A Cidade de Bronze

A Cidade de Bronze S.A. Chakraborty

Resenhas - A Cidade de Bronze

Jenni Pradera 16/01/2024

Este livro é como uma jornada sedutora e ambiciosa. É uma leitura longa e com muitas viagens exaustivas mas prometo que valerá a pena.
Foi uma aventura incrível e mágico. Conhecerá personagens complexos, intrigantes e devorei cada palavras ao longo do caminho.
O Oriente Médio é o pano de fundo desta histórias e consegui imaginar cada detalhe, na riqueza das cores vibrantes, comida, cheiros, danças e arquitetura. A cultura deste mundo é exuberante! Foi sensacional.
Amei este livro e com toda certeza vale a pena ler.

Ana Valente 30/05/2021

Esta é uma daquelas fantasias em que é impossivel não ficar instigado para saber o que acontecerá a seguir. Com personagens que você irá amar e odiar na mesma proporção.
Em alguns momentos fiquei bem confusa com algumas terminologias até me acostumar com elas, mas o livro tem um glossário bem esclarecedor e que ajuda muito durante a leitura. Uma das coisas que mais me atrapalhou na leitura foi um pouco de dificuldade em entender todos os problemas políticos atuais e principalmente os do passado mais no começo do livro, pois aos poucos as coisas vão sendo mais esclarecidas e pontos antes colocados começam a fazer mais sentido.
Terminei querendo ler o segundo volume principalmente pelo epílogo que meu deus, surtei!!!

Erika.Reis 05/05/2024

Esse livro é um acontecimento

Não existe um momento de tédio, tudo é muito acelerado e a história flui rapidamente. Eu amei o fato de aqui não existir certo e errado, apenas pontos de vista diferentes. Eu, particularmente, não me apaguei muito a outros personagens, apenas ao Dara. Isso inclusive é algo interessante pq ele é um personagem tão complexo que chega a ser fascinante. A nossa protagonista também é fascinante e o senso dela de sobrevivência é algo que eu admiro muito e sinto falta em personagens de fantasia, ela faz o que é preciso para sobreviver. Eu acho interessante o fato da história sair do óbvio e ir além das expectativas. Mal posso esperar pra ler o segundo livro, vou começar hoje mesmo.

P.s. sou curiosa e fui procurar spoiler na internet antes der terminar a leitura e fiquei TÃO triste

Duda.dudagabooks 23/09/2020

Fantasia nas areias do deserto do Cairo
O QUE VOCÊ FARIA se despertasse um guerreiro milenar e descobrisse que faz parte de uma raça extinta há anos?

Nahri é uma órfã e uma ladra que, para sobreviver, agarra todas as oportunidades que aparecem. É dessa forma que ela acaba liderando um ritual e, sem querer, desperta um guerreiro djinn milenar.

Esse djinn a reconhece como sendo uma Nahid, povo que está extinto há anos do mundo mágico. Na mesma hora ele a leva para longe, pois outras criaturas também estão atrás da moça para matá-la.

Ele a leva para a Cidade de Bronze, um local que está longe de ser pacífico: lá, todos os dias, dois povos vivem em conflitos (os daevas e shafits). É nesse lugar que Nahri deve aprender tudo sobre seu povo, seu poder misterioso e conquistar a confiança da família real que domina tudo.

Nessa história há luta entre povos, magia, aventura... E um pouquinho, um tiquinho de nada, de romance (Dara tem todo o meu coração!).

?Cuidado com o que você deseja...?

MINHA IMPRESSÃO

Logo de início fiquei encantada com todo o cenário do Cairo e a personalidade da Nahri. Quando o Dara apareceu, me apaixonei perdidamente (sim, eu sei, sou fácil!).

Durante toda a história a gente vai conhecendo um pouco mais sobre a cultura dos djinns e o mistério que cerca todos os personagens. E apesar de não ter muita ação propriamente dita, a narrativa não perde o embalo e, quando a gente vê, já acabou!

A escrita é realmente muito boa, foi o que mais gostei!

Recomendo!

Julia5048 23/05/2021

O SURTO MEU PAI
Meu deus o surto veio com muita força nesse livro kkkkkkk meu paaaaijjj! Não leia a última pág, ela q tá o surto, o desenvolvimento de personagem é mto bom, a imersão tbm, as últimas 100 págs é só dedo no c e gritaria. Recomendadíssimo

Jessica1248 15/11/2022

Envolvente
Demorei para ler por motivos que não tem nada a ver com a leitura, inclusive queria ter lido em menos tempo.

A leitura flui muito bem, quando você menos espera já devorou 100 páginas. A autora trouxe uma história rica em cultura e fantasia, ao qual soube desenvolver muito bem, juntamente com os personagens.

Sobre os personagens, preciso dizer que estou completamente dividida, igualmente a Nahri. Darayavahoush tem seus defeitos e um passado um tanto quanto, sangrento. Porém, tem toda a questão da condição em que ele se encontrava.
Alizayd também tem defeitos, principalmente de ser ingênuo demais e não tomar uma posição, mas é um amor e sabe ser justo. Na posição de Nahri, faria a mesma coisa, até porque não sobrou muitas alternativas pra coitada KKKkk rindo para não chorar.

Os eventos finais me pegaram totalmente desprevenida, jamais esperaria o que aconteceu ali naquela embarcação, meu queixo foi caindo e assim permaneci até terminar a leitura. Somente o Epílogo que não me deixou em choque, pois já esperava. Mas de forma alguma, tirou o brilho da história.

Mal posso esperar para ler a sequência, e espero de coração, não me decepcionar igual uma outra série aí que fala de djinns também (cof cof cof Uma Chama Entre as Cinzas). Excelente início, bem promissor, mas do meio pro final da série, cagaram com tudo.

Enfim, bora que quero saber mais da minha nova vigarista predileta ???

Allison 24/07/2023

Ótimo titulo, mas que demora muito para se encontrar
O livro tem altos e baixos, sendo seus picos superiores bem maiores que os inferiores, lê-lo, principalmente o começo, é um verdadeiro desafio, naquelas suas primeiras 300 páginas (e principalmente quando a historia parte para o ponto de vista da Nahri) o livro vive uma verdadeira inconstância, uma confusão de escolhas que parecem não estar levando a lugar nenhum, parece que a autora não sabia exatamente sobre o que seria essa historia e sai colocando diversos elementos (de novo ressalto que muita dessa confusão, em sua maior parte, acontece do ponto de vista da personagem Nahri) que acaba criando uma narrativa cansativa e confusa que pode afugentar alguém que não teria paciência para o que virá. Ou seja, o livro não te ganha no começo, o seu ouro esta no final.
Muito do que disse parte do fato de seus protagonistas (aqui eu considero três, apesar de apenas dois terem seus pontos de vista narrados) não são bons, calma, não são interessantes numa primeira vista, é muito difícil gostar deles no meio da bagunça narrativa, e talvez, até mesmo ao terminar o livro, eles não venham a ser os mais interessantes aqui.
Dito isto, quando o livro finalmente encontra um caminho e começa a narra a verdadeira historia as coisas mudam muito, a intricada trama sobre o reino de Daevabad é algo esplendoroso e é aqui que grandes personagens surgem. vale ressaltar o trabalho da autora em nenhum momento criar um confronto de vilões e heróis, aqui as coisas são mais profundas e nossos mocinhos flertam a todo o instante com ações duvidosas, que poderiam muito bem torna-lo vilões, e essa é uma das grandes reais magias deste livro.
Ao fim, é aberto um leque de narrativas que podem vir a ser exploradas pela autora, acredito que, por conta do rumo do final desta edição, os próximos títulos dessa trilogia não venham a sofrer dos problemas que acontecem aqui no começo.

caahferreira13 20/10/2021

Eita..
Livro excelente. Final surpreendente. Não posso falar muito sem soltar spoiler, mas achei os personagens cativantes. Inicialmente achei o Ali um chato, mas do meio pro fim achei ele um xuxu. Tive um relacionamento de amor e ódio com o Dara, mas no final... O FINAAAAAALLLLLLLL!!!!!!

nayanebrito 29/04/2021

Um djinn, uma jovem charlatã e um príncipe idealista
《 #SLResenha 》

A Cidade de Bronze #1| @editoramorrobranco | @sachakrabooks

❝Em que mundo homens e mulheres pagam o mesmo preço pela paixão?❞

Nahri é uma órfã que vive na capital do Egito, Cairo, em meados do século XVIII. É um período complicado, permeado por tentativas de ocupação territorial por parte do governo francês, objetivando um embate político com o governo britânico, através do oriente. Só que Nahri não quer saber de nada disso, o que importa é continuar dando seus golpes e tentar sobreviver dia após dia.

Além de ser uma excelente golpista, ela tem o poder de curar e detectar doenças. Mesmo que tenha esse dom, Nahri é cética e não acredita em magia. Até que durante um ritual, Nahri invoca Dara, um ser sobrenatural chamado djinn, que a salva de um ifrit, um tipo de demônio que a vinha perseguindo. A partir desse evento, a vida de Nahri nunca mais será a mesma.

❝Você é tipo uma ladra, então?
- Essa é uma forma bastante limitada de enxergar. Prefiro pensar em mim como uma mercadora de tarefas delicadas.❞

“A Cidade de Bronze” é o primeiro volume Trilogia Daevabad escrita por Shannon Chakraborty e que cumpre o que promete. Ao longo das 600 páginas, vamos entrar em um universo mágico, rico e bastante detalhado com personagens bem construídos. A história será intercalada entre Nahri, a jovem charlatã, e Alizayd, um príncipe idealista. Temos também a inserção de elementos de Aladdin, que só tornaram o enredo ainda mais mágico.

Além dessa edição perfeita – uma das mais lindas da minha estante-, a história é repleta de contos antigos, intrigas políticas e muita tensão. Mesmo que a história de Nahri comece na cidade do Cairo, uma cidade real, o caminho narrativo começa a transitar por Daevastana, rios e montanhas mágicas, nos mostrando o talento da autora. A mitologia e a interação de Dara e Nahri foi uma das coisas que mais gostei. No final, aconteceram tantas reviravoltas que estou ansiosa para ler o segundo.

❝Nahri sempre sorria para seus alvos.❞

Resenha postada originalmente no IG @sentencaliteraria.

Isabelle 01/11/2022

Uma fantasia que me surpreendeu, adorei acompanhar essa história, gostei da escrita, foi muito envolvente, adorei os personagens, adorei que saiu dos tipos de personagens padrões, gostei que tem bastante cultura, lendas, tem mistérios, tem estratégia, política, tem migalhas de romance hahahah. Você vai ficar doido pra querer ler os outros dois livros da trilogia,

Duda Mendes 21/04/2021

📚Li Cidade de Bronze na Leitura Coletiva do @fantasticoclube organizado pela @bibilendo na Leitura do mês de março. Eu não conhecia história e nem a autora, eu nem li a sinopse só me joguei na leitura. ⁠

➡️Nahri é uma golpista, que tenta sobreviver na cidade do Cairo, fingindo ser uma curandeira, Nahri não acredita em nada disso, mais é o seu ganha pão. Depois de um ritual para ajudar uma enferma Nahri descobre que tudo que ela acha que besteira é verdade. Dara um djinn, irá apresentar a Nahri um mundo inimaginável. No outro lado da história temos o príncipe Alizayd, idealista quer acabar com a corrupção do reinado de seu pai, porém logo descobre que as coisas não são tão pretas no branco. Os destinos de Nahri, Dara e Ali se cruzam no meio de intrigas e conspirações. ⁠

💬Eu gostei muito da Nahri, ela é sensata e muitas vezes sarcástica. Dara, ele é encantador desde a primeira aparição, ele e Nahri são tão bons juntos, porém tem algumas atitudes que eu não gostei. Alizayd, ele não tem todo o encanto do Dara, muitas vezes ele é muito ingênuo nas suas atitudes, Ali também tem algumas atitudes que eu não gostei também. A construção dos personagens não muito boas, gostei muito. Os outros personagens que fazem parte da história todos tem um proposito. ⁠

👉A narrativa é em terceira pessoa, divididos em capítulos entre Nahri e o Ali, no começo eu achei o ritmo da leitura lento, os capítulos eram grandes e mais conforme a história avançava os capítulos pareciam pequenos, e eu não queria parar de ler. ⁠

✏️Eu adorei A Cidade de Bronze, a autora apresentou uma trama densa e acida em alguns assuntos políticos e religiosos, não tenho muito contato com a cultura árabe, então gostei muito de conhecer um pouco sobre a cultura e costumes. A leitura é viciante, não consegui seguir a meta até o final da LC, terminei antes. Estou louca para ler O Reino de Cobre, que é livro mês de abril da Leitura Coletiva.

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CNAQNNBMcpF/

Nadja Maria 30/04/2022

Um universo novo!
Esse livro me levou para um mundo completamente novo nas fantasias que já li, que é a cultura mulçumana, digamos assim, pq trata de bem maus que isso! Nahri é uma personagem muito interessante, gostei dela, Ali já não me cativou tanto !

Cris Comel 10/11/2022

Esse livro teve altos e baixos para mim, teve momentos que eu achei muito parado, quase desisti da leitura, mas ai acontecia alguma coisa que me deixava interessada novamente haha os últimos capítulos achei legal mas não vou ler o segundo livro da serie no momento!

Carla.Ligia 07/08/2023

O final me fez insistir
Achei o início promissor, depois ficou méh, mas as últimas 150 páginas, meus amigos, foram tudo o que eu precisava para continuar.
Já estou lendo Reino de Cobre, porque não resisti e engatei logo. Mas antes de vir aqui precisava ponderar as estrelas...
Aquela recomendação marota, leiam que o final é bom, ????