro segue extremamente atual, claro que não vamos negar que tem muita coisa melhor e existe muitos movimentos lutando e buscado derrubar o #mitodabeleza por exemplo o movimento #corpolivre, mas é inegável que com as redes sociais muita coisa Tb piorou e muito.

As mulheres merecem e precisam ser livres para amar o próprio corpo exatamente como ele é, se sentir livres para aceitar ser amadas exatamente como elas são. Saber olhar com amor aquela ruga no espelho, sorrir e pensar "essa está aí de tanto sorrir, de eu ser tão feliz".
Que fazer um procedimento para mudar alguma coisa, ganhar ou perder alguns quilos seja uma escolha meramente em relação a saúde e não uma cobrança da família e da sociedade.
Nosso corpo é político, tudo é político.
Por isso a importância dessa leitura. 5 ?? favoritado ??

Magasoares 10/02/2023

O Mito da Beleza
O livro é bom, ele fala que nós mulheres somos dependentes da indústria da beleza.
Naomi Wolf incentiva as mulheres a recusarem a dor e a procurarem um ideal de beleza no qual adornos é estilos não representem sofrimento.
Ela fala de plásticas, lipoaspiracão exageradas. E que de quem será a culpa, do médico ou da paciente?
No meu caso acho que os médicos é que tem a culpa, eles é que tinham que mostrar a paciente que o rosto, o corpo está bem. Temos que assumir que a idade chega para todos, que por mais plásticas que façamos a idade está lá. E, porque não assumirmos nossas rugas, gorduras, celulites? Somos mulheres somos perfeitas, cada qual com o seu defeito.

Luana.Muruci 17/01/2023

Achei incrível
É um livro que toda mulher deve ler. Ele me ajudou a entender coisas que no fundo já sabia, mas nunca tinha pensado sobre. Porém, dei quatro estrelas pois achei que às vezes a autora extrapola um pouco nos exemplos, o que pode afastar leitoras que estão começando a ler obras feministas.

1 | 2 | 3 | 4