O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito Da Beleza

1 | 2 | 3 | 4

Mari.Alves 22/10/2022

Acho q toda mulher deveria ler esse livro pra entender o quanto a gente está acostumada a nós enxergar com lentes desfocadas desde pequenas e o quanto essa visão distorcida de nós mesmas só contribui com nosso silenciamento político e social..

Vittpedia 17/09/2022

Um livro necessário a todas as mulheres do mundo. Naomi traz a tona questões sensíveis se uma forma direta e muito bem explicativa. incrível.

Paula 30/07/2022

O que realmente importa?
Me surpreendi o tanto que esse livro me despertou para o quanto o mito da beleza é extremamente prejudicial para nós mulheres. Eu já conhecia algumas questões, até mais atuais do que as do livro, mesmo assim me fez refletir muito o que a nossa sociedade está enfrentando. A parte final é a minha preferida, em que a autora fala como podemos combater o mito e como as mulheres devem ver umas as outras como aliadas e não como concorrentes, achei esse texto extremamente importante. Acredito que alguns pontos citados pela autora já estejam acontecendo, porém é muito recente. Mesmo assim consigo perceber o quanto as mulheres já conseguiram conquistar no mercado e em nós mesmas. O que nos é imposto como única certeza não pode ser válido, temos que ter opções e podermos fazer a escolha de seguir o que realmente quisermos.

ToniBooks 11/07/2022

A terceira onda.
Naomi Wolf confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia, como instrumentos do culto à beleza nas mãos de um patriarcado que detém os mecanismos de controle social.

Carol 22/06/2022

Um livro muito interessante, traz muitas reflexões sobre tudo que é imposto a nós, mulheres... apesar de algumas vezes achar a leitura muito extensa e repetitiva, apesar de as vezes achar a autora muito "grosseira" e com algumas lógicas meio estranhas, acho que é um livro muito válido para começarmos a questionar muitas coisas!!

Laís 08/03/2022

Leitura obrigatória!!!
Esse livro é extremamente atual e o tema abordado, bem como os dados e casos que ela expõe, são muito interessantes e trazem uma clareza muito necessária.

Gisele 02/02/2022

Toda mulher deveria ler esse livro! A autora, apesar de apoiadora do movimento antovax e suspeita de usar algumas fontes duvidosas, consegue encadear bem as ideias para mostrar como nosso ideal de beleza foi construído e imposto.

Monique355 21/12/2021

Com relação ao feminismo, esse foi um dos melhores livros a nível de conteúdo que já li. A temática em si é de suma importância e deveria ser acessada por todos. Com uma linguagem acessível, o livro é rico em questionamentos e dados acerca desse tema que atravessa todo mundo. No entanto, alguns pontos me incomodaram ao longo da leitura. O primeiro foi o tom agressivo com o qual o livro apresenta as informações. Para mim, isso deu um tom de sensacionalismo desnecessário ao livro, tendo em vista que ele poderia ter um alcance muito maior sem ele. Segundo ponto, por mais que tenha uma imensidade de notas no final do texto, não mencionar os autores que foram referência pra ela ao longo do corpo do texto me incomodou demais. Por fim, por mais que eu sempre me esforce para dissociar bem o autor da obra, isso as vezes é bem difícil. A autora ser negacionaista me incomoda demais e me fez fazer a leitura com um pé atrás. No mais, é um excelente livro. Vale demais a leitura!

KKbarros82 25/11/2021

O que queremos ver?
É inegável a importância do livro "Mito da Beleza" no desenvolvimento do pensamento histórico das mulheres. Nosso apagamento é viável ao atual sistema patriarcal capitalista. Desmontar essa anestesia é mais que necessária.

E é o que Naomi Wolf faz em sua análise de "como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres". Seu estudo não é superficial. O livro disseca toda estrutura paternalista que envolve a adoração a beleza alienante que sufoca nós mulheres. Sua análise histórica, social e cultural adentra no cerne da alienação das mulheres com a dama de ferro.

O capital também não foge do seu olhar. O consumismo por trás de um rito de beleza é de suma importância na sua abordagem. Também não escapa da sua análise como nos mulheres saímos da prisão doméstica, da esposa perfeita, para cairmos nas garras da exausta procura da mulher perfeita criada pela pornografia da beleza.

Pornografia essa que passa pela míope imagem de uma realidade onde não só o fetichismo ligado ao sexo, violência, fome, religião e trabalho são usados contra as mulheres como arma de alienação, domesticidade e anestesia social. Não existe truque melhor que levar a exaustão uma massa revolucionária com ritos sadomasoquistas inatingíveis.

Com isso, Naomi mostra que derrubar a dama de ferro que nos acorrenta é necessário porém não suficiente, já que o sistema irá criar outras maneira de nos deixar passivas e manipuláveis a realidade que nos cerca.

Para ir além do mito é necessário derrubar o patriarcado junto com o capitalismo, seu criador e opressor mais eficaz. O que queremos ver? A imagem estilhaçada do espelho que reflete o mito da beleza.

Cami.Patrocinio 07/09/2021

? o mito da beleza como qualquer sistema, ele é determinado pela política.? Conjunto de crenças a manter intacto o domínio masculino. A beleza não é universal, nem imutável,embora o mundo finja que todos os ideais de beleza feminina se originam de uma mulher ideal.? P. 29 Não era para ser, mas é um livro muito atual. Ele me fez refletir como o mito da beleza só se modificou e continua sendo destrutivo às mulheres. Foi uma leitura difícil, por me fazer me deparar e criticar como tenho pensado a beleza, mas necessária.

Simone 25/08/2021

Esse livro foi lançado em 1990. É inegável que de lá pra cá avançamos muito nos quesitos feminismo e patriarcado.
Confesso que a maior parte dele, achei a autora muito radical, por isso praticamente não fiz históricos de leituras.
Fiquei feliz ao perceber que ao menos em minha bolha a busca pela beleza não ultrapassa a sanidade, embora saiba que a realidade fora dela é mais densa, acredito que nesse quesito avançamos!
No entanto, fiquei triste ao constatar que ainda hoje é difícil manter uma amizade leal entre as mulheres, sem que a inveja pela aparência e pelos bens de uma e de outra incomode a relação.
É um caminho árduo, mas acredito que entregarei um mundo melhor nesse sentido à minha filha. A luta dela será bem menos pesada que a minha!

Luiza2527 26/07/2021

O Mito da Beleza
"Ai, Gabi, só quem viveu sabe..."

Foram quase dois meses me debruçando sobre a obra de Naomi Wolf e discutindo sobre os pontos abordados por ela. E eu não poderia estar mais satisfeita por ter feito essa leitura...

A autora de fato faz o que se propõe: analisa a ideia da beleza e a forma como ela fomenta a competitividade, a opressão, a violência, a limitação, o lucro (para alguns), por exemplo. "O Mito da Beleza" é um livro que me ensinou muito e me forçou a ver uma realidade velada.

Tenho somente algumas críticas por causa da minha experiência com a leitura. Em algum ponto, a escrita da Naomi tornou-se maçante. Considero que a autora se pôs a repetir demasiadamente as mesma ideias e isso dificultou a finalização do livro. Além disso, uma detalhe que ficou em minha cabeça foi as referências. Pessoalmente, gostaria que elas tivessem sido atribuídas em notas de rodapé, o que considero aqui uma indicação mais clara, transparente. Naomi utilizou muitos dados e referências e nem todos fui capaz de identificar no final do livro.

ENFIM... Leiam! Discutam! Reflitam! Vale a pena

Lari 27/06/2021

Um livro que precisa ser lido
O mito da beleza cumpre exatamente o título, explica como essa pressão estética é aplicada as mulheres, demonstrando a finalidade disso e o quanto isso nos empobrece como seres humanos, também mostra que se trata de um controle político da mulher que no meio de tantas conquistas com a segunda onda do movimento feminista, se viu escravizada por ter que possuir um corpo que não existe. Indico para todas as mulheres e homens também, para que a verdade apareça e paremos de nos mutilar pela estética.

Isadora.Sodre 23/06/2021

Acho que toda mulher precisa ler essa obra da Naomi, o livro foi escrito em 1990 mas mesmo após 30 anos me peguei vendo que algumas coisas ainda não mudaram e que precisam mudar, urgentemente. Nós mulheres sofremos apenas por sermos mulheres, é um problema que está estruturado na sociedade não é apenas o machismo e Naomi explica isso detalhadamente nesse livro.

1 | 2 | 3 | 4