Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Gabriela.Andrade 24/10/2023

Eu confesso que esperava mais, mas não achei ruim!

Só me deu muita vontade de dar uns tapas no Ricardito pra parar de ser idiota

Nati 29/08/2023

Primeiro contato com o texto do Llosa e posso dizer que foi simplesmente espectacular. Em muitos momentos tive a impressão que não estava a ler e sim a ouvir a história de algum desconhecido. Tem-se uma sensação de familiaridade, com uma franqueza por vezes desconcertante.

Já a história em si, é algo que desde o início surpreende. As eternas idas e vindas do relacionamento de Ricardo com sua "menina má", uma pior do que a outra, constituem a base da narrativa. Pouco ou nada sabe-se dele; tudo gira em quando a menina má irá voltar, quais serão os problemas que irá trazer, quanto tempo até ela ir embora. Por vezes as atitudes de Ricardo causam revolta, por outras, pena. No entanto é impossível ficar indiferente.

Temos vários cenário interessantíssimos, e a história da vida de Ricardo trespassa diversas transformações que ocorreram no mundo (em especial no Peru, sua terra natal). Aqui também existe amiúde uma descrição muito familiar a qualquer pessoa que imigra: a perda da própria identidade como nacional e a eterna posição de estrangeiro em terra alheia. Ricardo nem é peruano pois perdeu toda e qualquer identidade nacional os laços que o ligam ao Peru aos poucos desaparecem e nem é francês por mais que seus documentos digam o contrário. Ele não se tornou cidadão de dois mundos e sim cidadão de lugar nenhum.

Esse "não lugar" junto com a vida cotidiana simples e pouco interessante, em uma eterna espera por sua menina acabam por, no fim das contas aparentar que Ricardo viveu muito e não viveu; acompanhar seu desepero e no fim sua resignação é angustiante e triste ao mesmo tempo. Tanto o trabalho, quanto a família e os amigos se dissolvem no tempo e no fim, o que Ricardo tem? O que ele é? O que ficou de uma vida cheia de altos e baixos?

Este é um livro com trechos recheados de erotismo, principalmente ao descrever a tal menina má (o que é o melhor nome para ela, e logo percebe-se o porquê). Por isso, caso seja algo desconfortável é melhor evitar.

Quanto à mulher que dá título ao livro, tudo o que conhecemos vem dos olhos do narrador. Com o passar do tempo já adivinha-se o que ela quer e o que é capaz para conseguir seus objetivos. Se suas ações são justificáveis ou se são totalmente condenáveis pra ela é indiferente. A todo momento somos lembrandos que nosso julgamento não importa. Há um momento de "quebra", algo inesperado para alguém tão ambiciosa e segura. Surpreende e choca, principalmente em como os fatos se desenrolam.

O ritmo é intenso, impossível de parar de ler. Acredito que seja uma boa porta de entrada para os textos do Llosa.

mariana.vargas.lima 28/08/2023

Muito fácil amar e odiar a menina má, na mesma intensidade
O romance narra a história de Ricardo, um jovem peruano, que viveu por 4 décadas amando Lily.
A menina má viveu trocando de nomes e maridos, enquanto Ricardito que tinha como objetivo morar em Paris, vivia sempre esperando e sofrendo por sua amada.
A história passou por encontros e desencontros entre os dois, através de países e épocas históricas.
O livro te faz odiar a menina má, se indignar com o bom menino, e, ao mesmo tempo entender o amor de Ricardito pela Lily.

Caroline 20/08/2023

Um limite tênue entre amor e dor
Não sente aqui e espere uma dessas histórias de amor que cruzam o tempo e o espaço geográfico como, talvez, vocês esteja acostumados a ler após a ascensão de Nicholas Sparks. Esta é, muito provavelmente, a história de amor mais crua e sensível; de uma investidura no limiar entre dor e amor tão profunda e mesmo assim tão delicada.

A menina má é sim a personagem principal, apesar do livro ser narrado em primeira pessoa pelo não tão carismático Ricardo, ou Ricardito, ou menino bom.

A narrativa cruza o tempo, décadas importantes para revoluções ao redor do mundo, em especial no Peru e na França. Anos 50, 60, 70 e 80. Quarenta anos de uma história de um amor impossível e de sofrimento escondido.

Não sabemos porque a menina má é tão má com Ricardito até chegarmos às últimas páginas, e talvez sentir até alguma compaixão por ela, coisa que era inviável até então.

Foi um bom livro, uma leitura fluida e gostosa. Eu não tinha contato com a literatura peruana, e me agradou bastante. Fui, confesso, esperando um pouco de Garcia Márquez, mas felizmente, descobri o vasto e sensível mundo de Mário Llosa.

Fernanda 01/08/2023

Uma história de amor através de décadas de referências
Travessuras da menina má entrou pro meu top 3 de leituras preferidas.

Mario Vargas Llosa é tão humano quanto você e eu, mas com um porém, ele sabe tirar suas ?humanices? do pensamento e colocá-las no papel de forma deleitosa.

Por vezes beirando o tosco com a descrição das emoções de Ricardito, isso que nos dá a sensação de estar lendo algo tão íntimo e próximo, como o diário de um amigo. A própria Chilenita repete ao longo dos capítulos, para Ricardo dizer suas cafonices de sempre, sobre o seu amor por ela.

Não sei dizer se o amor é apenas pano de fundo para um turbilhão de referências magníficas de arte, cultura, literatura, movimentos e vanguardas que se passam ao longo das décadas e vivências dos personagens principais, ou se essas referências são o pano de fundo para a relação de amor entre ambos, que por vezes beira o ódio, mas sempre com paixão e outros milhares de sentimentos atrelados que você terá de ler para sentir.

Essa é exatamente o tipo de leitura que amo: uma mistura de sentimentos humanos, referências históricas e culturais, mas sempre com uma escrita inteligente, fluída, humana e ?sexy?.

Thayssa.Tannuri 31/07/2023

Terminei a releitura deste livro agora, após 15 anos da primeira leitura. Este livro sempre me vem de pronto à mente quando perguntam sobre meus favoritos da vida e foi interessante ver como ele ainda me prende hoje, mesmo que agora a temática dos relacionamentos tóxicos pese mais como gatilho para mim. E mesmo que a minha antipatia pelo autor tenha crescido absurdamente nos últimos anos, não há como negar a excelência desta obra.

Liparini 15/07/2023

O livro conta a história de um rapaz peruano, da sua adolescência até perto dos seus 60 anos e seu amor por uma garota com quem ele se encontrou e desencontrou várias vezes durante a vida. Cada vez ela estava usando um nome diferente e envolvida com um homem diferente. A narrativa e a construção são impecáveis. A "Menina Má" é absurdamente bem construída e legítima, das motivações aos cabelos. Você se apaixona e tem raiva dela. Fica curioso e esperando quando e onde ela vai aparecer e o que ela está fazendo. Enfim, esse foi meu primeiro "romance" e terminei apaixonado pela história

Alexandra153 17/06/2023

A história atravessa a vida de um homem que nasce no Peru e que tem um único sonho de menino: viver em Paris.
Apaixonado desde a adolescência pela ?menina má?, gere a sua vida entre estes dois objetivos.
De leitura simples, desafia o leitor a refletir sobre a ambição e o amor.

Sue 26/05/2023

Uma novelona das boas
Se você acha que sofreu por amor, duvido que tenha sofrido tanto quanto o protagonista dessa história e que tenha amado tanto também.
É uma história absurda, mais altos e baixos que novela das oito, só o final não surpreende. Concluo que o amor é resilencia diante da vida.

Leila Diniz 19/05/2023

História de amor ou obsessão?
Demorei a engatar no livro. Até a metade estava sentindo apenas raiva da menina má e incrédula com o Ricardito.
Depois, na altura em que a menina má passa por problemas sérios, tive um pouco mais de simpatia por ela e consegui avançar mais na leitura.

O livro traz muitas referências históricas e traz muitos detalhes sobre diversas cidades e culturas.

Mas não consegui me convencer com o Ricardito. Por mais que amasse a menina má, não deveria ter aguentado metade do que aguentou por ela.

O amor por outra pessoa deve ter limites e o principal deles deve ser o amor próprio. Acho que isso faltou nele ao longo do livro inteiro.

No fim das contas, achei que o livro romantiza um pouco um relacionamento abusivo, cheio de humilhações e traições, em que existe uma obsessão.

Mas gostei do final. Fez sentido com relação a toda a trama.

Guilherme Amin 19/05/2023

Travessuras ou gostosuras
Que leitura gostosa. E que desfecho esplêndido!

Um romance romântico que me divertiu, indignou, inebriou e, nos seus acontecimentos finais, primeiro me exasperou para então me emocionar.

Novamente, Mario Vargas Llosa demonstra um primor na composição de personagens. Tanto os centrais, Ricardo e a menina má, como os coadjuvantes são muito carismáticos e foi impossível não me importar com eles.

O romance também é generoso e instigador nas maneiras como nos transporta para diversas cidades (Lima, Paris, Londres e Madri) como numa viagem com guia. A exceção é Tóquio, por onde a passagem é bem breve.

De tanto envolvimento que a leitura me proporcionou, adiei o final o quanto pude, lendo cada parágrafo das últimas páginas duas, três vezes. Agora que terminei, já sinto saudades!
Flávia Menezes 19/05/2023minha estante
Cinco estrelas? Eu não vejo a hora de ler esse. Nunca li esse autor, então me motiva muito ver sua opinião.

Guilherme Amin 19/05/2023minha estante
Que bom que a motivei, amiga. Fiquei entre 4,5 e 5 estrelas, mas gostei tanto da experiência ? e da recompensa final, em particular - que me deixei mover pela emoção e pensei: vai, vale 5 mesmo ?

Flávia Menezes 19/05/2023minha estante
Motivou sim, amigo! Logo logo inicio esse. ?

Niqi 17/05/2023

O livro é extremamente longo, uma trama extremamente enrolada e cansativa. Detalhes longos e desnecessários.

Seidelzinha 15/05/2023

As travessuras da menina má
O livro é uma obra de arte.

As idas e vindas na história são muito marcantes. Foi realmente muito interessante aprender mais sobre a história do Peru. Apesar de não ser a história alegre e de conquistas

Esse livro é muito bom, mas me fez ter ódio do início ao fim. Não sei como o Ricardito aguentou tudo isso, sinceramente. Eu teria desistido na primeira vez.

Chilenita, peruanita, guerrilheira... é realmente uma menina má que se envolve em muitas MUITAS travessuras e, de fato, eu não aguentaria nem metade do que essa mulher passou, nem aguentaria ser tão fria e, muitas vezes, sem coração como ela foi.

Enfim, o livro é ótimo mas passei raiva constantemente e sofri junto com Ricardito. Quando achava que eu tinha superado tudo desmoronava de novo (assim como ele).

O livro é muito envolvente e passa tão rápido que você nem vê!