Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Isadora.Malouf 31/03/2023

Meu livro preferido. Me prendeu a atenção e não conseguia parar de ler a historia intrigante do romance entre Ricardo e a misteriosa e ambiciosa Chilenita.

Chorei como poucas vezes chorei com livros e quando acabou, fiquei órfã das personagens.
Lari 10/04/2023minha estante
Quero ler esse também

Isadora.Malouf 11/04/2023minha estante
Meu livro preferido!!!

marol 28/03/2023

Incrível! Em que se pese o Ricardito ser um panaca (adjetivo reconhecido por ele mesmo) e a menina má realmente não ter nenhum escrúpulo, é impossível terminar esse livro sem algum tipo de admiração pelos personagens de Llosa. A escrita magnífica dele te faz devorar esse livro ao passo que você quer se demorar ali para a leitura render, nesse prazer que são essas 300 e poucas páginas. Sim, o livro possui certas passagens perturbadoras (acho que nunca vou me recuperar do trauma nos capítulos que possuem como cenário o Japão de Fakuda), mas apesar disso, a forma como o autor narra todo o resto é de uma facilidade tremenda que quando você percebe, o livro já está chegando ao fim. Foi uma experiência maravilhosa esse livro e já pretendo conhecer outros do autor.

LeoMar 28/03/2023

Extraordinário!
Como é bom poder ler um livro assim!!

Assim como Ricardo ficamos presos nas travessuras da menina má? a cada capítulo uma curiosidade sobre como vai terminar essa nova aventura!

O jeito que o autor mistura ficção e realidade te prende de uma forma que a leitura fica leve e você pode ficar lendo por horas?

?- Pela menina má, por essa mulher fantástica! - Elena ergueu a taça - Que vida tão monótona essa que eu tive, meu Deus.? (p. 169)

Clarissa130 25/03/2023

Honestamente, devo dizer que achei o livro pouco cativante. A história de amor dos personagens é cansativa, repetitiva. Demorei muito para finalizar o livro e só o fiz porque tinha uma esperança mínima de que a história se desenrolasse nas últimas páginas, porém não rolou. A história paralela sobre as revoluções políticas com a passagem do tempo são bem mais interessantes, mas achei o texto todo muito exaustivo. Não foram personagens que me interessaram, achei o ?ricardito? extremamente sem sal e a ?menina má? demasiado caricata, com nuances mínimas de abordagem psicológica que também não me prenderam na história.
Não é um livro que eu recomendaria ou leria novamente.
Alê | @alexandrejjr 27/03/2023minha estante
Eita! Não bateu em nada com o Vargas Llosa, então.

mee.cornetto 19/03/2023

Realmente recomendo!
Bom, o que eu posso dizer? Eu adorei este livro, mas não gostei da história nem dos dois personagens principais hahaha
Como assim? Pois é, nem eu sei explicar direito.
Para alguns, inclusive para meu marido, que me recomendou, é uma sólida história de amor; de como o amor supera tudo e é muito mais complicado e mais feio do que as histórias românticas fazem parecer. E sim, é uma interpretação válida.
Entretanto, eu achei a relação extremamente tóxica. Ricardo não tem um pingo de amor próprio, e a Menina Má (não faz o menor sentido chamá-la de Lucy a essa altura do campeonato) pisa nele a história toda, faz dele gato-sapato. É um vaivém sem fim de sofrimento e frustrações.
Só que eu gostei muito. Simplesmente não é porque a história não toma o ruma de que gostaríamos (eu faria um final diferente, menos feliz) ou tem personagens de que não gostamos muito, que ela não seja boa. Um pouco antes de chegar na metade, eu já estava completamente obcecada querendo saber o que aconteceria, e devorei o livro. Ele tem um ritmo muito bom, e a narrativa é instigante nesse nível. Ah, eu também morri de raiva por metade do livro - e adorei sentir essa raiva, pois, para mim, significou que eu estava envolvida com a história. E quer sentimento melhor para um leitor do que esse?

judeaquino - @juentreestantes 02/03/2023

Mistura de emoções
Um clássico que muitos já tinham me indicado. Eu achei bacana que uma pessoa uma vez me disse "eu escolhi fazer faculdade de Letras por causa desse livro", então isso me deixou curiosa.

RESUMÃO:
Narra a paixão de Ricardo e Lily e seus encontros e desencontros ao longo de 40 anos em diferentes partes do mundo. Enquanto Ricardo tem uma vida mais estável, é tradutor e costuma viajar a trabalho, Lily está sempre mudando de nome e de marido. Os dois se conhecem adolescentes e a partir daí começa a história...

O QUE EU ACHEI:
O livro misturou minhas emoções e opiniões. No início curti, ao longo da leitura tinha altos e baixos e no final estava super envolvida. Mas acho que tem um motivo:

Os personagens se reencontram em diferentes contextos e momentos históricos (Paris, Londres, Tóquio e Madri). Em paralelo, sempre está presente a situação política e econômica do Peru (país dos personagens e do autor), mais especificamente nos momentos de 'sumiço' da Lily. Ao mesmo tempo que essas partes sobre o Peru me cansavam um pouco, os acontecimentos da Lily e Ricardo me prendiam.

A história deles é como se fosse uma "dança" de encontros, desencontros e REencontros, ao mesmo tempo divertida e dramática, fofa e angustiante. É fato que nos apegamos aos dois e ficamos imaginando vários desfechos (vamos mudando de ideia durante toda a leitura)

É um misto de sentimentos: afeto, raiva, diversão, pena, ansiedade para saber o que acontece etc. Mas o que as páginas transmitem do início ao fim é... amor! Um amor que inspira e que não acaba até o fim do livro

Em suma, foi uma leitura diferente por tudo que comentei acima. Além de a escrita ser ótima, amo o Vagas Llosa, então só posso dizer que: VALE A PENA LER 😉

>>> Mais detalhes no meu insta: @juentreestantes

site: To no insta >>> @juentreestantes

Leitora 28/02/2023

E quem nunca sofreu por amor, atire a primeira pedra....
Leitura rápida, um livro que você não consegue largar.
Afinal quantos desaforos Ricardito irá aguentar por amor?
Qual a próxima ação mirabolante da menina má?

Llosa descreve várias cidades em momentos históricos diversos (Miraflores, Paris, Londres, Tóquio e Madri) e essa mudança traz um refresco para essa história de amor tão "cliche", mas ao mesmo tempo tão possível.

Fernanda2407 19/02/2023

Não consigo definir se gostei ou não do livro. Os personagens me irritaram um pouco, pois são caricatos em alguns aspectos. Mesmo assim, fiquei curiosa o suficiente para ir até o fim.
Não é um livro que eu indicaria.

Ricardo262 10/02/2023

Travessuras de uma menina má.
Uma moça linda que quer muito da vida, "quem não quer"? passa por vidas e homens, vive aventuras, sente o prazer da riqueza, mas no final volta para o amado de vida simples seu amor verdadeiro. Ele quem cuida e da todo apoio nos momentos mais difíceis de sua vida. Uma história muito bela. Leria novamente.

Raquel200 26/01/2023

O que falar do livro travessuras da meninas má? Despretensiosamente comecei a ler e simplesmente me viciei a cada página. O livro mexeu com meus sentimentos, era uma mistura de raiva, paixão, pena, ternura e no final das últimas 4 páginas eu simplesmente chorei!

Beatriz.Varela 25/01/2023

Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa
Em Travessuras da Menina Má acompanhamos Ricardo, um peruano que, ainda na adolescência, se apaixona por uma menina cheia de segredos que vive sumindo e voltando a sua vida. Ricardo trabalha como tradutor, mora em Paris e faz muitas viagens a trabalho. Assim, acaba se reencontrando com seu amor da adolescência em várias cidades do mundo, com anos de intervalo. A peruanita sempre aparece com um nome e um marido novo, recorrendo ao protagonista quando precisa de ajuda para sair de alguma situação difícil.
Não me entusiasmei tanto com o começo do livro e ficava ansiosa para que a menina má aparecesse de novo. Os intervalos em que fica desaparecida são usados para inserir um pouco do contexto político e até cultural no Peru e na Europa, e alguns detalhes sobre as traduções e amigos de Ricardo. Já do meio para o final, a leitura fica muito fluida conforme os segredos dessa personagem misteriosa começam a ser revelados e ela se torna mais humana.

Cinthia 20/01/2023

Eu não gostei ,capítulos muito grandes e narrativas chatas sobre assuntos chatos,essa leitura não serviu pra mim.

Rak 15/01/2023

Qto amor! ??
Uma história maravilhosa de amor, que atravessou o tempo, doenças e especialmente uma personalidade tão complexa como a da chilena Lily!

Mary Maia 14/01/2023

Como pude demorar tanto para conhecer essa obra?
Óbvio que falando com leitores todos irão entender que "somos escolhidos pela obra da vez" e não o contrário. A gente bate o olho naquele livrinho que está ma estante e decreta: Desse mês você não passa! De toda forma nós sabemos que não é desse jeito que funciona, mas precisa ter "aquela acelerada no coração" , "aquela vontade de saber do enredo, roteiro e tudo mais" e a "identificação com momento" que a pessoa está. Enfim, tudo isso para dizer que tenho acesso a esse livro por tantos anos e só agora olhei para ele com "esses olhos de consumir", de reter, de aprender e vivenciar com essas personagens tão complexas como Ricardo Somocúrcio e Lily (Arlette, Arnoux e etc).
Incrível! Leiam!!!!