Emoções Inteligentes

Emoções Inteligentes Tiago Brunet

Resenhas -

Sabrina382 09/01/2021

Emoções Inteligentes
O autor apresenta conceitos sobre como devemos treinar nossas emoções e assim alcançarmos um bom nível de inteligência emocional.

Ele nos mostra que, saber controlar as emoções está diretamente relacionado a alcançar nosso propósito de vida. Tecendo explicações, conseguimos entender o porquê e tirarmos lições práticas de como podemos desenvolver essa habilidade.

Uma leitura interessante, bem desenvolvida e de fácil compreensão.

Osman.Siqueira 26/12/2022

Inteligência emocional
Um livro muito bom que o assunto principal é inteligência emocional com exemplos do que acontece em nosso dia a dia nos relacionamentos com outras pessoas onde não temos o controle das atitudes ou comportamento, mas o controle de como lidamos com essas situações nós temos, isto é uma parte da inteligência emocional. Também ela nos ajuda a tomar decisões certas para a nossa vida trazendo a capacidade de passar para outro patamar emocional, financeiro, ciclo de amizades com pessoas que irão promover oportunidades para o nosso crescimento. Hoje a maioria dos problemas enfrentados pela humanidade provém da falta de conhecimento emocional, pessoas que não conhecem o seu proposito na vida. Recomendo a leitura deste livro, me identifiquei com muitas situações citadas aqui que são geradas por falta de inteligência emocional e também notei muitas situações que passei e que tomei a atitude certa por ter inteligência emocional naquele momento.

Gabsam 05/12/2023

Só crescendo
Estou começando a me repetir mas é simplesmente fantástico saber que se nos equilibrarmos emocionalmente tudo flui....
O difícil mas não impossível é entendermos essas emoções inteligentes e usa-las a nosso favor...
Agora é praticar...

Reginho 21/07/2021

Como lidar com as emoções
Livro de simples leitura. Tiago Brunet escolhe bem as palavras, e nos mostra como uma pessoa com as emoções equilibradas tende a prosperar em todas as áreas da vida. Como um ambiente tóxico não-identificado pode nos influenciar.

Michele9 19/12/2022

Emoções inteligentes
Ótimo livro, detalha muito bem sobre o tema e trás vários exemplos e atividades para desenvolvimento de propósito. Mostra que para conseguir tomar decisões é preciso ter consciência do estado presente e não deixar as emoções tomarem conta. Não é algo fácil mas se for treinado, teremos uma vida de sucesso, isso não isenta dor ou problemas, porém as escolhas serão mais assertivas e caso erre, rapidamente será identificado e aprendido com ele, pois com orgulho não conseguimos nada. O valor da empatia para com o próximo com certeza é algo essencial para uma vida extraordinária.

Julio_css 27/01/2024

Tiago aborda os conceitos de forma bem objetiva que torna o livro de fácil compreensão, é um tipo de livro que é essencial revisitar mais vezes pelo que te propõe.

MArio.Bernardes 28/01/2021

Legal.
Tiago Brunet é um grande conhecedor das emoções humanas e como elas podem influenciar seu dia dia, no livro ele fala um pouco sobre como podemos nos conhecer melhor e dominar algumas emoções que podem atrapalhar nossas tomadas de decisões.

Thalia.Stephanie 04/01/2022

Ótimo
Um livro ótimo, rico em ensinamentos ? Sem inteligência emocional você não tem entusiasmo, não tem motivação, não tem autocontrole, não consegue se colocar no lugar dos outros, não tem empatia ? este é um dos parágrafos entre tantos onde é mostrado o quanto é importante todos nós termos inteligência emocional, este é um livro incrível.

Jordananobre 12/11/2022

Me ajudou a mudar muito
Inteligência emocional é adquirida, treinada e desenvolvida.

Então, para desenvolvê-la, é preciso se decidir a treiná-la.

Todas as nossas emoções são construídas pelos nossos sentidos, principalmente pela nossa audição e visão. Eles são a porta de entrada das emoções. Por isso é tão importante cuidarmos do que vemos, lemos e ouvimos.

As emoções agem contra a razão. Uma vez que você é dominado pelas emoções, sejam elas positivas ou negativas, dificilmente você conseguirá raciocinar direito. E são nesses momentos que você toma as decisões que vai se arrepender no futuro.

E o que você decide fazer hoje define a vida que você vai viver amanhã.

Você pode até querer ganhar uma discussão e estar certo, mas para isso você está decidindo abrir mão da paz e harmonia que poderia viver com a sua família lá na frente.

Por isso a inteligência emocional te dá ferramentas para trabalhar melhor com as diferenças. Afinal, mesmo em uma mesma família, não existem duas pessoas que tenham as mesmas manias, mesmas crenças, mesmo jeito de pensar e

Andre Luiz 31/12/2018

Fichamento do livro
Fichamento: Emoções Inteligentes / Tiago Brunet

Introdução

“Fracassei quando não possuía excelência nas emoções, venci o impossível quando a usei a meu favor” (p.9)
“A sabedoria milenar bíblica chama de “fruto do spírito” (Gl 5:22) o que a ciência hoje chama de inteligência emocional” (p.9)
“Somos seres emocionais, e se não aprendermos a lidar com nossas emoções, jamais seremos completos nessa vida” (p.10)

Parte 1 – Desenvolva o nível de sua inteligência emocional

Capítulo 1 – O que é inteligência emocional

“Apenas 20% do sucesso de uma pessoa está ligado à sua inteligência cognitiva, os outros 80% de sucesso à sua inteligência emocional (p.15)
“Inteligência emocional é adquirida. Ela é treinada. Ela é desenvolvida. Ela não nasce com você” (p.17)

Capítulo 2 – Decida-se a treinar emocionalmente

“Nossas emoções são construídas pelos nossos sentidos, em especial a audição e a visão” (p.20)
“A forma como você foi criado não determina para onde você vai. Você não escolhe a sua origem. A única coisa sobre a qual pode ter controle é decidir o que fará com o que fizeram com você” (p.23)
“Tem gente que diz que o dinheiro e o poder corrompem as pessoas. Mentira! Corrompem nada. O dinheiro e o poder potencializam o que a pessoa já tinha dentro de si” (p.25)
“Por que todos querem ser ricos? Porque as pessoas veem apenas os resultados da riqueza” “Sem inteligência emocional, você não vai saber nem o que quer a vida” (p.27)
“Como é que eu descubro se estou vivendo o meu propósito de vida? É muito simples. Se caírem 10 milhões de dólares na sua conta amanhã, você vai continuar fazendo o que faz hoje?” (p.29)
“Uma vez que o emocional se desestabiliza, o corpo expressa problemas por meio da somatização. Quando você não tem inteligência emocional, o seu corpo começa a sofrer” (p.32)
“Quer ver um problema de quem não tem Inteligência emocional? Não sabe dizer NÃO”. (p.35)

Capítulo 3 – Criando uma rota emocional para sua vida

“Você só se destaca quando soluciona algo que ninguém mais conseguiu solucionar” (p.37)
“Desistir é reflexo do esgotamento emocional” (p.38)
“O autoconhecimento ajuda muito na definição das pessoas junto das quais você vai caminhar” (p.41)
“Com inteligência emocional, conseguimos ter experiências positivas e enriquecedoras com qualquer tipo de pessoa” (p.45)
“A pessoa que tem inteligência emocional, consegui se automotivar” (p.46)

Capítulo 4 – Treinando o domínio das suas emoções

“O segredo da felicidade é repartir, é ajudar as pessoas” (p.59)
“O que é que o faz ajudar uma outra pessoa? Existe um motivo apenas: empatia. Quando você se coloca no lugar do outro, 50% dos seus problemas se resolvem” (p.61)
Parte 2 – Potencialize a sua inteligência emocional

Capítulo 5 – O poder do autoconhecimento

“Para muitos, o ataque de um leão e de um urso é um problema; para Davi (1000 a.C), um jovem pastorzinho de ovelhas da região de Belém, em Israel, por sua vez, foi um treinamento. Nosso destino pode ser revelado, mas o caminho até lá jamais o será” (p.72)
“Já parou para pensar em quem você realmente é? Se você não se conhecer, o processo até o destino cansa suas emoções. Quando sabemos quem somos, percebemos que, enquanto não está bom, ainda não acabou” (p.74)
“Perceba que sacrifício não significa sofrimento. Este produz uma dor que morre em si mesma, que não serve para nada; já o sacrifício dá fruto em meio às dores, o qual, uma vez em mãos, tem o poder de apagar toda a dor do processo” (p.79)
“A dor não é o fundo do poço, mas o início de algo novo” “Nossas cicatrizes nos garantem a credibilidade necessária para adentrar em um novo tempo” (p.80)
“As pessoas costumam se conectar com sua dor, com sua superação, mas nunca com suas regalias” (p.81)
“As pessoas nunca vão se lembrar de como você começou, apenas de como terminou” (p.85)
“Trabalhe apaixonadamente hoje para que seu fim seja melhor do que o seu começo, pois, dessa forma, todos se lembrarão de você” (p.86)
“Visão é futuro. É como nós nos vemos daqui a dez ou vinte anos! Seu treinamento e sua especialização, por conseguinte, devem ser naquilo que se espera para o futuro” (p.91)
“Trabalhar em uma missão sem saber aonde se quer chegar cansa e desanima” (p.93)

Capítulo 6 – Descubra o que você quer na vida

“Nossas conexões definem o nosso destino” (p.102)
“Você decide quem leva pelo caminho. Sem conselho e instrução não se vai muito longe” (p.103)
“Desafio o leitor a quebrar essas crenças limitantes. Comece identificando quais são elas. Anote em um papel qual voz interior negativa vem à sua mente quando você está prestes a conquistar alguma coisa” (p.111)
“Por meio da convivência, é possível observar quem venceu na vida, como se comporta, como fala, qual a linha de pensamento. É preciso ser para depois ter” (p.114)

Capítulo 7 – As três bases da inteligência emocional

“Entusiasmo “Em Deus” (p.119)
“Saúde emocional é obrigatória para quem quer ter paz financeira. Sem emoções equilibradas você sempre gastará mais do que ganha, fará coisas contra seus valores para ser aceito, será governado pelo tempo, dominado pelo dinheiro, submisso aos sentimentos, em vez de ser dono de si mesmo e autor da própria história” (p.120)

Capítulo 8 – Dor, medo e frustração: como lidar

‘Perdas são inevitáveis, vão acontecer. Perda, frustração, dores da vida e medo baterão à porta das emoções. Se isso é inevitável, como você ainda não é especialista no assunto? (p.128)
“O caminho é mais importante que o destino, porque é lá que você se faz” (p.132)
“Estresse, é o excesso de presente” (p.133)
“Depois de passar por uma dor, ninguém continua o mesmo. Ela nos dará dois caminhos: crescer ou sofrer” (p.134)
“Conheço várias pessoas que se tornaram quem são hoje por causa da dor que superaram” (p.134)
“Identificar o medo é o principal caminho para uma saúde emocional” (p.139)

Parte 3 – Governe a sua vida com inteligência emocional

Capítulo 9 – Quem realmente decide, você ou seus sentimentos?

“Não só a raiva, mas os sentimentos em geral costumam dominar o ser humano. Todo sentimento é embasado em uma emoção. Ou seja, o sentimento é uma emoção consolidada. A emoção é passageira, o sentimento é algo que se mantém por um tempo. Quando a emoção evolui, pode se tornar um sentimento. As emoções são passageiras, mas as decisões são permanentes” (p.145)
“Os sentimentos e emoções guiam nosso comportamento, definem quem nós somos para as pessoas” “Todo ser humano tem necessidade neurótica de aceitação” (p.146)
“Nossas emoções definem o nosso destino pelas decisões que tomamos” (p.147)
“Emoções e sentimentos são bons, foram colocados pelo Criador em você. O que eles não podem é serem seus donos. Eles não podem definir as suas decisões” (p.147)
“Você não é o que você pensa. Você é o que as pessoas falam de você” (p.151)
“Todos os sentimentos e emoções que estão dentro de você, que lhe dominam, começaram na infância” (p.151)
“A emoção é um excelente indicador” (p.153)
“Muitas pessoas chegaram onde estão hoje e não se sentem felizes ou realizadas porque tomaram essa decisão baseadas no sentimento”. (p.153)
“Pensamentos geram sentimentos e sentimentos geram ações. E quando esse sentimento não é controlado por mim, ele gera uma ação, que pode ser positiva ou negativa. Boa parte dos sentimentos negativos são fantasias. Criações da sua mente”. (p.154)
“Mude a partir de hoje o ambiente em que você decide. Quando está debaixo da emoção, os ambientes ficam irreconhecíveis”. (p.158)
“Não adianta discutir quando se está nervoso”. (p.158)

Capítulo 10 – Eleve o padrão que influencia sua vida

“Ninguém fica perto de quem reclama demais, da pessoa negativa. As pessoas te identificam muito naquele momento de tensão, ali você mostra seu comportamento verdadeiro”. (p.165)
“Ande com pessoas melhores do que você” (p.166)
“Existem problemas na sua vida que você só vai superar escutando quem já venceu aquele problema” (p.166)
“Leia livros que lhe ensinem o que você ainda não sabe. A leitura é o caminho para o desenvolvimento da inteligência. Quer se tornar uma pessoa melhor? Faça uma lista de tudo em que você não é bom e compre livros sobre o assunto. Já vai melhorar muito. Convivendo com pessoas melhores e lendo livros que te ajudam a melhorar, seu padrão sobe. É natural. E automaticamente sobe o nível das pessoas que te procuram, sobe o nível dos negócios que te propõem” (p.168)

Capítulo 11 – Ideia Central Permanente: seu propósito de vida

“O meu sonho é que você seja a melhor versão de si mesmo”. (p.171)
“O que você mais ama fazer na vida? O que te propicia um forte senso de realização? Esse senso de realização já denuncia propósito” (p.174)
“O ser humano se move por recompensas” (p.176)
“Quando o seu propósito é maior do que qualquer outra coisa, isso transforma a sua vida” (p.176)
“O inimigo fala a verdade para te ofender. E você pode tirar bom proveito disso” (p.178)

Capítulo 12 – Inteligência emocional e financeira

“Conexões determinam destinos”. (p.185)
“Como são causados os problemas? Em geral eles são construídos” (p.187)
“Ambição é você querer mais, porque acredita que pode ir além. É ter um foco definido, saber que pode chegar” (p.189)

TRANSFORMAÇÃO – Conquiste sua nova vida

“Às vezes você anda com alguém por carência ou porque tem necessidade de aceitação” (p.197)
“Se você não tiver excelência nas emoções, vai continuar sem energia para avançar” (p.198)
“Energia emocional não é só o que te faz decidir e escolher bem. É o que te dá entusiasmo para avançar. Motivação é igual a entusiasmo. E Entusiasmo em grego significa inspiração divina para continuar” (p.198)
“É muito importante que você guarde suas palavras. Selecione bem o que vai falar” (p.202)
“Seja positivo, use palavras boas, de ânimo, mude o ambiente com aquilo que você diz; que sua presença seja desejada quando chega num lugar, e as pessoas saibam que você sempre tem uma palavra amiga. Mesmo que não seja do seu temperamento, mesmo que você não tenha sido criado assim; isso não tem a ver com o padrão já estabelecido, tem a ver com o padrão que você vai criar a partir de hoje. Você pode criar um padrão de sucesso, e aquilo que você fala determina até onde você vai, as pessoas com quem você vai se relacionar e quem quer você por perto ou não” (p.203)
“Busque conselho com mentores. Use bem melhor as suas palavras. Conviva com pessoas que usam bem as palavras, porque nós precisamos de referências humanas. Quando você começa a conviver com uma pessoa que usa muito bem as palavras, começa também a evoluir nessa área” (p.204)

Spartacus.Oliver 05/04/2019

Para ler mais de duas vezes
Este não é aquele livro para ler umas vez nem duas, e sim mais vezes, não porque é difícil nem complexo mas porque nos direciona para um rumo melhor.
O autor usa as palavras de forma simples e objetiva , e no audiobook a tradução passa um pouco de emoção , no livro ou no audiolivro estas palavras são para a vida.
Joel Marcos 11/04/2019minha estante
Realmente meu caro o conteúdo é excelente!!!

Caroline 20/05/2021

Adorei o livro, ótimos conselhos e insights para nossa evolução. Tão necessária!

Eduardo.Menezes 22/11/2021

Básico, com algumas boas lições
O livro é bom, não decepciona muito e nem surpreende. Pelo conhecimento apresentado pelo Tiago nas redes sociais e em podcasts, era de se esperar um pouco mais sobre o tema. Mas, mesmo assim, traz bons ensinamentos e ideias sobre o tema. Continua sendo um autor que pretendo ler mais obras.

Fabi 27/10/2022

Leitura enriquecedora!
Amei demais essa leitura, super enriquecedora e necessária para aprendermos a cuidar de nós mesmos em primeiro lugar.