Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Guh 09/01/2023

Sensacional
Livro perfeito com uma escrita maravilhosa do Vargas Llosa. Amei esse mix de emoções que ele me fez sentir em relação à menina má e ao menino bom.
É um romance totalmente diferente dos que ja li, ja quero mais desse autor??

paulina 08/01/2023

Eu gostei muito mais da forma como tudo foi escrito do que, de fato, da história e dos personagens. Acho que o sentimento confuso que tenho pela Lily e suas travessuras e da raiva que sinto pelo Ricardo por sempre aceitá-la mostra que a história é muito mais que uma história de amor (como promete a sinopse), mas além disso. É uma história das travessuras da vida.

Karol 01/01/2023

Exagerado
Ricardito é exageradamente patético. Lily é exageradamente cruel. Entre idas e vindas, no Peru e em Paris, os dois se encontram múltiplas vezes. Lily me lembra um pouco Lila, da trilogia napolitana de Elena Ferrante: uma mulher carente de amor (próprio, talvez), capaz de passar por cima de qualquer pessoa para obter sucesso. Escondendo por trás de uma máscara de frieza uma dor insuportável.

Ludmila 28/12/2022

Como julgar quem ama alguém que não merece esse amor? O livro é ótimo. A gente sente vontade de dar na cara do cidadão e a construção desse personagem é incrível.

Larissavmelo 28/12/2022

?Travessuras da menina má? traz a história de amor de Ricardito, um peruano que tem como único sonho morar em Paris, por uma mulher de vários identidades.

Os nomes e países da menina má se modificam mas sua personalidade segue a mesma, assim como seu poder sobre Ricardo. A intensidade desse sentimento dele é o que carrega toda a história, um amor ?doença?.

O autor está sempre descrevendo as pessoas, os lugares, os cenários, nos levando a conhecer o Lima, Paris, Tóquio, Londres..

Naiara 19/12/2022

O que é o amor?
Uma leitura que despertou em mim diversos sentimentos e que, mesmo depois de finalizá-la, continuou me impactando.
Em uma narrativa envolvente, o autor apresenta personagens bem construídos e assuntos dignos de muita reflexão a partir de contextos históricos e culturais que me deixaram admirada.

Identidade cultural de jovens democracias e dos cidadãos expatriados, importância do contexto cultural na tradução literária e as diversas formas de amor são pontos altos do livro!

Mario Vargas Llosa é genial em seu ofício de escritor!

"Na verdade, havia nela algo que era impossível não admirar, pelos mesmos motivos que nos fazem apreciar as obras-primas bem feitas, mesmo que sejam perversas."

Lika 04/12/2022

#2 Desafio da Lika - Fim de Ano!
Esse desafio aqui foi ler um autor (a) Nobel de Literatura.

Li pela primeira vez em 2010.

E Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa, se tornou um dos meus livros preferidos e com enorme memória afetiva.

Bem...Não vou florear dizendo que é um livro fácil de ler..
mas...
é uma história absurdamente envolvente que despertou em mim amor e ódio no passado e durante a releitura provocou tudo isso novamente.
Aquele misto de sentimentos que um livro bem escrito causa.

Sem dúvida...
É daqueles livros que...
ao final...
vc pensa...
a história fica...
e que vc sabe que será relido outras vezes.

Precisa dizer mais????

5 estrelas e favorito da vida.

Ps's e mais no @leiturasdalika

Bells 06/10/2022

Ainda não me disse nenhuma breguice, bom menino
Esse livro me causou uma mistura tão boa de amor e ódio. Eu me apaixonei por Ricardito e pela menina má logo de cara, mas consegui me apaixonar mais ainda pela história latina que serviu de pano de fundo. Cada encontro, cada despertar de uma nova paixão pelo mesmo amor, me levava aos acontecimentos históricos mais profundos e um perdão indulgente que me fez gostar mais de Ricardito.
Uma leitura muito boa e bastante profunda, recomendo à todos.

Marina 12/09/2022

Apaixonante
A escrita fez com que eu pudesse sentir todas as dores, amores e prazeres que Ricardo sentiu e ao mesmo tempo assim como ele entender (ou não) todas as façanhas da menina má.

Que livro incrível, estou simplesmente apaixonada.

Ray Cunha 22/08/2022

• Que enredo está tão batido que você espera encontrar um fracasso mas se surpreende? •
Não sei se estou nostálgica ou só organizando algumas leituras antigas, mas sei que nessa análise tenho encontrado ótimas leituras que me agradaram e que, por diversas razões, não foram resenhadas e nem nunca comentadas aqui.

Anos atrás peguei esse livro na biblioteca da faculdade para ler e foi uma enorme surpresa. Uma feliz surpresa.

O enredo tem tudo para dar errado mas é escrito de forma primorosa e envolvente, além de muito bem ambientado.

Conhecemos Ricardo ainda na adolescência. Ele é um jovem sonhador e encantador, gosta do simples. E se apaixona por Lily.

A história gira em torno de encontros e desencontros de ambos, passando por Lima, Paris, Londres, Tóquio e Madri, e também por quatro décadas e diversas revoluções.

Apesar do plano de fundo ter muito da história dos locais, é o romance que rege a narrativa.

Repararam que não falei nada sobre Lily? Pois é, ela é uma incógnita por quase toda a leitura. A reencontramos sempre com nomes, nacionalidades e maridos ricos diferentes. Seu nome verdadeiro desconhecemos e seu paradeiro depois de cada encontro também. Ela simplesmente some de forma abrupta.

Não é fácil simpatizar com a menina má, e acredito que nem é esse o objetivo. Ainda assim, torcemos por novos encontros e para que desta vez dê certo.

Como falei lá no início, tinha tudo para dar errado. No geral, quando não me conecto com os protagonistas tenho dificuldade em me envolver na leitura, mas Vargas Llosa tem um talento digno do Prêmio Nobel da Literatura, recebido em 2010.

site: https://www.instagram.com/p/Cf1tGu_qmlG/

Marcos Nandi 17/07/2022

"Ela nunca amou você, só desprezou"
Esse livro me lembrou o amor nos tempos do cólera do Gabo, livro que não gosto, mas esse livro é bem bom. Além de toda a história, eu amo o plano de fundo da revolução e do golpe de estado que se passou no Peru, mostrando mais uma vez como a democracia da América Latina é frágil.

O texto começa no verão de 1950,onde um evento marcaria pra sempre a vida do órfão Ricardo, que morava com sua tia conservadora Alberta: chegada do Chile de duas irmãs. Lily e Lucy.

Ricardo se apaixona perdidamente por Lily.

Apesar de nunca assumir essa paixão, ele mantinha-se enamorado da misteriosa Lily.

Dez anos se passa e Ricardo realiza seu grande sonho de infância (por causa dos livros que lia) de morar em Paris. Uma Paris que estava excitada com a revolta de Cuba e com o sonho da revolução no Peru. Passando maus bocados por questões financeiras, Ricardo, reencontra Lily sua antiga paixão na figura de uma guerrilheira.

O autor retrata muito bem as mudanças nos comportamentos e as questões culturais, a liberdade sexual, a homossexualidade, a AIDS, o vegetarianismo, o mundo hippie, racismo, os skinheads, etc.

(Me lembrei do livro "A civilização do espetáculo" do mesmo autor quando ele fala sobre a perseguição dos refugiados na França)

Além da história desse amor platônico, as histórias secundárias que surgem como um elo entre os protagonistas são muito interessantes.

Mas me irritou o execesso de repetição da palavra "anódino" e o excessos de "inhos" que o protagonista usa com a menina má, corpinho, amorzinho, etc. hahahaha

Conclusão: ele é um dos personagens mais trouxa da literatura KKKK