A Era dos Mortos

A Era dos Mortos Rodrigo de Oliveira

Resenhas - A Era dos Mortos Parte 2 (As Crônicas dos Mortos #6)

Geórgea 26/08/2018

A Era dos Mortos - Parte 2
Após terem sua comunidade destruída por Otávio e seus seguidores, e presenciarem a morte de Isabel, Fernando e Sarah são separados. Os dois viram foragidos e existe um prêmio por suas cabeças. Eles precisam se esconder e buscar refúgio com antigos aliados, mas nenhum sabe se o outro continua vivo ou não. Fernando acaba sendo acolhido em uma das comunidades de sobreviventes e para sua própria proteção ganha um novo nome, o jovem agora passa a ser chamado de Ivan. Enquanto Sarah, acaba parando no Casarão das Sereias em Ilhabela, ela é acolhida por Madame Bianca e também ganha um novo nome, ela vira Estela.

“Quem saía de uma comunidade se apressava para se integrar a outra, pois não pertencer a uma comunidade bem armada era sinônimo de morte certa, quer fosse por causa dos zumbis, quer fosse por outros humanos, que, no auge do desespero, roubavam e matavam quem cruzasse seu caminho.”

Coincidências à parte, os dois jovens vivem esperando o seu momento de vingança. A história parece se repetir, mas dessa vez torcemos para que o final seja diferente. Passados alguns anos, o ser humano virou ainda mais primitivo. As pessoas que restaram são mais perigosas que os próprios zumbis. Otávio continua sendo um tirano para os habitantes de Ilhabela e das demais comunidades de sobreviventes. Mas, ele esconde um segredo que pode colocar a vida de todos em perigo, através de todas as pesquisas que realiza em zumbis e pessoas no seu laboratório.

Acontece que os sobreviventes não aguentam mais ficar em silêncio frente as atrocidades cometidas por esse tirano. E, após anos de uma ditadura, ele já colecionou muitos inimigos. Após uma guerra entre humanos e zumbis, teremos uma entre humanos e um lunático. Entre traições, sangue e muitas mortes teremos o desfecho dessa história espetacular.

Minha Opinião

Vocês não imaginam o prazer que é voltar pra esse universo. Virei oficialmente uma órfã das Crônicas dos Mortos e do autor Rodrigo de Oliveira. Ainda estou impactada e com um misto de emoções. Aquele sentimento de felicidade e plenitude com um final incrível, mas também uma tristeza em me despedir desse cenário desolador, mas riquíssimo em detalhes e sentimentos.

Um apocalipse zumbi completo. Com início, meio e um excelente final. Do declínio à salvação. O ressurgimento de uma população e toda a sua linhagem de bravos guerreiros. Aqui a história vai muito além dos zumbis, talvez seja por isso que ela cativou tantas pessoas. As únicas ressalvas que preciso fazer é: senti falta de uma lista de personagens no início do livro e achava necessário mais algumas explicações para o final, embora ele tenha fechado do jeitinho que eu esperava.

O livro é dividido entre a adolescência e a maturidade de Sarah e Fernando. Dois jovens que foram criados para matar. Os dois passam por diversas dificuldades e suportam o que muitos não aguentariam. Tudo por um propósito: matar Otávio e Mauro. Eles tiveram muita sorte de encontrar amigos onde menos esperavam durante a sua caminhada. Eles são personagens extremamente cativantes e que demonstram grande garra e disciplina. Acompanhamos todo o seu crescimento como se fôssemos velhos conhecidos.

“Fernando e Sarah viveram rotinas bastante distintas ao longo dos anos que se seguiram, cada um em um estado do Brasil e separados por centenas de quilômetros de distâncias.”

É incrível a capacidade que o autor tem de criar um cenário tão terrível, mas tão real. Mesmo com seres como zumbis, a parte que é ligada ao ser humano e suas atitudes podem ser facilmente encontradas na nossa realidade. É quase um tapa na cara de quem acha que as pessoas não são tão más assim. Também temos nossa parcela de ditadores como Otávio. Não estamos longe dessa degradação. E ler sobre isso e entender o quanto existe uma linha tênue entre ficção e realidade, nos leva a questionar o que de fato estamos fazendo com nossas vidas.

Mas ele também mostra que quando uma população está insatisfeita e decide dar um basta em todo esse sofrimento, é melhor esses tiranos sentirem muito medo. Já é possível sentir esperança com esse grupo de rebeldes liderado por dois fortes combatentes, mas que são justos acima de tudo. A humanidade não os abandonou, diferente do tirano que os governa. A revolução desses oprimidos mostra que tudo é possível quando existe um propósito em comum e aos poucos forma-se uma resistência.

Assim como os sobreviventes criaram suas comunidades, alguns seres estão criando as suas também. Embora ela possa ser muito mais apavorante do que eles imaginam. A narrativa é extremamente dinâmica, não enrola. Apresentou o problema, resolveu e fechou com um final genial. Demorei menos de três dias para devorar essas páginas, pois esperava há muito tempo por essa conclusão e posso afirmar que não fiquei decepcionada com o que encontrei aqui.

Quando imaginamos o futuro pensamos em tecnologia, colonização de outros planetas e grandes descobertas científicas, mas aqui temos o ser humano regredindo para o primitivo, vivendo sem recursos e necessitando se adaptar às dificuldades. É quase como observar um experimento, onde o próprio ser humano é colocado no centro. Tudo isso apenas reforça a certeza de que não estamos preparados para nenhuma catástrofe, qualquer contratempo desse tipo pode ser marcado como a extinção da raça humana.

“Fernando engoliu em seco ao se lembrar da garota de longos cabelos negros e pontaria prodigiosa. […] E assim Fernando esperou, esperou e esperou. E sua raiva só crescia. O rapaz era uma panela de pressão, pronta para explodir. E, como seria de esperar, a explosão aconteceu.”

Esse foi o livro mais pesado e forte de toda a série. Os zumbis mal aparecem, o ser humano é seu próprio demônio. Temos um pouco de tudo nessa trama desde traições, novas comunidades, zumbis, monstros e demônios. Afirmo com toda a certeza que essa é minha série de livros preferida sobre zumbis, por me entregar muito mais do que feras sedentas por carne humana, isso serve apenas de background, o desenvolvimento da trama e a inserção de novos monstros nos mostra que podemos esperar muito mais dessa história.

Volto a questionar: e se algo desse tipo realmente acontecesse? Como será que nos sairíamos? Não faltariam pessoas acreditando que esse é um cenário oportuno para oprimir e controlar os outros, enquanto os demais tentariam lutar para proteger suas famílias e semelhantes. De qual lado você ficaria? Recomendo fortemente essa série para os amantes desses seres, mas principalmente para os que estão cansados de clichês sobre zumbis. Aqui você será contemplado com um novo mundo e novas possibilidades. Não deixe de conhecer esse cenário pós-apocalipse zumbi!

site: http://resenhandosonhos.com/a-era-dos-mortos-parte-2-rodrigo-de-oliveira/

@injoyce_ 25/09/2018

A Era parte 2.
No último volume da série das crônicas dos mortos, iremos acompanhar a adolescência de Sarah e Fernando como livro 2 e a maturidade como livro 3.
O casal finalmente se une e tenta reunir forças para destruir Otávio.
O final foi muito bom mesmo. Mais como fã, não aceito um final. Por mim teriam 10 volumes da série. Sentirei bastante falta e espero que o Rodrigo de Oliveira repense e acabe escrevendo um conto sobre o planeta absinto. Pois iria adorar saber mais sobre o planeta desconhecido.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 19/01/2019

Final Maravilhoso !
Como esse é o último livro da série, ele é extremamente tenso, e sofrido, mas posso dizer que ele encerra lindamente essa saga, que sem dúvida alguma é uma das minhas preferidas da vida !

Jellinek 08/08/2021

Épico...
Livro bom, digno de um final de saga. Uma saga longa mas q termina no momento certo. Fluído e com muita ação o autor nos entrega muitos personagens e uma narrativa repleta d acontecimentos. Ñ tem nada muito filosófico aqui mas para quem gosta d explosões e zumbis fica a dica.

#recomendo

Wender.Carlos 23/06/2021

A era dos mortos part2
Agora com este último livro vemos o final desta grande historia envolvente, nos mostra a formação de nossos heróis já jovens e como suas personalidades foram moldadas sofrimentos que os tornaram mais fortes. E quando acompanhamos a batalha final nos traz um clima de tensão, vemos estes novos lideres nascerem e fazerem o que fazem de melhor. Agradeço muito essa saga por ter me relembrado a minha paixão pela leitura levei praticamente 3 meses para ler esta saga completa que me prendeu do começo ao fim, me emocionei, vibrei e sonhei com este incrível universo.

E claro q não podia faltar um final que deixa uma ponta pra uma incrível continuação.

Leo Cassiolato 15/04/2021

O fim de uma Era.
É incrível como Rodrigo sabe finalizar bem uma história. O desfecho da história de Sarah e Fernando foi sensacional! Incrível!

Ana 26/12/2022

A vida é um ciclo, muito bizarro.
O último livro da saga As crônicas dos Mortos, vemos a jornada dos Heróis Fernando e Sarah, separados por uma tragédia, seguindo caminhos diferentes, mas com o mesmo objetivo, entre acontecimentos traumatizantes, trabalho escravo, guerras e Zumbi evoluídos e mais organizados. Sarah e Fernando se reencontram e lutam para conseguir apoio do resto do Brasil para enfrentar a tirania de Otávio e seu lacaios.

Guga 14/10/2020

Sou suspeito
Adoro livros sobre o tema. E esse autor mandou bem em todos os livros! Esse foi meio saudosista e forçou um pouco a barra em alguns momentos, mas valeu a pena.

karlos 28/07/2021

INCRÍVEL, sem dúvidas uma das melhores séries que eu já li embora eu esteja triste porque acabou estou muito feliz de ter conhecido essa história e esses personagens.

Aninha | @pactoliterario 13/08/2019

No sexto e último livro da série As Crônicas dos Mortos nós finalmente teremos a tão aguardada guerra com um desfecho eletrizante

Começamos o livro com o autor narrando o que aconteceu depois dos acontecimentos finais do livro anterior.

Sarah depois de fugir e matar dezenas de soldados de Ilhabela, procura abrigo dentro do próprio lugar aonde pedem a sua cabeça. Mas essa é sua única opção, e para sua surpresa, ela é muito bem aceita no Casarão da madame Bianca, o prostíbulo de Ilhabela.

Madame Bianca irá esconder a garota por anos, até ela enfim conseguir colocar o seu plano de vingança em ação, Sarah, que naquele lugar é conhecida como Estela, quer a cabeça do seu maior inimigo: Otávio, o prefeito daquele lugar.

Fernando por outro lado está há quilômetros de distância de Sarah, ele e sua mãe Jennifer procuram abrigo na Fortaleza da Abelha Rainha. Ingrid, quem comanda a Fortaleza, é filha de uma das melhores amigas da falecida Estela, então aceita com prontidão Jennifer e seu filho no local, mas deixa bem avisado que Fernando está sendo caçado em todas as comunidades e terá que tomar muito cuidado ali.

Fernando e Sarah são Ivan e Estela com seus nomes fictícios, passaram-se anos e agora finalmente chegou a hora deles colocarem seus planos em ação para acabar com Otávio e restaurar a paz em Ilhabela.

Eu estava muito curiosa para realizar a leitura desse livro e saber qual desfecho o autor Rodrigo de Oliveira iria dar para os personagens e como a história iria finalizar.

Neste último livro nós não temos mais nenhum personagem dos primeiros livros presentes e isso me fez sentir uma saudade enorme de cada um deles.

Sarah e Fernando são as encarnações de Estela e Ivan, como é explicado no livro anterior. Sarah é dona de uma pontaria excepcional e Fernando tem aquele senso de liderança, assim como foram em suas vidas passadas.

Eu estava muito curiosa para saber como seria a guerra entre eles e Otávio, confesso que também fiquei apreensiva, Ilhabela contava com mais de 16 mil pessoas e eu fiquei aguardando ansiosamente para saber como eles iriam agir diante disso. Em nenhum momento me decepcionei, pelo contrário, conseguiram superar minhas expectativas, pois eu não dava nada para nenhum dos dois personagens.

Otávio foi uma pessoa que me irritou desde os outros livros, até eu já estava arquitetando um plano de vingança contra ele. Ele é aquele tipo de personagem que se acha dono da razão e do mundo, além de causar sofrimento para muitas pessoas e achar que ele é superior a todos que estão em volta dele.

Fernando, Sarah e Madame Bianca são personagens que ganharam meu coração, o jeitinho de cada um deles conseguiram me conquistar, tornando eles os melhores personagens de todo o livro para mim.

Eu fiquei torcendo o livro todo para um romance entre Sarah e Fernando acontecer, era lindo ver o amor que Ivan e Estela sentiam um pelo outro e com certeza aquele sentimento também estava presente entre os personagens.

O desfecho foi incrível, muita ação e aventura como de costume, Rodrigo de Oliveira conseguiu finalizar o livro de um jeito único. Espero que o autor publique mais livros o quanto antes, pois quero poder ler mais de suas histórias.

A edição do livro está linda, essa capa combina com a do livro anterior e a diagramação está impecável, mais um show da Faro Editorial.

Deixo aqui a indicação de uma série maravilhosa de zumbis, para quem gosta do tema não irá se decepcionar em nenhum momento com os livros!

www.instagram.com/pactoliterario

vic 17/04/2022

Apocalipse no quintal
Com certeza essa série entrou para os favoritos. Não só pela história que não conseguia parar de ler, mas o fato de estar situada no Brasil me fez devorar os seis livros das Crônicas dos Mortos.

Em várias situações pude me localizar e até lembrar de lugares em que já estive, os personagens são bem trabalhados e cativantes, fora que o enredo ultrapassou o convencional.

Recomendo demaisssss

rafazaakar 25/04/2020

SERIA PEDIR DEMAIS MAIS UM VOLUMINHO???
#resenha - ?A era dos mortos - Parte II? (Rodrigo de Oliveira, 2018) #21

E quase oito anos depois de conhecer a série, aqui estamos nós finalizando a história com o sexto livro. E que volume, né meus queridos? Que volume!

Conheci essa série lá em 2012, quando eu ainda ?trabalhava? com alguns autores e editoras nacionais, fazendo publicações, resenhas e etc. Sim, pra quem está se perguntando, sim, eu fundei a profissão blogueiro no Brasil. De nada (Desculpa!)! Não sei porquê demorei tanto pra finalizar, mas é isso ai, aqui estamos.

Gosto muito da história criada pelo Rodrigo porquê: 1) Ela acontece na minha cidade e redondezas; 2) Ele consegue criar um enredo bastante diferente do que vemos em outros títulos que falam de zumbi; e 3) a história tem uma evolução muito boa. Passamos por várias elencos e épocas, tudo pra completar a narrativa, narrativa essa riquíssima em detalhes.

Ele explica o que acontece quando a pessoa vira zumbi; Ele nos mostra um cenário sobrenatural atrelado aos zumbis (o terceiro livro, pra mim, é uma obra de arte. Jezebel, você quer todos os cérebros do mundo? Eu te dou); e ele nos entrega um final para o cenário zumbi. Esse é o tipo de coisa que a gente gosta. Conclusões. Por mais que a última página seja um tanto quanto promissora - quero mais um volume mostrando o mundo 5 anos depois!

Eu demorei um pouco para gostar da trama dos dois últimos volumes. É difícil continuar a história de Ivan e Estela, sem o Ivan e a Estela. Sarah e Fernando são incríveis, mas depois de quatro volume vendo tudo ser construído, é triste continuar sem os fundadores. Mas é assim que tem que ser.

Pra quem gosta de ação, zumbi, coisas sobrenaturais, muita explosão e cenários catastróficos, bem vindos, esse é o livro. Sempre amei a série, e agora, depois de finalizá-la, amo mais ainda. Seria pedir muito mais um voluminho falando da nova passagem do Absinto pela terra? Pode até ser um conto, tipo o ?Elevador 16?!

Espero que conheçam e gostem dessa serie tanto quanto eu. E @netflixbrasil, eu vou ter que IMPLORAR uma série? DO. YOUR. JOB!

#editorafaro #faroeditorial #rodrigodeoliveira #ovaledosmortos #aeradosmortos #zumbi #brasil #thewalkingdead